Bodas de Sangue

Bodas de Sangue Federico García Lorca

Resenhas - Bodas de Sangue

cristian.seling 22/04/2024

Primeiro livro de teatro que leio, não sei se foi pelo gênero, pelo conteúdo ou ambos, mas não achei o livro interessante.

eueduardalima 20/04/2024

Quero beber água
e não tem copo nem água,
quero subir o monte
e não tenho pés,
quero bordar minhas anáguas
e não encontro o fio.

Danton.Gomes 12/04/2024

Legal
São 3 textos de teatro trágicos que versam sobre tragédias relacionadas o amor entre homens e mulheres. O primeiro texto não curti ,todavia, os outros 2 possuem ótimas protagonistas. No fim, vale a pena a leitura!!

Wiven 11/04/2024

É a primeira obra teatral que leio, e foi uma experiência única, tive o prazer de ganhar esse livro de presente e comecei a lê-lo despretensiosamente, sem expectativas excessivas, mas confesso que fiquei encantado com o conteúdo dessa peça incrível, primeiro ponto que posso citar é que ler os detalhamentos de cenário e quadros de cada ato tornam tudo uma imersão aprofundada e precisa, tanto quanto seria em assistir a peça propriamente dita, o ódio e mágoa da mãe do protagonista aqui carregam uma qualidade expressiva e intensa a cada ato proposto, o misto mostrado entre diálogos curtos dos personagens com o eu lírico sutil e metafórico trazem um ''sabor'' sem igual para esta obra. O clímax e o desfecho para mim foram o trunfo disto, a execução dessas partes foram pensadas com muito sentimento, é notável o carinho que o autor trouxe consigo ao escrever na mesma. E mudando o foco da obra em si, esta versão da peça conta com uma biografia de excelente nível, com referências e citações que enriquecem muito para quem é novo nesse ramo de leitura ou simplesmente um novo apreciador das Obras de Frederico G. Lorca.
Definitivamente essa se tornou uma obra muito querida e que farei questão de reler outras vezes mais, além disso, foi boa o suficiente para me despertar interesse para consumir mais desse tipo de gênero literário/teatral!!

Pk_Affonso1408 13/03/2024

A punição por ser mulher, o sangue transborda nesse livro ?
A Trilogia rural de Federico García Lorca, composta por Bodas de sangre (1933), Yerma (1934) e La casa de Bernarda Alba (1936), é um dos maiores hitos de sua obra teatral.

As três peças narram histórias trágicas de mulheres que vivem em uma sociedade rural conservadora e patriarcal. As mulheres são vítimas de violência, abuso e opressão, e suas histórias são um retrato da desigualdade de gênero e da violência contra a mulher na sociedade espanhola da época.

Bodas de sangue conta a história de um casamento que termina em tragédia quando o noivo é assassinado ao ir atrás de sua pretendida após ela fugir do casamento. Yerma conta a história de uma mulher que é incapaz de ter filhos ( ressalto que ele quer ter filhos, mas seu marido que não concorda com essa decisão da sua esposa) e que, por isso, é rejeitada pelo marido e pela sociedade. La casa de Bernarda Alba conta a história de uma viúva que mantém suas cinco filhas trancadas em casa para evitar que se casem e abandonem a família, fora isso temos a disputa por um homem entre a filha mais velha e a mais jovem.

A Trilogia rural é uma obra importante da literatura espanhola e mundial, e é uma leitura essencial para quem quer entender a sociedade espanhola da época de Lorca e as questões de gênero que marcam a sociedade atual.

Thimsilva 06/01/2024

Dispensável
Certamente esse não é um livro que eu diria que todas as pessoas precisam ler. Constituído de 3 peças diferentes, a obra traz narrativas que giram em torno do conflito entre a moral imposta pelos costumes e regras ocultas (talvez nem tanto) da sociedade e a liberdade individual das vontades humanas. No fim das contas até que é uma boa reflexão, mas não sinto que mudou minha vida (e tudo bem).

GabrielMacambira 04/12/2023

Até gostei de let teatro, apesar de ser um gênero ao qual não sou muito acostumado.
Essa Trilogia Rural de Federico García Lorca traz uma enrredo muito similar nas três peças: mulheres solteiras, do interior, que desejam se casar. No entanto o enrredo das histórias sempre levam a um final trágico.

Sena 26/11/2023

Essa peça é baseada em fatos reais: os crimes de lavagem de honra com sangue que antigamente eram tão comuns em várias sociedades. Estava até gostando mas o final o autor resolveu personificar a lua e a morte e muda o tom pra um realismo fantástico do nada.

