Primeiras Publicações Psicanalíticas (1893-1899)

Primeiras Publicações Psicanalíticas (1893-1899) Sigmund Freud

Resenhas - Primeiras Publicações Psicanalíticas (1893-1899)

jubileu 30/12/2023

Saudades de falar sobre histeria
Esse livro me deu uma nostalgia muito grande sobre os estudos sobre a histeria, onde por ser curtinho, freud faz uma introdução bacana e simples até chegar o assunto do livro seguinte. não tenho muito o que comentar a respeito já que a maioria dos assuntos desse livro são abordados em outros - como acerca do esquecimento, mas é um livro muito bom pra aqueles que são da área da psicologia e/ou psicanálise como eu, ou até mesmo para simpatizantes.

Monique355 17/10/2023

Nesse volume é perceptível como Freud começa a se aproximar de conceitos ainda não nomeados por ele, como o recalque e seus mecanismos de funcionamento. Através de tentativa e erro, vemos a teoria psicanalítica evoluir.

Ananda 24/09/2022

Introdução à Psicanálise
Aqui podemos ver a psicanálise tomando forma. O livro começa com uma mini biografia de J.M. Charcot (um dos mentores de Freud). E logo depois começa o estudo sobre os mecanismos psíquicos.

A obra traz um estudo extenso sobre a neurose: neurose histérica ou neurose de conversão, neurose obsessiva, neurose fóbica, neurose de angústia e neurastenia. Também temos a diferenciação das fobias e obsessões. Lembrando que esses estudos foram publicados em diferentes revistas, muitos deles receberam um feedback negativo, nesse volume também temos as respostas de Freud a essas críticas.

Na página 241, há a informação que Freud sofreu dois anos com melragia parestésica (compressão do nervo cutâneo femoral lateral da coxa) e pra quem gosta de dizer que na teoria freudiana tudo é sexo, temos na página 196 a seguinte afirmação sobre a etiologia da histeria: “qualquer que seja o caso e qualquer que seja o sintoma que tomemos como ponto de partida , no fim chegamos infalivelmente ao campo da experiência sexual”, e na página 257, ele afirma que há vários fatores para a neurose, e o fator sexual deve ser também levado em conta.

O que eu achei mais interessante foi o artigo “O mecanismo psíquico do esquecimento”, se está correta, não sei, pois não tenho conhecimento sobre psicologia, e por essa razão, gostaria de perguntar (pra quem é da área): Na página 63, o sofrimento acometido por essa paciente, seria o que chamamos hoje de depressão pós-parto? E na página 97, seria o que conhecemos como ataque de pânico? Se alguém souber, responda, por favor.

Andrea.Allegrini 03/09/2019

Lendo em ordem cronologia... Fantástico acompanhar esse percurso

Camys 23/07/2017

Tenho feito um esforço de reler Freud. Aqui é onde a teoria psicanalítica começa a ganhar contornos. São nessas publicações que Freud usa pela primeira vez o termo psicanálise. Aqui também nos deparamos com os primórdios da teoria do trauma, desenvolvimento psicossexual e outros conceitos de Freud como recalque e projeção.