João O Peregrino

João O Peregrino Mika Waltari

Resenhas - João O Peregrino

Sergio 10/10/2010

Buscando a verdade num mundo conturbado e em eterna mutação
Mika Waltari é um escritor finlandês pouco conhecido por aqui. Considero um dos melhores autores de romance histórico, e ele está entre os meus 10 autores preferidos.

O Livro "João, O Peregrino" está fora de catálogo e eu o adquiri ainda no início dos anos 90 através do "Círculo do Livro". Mas ainda pode ser achado para venda na "Estante Virtual"
(www.estantevirtual.com.br) com a capa diferente da mostrada aqui: possui capa dura e ilustrada com uma pintura de Albrecht Duhrer.

Assim como quase todos os personagens protagonistas dos livros do autor, João é uma pessoa sozinha num mundo obscuro, conturbado e em frequente mutação (Todos os romances épicos de Waltari têm como cenário a Europa ou Oriente Médio no período Medieval e Renascentista, ou o Egito Antigo). João sai pelo mundo em busca de respostas para os sofrimentos que assolam a Europa no fim da Alta Idade Média, em plena peste, e tem experiências altamente construtivas e encontros com os poderosos e influentes da época, onde ele, sem querer, faz parte das maiores tomadas de decisões de seu tempo. Ele busca, acima de tudo, a Verdade, seja pela filosofia (o qual tem profundo gosto), pelo amor ou pela amizade e dedicação.

O livro evoca as cruzadas, as universidades, os hábitos e descreve com grande imaginação os cenários, notadamente Constantinopla, bem como discorre sobre as questões filosóficas em voga naquele tempo. O impasse entre as Igrejas Católicas e Ortodoxas é o ponto-chave para a perda de Constantinopla para os turcos e João, o peregrino da verdade, tem papel de destaque nesta saga.

Para quem gosta de história romanceada, o livro é extraordinariamente bem escrito, fluente, leve e saborosíssimo. Assim como os outros do autor, é simplesmente imperdível.

clésius 03/01/2015minha estante
Realmente Mika Waltari é uma exceção entre os grandes romancistas europeus de vanguarda. Li praticamente tudo que escreveu! Agora estou lendo "João o Peregrino",pois estava difícil encontrar um exemplar. Acabei por encontrar um na Estante Virtual. Todos seus romances históricos são excelentes.O Egípcio eu li e reli, O Romano,O Aventureiro,O Etrusco são formidáveis. Mas seu romance mais tocante foi "O Segredo do Reino"! Narrado com força e pungência Waltari nos carrega para a época de Cristo mostrando com clareza de um"Medium" como ocorreu o aparecimento de Cristo e como sua história deu uma guinada na humanidade!Simplesmente espetacular!

Carlos Pegas 13/10/2018minha estante
Caro Sergio, quantos Capítulos e quantas páginas possuem o livro que você leu?