As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Almir Junior 02/02/2024

O melhor até aqui
A rainha pode ser insuportável mas ela chamando a Morgana de "prostitu@ v@gabunda" foi o trecho que mais me divertiu do livro. Vai ter spoiler a seguir, não reclame, você foi avisado. O capítulo que a rainha e o próprio Arthur descobrem que a Morgana teve um filho do irmão é muito divertido, é de longe o melhor que a autora já escreveu nessa saga. Uma pena que o capítulo termina com o Arthur se acovardando e apesar dele saber que não tem culpa pelo incesto e pelo bastardinho, ainda assim ele se curva perante a esposa e ao cristianismo e topa uma penitência super longa definida pelo padre lá. Triste.

Ainda é cedo pra falar porque não terminei a saga, mas a forma que a autora trata o rei Arthur é frustrante, como guerreiro é dito que ele é qualquer coisa, que Lancelot é mil vezes melhor, como rei ele pacificou a Grã-Bretanha mas ninguém liga muito pra isso, essa paz só serve pra tornar a vida da galera bucólica. O cara traiu Avalon pela mulher e ainda assim tudo que recebe de volta é o título de maior 🤬 #$%!& da região. Difícil você se afeiçoar por Arthur e sentir algo por ele além de pena. Não parece que esse cara virou uma lenda. Mesmo sendo uma história contada pelo ponto de vista feminino eu não esperava que fosse diminuir tanto o personagem.

Mas ao menos nesse livro acontece algumas coisas, diferente do anterior, aqui Viviane é morta brutalmente por intolerância religiosa e o assassino é punido de uma forma bem besta pelo rei (Novamente Arthur meio bobão). Mas logo depois é assassinado também, acontece. É legal porque é um dos raríssimos momentos que a Morgana, sempre tão austera, demonstra completo desespero diante dos demais.

Também rola da rainha e todos ao seu redor serem extremamente burros e permitirem que a mulher vá pra ilha do irmão bastardo e insatisfeito, obviamente doido pra causar uma merd@. Aí ela é presa, seus poucos guardas são mortos ou presos e a mulher é estupr@da pelo meio irmão. Eu achei desnecessário, livro infanto juvenil desse com essa cena pesada do nada. Mas isso só acontece pra Gwynevere ficar se sentindo um lixo porque acabou cedendo depois que apanhou e pro Lancelot vir salvá-la. E isso influencia em que no resto da história? ABSOLUTAMENTE NADA.

Ela sai do cativeiro com seu salvador prometendo nunca mais esconder seu amor por Lancelot. Lindo. Então ela volta pra Camelot, mas a partir do momento que Arthur volta tudo volta ao normal também, ela não conta pro rei que foi abusada, tampouco que quer ficar com o Lancelot. E o casal se desfaz de vez um tempo depois, já que o bonitão é enganado e acaba tendo que casar com outra. E em pouco tempo já mete 3 bonecos nela. Uma máquina de pensão. É maneiro porque a Morgana toma partido nisso, ela com suas tramoias causa o casamento do malandro com uma amiga genérica dela lá. Em troca de uma criança. As partes com a criança e a Morgana seguindo pra Avalon também é bem legal, a autora na hora de escrever criança sempre manda muito bem, desde o primeiro livro. Devia ter escrito um It, a Coisa medieval. Ou um Conta Comigo, com o Arthur e Lancelot crianças indo fazer uma merd@. Enfim, voltando, a rainha que já odiava a Morgana, depois dessa ficou mais puta que o Didi quando você chama ele de Didi. Perdão, Dr. Renato, fiz de novo.

Morgana tem uma reviravolta aqui, finalmente lembraram que ela é a protagonista, acaba casando com um coroa, mas tava afim é do filho dele e foi tapeada. Nisso se torna a rainha de uma região lá, enquanto tr@nsa horrores com o afilhado. Essa aí gosta de deixar as coisas em família. E de repente a gente descobre que esse cara, o Aqualon, é iniciado nas artes de Avalon, então através dessa relação dos dois, a Morgana vai recuperando a arte de Avalon e voltando a ser uma sacerdotisa. Como? O dênis do cara é mágico? Não sei, só sei que foi assim.

No final do livro Morgana encontra seu bastardinho, ele tá puto das calças, mas a respeita enquanto sacerdotisa de Avalon. E o livro se encerra com esse rapaz chorando seu desgosto da vida no colo da mãe de criação, a promíscua, porém boa mãe, Morgouse. A nossa Andressa Urach da mitologia Arthuriana.

