Crônicas de São Paulo

Crônicas de São Paulo Daniel Munduruku

Resenhas - Crônicas de São Paulo

julia.gvpereira 14/04/2024

Resenha??
Li o livro para o projeto da escola (então não foi eu que escolhi lkkkk)

Não é o tipo de livro que sou acostumada a ler mas até que gostei.

Daniel Munduruku narra fatos de quando se mudou pra São Paulo, comenta características sobre os locais em que ele passa em cada capítulo além de explorar a relação indígena com o local.

É um livro que enfatiza a cultura indígena brasileira trazendo MUITO aprendizado de uma forma leve e com analogias que facilitam o entendimento.

Gostei muito???

Danilo Moreira 28/01/2024

São Paulo pelo sábio olhar indigena
Nesse livro curtinho, o mestre Daniel Munduruku percorre alguns bairros da capital paulista com nomes indígenas e, a partir dessa característica, resgata elementos históricos e culturais dos primeiros habitantes desta terra.

Em meio a uma cidade conhecia pelo concreto e suas disparidades, Munduruku nos faz refletir sobre a natureza vívida hoje escondida ou deteriorada na "selva de pedra".

O autor não fica apenas nos saberes indígenas, mas, empático como ele é, também aborda sobre a luta dos negros escravizados, cujo sonho de liberdade formou o Quilombo do Jabaquara.

Confesso que fiquei bem curioso por imaginar o que ele pensaria se fosse ao distrito do Marsilac, no extremo da zona sul, o mais verde dos bairros e onde, inclusive, há uma aldeia indígena. Mas, é como ele explica, é impossível conhecer toda a cidade.

É um livro necessário, que nos convida a olhar um pouco para essa cidade tão plural (que, inclusive, ele declara o seu amor, já que é sua casa desde 1987), mas para reverenciar sobre as suas origens, a reconhecer nossa conexão com a natureza, tão alterada e agredida em SP, e sobre os nativos indígenas que estavam aqui antes dos colonizadores. Vale e muito a leitura!

Lia 13/01/2024

Necessário!
Uma bonita e necessária reflexão sobre locais em São Paulo de nomenclatura indígena. Crônicas curtas porém muito sensíveis. Grande Daniel Munduruku. Apenas senti falta de mais

Sarah587 15/05/2023

Crônicas de São Paulo (3.0/5.0)
"Você tem nas mãos um outro olhar para a cidade que me acolheu e na qual construí minha própria história. Meu desejo é que isso o motive a também construir seu próprio olhar sobre ela."

Sinopse: Estas crônicas apresentam uma forma toda própria de olhar para São Paulo que desenvolvi ao longo de minha trajetória por este Estado tão acolhedor. Quis mostrar uma visão indígena sobre esta terra que, mesmo antes de sua fundação, ja era terra de mais de mil povos.
Tambem quis dar um passeio por lugares que foram marcantes para mim e que me ajudaram a encontrar o espírito de meus ancestrais mesmo estando em uma terra estranha. Dei passos, deixei pegadas, criei caminhos...em São Paulo.

É, eu terminei. Essa sexta será o último dia para o clube de literatura da minha classe, então pensei "vamos ler logo né?". Realmente achei que gostaria mais do livro, porque eu realmente gostei dele. O único problema é que que eu ODEIO quando somos obrigados pela escola para ler (ou é isso, ou fica sem ponto, então pra mim somos obrigados sim?), talvez por isso eu também não tenha muito a falar, a não ser que senti a leitura ficar meio tediosa nós últimos capítulos. Enfim, você quer um livro rápido, nacional, escrito por um indígena que também aborda sobre sua cultura e seu povo e que pode fazer você ter uma nova visão sobre os "antigos" moradores e donos dessa terra e o roubo dos portugueses com a nossa nação? Então leia esse livro, te garanto que não vai se arrepender.

?? !Essa resenha não tem a intenção de ofender os portugueses de ATUALMENTE!

JustMeBeingMyself 13/05/2023

Razoável (?)
Bom, primeiramente queria dizer que não é um estilo de livro que eu estou acostumada (aliás, é o primeiro livro que eu leio mais "sério"), e aliás, tô sendo obrigada a ler pra fazer um trabalho da escola. E sinceramente, eu acho que isso foi uma coisa que me fez gostar menos do livro. Por isso pretendo reler dps.