Everton Gonçalves 29/09/2023

Este foi o primeiro contato com os escritos de Federico García Lorca. Ele figura entre os escritores e dramaturgos mais importantes da Espanha e do mundo, conhecido por suas contribuições significativas para a literatura e o teatro.
Nesta obra chamada de "Trilogia Rural" temos uma coleção de três peças teatrais que exploram temas relacionados à vida rural na Espanha e à complexidade das relações humanas.
"A Casa de Bernarda Alba": é a última peça escrita por Lorca antes de sua morte em 1936. Ela retrata a vida de Bernarda Alba, uma viúva rica e autoritária que tenta manter o controle sobre suas cinco filhas em uma casa opressiva após a morte de seu marido. A peça aborda temas como repressão, desejo, poder e a luta das mulheres em uma sociedade tradicional.
"Yerma": escrita em 1934, segue a história de uma mulher chamada Yerma, que anseia desesperadamente por ter filhos, mas enfrenta a infertilidade. A peça explora os conflitos entre o desejo pessoal e as expectativas sociais, bem como a pressão das normas culturais.
"Bodas de Sangue": escrita em 1932, é inspirada em um evento real de um assassinato cometido por um noivo e uma noiva que fugiram juntos. Aborda temas como paixão, destino trágico e a influência das forças sociais e familiares nas vidas das pessoas.
Essas três peças são frequentemente agrupadas porque todas elas têm a vida no campo espanhol como pano de fundo e exploram as tensões e as emoções profundas que surgem nas vidas dos personagens. Elas são apreciadas por sua riqueza poética, simbolismo e complexidade psicológica.
Lorca foi um mestre em usar o teatro como meio para explorar questões sociais e humanas profundas, e a Trilogia Rural é um exemplo impressionante de seu talento artístico e sua capacidade de mergulhar nas complexidades da condição humana.

Mateus.Silva 26/09/2023

Trilogia Rural
Um dos livros que mais tentei gostar, o trabalho gráfico e acabamento são lindos, mas mesmo gostando de teatro, não consegui me conectar com quase nada das histórias. Não foi em nenhum momento uma leitura efetivamente agradável pra mim.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/09/2023

Em Bodas de Sangue, os cenários são a bela choupana da noiva que vive isolada com seu pai, e o casebre vizinho das vinhas de seu noivo, que tem uma triste vida ao lado de sua desolada mãe, que perdera filhos e marido em lutas por terra.
No dia das bodas aparece Leonardo, ex-noivo da noiva, que decide seduzi-la e relembra-la do passado. Em meio à cerimônia do casamento, a noiva e Leonardo fogem, e desencadeiam uma série de perseguições pelo deserto espanhol.
Na obra, García Lorca também explora a possibilidade do irreal. lua e morte ganham vida e, mais que isso, participam do desenrolar da trama, auxiliando a luta ritualística entre o noivo e Leonardo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788572327930

Tiago Fachiano 25/08/2023

Flamejante
Que livro incrível. Que escrita incrível. Você lê e sente o fervor flamejante da escrita. Quero muito ver peças de teatro desses contos. Incriveis
Marília Mangueira 18/09/2023minha estante
Já encenei Bodas de Sangue.

Jamerson.Alves 27/07/2023

Mientras una vive, lucha
Adela: Madre, ¿ por qué cuando se corre una estrella o luce un relámpago pago se dice:
Santa Bárbara bendita,
que en el cielo estás escrita
con papel y agua bendita?
Bernarda: los antiguos sabían muchas cosas que hemos olvidado

Calebe 15/07/2023

Tragédias incríveis
Não conhecia o Lorca antes de ler essas peças, mas digo que foi uma alegre surpresa! Amei as três peças contidas neste livro, especialmente Yerma. As três possuem protagonistas femininas, se passam na zona rural da Espanha e tratam complexamente dos mais diversos temas envolvendo liberdade, paixão, maternidade, honra, dentre muitos outros. O texto tem uma simplicidade e aridez que te prende e te coloca lá no meio daqueles ambientes e conflitos. Super recomendo!

Nicolas27 21/06/2023

São três teatros independentes, mas com semelhanças. Se passam no ambiente rural, as mulheres são protagonistas e possuem os maiores pesos nas falas, são dotados de reviravoltas dramáticas surpreendentes.

Impossível não se prender com essa leitura, apesar das semelhanças, os teatros possuem histórias únicas.

Os elementos mais presentes são o amor, a infelicidade, o prazer, a traição, a ganância, a sede de liberdade (diria sede e não desejo como uma aproximação do cenário rural árido da obra, apesar de desejo ser um elemento bem presente também), a vida de aparências, a morte, a imposição masculina (típico da época), a voz e a sobreposição do feminino (raro para a época, mas fenomenal quando os autores incluíam nas obras).