Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

Gabi 06/04/2020

Deu sono!
Não é ironia, esse livro, por muitas vezes, me deu sono.

Sabe aquela história que você lê, lê, lê e não acaba nunca? Então, foi essa sensação ao ler Os Sonhadores.

Em muitos momentos achei repetitivo, capítulos curtos porém desnecessários tornando a escrita enrolada demais!

Sobre o nosso momento atual: duvido que tenha sido uma coincidência a TAG te-lô enviado agora. Existem semelhanças e a sensação de "premonição" existe (e, deixando claro, o livro foi publicado agora, mas foi escrito, segundo a autora, durante anos).

Por curiosidade talvez te valha a leitura, mas é um livro que eu não indico principalmente pq a decepção foi grande.
V_______ 06/04/2020minha estante
Então o título cumpriu bem o papel ?

Gabi 06/04/2020minha estante
Vini, rindo pra não chorar ?

Vera 12/04/2020minha estante
Eu até achei o enredo e o desenvolvimento interessantes *mais rápidos do que no A dança da morte do Stephen King que parece ter inspirado esse livro, mas ele deixou um plot hole tão gigantesco esquecido que minha reação final foi decepção.

Fernanda.Midori 16/04/2020minha estante
Achei o livro péssimo, decepção enorme. Só terminei por teimosia. Não recomendo.

Pati 17/04/2020minha estante
Também nao gostei muito, achei arrastado e repetitivo!

Lana 20/04/2020minha estante
Adorei a narrativa

Lucas Lyra 20/04/2020minha estante
achei arrastado também.

Bela 21/04/2020minha estante
Eu gostei do livro, a narrativa me prendeu, fiquei doida pra saber mais sobre o vírus, mas muitas dúvidas ficaram abertas, e o final poderia ter sido muito melhor.

Adriana.Minami 29/04/2020minha estante
Esse livro da tag me decepcionou...

Nati Jaconianni 02/05/2020minha estante
Nossa... o livro é chato.. leitura arrastada demais, nada acontece, nada é explicado...

Isabela1708 12/05/2020minha estante
Engraçado que muuuitas vezes eu também senti sono, mas o curioso é que não foi por falta de interesse, ao contrário. Eu estava super envolvida e em alguns momentos pensava "não é possível! Colocaram alguma coisa nesse livro que penetra pela pele para gerar efeito calmante" kkkkk Mas eu gostei, no geral, apesar da raiva com o desfecho!!! Sensação de vazio enorme.

Camila 22/05/2020minha estante
Nossa eu amei a narrativa desse livro, tão rico em detalhes através dos olhos de tantos narradores e de um invisível que conta as coisas que ninguém vê

Camila 22/05/2020minha estante
Eu não senti sonoooo, li ele todo num dia ?

Isabela1708 23/05/2020minha estante
CAMILAAAA ? Você leu em um dia? Que delícia isso!! Eu tive uma empolgação tão grande quando comecei que pensei que faria o mesmo, mas o tempo não me permitiu, o que também não deixou de ser bom ?

Veronica.Reade 24/05/2020minha estante
também não gostei muito do livro... muito arrastado e só terminei por teimosia também

Leticia.Gargione 31/05/2020minha estante
Eu me senti exatamente como você! Fiquei meio... Sei lá!

Beamrtmn 01/06/2020minha estante
Oi Gabi se quiser me vender avisa ok ???

Sarah 11/06/2020minha estante
Concordo. Não entendi porque a autora enrolou tanto e tanto desenvolvendo a história pra do nada correr com o final

Nathy215 31/07/2020minha estante
Qual foi a decepção?
Não entendi a expectativa criada, se a sinopse e até o projeto gráfico condizem com a história.

Sarah 05/08/2020minha estante
A decepção eu acredito que advêm de se esperar que o livro seja bom e no fim ele não é apenas razoável. No meu caso, achei que a autora desenvolveu muito bem a historia até quase o final. A sensação que tive de pouco após a metade até o final é que do nada ela começou a correr com a historia. Dando fins muito rápidos aos personagens. Tanto fez que em determinado momento eu tive que voltar umas duas páginas e ler de novo, pra vê se de fato ela tinha dado fim a historia de todos eles. Achei um final preguiçoso. Foi isso...

