As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Janaína Oliveira 02/10/2014

As brumas de Avalon Vol.01, 02, 03 e 04, Marion Zimmer Bradley
A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem a coleção As Brumas de Avalon. Essa obra de Marion Zimmer reconta a lenda do Rei Artur através do ponto de vista, das vidas e das visões das mulheres que tiveram um papel central na vida de Artur.

Iniciando nossa aventura pelo primeiro livro, A Senhora da magia, ele nos conta a história de Igraine que com menos de 18 anos é casada com o Duque Gorlois e já tem uma filha, Morgana. Durante uma noite, o Merlin e sua irmã mais velha Viviane tem uma visão, e revela que o próximo filho de Igraine será o Grande Rei da Bretanha, porém o pai não será Gorlois e sim seu quase amigo Uther Pendragon. Prosseguindo com a leitura descobriremos como Igraine se apaixonou (ou já era apaixonada em outras vidas) por Uther, como Morgana ficou conhecida como Morgana das Fadas e como Artur se tornou o Grande Rei da Bretanha.

Conheceremos também a história de Guinevere que se casou com Artur a mando de seu pai, mas que era apaixonada por Lancelote, melhor amigo de Artur. E por não conseguir gerar um herdeiro ao trono, Guinevere cria uma série de conflitos políticos para o reino de Camelot e com sua extrema dedicação ao cristianismo, acaba colocando Artur e toda a Bretanha sob a influência dos padres cristãos, apesar dele ter jurado respeitar a velha religião de Avalon e portar em sua cintura a espada Excalibur, que lhe protege e garante sua vitória em qualquer guerra.

As brumas de Avalon acima de tudo trata-se da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere e da velha religião de Avalon representada por Morgana. Acompanhando a evolução da história, descobriremos o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas como Grã-Bretanha.

Há muitas histórias envolventes nessa série que é ao mesmo tempo real e lendária. Amores não revelados e muita magia. A leitura foi muito boa, eu praticamente devorei os livros. Achei muito interessante conhecer esse outro lado da lenda do Rei Artur. Recomendo a leitura para todos que tem interesse e gostam do cenário medieval.

Abraços e até a próxima!

Maísa Andreoli 15/08/2014

E chega ao fim...
O último livro da coleção encerra a história de Avalon e Camelot de forma trágica para alguns dos personagens. Morgana planeja derrubar Artur do trono, pelo fato de ele não ter sido fiel ao juramento que fez a Avalon quando coroado, que era o de permitir e proteger a antiga religião da Deusa e os costumes daquele povo, e, em consequência da quebra desses votos, Camelot passou a ser uma corte Cristã (fato que ocorreu em virtude da grande influência religiosa de Gwenhwyfar, esposa do rei). No desenrolar da trama, além de ocorrerem muitas traições, demasiadas surpresas vão encerrando a narrativa, colocando fim na série As Brumas de Avalon.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2014/08/dica-de-leitura-as-brumas-de-avalon-o_15.html

kAtIA 25/07/2014

Um fim! Um novo começo.
Meu coração está partido. Desde o início, eu fervi de emoções com os personagens da história do Rei Artur, tenho vários favoritos e me emocionei muito com o fim dos personagens...fim que os eternizou.
Parabenizo á autora por retratar tão lindamente esses personagens, por fazer-nos sentir tão próxima ao sofrimento passado por eles.
Morgana, nossa me fez sangrar por dentro, tamanha era sua dor, seu peso, sua memórias me levaram á ver toda a sua agonia, sim sua ambição por vezes levou-a cometer erros irreparáveis, digo pelo seu temperamento orgulhoso, que a afastou de seu amado irmão e de outras possibilidades. O livro foi finalizado com aquele sabor de mudança, senti a mudança junto com os personagens vivi isso e até fiquei meio paranoica rs, Artur tinha que ter um fim e foi um vazio terrível no meu coração, vi vários finais para todos, mas tinha que ser assim, pois a vida nos guia pelas escolhas que são feitas por nós. Tempero na medida e estou muito contente em ter vivido essa história lendária, história do eterno Rei Artur.

Com amor
Kátia

llucianin 15/06/2014

Melhor série de livros que já li!
Uma surpresa atrás de outra, impossível prever, não só o final, mas impossível prever o próximo capítulo, tudo que se especula acaba não se confirmando, a história é realmente fantástica, isso sem falar nos personagens, ah! os personagens!! muito bem feitos, muito reais, a Marion Zimmer tá de parabéns!! uma excelente obra, recomendo pra todos, todos que gostam de ler livros de qualidade e não leu as brumas... tá perdendo o que considero a melhor leitura que já fiz!

Rafael39 26/02/2014

Enfim a história termina
O último livro me agradou bastante, o destino da antiga religião continua mas de forma diferente. Há uma mudança de tempos, e o final do livro volta-se ao inicio. Sentirei saudades de seus personagens, e vale ressaltar que esta foi uma das melhores coleções que já li, simplesmente emocionante.