Não acho que seja um grande livro, tem vários momentos enfadonhos como o papinho nas festas e outros momentos que não levam a nada. Como a rainha sendo violentada ou um auto proclamado imperador de Roma que manda arautos pra invadirem a festa de Arthur e praticamente declararem guerra a Camelot. Depois de uma confusão lá, o Rei Arthur se levanta e então brada a todos reunidos "Se preparem porque estamos novamente em guerra". Todo um capítulo pra isso e no final das contas essa guerra é travada entre um capítulo e outro. Você não vê nem ouve falar de nada. Só depois o filho da Morgana fala que lutou na guerra e que Arthur venceu. Po, que dahora hein. Adorei Bradley.

Mas dito isso, ainda é o melhor livro da saga até aqui.

Aryel 19/10/2022

INSTIGANTE!!
Esse já é o terceiro livro e eu não canso que me impressionar com a capacidade de imersão de As Brumas de Avalon!
Apesar de achar que o primeiro continua sendo o meu favorito, acho que esse terceiro livro é o que li mais rapidamente. Eu adoro como os personagens são humanos e complexos aqui, de modo que nenhum deles é perfeito, todos eles comentem erros e tem pensamentos absolutamente humanos.
Morgana continua sendo a minha personagem favorita de longe! Ela é complexa, e tem noção dos erros que comete.
Para mim, Artur e Lancelote são os personagens mais irritantes. Os dois também possuem suas complexidades, o que é ótimo, mas me incomoda demais o fato deles simplesmente fecharem os olhos para atitudes de Gwenhwyfar. Os dois são completos chaveirinhos dela! Eu entendi que estão apaixonados, mas a Gwenhwyfar tem algumas falas e atitudes que chegam a ir de completo encontro com o cristianismo que ela prega.
A Gwenhwyfar também é complexa, e isso me agrada, pois em dado momento a própria chega a questionar a existência de Deus, o que é algo bom, pois trás também humanidade pra a personagem (nesse momento eu tive MUITA pena dela). Porém, ela é insuportável, e as vezes me dói o coração a forma como ela fala sobre o Kevin. Ela diz que certamente alguém tão feio por fora deve ser igualmente feio por dentro, mas aí me vem o ponto: alguém que pensa algo assim não é alguém bom. Gwenhwyfar é considerada bonita mas não acho que ela seja uma boa pessoa, acho que de todos ela é a que mais possui pensamentos venenosos e nem sequer se dá conta?
Até aqui eu gosto de Morgause, ela é uma personagem que me atrai, assim como Gwydion! Acho que gosto dele, assim como acho que ele trará problemas. Gwydion é um personagem charmoso e com traumas do passado envolvendo o abandono de Morgana e o fato de Artur sequer saber que ele existia. Gwydion bêbado e incompreendido no final me chamou bastante atenção, e quero muito saber o que ele fará no próximo livro!

Allan 08/11/2022

Meu favorito da saga até agora!
Em O Gamo Rei temos um grande desenvolvimento na jornada de Morgana. Entendemos melhor também o relacionamento entre Arthur e a odiada Guinevere (ela realmente pode ser insuportável kkkk).

Bem ansioso para o último livro e como iremos finalizar essa história incrível. Maravilhoso!

Aninha 10/02/2012

As Brumas de Avalon: Livro 3 – O Gamo-Rei
Narrado em 3ª pessoa, através dos pontos de vista ora de Guinevere, ora de Morgana, o terceiro livro da série “As Brumas de Avalon” trás como maior foco a passagem do tempo e as inevitáveis mudanças que o acompanham.

Os personagens começam a envelhecer, e tornam-se cada vez mais visíveis as consequências de atitudes tomadas anteriormente. Além disso, as decisões e comportamentos de alguns personagens são cruciais para os próximos acontecimentos.

Viviane já não é mais uma jovem sacerdotisa, mas continua lutando por aquilo em que acredita. E, diante do afastamento de Morgana, ela se vê obrigada a escolher uma nova Senhora do Lago. No entanto, a jovem escolhida não parece estar à altura dos conhecimentos e poderes de Morgana.

Conhecemos Gwydion, sua personalidade manipuladora e sentimentos conflituosos.

Guinevere continua uma fresca! (Não podia deixar de chingá-la, heheheh). E mesmo Morgana parece ter perdido um pouco de sua força e convicção após tanto tempo longe de Avalon. Como consequência, as religiões pagãs perdem cada vez mais espaço na nova Bretanha Cristã, enquanto Avalon começa a se perder nas brumas, afastando-se do resto do mundo.

De modo geral, achei este livro um pouco mais difícil de resenhar sem deixar passar muito spoiler, pois trás muitos acontecimentos importantes para o desenvolvimento da história.