Nathy215 05/08/2020minha estante
Ah sim! Pra mim foi coerente, porque eu consegui assimilar com o momento que estamos vivendo, no começo era tudo aos poucos e agora o número de mortos nem é relevante, muitas pessoas até fingem que tá tudo normal kkkk mas aí é bem pessoal mesmo.

Sarah 05/08/2020minha estante
Sim, esse ponto concordo com você. Achei coerente. O que me incomodou é a correria do fim da historia. Estamos no auge da pandemia, aí amanhã tem um incendio e depois disso fim de historia num modo the flash sem sentido... A gente acompanhou o jeito como as pessoas são, o que elas construiram, e aí do nada todas essas pessoas perdem importância e a autora volta a falar de um bebê que na real não tinha muita relevância na historia. Ela se voltou pra única personagem que não foi construída completamente. Uma personagem que não conhecemos a personalidade, que não nos apegamos. Entende o ponto de vista? Ok. É um livro que é um gatilho pra o que estamos vivendo. Mas é um livro fraco no meu ponto de vista. Quer um bom livro sobre esse momento, pra vc ficar perturbada da cabeça? Leia "Ensaio sobre a cegueira" , esse sim muito foda. Mesmo que no final nada seja explicado.

Nathy215 06/08/2020minha estante
Sim! Conheço o livro e na revistinha cita também.
Mas sobre o bebê, foi um dilema ético, o Matthew deixa a Mei morrer, pra salvar a bebê. Nós não ficamos próximos de nenhum personagem na real, é como vemos na TV hoje, 97 mil mortos, ok, mas a gente não conhece, se fosse 1 parente, já seria diferente.

Isadora 25/07/2020

Os Sonhadores trata de uma história de uma epidemia. Um vírus chega à cidade de Santo Lora, na Califórnia, e o seu principal sintoma é fazer as pessoas dormirem um sono profundo. Alguns morrem, outros sobrevivem. Ninguém sabe o que pode acontecer. Ninguém sabe o que essas pessoas sonham, o certo é que elas de fato sonham, alguns ficam agitados durante o sono, outros dormem pacificamente.
Como o vírus é altamente contagioso é preciso colocar toda a cidade em quarentena, ninguém entra e ninguém sai até descobrirem com o que os cientistas estão de fato lidando. A medida que o tempo passa, mais pessoas adoecem, e com isso o caos se instala. Várias teorias da conspiração vão sendo formadas. É o governo? É mentira? Até onde corremos perigo? Com certeza é a água. NÃO, é pelo vento que ele circula… e por ai vai. Qual é a verdade, afinal ?!
Quando os doentes começam a acordar algo não permanece o mesmo, o que eles viram em seus sonhos são passado ou presente? Tantas perguntas sem respostas… é melhor continuar andando pra frente, mesmo assim, segue a vida.

Lendo assim, não vemos nada de diferente dos tempos que estamos vivendo não é? Muitas das situações descritas no livro apresentam tal semelhança com o que estamos presenciando em 2020 que chega assusta. Assim como os sonhos dos doentes parecem premonições, o livro também parece ser uma para nós, leitores, essa foi a sensação. Os enfermos não sabem se já viveram ou vão viver o que viram em seus sonhos, ou se tudo não passava de imaginação, desejos mais íntimos de seus âmagos. A verdade é que a mente nos prega peças, mas, uma coisa fica certa, a raça humana é previsível.