Enrico 18/12/2013

Há uma vida atrás..
Acho que o que mais me cativa em um livro é a sua humanidade. Talvez um dos maiores desafios do escritor na hora de escrever sua obra seja personificar o elenco, ou seja, fazer dele real. É incrível como Marion Zimmer Bradley conseguiu, ao longo de Brumas de Avalon, tornar cada personagem tão humano quanto cada um de nós, com seus erros, acertos e mistérios. A narrativa sentimental e íntima da autora nos deixa próximos a cada uma das peças do grande tabuleiro da Deusa, sendo impossível odiá-las (mesmo que elas sejam a Guinevere).

Eu li a série em mais ou menos um mês, e talvez o que mais me incomodou e maravilhou foi o decorrimento do tempo nessa mística Bretanha. Em pouco mais de 800 páginas, foi-nos apresentado uma geração inteira de personagens, que ao decorrer da trama, acompanhamos desde seu desenvolvimento até seu ápice e enfim, à sua ruína. Vemos cada um em sua jovialidade, esbanjando beleza e felicidade e, principalmente em O Prisioneiro da Árvore, deparamo-nos com sua velhice, desgostosos e melancólicos. A triste magia do ciclo da vida foi um dos pontos principais para a grandiosidade das Brumas, que mostra que nem o mais alegre ou o mais "conservado" (como Morgause) pode escapar dos horrores da velhice.

A série foi uma verdadeira surpresa pra mim, e com certeza, uma das minhas melhores experiências literárias. São livros envolventes, leves e EXTREMAMENTE divertidos (eu chegava a gargalhar em algumas partes). Traz diversas intrigas e desavenças presentes em um mundo antigo aonde reina uma guerra de povos e preconceitos. Vemos a Bretanha antiga e o florescimento do cristianismo narrado por personagens complexos e inacreditavelmente humanos. É com orgulho que digo que me apaixonei pelos mistérios escondidos pelas brumas dessa mágica terra que é Avalon...
Ana Luíza 30/08/2014minha estante
Que resenha maravilhosa!
Concordo com tudo o que você disse.
Você foi conciso, conseguiu expressar tudo que senti lendo essa série incrível!

Everson Rodrigues 17/08/2016minha estante
Parabéns pela resenha. Exprimiu muita coisa que eu pensei sobre a saga.

fabianacandido 10/12/2013

Intrigas, magia e busca pelo poder.
As Brumas de Avalon, por Marion Zimmer Bradley, é uma obra onde vemos, como conflito principal, a luta entre o paganismo e uma nova crença, o cristianismo. O primeiro, representado por Morgana, e o segundo por Gwenwhyfar (ou Guinevere).
Os dois primeiros livros da série demandam um pouco de força do leitor para continuar, são eles mais monótonos e mais entediantes, que nos irritam várias vezes, mas é onde começamos a conhecer os personagens e a criar laços de amor ou desprezo por eles.
Já os dois últimos livros são bem mais emocionantes, muitas coisas acontecem, coisas que nos provocam a raiva, outras que nos provocam a compaixão. São preenchidos e recheados de vários acontecimentos, várias mudanças, várias intrigas.
Então, se a pergunta for: vale a pena esforçar-se a terminar a série? A resposta é sim.
O que mais gostei nesta série foi a maneira como Marion Z.B. criou personagens imperfeitos, assim como nós. São personagens que erram e sofrem as consequências, que têm péssimas manias e características muito próprias, nenhum é parecido com o outro.
Leiam-na, vocês não arrepender-se-ão.

Carol 29/10/2013

Mais alguém coloca este livro em um pedestal?
Acho esse livro o melhor da série.
Ás vezes acho que sou a única...

Algo neste livro cativou-me MUITO.
Fui com muita sede ao pote e fui recompensa de um modo INENARRÁVEL.
Eu não entendo como tantas pessoas podem acha-lo arrastado...sério
Questão de gosto...

Bem...não vim aqui apenas para derramar elogios e dizer o quanto AMO ESTE LIVRO- um dos melhores que já li na minha vida(esta numa posição altíssima)...

Neste livro,tudo que já estava ruim fica pior.
Resumi o livro!!!

Muitas coisas nele deixaram-me chocada!!!

Esse livro é muito especial para mim...na época em que li fiz até uma trilha sonora para alguns personagens!!!

E este é o fim da pior resenha que vocês já viram na vida.
Gracy.Rodrigues 23/10/2017minha estante
Eu gostei. Jura que tudo o que estava ruim fica ainda pior?! Chesuis :v

Rafa 04/09/2013

Eu esperava mais de toda a saga. Os homens e a guerra são pano de fundo para toda a trama 'feminina'. Muito bem escrito e te mostra muitas coisas que você não sabia sobre a lenda do Rei Arthur. Quase chorei nas últimas páginas do 4º livro. Em geral é bastante interessante o desenrolar dos livros, mas poderia ser menos repetitivo.

