As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

garrido79 14/09/2016

Mais romance/drama do que fantasia
Achei esses quatro volumes mais romance do que fantasia, embora esta está bem presente em todo momento.
O final de história do Rei Arthur todos conhecem, e o que gostei dessa versão é que eu via os números de páginas acabando e o final não chegando...
O final dos demais personagens importantes na história de Arthur é um pouco diferente da que eu costuma ver, e gostei demais do Epílogo.

Sil 29/04/2016

A VERSÃO FEMININA DOS CONTECIMENTOS
Olá.

Todo mundo já ouviu falar do Rei Arthur, de Merlin, dos Cavaleiros da Távola Redonda, e da espada Excalibur, todos esses personagens já nos são conhecidos de alguma forma. Mas o que a maioria não sabe, é que haviam muita mulheres envolvidas na história, que sem querer, ajudaram à construí-la, e com suas atitudes, ajudaram à mudá-la. Essas mulheres, são, na maioria das vezes, negligenciadas, talvez por esse motivo, a norte americana Marion Zimmer Bradley, tenha resolvido escrever a história de Arthur, à partir da visão feminina das personagens, que sem querer e nem saber, foram muito importantes para a construção dessa fantasia.
O primeiro livro, é A senhora da magia, onde conhecemos a jovem pagã Igraine, que adora a deusa de Avalon. Casada com o Duque Gorlois da Cornualha, Igraine não é muito feliz com seu marido, com ele, tem uma filha chamada Morgana. Após um tempo, ela se casa com Uther Pendragon, pelo qual é apaixonada, Igraine corta relações com Avalon, e se torna uma cristã fervorosa. Nas demais páginas, conhecemos a evolução de Morgana, que é levada por sua tia Viviane (A senhora do Lago), para Avalon, e treinada para ser sacerdotisa.
O segundo livro, tem por nome A grande rainha, Arthur já foi coroado como grande Rei da Bretanha. Nesse volume, conhecemos Gwenhwyfar (Guinevere), a princesa que foi escolhida para se casar com Arthur. Gwenhwyfar é uma cristã fanática, e acredita que por ser mulher, é inferior aos homens. Mas o que ninguém sabe, é que Guinevere nutre um amor secreto por Lancelote, que é o principal cavaleiro de Arthur. Gwenhwyfar exige que Arthur seja mais cristão, e quando esta conhece Morgana, desenvolve um ódio muito grande pela cunhada.
O terceiro livro é O gamo rei, algo muito terrível acontece á Viviane, Merlin morre, e um novo Merlin assume, este porém, tem comportamentos bastante cristãos, o que deixa Morgana cada vez mais preocupada com o destino de Avalon e de seus ritos. Guinevere e Lancelote tem um caso de amor, o que logo passa a ser de conhecimento público. Morgana se casa com o rei de Gales do Norte. Lancelote faz uma revelação inesperada para Morgana.

O último livro se chama O prisioneiro da árvore, Arthur assume ser cristão, Morgana quer retornar para Avalon, Nimue, uma nova sacerdotisa surge. Gwenhwyfar foge do reino, Arthur enfim tem um herdeiro, e este enfrenta o pai.

Acredito que Merlin deveria ter usado mais sua magia. Não está provado que Arthur, Merlin, e todos esses personagens realmente existiram. Mas algumas escrituras antigas, mostram que algumas pessoas com esses nomes viveram naquela época. Apesar de os livros serem pequenos, é uma leitura mais arrastada, mas o conteúdo vale a pena.

Super recomendado, boa sexta \o/

site: http://www.colunadovale.com.br/a-versao-feminina-dos-contecimentos/

Ildo 08/02/2016

muito bom!
gosto muito do ponto de vista feminino que se percebe nos livros desta autora. a prosa dela é envolvente.recomendo.

Jessy 15/01/2016

Sensacional
Toda a história desde o livro 1 ao 4 maravilhosa. É de prender do início ao final, muito bem escrito, personagens fortes e bem articulados e uma história muito bem escrita, dá pra ver que foi fruto de uma boa pesquisa, conheci um pouco sobre a cultura pagã celta graças aos livros da Brumas de Avalon.

