A Cabeça do Santo

A Cabeça do Santo Socorro Acioli

Resenhas -

Livia.Guimaraes 14/04/2024

ESCRITA E NARRATIVA ENVOLVENTE
Esse é o livro para quem é fã de uma escrita fluida, prazerosa e envolvente, próprios da boa literatura. Tem muitas passagens cheias de sabedoria, crenças populares e costumes do interior do Ceará, momentos nos quais Socorro Acioli retrata o realismo fantástico de forma natural, muito próxima ao real do cotidiano. Recomendo muito!

Steph 25/02/2024

Mds????
Mais pessoas deveriam estar lendo esse livro aqui no skoob???? Puro suco de fofoca de interior brasileiro, com realismo fantástico, escrita com frases perfeitas e personagens cativantes???? um bom exemplo de livro que não precisa ser grande pra ser bem feito e completo ?,
li por indicação do paulo ratz

Stella F.. 14/12/2023

Uma delícia de ler!
A Cabeça do Santo

Socorro Acioli - 2014 / 176 páginas - Companhia das Letras
A autora Socorro Acioli é do Ceará e ambienta seus romances, aproveitando “causos” e notícias de jornais e os ficcionaliza, aproveitando-se das histórias, lendas e superstições do Nordeste brasileiro. Após assistir a uma mesa com ela, fiquei curiosa.

Logo de início conhecemos Samuel, um rapaz que sai de Juazeiro do Norte, e caminha pelas estradas do Ceará a pé e chega à cidade de Candeia depois de vários dias, com muitos calos nos pés, roupas rotas, mala vendida pelo caminho, blusa sem manga e um endereço. Dezesseis longos dias andando.

Samuel, a pedido da mãe Mariinha, tem que ir para Candeia procurar o endereço anotado em um pequeno pedaço de papel, quase desbotado. Pelo caminho deve cumprir a promessa de acender velas para Padre Cícero, São Francisco de Canindé e Santo Antônio de Candeia.
Chegando na cidade procura pelo endereço, e encontra a vó Niceia, que o trata mal, e o expulsa de sua porta, mas indica a ele um local para ficar e descansar. Ele segue pelo caminho indicado e encontra a Cabeça do Santo Antônio, que possui uma história curiosa. Ela ficou muito pesada e não foi possível colocá-la sobre a estátua do santo que ficou no alto do morro somente com o corpo sem cabeça.

Samuel então começa a ouvir vozes, principalmente rezas, mas uma em particular só canta músicas suaves e ele fica admirado com a “voz”. Um dia aparece um rapaz jovem, Francisco, e eles tornam-se grandes amigos. Este sugere que ganhem dinheiro com esse dom de Samuel em escutar as rezas. Francisco alega que isso chamará a atenção para a cidade decadente, depois do episódio da cabeça em que todos com medo do castigo do santo saíram correndo da cidade, muitas vezes abandonando suas casas sem levar nada, inclusive abandonando os velhos que consequentemente morrem.

Francisco ajuda a Samuel a descobrir de quem são as vozes. A primeira que descobrem é de Madeinusa que reza para Santo Antônio casá-la com o médico Adriano, médico do posto de saúde. Eles dão um jeitinho, e o encontro acontece, os dois se apaixonam e o casamento acontece. Devido a isso, as rezas aumentam, e Samuel fica até cansado de tanto ouvir vozes o dia inteiro, e filas e mais filas de mulheres querendo conhecê-lo e arranjarem casamento com quem gostam ou mesmo que ele arranje um noivo para elas.

Após o primeiro casamento, e a revitalização da igreja que estava abandonada, um radialista da capital, Aécio, ao saber da história da cabeça, resolve ir à cidade investigar. E todos esses acontecimentos renovam a cidade de Candeia, a colocam novamente para funcionar, voltando a ter comércio, casas reformadas, festas, procissões, eventos muito importantes na região que cultiva a religião e o culto aos santos, e tem toda uma economia voltada para isso.
Samuel foi para Candeia a pedido da mãe para procurar seu pai Manoel, que os deixou quando Mariinha estava grávida. Prometeu voltar e nunca o fez. Mariinha ficou a vida inteira doente, com essa mágoa e Samuel sempre teve muita raiva desse pai ausente. O intuito dele era quando chegasse em Candeia, encontrar o pai e o matar. Mas sua avó nunca respondia sobre o seu paradeiro.

Candeia agora está cada vez mais movimentada, mas tem gente que não gosta disso. A comerciante Helenice e o prefeito Osório tem outros planos para a cidade, vendê-la para uma empresa. Com o movimento aumentando, e a descoberta através de uma publicação de um cordel de que o prefeito rouba há muito tempo, ele decide que vai explodir a cabeça do santo. Resolve que Samuel deve deixar a cidade, porque tudo começou quando ele apareceu lá. Enquanto isso, Samuel é preso e sofre muitos maus-tratos. O padre o consegue tirar da cadeia, mas antes de sair da cidade, deve cumprir a promessa de colocar uma vela aos pés do Santo Antônio como prometido para a mãe. Logo que sai da cadeia, Samuel fica um tempo na casa de Chico Coveiro. Lá ele descobre a verdadeira história do pai e porque nunca voltou para Mariinha. Ele é o Meticuloso (dentro da cabeça havia um símbolo um M com um círculo em volta). Ele descobre que foi o Meticuloso que foi banido da cidade, quando após o engenheiro responsável deixar a colocação da cabeça a seu cargo, ele a monta no chão e depois descobre que não é possível levá-la ao pescoço da estátua devido ao peso excessivo. Meticuloso então é expulso da cidade. Samuel chegou à Candeia com o intuito de matar o pai, mas agora entendeu que foram as circunstâncias que o fizeram parecer um pai ruim e um esposo horrível.

