A África recontada para crianças

A África recontada para crianças Avani Souza Silva

Resenhas - A África recontada para crianças

herbert.goncalves 28/09/2020

para todas as idades
o tipo de livro que pega as pessoas de todas as idades na mão e leva pra uma viagem extremamente rica e divertida. muito adorável, e é incrível que ele abarca todas as faixas etárias sem ser bobinho para os adultos, ou difícil de compreender para as crianças. amei!!!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Luhran 20/04/2020

A África recontada para crianças
Sabe quando você termina o livro com o coração quentinho? Aquela sensação linda que o propósito foi cumprido e a vontade de espalhar ele por aí é enorme? A África recontada para crianças causa tudo isso e muitos sorrisos involuntários durante a leitura.

Num conjunto de contos e fábulas escritas por Avani, este livro pretende tirar o continente africano da zona de turismo e trazê-lo para o público infantil brasileiro com a responsabilidade de introduzir a criança em nossa história e origem de colonização.

Vale ressaltar que num primeiro contado, a criança tenderá a entender o conto ou a fábula como algo somente para rir. Mas o importante num segundo ato de leitura, é exaltar a crítica ao sistema colonial de exploração, a escravidão, a valorização de pessoas com alta idade e ao português falado em países africanos, que mesmo com um oceano imenso nos separando, nos une.

Eu amei a diversidade dos contos e como, num conto, descobri a história por trás da valorização e exaltação de tambores em eventos. Foi acolhedor e gratificante ver o trabalho e dedicação de pesquisa de Avani sem impresso nessas páginas.

Lembrando, que A África recontada para crianças é um livro infantil de contos e fábulas (semelhantes a lebre e a tartaruga) com histórias curtas para explorar a imaginação. Não espere que seja de textos longos e históricos como se fosse didático ensinando sobre o continente, porque não é.

A edição é linda, bem trabalhada e delicadamente precisa.

DTG 25/09/2021

Raízes
O livro tem fábulas e contos africanos para crianças. Todos eles inspirados em histórias orais contadas de geração em geração em países africanos de língua portuguesa.

É uma oportunidade para aprender junto com as crianças sobre a sabedoria popular e a visão de mundo de povos que, às vezes, não tem voz em nossos círculos de convivência.

As histórias são curtas e todas tem alguma moral, não necessariamente um final feliz, até porque, nem sempre na vida temos desfechos que gostamos.

Maria8457 21/11/2022

Passeio pelas culturas africanas
A África recontada para crianças é um livro de contos e fábulas de países africanos de língua portuguesa. Uma excelente opção para conversar sobre diversidade cultural com crianças e jovens!

Fuhh_ 24/01/2021

Um ótimo livro, não apenas para as crianças, são 15 histórias de 5 países africanos diferentes (inclusive 5 países que falam português), é uma viagem incrível pela cultura africana, em muitos momentos me peguei rindo de alguma história, infelizmente, é um livro curto, li em cerca de 2 horas e fiquei com um gostinho de quero mais, mas com certeza é um ótimo livro para quem é fã de contos, e quer conhecer uma cultura diferente.

Vale dizer que a edição da Martin Claret é linda.

Ize 10/12/2020

O livro é uma coletânea de narrativas infantis e juvenis contadas nos países africanos onde se fala português.

thali 27/06/2021

Fofíssimo!
Um livro de histórias infantis, contadas de forma leve e simples? gostei muito!

carolmc_ 24/04/2022

Para ler pra sua criança
Mais um livro que li com meu sobrinho para juntos tirarmos as lições de cada história contada. Achei algumas histórias pesadas mas foi possível conversar sobre e chegar a ótimas conclusões.

Stanleyasr 25/12/2021

Leia antes de contar aos seus filhos...
O livro é uma coletânea de contos infantis que fazem parte da cultura de 5 países africanos de fala portuguesa.
Os contos variam entre: muito divertido, muito lindo, fofo e "hã?".
Talvez, nossa diferença cultural seja grande demais, pois tem alguns contos que vão te deixar realmente em dúvida se são infantis ou vão te deixar se perguntando 'qual é o ponto dessa história?'.

Para que eu não pareca estar sendo preconceituoso, vou me explicar melhor: Um conto que envolve matar o coleguinha e dar para que o pai dele o mate e coma na janta, foi o que mais me marcou...

Indico você ler os contos contos ANTES e só depois decidir como contar para suas crianças.

Maria Bárbara Menezes 15/02/2022

Uma delícia de ler para crianças!
O livro contém fábulas e lendas que compõem o imaginário de vários países na África e leva com simplicidade histórias divertidas que toda criança ama!

Café com Livros 19/12/2023

Rico e divertido
Um livro divertido que nos aproxima de países que também falam português (Angola, Moçambique, Guiné- Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe?)

Aleatoriedades da Li 15/08/2020

Ótima ideia
Adorei a ideia do livro! Muito interessante para conhecermos as histórias infantis de outras culturas.

Mari 02/06/2022

Contos de diferentes países da África que tem em comum conosco a língua portuguesa. Todos os contos são muito emocionantes, são bem elaborados e podem ser consumidos tbm por adultos.