Quando peguei para ler esse livro fiquei um pouco preocupada pois algumas pessoas não estavam gostando da leitura. Mas eu até que gostei. O livro não nos traz um personagem principal, e acredito que isso vem por um motivo. Em uma pandemia todos correm perigo, desde os mais pobres aos mais ricos, dos mais jovens aos mais velhos. E é por isso que vagamos por tantas esferas sociais e núcleos familiares, para vermos em várias perspectivas como uma única situação pode impactar em diversas mentes e vidas diferentes. Como cada indivíduo passa a lidar com o sentimento de desespero e desamparo. O livro também nos traz não um final feliz, na verdade muitas questões ficam em aberto, porque a realidade é assim, a vida segue da mesma forma e nem tudo tem uma solução.
Para alguns, esse tipo de leitura pode não agradar, mas acho que combinou bastante com a mensagem que o livro quis passar. Apesar de que, quando li a sinopse pensei que seria algo totalmente diferente, algumas resenhas também acredito que focaram em pontos que nos fazem acreditar que a história irá girar em torno de alguém ou algum fato que talvez, na minha opinião, não fosse tão relevante. De qualquer forma, achei uma leitura boa.

@uma_almaliteraria
Juliana.Vieira 25/07/2020minha estante
A ideia desse livro é bastante parecido com a do livro de José Saramago, Ensaio sobre a cegueira, aqui o vírus é um sono profundo, no do Saramago é a cegueira! Muito interessante, traz muitas reflexões para o que estamos vivendo atualmente!!

Sim!

É a mesma ideia mesmo. Quando esse livro da TAG chegou para mim, li o infográfico deles, onde indicavam alguns livros que abordavam a mesma temática, e o Ensaio sobre a Cegueira estava lá. Vou ver de ler pra saber se é melhor, o que você achou?

Juliana.Vieira 25/07/2020minha estante
Adorei!!! Foi o primeiro livro do Saramago que eu li, tive um pouco de dificuldade no começo, por causa da escrita dele, mas depois deu certo! Ele me deixou desconfortável em algumas partes da leitura, porque ele descreve muito bem as cenas, então parece tudo muito real! Enfim, acredito que vc possa gostar!! Vou atrás de ler esse que vc postou também!!

Isadora 25/07/2020minha estante
Eita! Vou procurar pra comprar esse então ?

Isadora 25/07/2020minha estante
Depois me diz o que achou!

Show!! Você também!! ?

Geth 25/05/2020minha estante
Também não me encantou

Ingryd 25/05/2020minha estante
Fiquei super decepcionada porque pela sinopse parecia interessante mas infelizmente a autora não soube desenvolver a história.

Chokito Kakarico! 31/05/2020minha estante
Acho que teve muitas firulas românticas tb

Onça 14/05/2020

Pandemia
Que estranho ler e viver tudo isso ao mesmo tempo. Confesso que pode te deixar um pouco imerso demais na pandemia, mas super atual, leitura rápida, dinâmica, mas não é meu favorito no tema.
Carol 14/05/2020minha estante
Já me interessei...

Onça 14/05/2020minha estante
Carol, se nunca leu nada sobre pandemias/epidemias, é um excelente começo antes de partir para outros mais densos (tipo Ensaio sobre a Cegueira).

Carol 14/05/2020minha estante
Nunca li nada a respeito antes, o interesse agora é muito pelo momento em que estamos vivendo

Giuliana.Fiori 18/04/2020

Achei perturbador a forma como se assemelha ao que estamos vivendo de pandemia, isolamento social, etc.
@natbertame 18/04/2020minha estante
Sim! Ainda não consegui terminar de ler exatamente por isso. ?

Giuliana.Fiori 18/04/2020minha estante
Cheguei até a sonhar com o livro....

Gabriela Silva 18/04/2020minha estante
Vou botar na minha lista

@juju.beekind 10/06/2020

Premonição?
Impossível não se arrepiar lendo passagens desse livro que antes existiam só na imaginação da autora, mas agora vemos acontecendo no nosso dia a dia.

Uma doença está se espalhando pela pequena cidade de Santa Lora, uma doença nunca dantes vista, e a única coisa que se sabe é que é transmitida entre as pessoas e que faz os acometidos dormirem sem mais acordar, e sonhando, aparentemente.