Volnei 26/11/2015

O prisioneiro da arvore
Em "O Prisioneiro da arvore" o primeiro foco ? Morgana, como a maior parte da serie ela é um dos personagens mais importantes, que depois de se casar com Rei Uriens, por um tempo nem parece a mesma pessoa de antes. Isso até começar a se envolver Acolon e começar a sentir-se novamente uma sacerdotista, e começa o caminho para o final fatídico e o rastro de destruir o na vida de todos os envolvidos.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Sanoli 11/11/2015

Em uma frase...
Leia a bula, não leia as brumas!
Por favor, acesse nosso blog! Obrigado

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2015/11/o-prisioneiro-da-arvore.html

Luiza.Thereza 29/10/2015

O Prisioneiro da Árvore
O Prisioneiro da Árvore é um capítulo meio sinistro dessa versão da história do Rei Arthur: fala-se, quase o tempo todo, de traições, mortes, amores que se perderam no tempo e desolação.

Quando o Merlin, título dado ao maior entre os druidas vivos, rouba os objetos sagrados de Avalon e os entrega para os padres cristãos, a ira da deusa dos druidas recai em Camelot sob a forma de uma magia poderosa o suficiente para dispersar todos os cavaleiros da Távola Redonda, inclusive aquele que fora escolhido como herdeiro de Arthur.

Com o embate entre o Gamo-Rei e o Jovem Gamo ocorre, e a morte chaga para os dois, Morgana se vê em uma sequência de falhas e decisões erradas: Avalon se perdeu nas brumas, os bosques sagrados eram derrubados por todo o país, o cervo se tornara alvo de caça, o culto à deusa se tornava mais e mais perseguido e sufocado.

Apesar disso, Morgana se dá conta que, afinal, a deusa sempre estará no nosso mundo, não importando qual seja a crença dominante. Ela está e estará sempre ao alcance de quem a buscar. A missão dela neste mundo estava completa.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2015/05/as-brumas-de-avalon-o-prisioneiro-da-arvore-marion-zimmer-bradley.html

Tauan 23/09/2015

Artur deixa de lado os costumes antigos, traindo assim a confiança do povo antigo da ilha. Morgana encontra em Acolon, seu jovem enteado, criado nos costumes antigos, um apoio para uma tentativa de retornar aos velhos preceitos, retomar para Avalon.
Kevin é acusado de traição por ceder a Artur os símbolos sagrados para uma nova interpretação cristã, com intuito que não fossem assim esquecidos, uma vez que ele que não acreditava mais na possibilidade de um retorno aos costumes antigos. A punição por sua traição vem pelas mãos de Nimue, a filha de Lancelot que foi levada por Morgana a Avalon e se tornou sacerdotisa.
Gwenhwyfar é flagrada cometendo adultério com Lancelot, e ambos fogem do reino, enquanto a sucessora de Viviane é morta acidentalmente por Mordred, deixando Avalon sem uma Senhora do Lago.
O leitor de As Brumas de Avalon pode notar que Viviane, Morgana, Kevin, Mordred, Igraine e Uther se encontraram em outras vidas, anteriores; o primeiro encontro se dá em Queda de Atlântida e estende-se por Ancestrais de Avalon, com a chegada dos atlantes à Bretanha. Em Casa da Floresta, novamente alguns personagens se cruzam em papéis diferentes. Porém, é preciso um pouco de perspicácia para perceber.
Sem dúvidas, são poucos os livros comparáveis à estes.

Aymeee 30/08/2015

Como iria das trabalho fazer quatro resenhas achei melhor escrever minha opinião aqui no ultimo livro da saga mesmo.

Eu gostei bastante da saga, apesar de ter empacado no segundo livro (como todo mundo) por causa da INSUPORTÁVEL da Gwen
Aliás, Gwenhyfar chegou no nivel Dolores Umbridge na minha escala de ódio a personagens.Desde que ela apareceu minha vontade era entrar na história e dar uns tapas nela.E não adianta tentar defender com " ai coitada mas ela era ingênua " .Sim, a gente sabe que ela é uma medrosa mas isso não a impede de ser uma birrenta invejosa que quer que todo mundo faça suas vontades.Digna de pena.

Já Morgana é uma das personagens mais sacaneadas que ja vi.Meu deus do céu.ter um filho com o proprio irmão, ser dada pra casamento com um homem bem mais velho, se apaixonar pelo mala do Lancelot.....

Inclusive, não entendi esse amor que todo mundo tem pelo Lancelot.Todo o tempo achei ele um egocentrico metido que não sabe o que quer da vida.Cada vez que aparecia alguma mulher pra comentar da beleza dele eu ja revirava os olhos de preguiça.Confesso que tive raiva da Morgana no terceiro livro por ajudar a chatinha da Elaine a casar com ele.Mas no final entendi que se Morgana não tivesse feito isso, ele continuaria a ficar ali na corte empatando a vida das moças.

