As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Foggia 25/07/2010

Vamos logo para o quarto livro!
É incrível a forma como é tratado o pensamento das mulheres em relação ao sexo. É algo libertador, belo, sensual, digno da era em que vivemos, e completamente diferente da realidade... Não quero dizer que é o certo, é apenas uma forma de se pensar que me atraiu e vem convencendo por tudo que possibilita ao bem estar e amor próprio feminino.

Além disso, é gostosa essa brincadeira de Reis e Rainhas, guerreiros e terras mágicas! A cada livro vou ficando com desejo de ver mais! Existem momentos surpreendentes, comentários muito inteligentes, leis simples da vida sendo explicitadas de forma interessante e, novamente, uma forte sensação de estar lendo um livro espiritualista.

Muito bom livro!

Vanessa Sueroz 07/04/2010

Esse terceiro livro da saga basicamente prepara tudo para o final do livro, nada realmente acontece, a não ser a Morgana finalmente fazer alguma coisa com relação ao seu filho.

Perdemos alguns personagem importantes e ganhamos outros para preencher os lugares vazios.

A rainha ainda continua extremamente religiosa, mas ao contrário dos outros livros, ela não chega a perturbar muito já que aparece com menos frequencia.

Mas achei o livro menos teodiso do que os outros... Têm acontecimentos ao longo do livro que te prende a ele, coisa que não vi nos primeiros livros.

Taryne 23/11/2010

Tantas coisas acontecem em "O Gamo-Rei" que nem sei direito por onde começar. Gwydion - um dos personagens mais pertubadores que já conheci - é levado para Avalon a fim de ser treinado como druida e, como já sabemos, se prepara para derrubar Artur - que finalmente descobre sua existência. É impressionante o ódio que Gwydion sente dos pais e a fome de poder que o domina.

Percebemos também que Lancelote e Artur amam muito mais um ao outro do que a Gwenhwyfar, se é que me entendem. Falando na Rainha, ela está verdadeiramente intragável neste livro, manipulando o marido em suas decisões só para depois ir contra tudo o que diz acreditar, se entregando ao que tanto repudia: o pecado. Me deliciei com a inveja que ela sente de Morgana e de Morgause, mulheres donas de suas vontades e nada reprimidas como ela. Fazia tempo que não detestava tanto uma personagem, mas confesso que quase me compadeci dela quando foi sequestrada por Meleagrant.

Morgana arquiteta um casamento para Lancelote a fim de afastá-lo de Gwenhwyfar. A Rainha se vinga, depois de algum tempo, arranjando o casamento de Morgana com um rei muito mais velho. E de certa forma, é através dessa união indesejada que a sacerdotisa procura voltar para Avalon e reencontrar a Deusa dentro de si. Neste volume também nos despedimos de Viviane, a eterna Senhora do Lago, no acontecimento mais chocante e inesperado da saga até aqui.

Mesmo que o fanatismo - tanto de Gwenhwyfar quanto de Morgana - me irrite profundamente, sou completamente apaixonada por esta história e mal posso esperar para terminar o próximo livro.

Vih 30/12/2022

Sinceramente esperava mais, acho que a história está se prolongando em pontos que não havia necessidade, mas entendo que pela época que se passa as coisas acontecem devagar mesmo? não sei se é pelo fato do cristianismo estar tomando conta ou alguns personagens sumindo mas foi bem cansativo a leitura, o primeiro continua sendo o melhor de todos para mim e tenho esperança que no último algumas coisas mudem.

Juluzsg 11/10/2022

O novo gamo-rei aparece para substituir o antigo
Apontamentos:
- Lancelot chato demais
- Gwenhwyfar cada dia mais rancorosa e hipócrita
- Finalmente Morgana tem um pouco de felicidade
- As mesmas qualidades que fazem de Artur um rei excelente, fazem dele 🤬 #$%!& e pau mandado da esposa e dos padres
- Morgause criou um mostrinho. Se ela gostava tanto assim de Morgana ela não teria feito a trairagem que fez. Ela e Gwenhwyfar são as mais egoístas da obra.
- Modred já abrindo as asinhas terríveis dele.