As avaliações desse livro não foram as melhores, mas eu atribuo isso à escolha da autora em não se aprofundar muito em nenhum personagem... o desenvolvimento dos personagens é ?raso?, pq acredito que a ideia era mostrar a reação geral da comunidade a uma epidemia destes bíceps. O que me agradou particularmente.
Esse é o mesmo motivo pelo qual demorei a terminar de lê-lo, pq a falta de profundidade não faz com que vc sinta aquela vontade monstra de voltar à leitura, mas as ideias e pensamentos passados são marcantes.

Recomendado!
Carolina165 11/06/2020minha estante
Me interessei por esse livro assim que vi, e acho que o não aprofundamento em nenhum personagem não é ruim, acho até legal nesse contexto; já que o protagonista na história é a cidade e a própria doença; então acho legal ter essa visão ampla de como as pessoas são afetadas. O que me desanimou um pouco, lendo as resenhas, é que eu queria maior ênfase na parte dos sonhos, pois adoro esse tema, e o título é "Os sonhadores" o que dá a impressão de que os sonhos seriam explorados na história; mas pelas resenhas que tenho lido, acho que isso é deixado de lado. Mas ainda assim gostaria de ler. Não sei se alguma editora vai lançar. No skoob, consta como editora Alfaguara tbm, então pode ser que seja lançado; aí quero ler e tirar minhas conclusões ?

@juju.beekind 11/06/2020minha estante
Oii Caah!
Sim, os sonhos não são o enfoque principal realmente... o que ajudou nessa parte foi o grupo de discussão que tenho com outros assinantes da TAG! Aí cada um foi contando suas percepções e ajudou a entender melhor essa parte hehe
Mas acho que vale super a pena, pq foram opiniões bem divididas amei/odiei, e acho que mto influenciada por esse aprofundamento, quem sentiu falta e quem não.

João Luiz CF 30/11/2020

Leitura gostosa, rápida, porém confusa no final...
Livro me surpreendeu, pois eu esperava ser muito pior, de acordo com resenhas que li aqui no Skoob. O começo da história é legal, mas o final, nem tanto... Acho que alguns personagens específicos tiveram destinos muito mal explicados, como se a autora tivesse terminado com pressa a história. A doença também tomou um rumo muito inesperado, sem explicação, que deixou um vazio na história.
Contudo, acho que isso não é um grande defeito, a ponto de desmerecer a leitura. Acredito que vale a pena, sim, você ler sobre essa epidemia do sono, até porque a obra traz diversos ensinamentos que combinam muito com o que estamos passando hoje...
Mony 05/02/2021minha estante
Eu fiquei esperando pra ver o que iria acontecer com Matthew. Não rolou kkkk

João Luiz CF 14/02/2021minha estante
Pois é, aconteceu uma coisa que ninguém estava querendo (eu acho) com a personagem principal e com o Matthew kkk

Nayana 08/06/2020

Assustador!
A semelhança com a atual pandemia é assustadora e acho que foi justamente isso que me fez querer terminar o livro. A autora faz um panorama geral sobre a pandemia fictícia na cidade de Santa Lora, porém ela não aprofunda em nenhum personagem, o que me incomodou bastante durante a leitura.

Nayana 12/06/2020minha estante
Muito interessante suas análises! Tbm senti falta de abordar mais sobre os sonhos...Por isso eu achei que o livro ficou um pouco superficial... Bem legal essas resenhas!

stelasxs 03/05/2020

Cuidado: perigo de pegar no sono!
A sinopse do livro é interessante, nos faz querer ler. Aí que o erro começa.

O livro é muito ruim, muitos personagens e a grande maioria é inútil: não acrescentam em nada na história e no enredo. A escritora não conseguiu prender minha atenção. Se alguém aqui souber qual foi o papel para a personagem Catherine para o andamento da história, me conte. Fiquei curiosa, porque pra mim estava ali como figurante (como muitos outros personagens).
Emanoela.Silva 06/05/2020minha estante
Finalmente mais alguém que pensa isso! Estou na metade do livro, mas já li uns 10 capítulos sobre a Catherine e ainda estou ?????? Personagem desnecessária. Pra mim a pior parte desse livro é justamente ficar mudando tanto o ponto de vista da história (a cada duas ou três páginas muda) e as histórias ficarem perdidas e desconexas

stelasxs 07/05/2020minha estante
Quando eu estava lendo e vi o papel dela (vulgo profissão) achei que ela seria protagonista. Tolice minha! Aliás, acredito que foram tantos personagens que não deu o papel ideal para nenhuma deles. Muito triste, já que poderia fazer a diferença entre um livro péssimo e um muito bom.