Mas confesso que mesmo não gostando de Lancelot e ODIANDO Gwen torci pra que ficassem juntos.Os dois se merecem.
A atitude de Gwen no final em se afastar de Lancelot pelo bem da amizade entre ele e Arthur pode até ter soado altruísta mas se era pra arregar desse jeito podia ter feito isso antes né ?No final Gwen volta pra onde nunca deveria nem ter saido: seu amado convento.

Além de Morgana e Igraine tambem gostei muito da pequena Nimue, mas parece que a coitada só apareceu pra se ferrar mesmo.Quando ela morre, fiquei me perguntando se a deusa não tinha já cansado de sacanear suas sacerdotisas

É uma boa saga, mas pra quem for começar fica a dica de que algumas partes da historia vão mesmo ser revoltantes Achei o final com uma paz meio forçada.E me espantou DEPOIS DE TUDO Lancelot ter virado padre¬¬.Ah,e no prólogo ri bastante das moças do convento falando sobre o tumulo da Viviane: "com certeza era uma mulher muito santa" hahaha :p

Ah, e mesmo se tratando de ficção é difícil terminar a saga e não ver cristianismo e paganismo com outros olhos :)

Fabio 30/07/2015

O fim das Brumas
Livro 4 – O Prisioneiro da Arvore.

O ultimo livro da saga de Morgana, Artur e Lancelot é o melhor de todos. Mesmo com um clima mais sombrio e de decadência, tanto de Avalon quanto de Camelot, este ultimo volume tem mais magia, mais reviravoltas e desfechos mais interessantes. É, em minha opinião, o livro mais mágico da Série.

A Saga completa.

Comecei a lendo As Brumas de Avalon com outra ideia sobre os textos. A principio achei muito feminino e por vezes chato a perspectiva que a autora trazia para a historia. Com o tempo fui me acostumando e passando a me interessar cada vez mais por seus personagens.

Dos quatro volumes, o segundo é, em minha opinião, o pior dá série. O livro que quase me fez desistir de ler o restante. Já o terceiro me fez voltar a interessar e o ultimo volume consagrou todo o resto. As Brumas de Avalon é uma historia de conto de fadas, com seus reis, cavaleiros e heróis. Mas As Brumas é mais do que isso. O conflito entre o paganismo e o cristianismo que permeia toda a saga foi para mim o ponto mais interessante. Tem também o relacionamento entre Artur e Lancelot, que sugere mais de uma vez, uma relação homoafetiva e o fanatismo religioso de Morgana e Gwenhwyfar que para mim é o principal conflito do livro. Mesmo tendo o final um tanto quanto sombrio é um final condizente, imaginado que dali realmente a humanidade mergulha em uma “época de trevas” que é a Idade Média.

As Brumas X As Crônicas

É inevitável comparar as Brumas de Avalon de com As Crônicas de Arthur tendo lido as duas obras. Li primeiro As Crônicas e foi uma das melhores historias que já li, por isso comecei a ler as Brumas com certo preconceito.

Mesmo se tratando do mesmo universo, abordando os mesmos temas e alguns personagens comum as duas obras, os livros são bem diferentes. As Brumas é mais um conto de fadas, com suas princesas, castelos e cavaleiros. Já as Crônicas é uma historia de aventura, com batalhas, guerreiros e bravuras. Ainda gosto mais dos livros do Bernard Cornwell, mas passei a respeitar bastante a obra de Marion Zimmer. Mudei a minha opinião e o preconceito que se criou com a leitura do primeiro livro, achando que é um livro para mulher. Realmente deve agradar mais o publico feminino, até porque é contado a partir da visão de mulheres, mas é uma obra que trata de valores universais como o amor, a amizade, honra e coragem.

rfllmrs 04/07/2015

MELHOR SAGA DE TODOS OS TEMPOS.
É linda! Simplesmente perfeita essa saga! E eu me identifiquei, principalmente, pelos conflitos cristãos x pagãos. É perfeita, perfeita, perfeita. E eu a acabei bem rápido... Comi esses livros com farinha :( eu to bem trist. E duvido achar uma saga tão perfeita quanto essa, pelo menos nessa encarnação. ;p

