A África recontada para crianças

A África recontada para crianças Avani Souza Silva

Resenhas - A África recontada para crianças

Tamara 20/04/2024

A África recontada para crianças, pode ser tanto para crianças ou adultos, leitura breve, divertida e tocante. O livro aborda fábulas de contos tradicionais de países africanos, sendo eles pertencentes a comunidade de língua portuguesa. Dessa forma, evidenciando o passado colonial e escravocrata. Todas as fábulas trazem uma reflexão e retratam um pouco das nossas escolhas e modo de viver. Como diz a Avani ?uma história contada nunca é igual: a gente sempre acrescenta ou tira alguma coisa?, fazendo um convite para produzir suas próprias versões das histórias.

luanivea 11/02/2024

É um livro cheio de cultura e ensinamentos. Gostei bastante de acompanhar cada história.
Algumas são engraçadas e outras bem chocantes (eu achei, principalmente um livro que é para as crianças kkkkkkk).
Achei interessante que algumas histórias explicam certos acontecimentos de forma bem mágica e corajosa.
Recomendo!

Café com Livros 19/12/2023

Rico e divertido
Um livro divertido que nos aproxima de países que também falam português (Angola, Moçambique, Guiné- Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe?)

Dedê 15/07/2023

Uma viagem incrível pela cultura africana!
Esse livro possui diversos contos e lendas do folclore africano. É muito gostoso receber esse choque cultural e entrar em contato com as histórias infantis repassadas por gerações no continente africano, assim como ocorre com as nossas do Boto-cor-de-rosa, Boi Tatá, Iara, Saci Pererê, entre outros.

Em suma, esse livro é muito rico e não atende apenas o público infantil, sendo uma leitura fantástica para adultos também. Por não ter muitas ilustrações que prendam a atenção das crianças já alfabetizadas, recomendo que um adulto faça a leitura de um ou dois contos por noite para elas antes de dormir.

rapha 06/03/2023

É sempre muito gostoso ter um livro de fábulas para ler, principalmente quando vem de culturas que não estamos tão acostumados a ter contato na infância.
Este livro em especial trás fábulas contadas em português também porém de origem africana, como países de Moçambique e Cabo Verde. Foi uma leitura bem rica e divertida!
Tenho apenas um ponto para ressaltar: como professora, achei que a fonte do texto poderia ser outra, e até maior, para facilitar os alunos mais novos. No mais, nada que impeça a leitura.

Maria8457 21/11/2022

Passeio pelas culturas africanas
A África recontada para crianças é um livro de contos e fábulas de países africanos de língua portuguesa. Uma excelente opção para conversar sobre diversidade cultural com crianças e jovens!

Débora 21/06/2022

Genteeee como assim para crianças? Eu adulta chorei. ?
Que livro incrível, cada história uma lição de vida, leitura top, recomendo a todos, independente da faixa etária. ??

Mari 02/06/2022

Contos de diferentes países da África que tem em comum conosco a língua portuguesa. Todos os contos são muito emocionantes, são bem elaborados e podem ser consumidos tbm por adultos.

carolmc_ 24/04/2022

Para ler pra sua criança
Mais um livro que li com meu sobrinho para juntos tirarmos as lições de cada história contada. Achei algumas histórias pesadas mas foi possível conversar sobre e chegar a ótimas conclusões.

Maria Bárbara Menezes 15/02/2022

Uma delícia de ler para crianças!
O livro contém fábulas e lendas que compõem o imaginário de vários países na África e leva com simplicidade histórias divertidas que toda criança ama!

Stanleyasr 25/12/2021

Leia antes de contar aos seus filhos...
O livro é uma coletânea de contos infantis que fazem parte da cultura de 5 países africanos de fala portuguesa.
Os contos variam entre: muito divertido, muito lindo, fofo e "hã?".
Talvez, nossa diferença cultural seja grande demais, pois tem alguns contos que vão te deixar realmente em dúvida se são infantis ou vão te deixar se perguntando 'qual é o ponto dessa história?'.

Para que eu não pareca estar sendo preconceituoso, vou me explicar melhor: Um conto que envolve matar o coleguinha e dar para que o pai dele o mate e coma na janta, foi o que mais me marcou...

Indico você ler os contos contos ANTES e só depois decidir como contar para suas crianças.

DTG 25/09/2021

Raízes
O livro tem fábulas e contos africanos para crianças. Todos eles inspirados em histórias orais contadas de geração em geração em países africanos de língua portuguesa.

É uma oportunidade para aprender junto com as crianças sobre a sabedoria popular e a visão de mundo de povos que, às vezes, não tem voz em nossos círculos de convivência.

As histórias são curtas e todas tem alguma moral, não necessariamente um final feliz, até porque, nem sempre na vida temos desfechos que gostamos.

thali 27/06/2021

Fofíssimo!
Um livro de histórias infantis, contadas de forma leve e simples? gostei muito!