Alessandra @euamolivrosnovos 30/06/2020

Em uma cidadezinha na Califórnia, a colega de quarto de Mei cai num sono repentino do qual não consegue acordar. Médicos e especialistas se desdobram para entender essa nova enfermidade, porém sem sucesso.

A medida em que os dias avançam, novos casos dessa doença misteriosa se alastram, pegando todos de surpresa. Não há precedentes para qualquer diagnóstico, não se sabe a forma de contágio, apenas que é de fácil transmissão.

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência, e as similaridades não param por aí. Em "Os sonhadores" acompanhamos diversos pontos de vista de relações familiares e de amizade no enfrentamento de uma quarentena e de como o afeto acaba se tornando maior vilão de todo esse enredo. A necessidade do abraço, do carinho e do cuidado, são os meios pelos quais esse novo vírus invade casas e hospitais, ampliando as possibilidades de uma grande catástrofe.

Apesar de tudo, a autora traz reflexões belíssimas e interessantes sobre esse momento delicado, reproduzindo de forma fictícia e com delicadeza um assunto já tão explorado em nosso dia a dia. É impossível não se apegar a esses personagens e não sentir na pele a dor e o drama pelos quais cada um têm de lidar.

Embora seja um livro que tenha dividido opiniões, para mim foi uma leitura certa no momento certo, que me trouxe um quentinho no coração e uma boa dose de calmaria em tempos tão estranhos. Recomendo a leitura.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos
Yale Monteiro 30/06/2020minha estante
amei esse livro

Alessandra @euamolivrosnovos 30/06/2020minha estante
Leitora Estranha eu também amei! Achei até curioso que dividiu tanta opinião.

Mari 10/06/2020

"É assim que a doença se alastra melhor: percorrendo os mesmos canais que o carinho, a amizade e o amor."
Te parece familiar? O romance Os Sonhadores, escrito por Karen Thompson Walker, retrata uma misteriosa doença que se alastra por Santa Lora, cidade na Califórnia (EUA). A doença se espalha da mesma forma que um vírus que conhecemos bem atualmente, pelo ar e pelo contato, o que torna a trama ainda mais próxima de qualquer leitor que viva no planeta Terra no ano de 2020.
O vírus faz com que as vítimas durmam por muito tempo, sendo que a maioria não acorda deste sono. A atividade cerebral, ao contrário do que imaginavam, é aumentada, o que deixa a todos intrigados.
Ainda que seja uma leitura tensa, e mais ainda no momento que vivemos, o livro nos permite uma percepção bem específica sobre o percurso e o crescimento da doença na cidade, as vítimas que são atingidas, as relações interpessoais, os dilemas que cada um viveu durante a propagação do vírus e outros aspectos interessantes. Mais interessante é relacionar com as semelhanças atuais, e ai me pergunto: será que esse livro teria o mesmo impacto se lido em um mundo onde não houve pandemia?
Este livro foi o da caixinha da TAG Inéditos de Abril, e acompanhou um mimo super fofo: xícaras para café com frases super legais!
E ai? Se interessou por Os Sonhadores? É assinante da TAG e já leu? Deixa suas perspectivas e impressões aqui! Vou adorar saber!

site: https://www.instagram.com/aquele.dolivro/

Mari 11/06/2020minha estante
Oi Caah! Exatamente! O protagonismo não está em nenhum personagem, mas pra mim o livro não perdeu a qualidade por isso. Realmente, é frustrante não desenvolver o enredo explorando os sonhos, visto que é o nome do livro. Mas acredito que você goste sim! A maior crítica que vi foi em relação a esse ponto do sonho e dos personagens, porém, ainda assim, achei o livro único e interessante.