Vanessa Vieira 26/10/2011

O Gamo Rei_Marion Zimmer Bradley
Em O Gamo Rei, terceiro volume da série As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, acompanhamos o desenrolar das vidas de Guinevere, Morgana, Artur e Lancelote. Morgana é dada em casamento para o Rei Uriens, um homem muito mais velho do que ela. Porém, ela está encantada com o filho de Uriens, Acolon, um homem másculo e que traz em seu caráter traços da cultura de Avalon. E é através do seu sentimento por Acolon que ela consegue despertar a sacerdotisa que estava adormecida dentro de si e renasce, mais uma vez, para o mundo da magia.

Antes de concretizar o seu casamento com Uriens, ela manobrou o destino de Lancelote e Elaine, prima de Guinevere. Para afastar o cavaleiro da Grande Rainha, Morgana preparou uma poção encantada e acabou fazendo com que Lancelote tivesse uma noite de amor com Elaine. Como Elaine era virgem, seu pai, o rei Pellinore, obrigou que Lancelote casasse com a sua filha para não denigrir a honra da mesma.

O filho de Artur e Morgana, Gwydion, já está bem crescido e é levado para Avalon. Em Avalon, ele recebe toda a preparação para ser um cavaleiro e um dia, assumir o trono. Ele também se encanta com a sucessora da Senhora do Lago, Niniane.

Guinevere continua irritante ao extremo e uma fanática religiosa doente. Acontece algo terrível com ela ao longo da estória, e mesmo assim, ela continua impassível e distanciando Artur cada vez mais do juramento que ele fez para Avalon. A Bretanha se torna um país cada vez mais cristão, apesar de ter conseguido a paz através da intercessão dos Deuses.

A batalha entre o Cristianismo e o Paganismo continua voraz ao longo da estória e o fato de Morgana se religar com a sua cultura de Avalon torna isso ainda mais incessante. Guinevere continua extremamente chata, assim como nos volumes anteriores, e eu não consigo nutrir nenhuma simpatia por ela. Artur cada dia mais cede aos apelos dela, mas não por amor, e sim por misericórdia, pois ela parece cada dia mais insana e doente.

Os destinos dos personagens sofrem uma mudança brusca, principalmente com os enlaces de Lancelote e Morgana. Gwydion é um personagem bem misterioso e tudo indica que sua presença causará grandes reviravoltas. Recomendado!

Mari M. 14/08/2011

Bem,neste volume, As Brumas de Avalon supreendem em certo ponto. Acho que quase todas as partes são importantes, por tal, pouco poderei comentar aqui (ah,eu adorei!). Gwenhywfar está se tornando cada vez mais irritante com sua obsessão por religião e pelo sua noção de 'pecado'. Ela faz tanta coisa,e só serve para estragar trazer intrigas a história (afinal,ela só sabe choramingar e manipular o ingênuo do Arthur). Ela não suporta a culpa e tenta jogá-la para quem pode, envolvendo pecados, Deus, religião e sue marido em coisas irrelevantes. Essa personagem para mim é detestável (desculpem, mas odeio ela). Focando ; Neste livro, Gwydion é mandado para Avalon, pois seu destino diz que será um rei Druida e criado em Avalon. Morgause se apegou demais a ele. Ela chega a dizer, que amou-o como não amou nenhum de seus filhos de sangue. Esse livro tem muita coisa. Acontece bastante coisa, mas só fatos importantes que não devem ser citados aqui. vamos dizer que a vida de Morgana se torna difícil (e como!). Cheguei a ter muita pena dela em alguns pontos, acho que sua bondade é grande e faz tudo com boas intenções. Mas se você já leu, vai pensar "Ninguém supera o Arthur." É, por mais que ele seja o Grande Rei, ele é ingênuo e tem uma bondade incontável. na verdade, acho que isso atrapalha em vários pontos. Ele é bem fácil de manipular, principalmente por Gwenhywfar (como já disse). Ele é amado por todos em seu reino, é justo e só quer que todos sejam felizes, mesmo que isto lhe custe algo. Estou bem ansiosa pelo quarto livro e espero muito dele! Realmente recomendo esta série, é misto de fantasia com realidade o que torna a leitura saborosa(e como).

Mais resenhas em : http://livros-devorados.blogspot.com

Patty Pizarro 28/09/2011minha estante
Também odeio a Gwenhywfar, você nem imagina. rsrs
Excelente resenha.