Na avaliação dou 4 estrelas, pois a carolice de Guinevere e a falta de pulso firme de Arthur em relação a isso ainda me irritam muito.

Gabriel Sonievski 13/01/2013minha estante
Achei Artur dócil demais e, isso me irrita profundamente!

Talita 19/09/2013minha estante
Concordo plenamente n gosto desse Arthur ele me parece fraco.

Nany 12/05/2016minha estante
Não gostei desse Artur³

Karem.Demilio 23/02/2021

Caminhando para o fim
Se existe alguém que tem uma vida mais sofrida que Morgana eu desconheço, entregou sua vida a Deusa e acredito que não vai ter um final feliz. Gwenhwyfar como sempre agiu como a pessoa mesquinha que é, desejando que todos ao seu redor fossem infelizes apenas para agradar seu ego. Não sei o que dizer de Artur, embora seja bom, mais parece um fantoche na mão de sua esposa. Creio que o Gamo novo não é puro de coração, e provavelmente não será bom para o povo. Será que a profecia de Viviane finalmente irá se cumprir, porém sem o feito desejado?

Fabi 30/03/2021

Como os volumes anteriores, essa foi uma ótima história com muitos acontecimentos marcantes em Camelot, cercado por mulheres poderosas. Continuo achando a Guinevere um pé no saco, Artur um pau mandado dela, Lancelote perdidinho e Morgana super top.
Celina 01/04/2021minha estante
Kkkkkkkkkk

Fabi 01/04/2021minha estante
Né?

Daiana 10/09/2023

O Gamo-rei
Fica cada vez melhor
Juro que no primeiro volume não esperava tudo isso das brumas de Avalon, mas está me surpreendendo.
Já estou sofrendo por pensar que estou indo para o último livro.
Peguei um ranço gigantesco da rainha, esposa do rei Artur, o mulher chata, sempre olhando e julgando o pecado dos outros, mas nunca olha os seus.
Feliz por Morgana ter aceitado e voltado a Avalon.
Na expectativa pelo encontro do rei com seu filho...
Vou infarta até o fim do próximo livro.

Naiara 14/01/2024

Tenho muita dificuldade de falar sobre cada livro dessa saga, porque li tao em seguencia e terminei tudo para depois vim comentar e a dificuldade pode ser essa..

Contando sobre a obra toda, nao mudaria nada nela, sinto que cada sangue derramado ou loucura cometida foi essencial para tornar a historia tao incrivel e magica como foi para mim..
Fiquei de boca aberta em varios momentos, senti sim monotomia em outros porque geografias e guerras nao sao nem de longe meu forte, mas a estoria em si me deixou tao preenchida pela criatividade e por esse mundo tao diferente que para mim tudo foi preciso para esse quebra cabeça maravilhoso que foi ela completa..
Se tornou meus livros preferidos, e no meu coraçao vejo todos eles como um so, nao consigo mesmo separar..

Longe de ser um conto de fadas fofinho, mostra sentimentos profundos das mulheres tao fortes desta obra, mostra a briga de religioes entre os homens e no final mostra o que ela realmente é.
Incrivel do começo ao fim para mim.

agora quero ver o filme que nao encontro em canto nenhum :'/

*Si* 26/04/2020

E o tempo passa...
No terceiro livro da série, sentimos nitidamente a passagem do tempo. São casamentos, outros nascimentos e uma nova geração se prepara para comandar a Bretanha.
O Rei Artur depois de longos períodos de guerra consegue a paz. Tudo está mais calmo na corte cada vez mais católica de Camelot. Enquanto as místicas terras de Avalon lutam pela sobrevivência.
Um dos momentos mais lindos é o reencontro de Morgana com a Deusa. Quando ela sente que finalmente está de volta em casa.
Uma ameaça surge de um pretenso imperador Romano. Um novo druida é preparado para assumir o trono, sem entender a magia que envolve Artur e o motivo de ser tão adorado pelo povo. E vem mais emoções por aí...

Dominique.Auler 30/03/2020

Neste volume, Avalon está no ponto mais distante de sua glória, mas começa a preparar o tabuleiro para reconquistar seu lugar na Bretanha

Caroline 17/09/2023

Esse terceiro livro trata mais sobre o herdeiro do rei Arthur, sobre o que esperar do futuro da corte e dos reinos. A Gwenhyfar na minha opinião continua sendo a personagem mais chata e hipócrita, é quem mais atrapalha no reinado de Arthur, mas como também é necessário um vilão pra toda história, não deixa de ser uma ótima continuação...