leanurso 23/05/2020

Fujam
Uma história fraca e sem surpresas, os personagens não tem profundidade. Um livro para ser esquecido...
Beamrtmn 01/06/2020minha estante
Kkkkkk oi! Se vc quiser me vender esse livro avisa ! Bjs

leanurso 24/05/2021minha estante
Vou procurar rsrs

juandbooks 18/04/2020

to ate agora tentando dar uma nota que defina o que eu senti, não sou o tipo de pessoa que gosta de ler sobre pandemia no meio de uma pandemia por isso me deixou triste, não foi uma leitura que eu aproveitei e me deu prazer mas muitas vezes a escrita me encantou e o final ate que me surpreendeu (como as coisas se encaixaram de uma forma diferente) por isso sinto que não seria justo e parece muito pouco dar uma nota 3 pra esse livro apesar de 4 parecer muito e 3.5 ainda parecer pouco. estou com misto de sentimentos.
Carolina165 18/04/2020minha estante
Te entendo, também já me senti assim ao dar nota. Rss
E ler esse livro no momento atual deve ser perturbador mesmo.

juandbooks 20/04/2020minha estante
ai muito dificil quando a gente se sente assim ne, tive um problema esses dias com outro livro porque o personagem principal era detestavel mas ele tinha que ser assim e pelo autor ter me feito sentir tanto odio e nojo eu sentia respeito mas ao mesmo tempo ele fez tao bem que eu nao conseguia dar uma nota boa que parecia que eu concordava com o personagem kkkk horrivel

Ju Rocha 24/05/2020

- 331 páginas
- 57 capítulos
- Gênero: Romance
- Autora: Karen Thompson Walker
Na cidade universitaria de Santa Lora uma estranha doença surge repentinamente. Quem a contrai cai em um sono profundo sem previsão para voltar a acordar, se é que acordarão

A cidade entra em quarentena e aos poucos o caos toma conta dos moradores que se acumulam nas fronteiras tentando deixar a cidade, nos supermercados em busca de suprimentos ou nos hospitais onde permanecem dormindo.
Médicos, enfermeiros, pais, mães, professores... aos poucos muitos se contaminam e acabam enchendo os centros médicos e hospitais de campanha que são construídos rapidamente.

O livro nos conta as histórias de vários personagens e famílias e como são atingidos de formas diferentes. .
O pai que adoece e as duas filhas pequenas ficam sozinhas, os universitários que se rebelam frente a quarentena, a jovem que dorme e da à luz mesmo adormecida...
As pessoas que acordam relatam sensações e experiências diferentes, algumas tem premonições, outras sonham com o passado como se fosse o futuro, outras até mesmo vivem uma vida toda enquanto dormem e acordam se sentido mais velhas e mais experientes e por fim há aqueles que dormem e simplesmente morrem, entram no sono da eternidade. .
Leitura recomendada
#leitura #livro #ossonhadores #book #resenha #tag
Dialugando 25/05/2020minha estante
Engraçado um livro que aborda quarentena justamente na época em que estamos vivendo. No inicio de março eu li um livro nesse estilo, em que uma doença desconhecida dizimava a população mundial.

KaioPi 26/05/2020

Ultimamente eu to sendo o do contra na maioria dos livros que a galera diz ser ruim. Aconteceu mais uma vez aqui com esse livro, li ele rapidinho, me prendeu do início ao fim. Leitura tem tudo aver com o que a gente ta vivendo hoje. O final pra mim foi bem satisfatório, não espera mais do que foi relatado no final. Ótimo livro, dêem uma chance. Creio que a atual situação que estamos vivendo ajudou a ambientar, e sentir as emoções que o livro trás. Enfim, vale muito a pena.
Chokito Kakarico! 31/05/2020minha estante
Primeiro livro da Tag que recebi, houve muita crítica sobre o momento que estamos passando mas o livro realmente é bom e instigante