Edu4rd0 14/08/2013

O Prisioneiro da Árvore – Marion Zimmer Bradley
As Brumas de Ávalon conta a história do reinado de Artur, desde seu nascimento até o seu fim, mas diferentemente de quaisquer outros livros sobre o tema, aqui tudo parte da visão de algumas mulheres: Morgana, Viviane, Igraine, Mourgause e Gwenhwyfar.

No entanto, ao terminarmos a leitura de O Prisioneiro da Árvore (último livro), fica evidente que o personagem principal não é nenhuma das protagonistas, mas a própria história. A tragédia que marca cada um dos personagens e suas ações, e o embate da religião cristã, representada pela rainha Gwenhwyfar, e a religião de Ávalon, representada por Morgana, irmã do rei Artur.

O mais marcante na leitura dos livros é justamente a discussão sobre religiões, principalmente no último volume, onde há o clímax sobre qual religião deveria prevalecer. Há quem dissesse que todas as religiões eram uma, e que elas estavam apenas se adaptando ao novo mundo civilizado, os mais fanáticos gritavam que a religião de Ávalon era orquestrada pelo demônio, outros que o cristianismo era uma fé cega, que não dava liberdade, apenas ditava como cada um deveria viver, outros chegaram mesmo a afirmar que religião é uma invenção humana, e que cada um controla seu destino.

As Brumas de Ávalon é uma boa série de livros, tem uma boa história, bons argumentos, mas que às vezes (só às vezes) se torna maçante, com grandes discursos que tomam quase uma página, o que torna o diálogo inverossímil, e a leitura um pouco monótona.

3 estrelas em 5

site: catalisecritica.wordpress.com

Vanessa 29/06/2013

Morgana sabe que tem que fazer algo para salvar Avalon, algo que a Deusa traçou no seu destino, um destino que ela tentou fugir, quando deixou Viviane, quando estava grávida, se sentindo traída, usada por aquela há quem ela considerava sua mãe. Mas agora ela sabe que também terá que fazer o mesmo com aqueles a quem ela ama, usá-los em favor da Deusa, sem poder poupá-los.

O tempo de Avalon já está bem diferente de Camelot, está passando mais lentamente e está mais difícil atravessar as brumas. O rei Artur não cumpriu sua promessa de proteger e servir também a Avalon, agora ele é um cristão e esqueceu do seu juramento, esqueceu que ele é o Gamo-Rei, e que Avalon precisa dele. Morgana então terá que interferir neste reinado, ela sabe que Artur é um grande rei, fez a paz com os saxões, que agora são cristãos também, mas até que ponto Artur poderá confiar nos saxões?

Morgause criou Gwydion como seu filho e sabe do ressentimento que ele tem de sua mãe e seu pai, e ela almeja o dia em que ele herdará o trono e ela será a rainha, quem mais poderia ocupar este lugar, senão ela que sempre esteve ao lado de Gwydion. Morgana também pensa neste dia quando o jovem gamo tiver que reinar o que será do Gamo-Rei?

Morgana fará tudo o que estiver em seu alcance e até mesmo irá além disso para cumprir com o seu dever, já que era ela que deveria ser a Grande Sacerdotisa, mas ela fugiu do seu destino e agora a Deusa a usará de outra forma, fora de Avalon, mas para o bem de Avalon. Mas será que ela está aindo de maneira mais correta, que ela poderá salvar essa religião antiga, ou será o fim?

Morgana amadureceu bastante e agora usa toda sua força, sua magia, está firme em sua decisão de salvar Avalon e ela teve que ser muito forte, pois para isso teve que usar as pessoas à quem ela mais amava, corta o coração imaginar o sofrimento dela. Ela perde várias dessas pessoas e fica cada vez mais difícil chegar ao ponto que ela quer. Parece que tudo o que ela faz não é o correto, pois ela não consegue derrubar Artur do trono, e ela sofre com essa tarefa pois é o seu irmão que agora ela tem que lutar como se fosse um inimigo, perder o amor dele, ser julgada por todos, se sentir sozinha em sua busca cega, quase louca em salvar seu mundo.

Mesmo ela sendo imoral muitas vezes, é a personagem que eu mais gosto, pois é forte, luta e defende seus ideais, pois sabe que está em suas mãos, ela mudou bastante sua atitude e percebeu que deveria ter mudado a muito tempo atrás, pois agora ela está velha (mais ou menos cinquenta anos) e já não tem mais aquela facilidade em usar sua magia, e quando ela enfim chega ao seu destino, quando tudo está um caos, ela percebe que a Deusa fez tudo da sua maneira e consegue encontrar a paz que ela tanto buscava.

É um livro maravilhoso, que você acaba e fica com aquele aperto no coração, pois você segue toda a vida dos personagens e se apega a eles e eu tive muita dó da Morgana, quase chorei várias vezes, porque ela sofre demais, não é poupada de nada e parece que está sempre sozinha em um destino cruel. Todos os personagens tem uma grande importância e nada que se podia dar menos atenção. Recomendo está leitura a todos e com certeza daqui alguns anos quero reler está história. Ah, e agora eu vou assistir ao filme que é de 2001 espero que seja fiel ao livro.