Vivi Martins 11/03/2015

O despertar de que Deus é uno!
Finalmente terminei e leitura da série com este quarto livro. O decorrer do livro foi monótono e Morgana em sua mesmice sempre procurando fazer a vontade da "Deusa", por vezes admitia ser a própria "Deusa". Na sua cegueira, usava o nome da "Deusa" para fazer com que o poder de Avalon perpetuasse.
No seu fanatismo incontrolável planejou uma luta sangrenta entre Artur, seu irmão e Acolon, seu amante, na qual o vitorioso ficaria com o reinado. Acolon foi morto e Artur gravemente ferido, e o plano de Morgana de ser a futura grande rainha e evitar a extinção de Avalon foi por água a baixo.
Devo admitir que os capítulos finais muito me impressionou, realmente dignos de cinema. Pena que a autora não deu real valor ao rei Artur e rainha Gwen, esta última pouco mencionada no final, bem como Lancelote. Torci pelo casal quando Lancelote fugiu com a rainha, para enfim estarem livres e viver esse verdadeiro amor, mas no caminho Gwen decidiu se instalar no convento a fim de que Lancelote e Artur se reconciliassem. Subentendi que a Grande Rainha Gwen viveu seus últimos dias no convento, assim como Lancelote que se tornou padre.
Morgana caminhando pelo convento viu seu primo amado ser enterrado. Morgana foi viver seus últimos dias em Avalon, só.

Gabriel 11/01/2015

O amargor de um final que se converte em um esperançoso recomeço
"Eles acreditam - contou Viviane com sua voz aveludada e baixa - que não há Deusa, pois o princípio da mulher, dizem eles, é o princípio do mal".

Estendendo-me para abranger a obra toda em uma só resenha, enuncio que "As Brumas de Avalon" é uma obra com um intenso enfoque na disputa entre Cristianismo e a antiga religião de Avalon. Aqui, as invasões saxônicas e toda a questão política se tornam o pano de fundo para dar espaço à uma perspectiva mística da lenda do rei Artur. Diferentemente das outras obras que já lemos ou ouvimos falar, esta tem seu ponto de vista conduzido pelas grandes mulheres de Avalon e Camelot (Igraine, Viviane, Morgana e Gwenhwyfar).

Em toda a obra temos uma disputa entre as duas frentes religiosas para manter sua visão de mundo na corte e disseminá-la por toda a Bretanha. Com Artur sucedendo seu pai, Uther, como rei, tanto sua esposa (Gwenhwyfar) quanto sua irmã (Morgana) enfrentar-se-ão para preservar suas convicções e governar seu rei aos seus feitios.

Dito isto, o desenrolar da trama segue de maneira lenta e por vezes um pouco uniforme, o que não expressa uma leitura enfadonha, mas ao contrário. Marion Zimmer Bradley magistralmente nos presenteia com uma narrativa rica e notável à sua própria maneira, sem todo o sangue e glória das guerras, mas com magia e tramas internas.

A corte de Camelot e os Cavaleiros da Távola Redonda também possuem grande destaque na obra. O amor de Lancelote por seu primo e melhor amigo Artur é comovente ao mesmo tempo que ele se vê consternado por um coração dividido. Gawaine, Cai, Mordred, Ectório, estão todos lá, prontos para transformar a obra ainda mais mágica. Ainda assim, o rumo de todos esses personagens vai sendo cada vez mais "difícil de engolir" ao passo que vão envelhecendo e suas histórias vão se cessando. Como leitor, digo que também envelheci junto com Morgana, Artur, Lancelote e Gwenhwyfar. Enquanto eu esperava por um desfecho aprazível e deleitante, temos algumas histórias se encerrando pesarosamente devido ao rumo que os próprios personagens escolheram e arcaram. No entanto, não pude deixar de sentir aquela esperança aquecer meu coração ao terminar de ler a última linha de tamanha criação.

"Que Deus sábio condenaria um homem ao Inferno por sua ignorância, em lugar de esclarecê-lo melhor, após a vida?"

E se estou aqui fazendo esta resenha, é porque recomendo altamente a obra com todo o fervor de paixão que pude sentir com tamanha opulência.

Jacó 10/01/2015

Uma trama excepcional
No final derradeiro da trama, temos muitas surpresas e decepções, a história termina de modo triste, com fracassos e mortes. Mas é um livro delicioso de se acompanhar, porque mostra o lado da visão feminina da lenda.

Anita 09/11/2014

antigas
legal.fala um monte de coisas legais eu tenho a edicao 1,2,3,4,e 5 e fala parece do egito eu nao sei direito mas vale a pena ler eu ainda tou lendo a edicao 1 mas e bastantelegal interessante e eu aprendi coisas muito interessantes com ele e ainda vou aprender bastante o e nota dez pra este livro muito mais muito legal!
Anita 11/11/2014minha estante
e isso ai vale a pena comprar e muito mais muito!!!