A história de Helenice corre em paralelo. Ela era casada com Fernando, que resolveu viajar e se apaixonou por Maria em Cabo Verde, e teve uma filha, Rosário. Maria faleceu e Fernando resolveu voltar para Candeia. Retornando para Candeia com Rosário, descobriu que já tinha uma filha sem nome e ele escolheu Madeinusa, ao ver Made in Usa em uma placa. Inventou uma história para a mulher que era muito apaixonada por ele, mas ela começou a desconfiar da sua história, quando todos disseram que as duas meninas (Madeinusa e Rosário) eram iguais, apesar de ele ter contado que Rosário havia sido adotada por ele. Helenice se tornou vingativa, e deu um fim no marido e em Rosário, que detestava.

Samuel continua tentando descobrir quem é a dona da voz, a única que não reza, só canta às 5 da manhã e às 5 da tarde. E depois de tanto investigarem, descobrem que é Rosário e que está sumida desde criança. Samuel então vai cumprir a promessa que fez à mãe de colocar uma vela nos pés do Santo Antônio, pedido reforçado por Niceia para sua nora poder descansar em paz. Lá, ele que não reza, resolve desabafar com Santo Antônio, e de repente acha que está maluco, porque o santo está respondendo. Além dos cachorros, que logo que ele chegou na cidade o atacaram, agora o ficam rondando enquanto ele está rezando, todos que subiram o morro com ele ficam assustados com a novidade da estátua falar, e de repente descobrem algo ao pé da estátua. Uma pessoa mora lá, seu pai Manoel. Todos ficam admirados como ele conseguiu viver lá dentro, uma casa tão arrumada, com móveis bem-feitos, com aproveitamento de lixo e do talento de Manoel. Levam Manoel para a casa de Chico Coveiro, um grande amigo dele e o deixam se recuperando.

Samuel encontra novamente sua avó Niceia, e entra em sua casa, que apesar de um repórter uma vez sair correndo apavorado de lá, é muito arrumada. Mas então vê um quarto separado e resolve entrar, e sua avó Niceia está lá, uma múmia vestida com o vestido de sempre quando dava algum recado a Samuel. Sobrenatural! Terror! Muito legal!

No dia marcado Samuel se despede dos amigos, e vai para Canindé disfarçado, cumprir a última promessa que fez a mãe: colocar a vela aos pés de São Francisco de Canindé. Lá é levado por um moleque que o rouba, para uma casa. Para sua surpresa Rosário mora lá com um tio por parte de Helenice.

Amei o livro! Recomendo a leitura. Muitas lendas, histórias, eventos, muito movimento e suspense, em capítulos curtos. Adorei descobrir que o Meticuloso era o pai de Samuel, foi muito bem amarrada a história.

Lara 23/10/2023

Muito frequentemente eu me pego angustiada em pensar que eu sei muito mais sobre lugares tão remotos geográfica e culturalmente do que eu sei sobre partes do meu próprio país. Eu tenho buscado me educar cada vez mais sobre muitas coisas e sempre que eu me deparo com um livro sobre partes do Brasil que eu desconheço, eles sempre entram no meu radar. Anos atrás eu vi uma palestra da Socorro, entre outras coisas incríveis ela falava sobre as trocas e encontros que teve com Gabriel García Márquez... Acho que não preciso dizer mais nada para todos entenderem que ela já me cativou de cara. Na época, comentaram desse livro e eu salvei na eterna lista de leitura, eis que, numa ponte aérea eu comecei e terminei essa preciosidade. O Brasil é um país extremamente religioso, o interior do Brasil mais ainda. Num cenário onde tudo perpassa os santos, Deus e a igreja, o que se pode esperar de uma cidade que, ao se propor construir uma estátua gigante de santo Antônio, acaba com a cabeça do santo para sempre desconectada do corpo? Nada além de pavor por uma maldição terrível que certamente assolou o lugar. É nesse contexto que um forasteiro chega na cidade em decadência com uma missão e sede de vingança. O homem se vê correndo para dentro da cabeça de santo Antônio buscando abrigo e acaba por ouvir as preces de todas as mulheres da região, pedindo ajuda ao santo casamenteiro. Mais do que a história cativante e o fio misterioso que se desenrola a partir daí, esse livro conta com maestria de um país que eu desconheço. Um ritmo de vida ditado pelas sazonalidade da fé e da peregrinação. Toda uma economia pautada nos movimentos de romeiros e uma cidade inteira que quase deixa de existir por uma maldição de um santo e que renasce por milagres dele mesmo. A escrita é fabulosa e cheia de nuances que te transportam para um outro mundo, muito perto de mim. Essa magia da literatura nunca cansa de me impressionar.

Luanna.Aracelly 04/10/2023

Me surpreendeu...
Vi no Fantástico a reportagem sobre esse trabalho da Socorro?que contou nada mais nada menos com a ajuda do Gabriel Garcia Marquez?e fiquei curiosa. Dei de cara com uma escrita envolvente e história interessante. Leiam.

?Era tudo tão lindo que nem coube nos seus sonhos. Ela precisou aprender a sonhar mais.?