O livro é OK, mas acho que eu sou suspeita pra falar, por conta das circunstâncias.

Nesse livro o autor conta um pouco sobre a história de seus antepassados, e de alguns lugares de São Paulo. Fala sobre sua história, suas crenças, os ancestrais que já passaram por ali, e muito mais.

O autor mostra que não conhece São Paulo só fisicamente, mas, acima de tudo espiritualmente.

Tamiris Durigan 09/05/2023

Curto mas a mensagem que transmite é enorme
O autor tece uma rede através de suas memórias e experiências de vida e dos conhecimentos que lhe foram passados pelos seus antecessores, ligando espaços de São Paulo a uma perspectiva diferente da São Paula urbana atual, criada e recriada e apagada pelos invasores europeus

E, de maneira suave pude entender uma crítica ao homem urbano, que irrefletidamente, vai acabando com o meio em que vive e suas histórias e culturas.

É um livro rápido de ler e bastante reflexivo para quem para seu tempo para conectar com a mensagem. Senti uma emoçãozinha lá no fundo e uma saudade de algo que nem vivi.

"Quando adultos, levamos conosco a certeza do pertencimento e da não-posse.
Acreditamos que somos um com o planeta e não os seus donos.
Um com a floresta e não os proprietários.
Um com o universo, seus admiradores, e não os seus dominadores.
Um com as pessoas e não os seus senhores.
Um com a vida e não os seus algozes."

Sofia.Stersi 16/02/2023

Achei o livro bem interessante, pois ele mostra São Paulo pelo olhar de uma pessoa indígena e nos conta sobre suas crenças e modos de viver.

Loryys 17/10/2022

Interessante
Eu li para fazer uma prova então quando comecei a leitura não esperava que ele fosse bom, mas é. Tem muito conteúdo e conhecimento sobre SP e eu achei muito interessante saber de onde veio as origens dos nomes que compõe sp.

Rebb.Rocha 13/09/2022

"Isso deve ser o que as pessoas da selva de pedra chamam de estresse, essa estranha doença causada pela falta de fantasias"

"é por isso que digo que Ibirapuera é um lugar circular, pois todos os seus cantos lembram nossa transitoriedade, nos ensinando que somos parte integrante do planeta e não seus donos. é o que me dizem as árvores que ali se encontram, que já atravessaram o tempo resistindo bravamente, apesar de já terem presenciado o corte de muitas de suas parentas para dar vez à cidade que cresce ao redor."

rafaelacsgrd 13/03/2022

crônicas de são paulo
to lendo porque a escola pediu, até pensei que poderia ser legal, mas eu achei tão chato? acho que apenas não faz o meu estilo

Lusqkinha 31/12/2021

Incrível
O livro te apresenta São Paulo como conhecemos, porém com um olhar indígena. O autor nos mostra como era a cidade quando ainda era habitada quase totalmente pelos índios.
Ler esse livro abriu minha para novos assuntos que não tinha nem ideia que existiam!

rockingabi 15/10/2021

possui ilustrações muito bonitas e é bem rápido de ler, embora se precise refletir bastante alguns trechos.

Lauravalho 19/09/2021

Um olhar indígena.
O livro conta a história de alguns bairros de São Paulo, com a mistura da experiência do autor indígena, mostrando também do ponto de vista dele os pontos positivos e negativos de cada lugar. Página amarelada, ilustração no início do capítulo e leitura rápida.

Lucy 28/08/2021

Novas perspectivas para paulistas
O olhar do autor é indígena, empático, integra e entegra.
Ele relata a sua experiência, mostra seus afetos,memórias, deixa ver as rotinas da aldeia e a suavidade de ser gente como a gente é.
Mesmo com tantos problemas e com as suas denuncias, o objetivo do livro é sempre o que ele diz no final...
Mas vc terá que ler.
Recomendo.
É muito rápido de ler, mas não de pensar.

Katia.Scott 14/08/2021

Sensível e histórico
Traz o prefácio de Ailton Krenak que diz que esse texto é um mergulho nas veias abertas de Sampa.
Com uma linguagem poética e simples, Daniel Munduruku nos revela uma S. Paulo através de seus olhos, significando os locais e bairros da cidade, imaginando quais motivos e vivências formaram ali o que vemos hoje.
Lindamente ilustrado, vemos em várias páginas partes de uma planta da cidade de S. Paulo de 1914.