70 Lições de Jornalismo

70 Lições de Jornalismo Roberto Hirao

Resenhas - 70 lições de jornalismo

Eduardo 05/05/2024

Extremamente interessante, porém um pouco repetitivo.
Em épocas de internet, ter conhecimento do ambiente extinto do impresso é extremamente relevante para uma formação em jornalismo.
Sou estudante de primeiro período, não tenho matérias de impresso e nem vou ter. O contato com esse formato que foi TÃO importante ao mundo precisou ser extra-curricular. Em 70 lições do jornalismo, o ombudsman coleta
suas críticas e opiniões sobre as edições publicadas da ?Folha da Tarde?.

Eu vivi pouquíssimo na cultura do impresso, e ler essa coletânea abriu muito a minha mente sobre o funcionamento dela. O livro se passa em 1993, e você conhece muitas questões sobre a história daquele momento. Nomes como FHC, Collor, Maluf (prefeito de SP: o foco da Folha da Tarde é a cidade de SP) são frequentes e é apresentado o contexto deles no ambiente jornalístico.

Porém, o que seria um ?5 estrelas?, se perde pela repetição. Em 70 diferentes textos, é lógico que haveria repetição de algumas críticas. Algumas como ?erros gramaticais dentro da redação? aparecem MUITO, o que deixa o material um pouco repetitivo.

Em resumo: Vale MUITO a pena ler para conhecer o que foi a cultura do impresso. Acredito que tenha acertado na mosca quando procurei material sobre impresso e encontrei esse, pois tive contato com um livro tão rico de informações daqueles anos.

Van 25/07/2022

O livro contém uma coletânea de colunas do Ombudsman (representante do leitor) Roberto Hirao no jornal Folha da Tarde.
É uma leitura que pode ser tida como arquivo histórico a respeito do que se passava no Brasil na década de 90, uma vez que as colunas foram escritas entre 1992 e 1994.