Nina 07/04/2012

Nesse livro é onde começamos a entender algumas que aconteceram no inicio.Morgana começa a entender o por que de Viviane (Senhora do Lago) ter escolhido ela para a Donzela Caçadora nas fogueiras e Beltane. Arthur descobre que possui um herdeiro e Guinevere passa por situações horrorosas. Nesse livro vemos alguns dos que perderam a sua fé reencontra-las,porem o que mais vemos nesse livro é dor e perda.Pessoas muito queridas morrem.Lancelote e Morgana são que sofrem as maiores perdas.Morgana se casa e ve seu filho pela primeira vez desde que o desmamara, mais essa nao é uma cena muito especial.Arthur tem que enfrentar um homem chamado Lucio que se proclama imperador,depois de anos de paz os homens tem outra guerra.E vemos o Gamo Novo se preparar para enfrentar o Gamo-Rei.
De todos os três lidos esse é o que mais gosto ate agora.Apesar de todas as perdas e sofrimentos, ha também novos amores,mudanças positivas, e o reencontro de alguns com sua fé e tambem a compreensao de porque algumas aconteceram e quando entendemos, vemos que era melhor que as coisas tivessem ocorrido como planejado.

Rafa 26/12/2011

O GAMO-REI - MARION ZIMMER BRADLEY
Finalmente Marion Zimmer Bradley encontrou o caminho certo para sua saga, As Brumas de Avalon que cinta a história de Artur e todos os outros personagens que já conhecemos.
O livro é excelente, e muitos dos erros que Marion cometeu nos volumes anteriores não estão presentes neste, como por exemplo o uso enorme de mesóclises e o seu descaso com a contagem de tempo na obra. Até mesmo a história ser narrada pelas mulheres da corte, já não me frustra mais, pois agora são elas que decidem TUDO o que acontece em Camelot e em todos os outros reinos da Bretanha.
Porém o que me deixou triste nesse volume, foi a edição, completa de erros de português.
Como disse no começo da resenha, o livro é bom, e finalmente a saga toma seu rumo, algumas profecias (que estão nos volumes anteriores) são concretizadas e mais algumas nos são lançadas.
Neste livro a compreensão da trama, que é ainda melhor do que a do livro anterior (A Grande Rainha), é mais fácil e impressionantemente brilhante, o que nos volumes anteriores deixou a desejar.
O livro apresenta ação, que não era presente nos volumes anteriores também, e cada capítulo do livro guarda alguma coisa importante para o entendimento do livro, e da trama toda (que nos livros anteriores também faltava).
Marion prepara com maestria o palco do fim com O Gamo-Rei, e o Prisoneiro da Árvore tem tudo para ser excelente, só espero que Marion não me desaponte!

Diego Farias 04/07/2021

A grande confusão
O Game Rei é onde tudo começa a dar errado.
Ao longo da história, percebemos que Viviane havia arquitetado tudo. Previsto as variáveis e, portanto, tomado todas as medidas que controlariam Arthur e todas as suas decisões daqui pra frente.

SENÃO FOSSE O SEXO! SEMPRE O SEXO!
O amor destruiu tudo. O amor de Guinevere por Arthur que não sabia se amava a beata, o melhor amigo ou a meia-irmã.

E bastou que todos esses afetos se encontrassem para que tudo que foi planejado ao longo de dois livros, desmoronasse numa reação em cadeia absurda. E mesmo revoltada com título de Senhora do Lago, Morgana continua na sua devoção a deusa, mesmo que por vezes, ela queira seguir o seu próprio caminho, mesmo que "seu próprio caminho" seja a a lança encantada dos duendes.

Aqui, você vê nitidamente que Avalon vai perder e sente muito, pois sabe que Viviane está rodopiando em seu túmulo de tanta revolta.

Anderson Souza 04/05/2022

As Brumas de Avalon 3
Se engana quem espera que autora se dará por contente e só conduzira a história aos seus possíveis fins, nesteb livro, como nos livros anteriores, que são ricos de personagens, suas tramas e realidades a autora continua a nos mostra que não é necessário fica construindo loopens para fazer o livro rende.
Neste livro muitos personagens mostram um outro lado, castigos já começam se dados a quem merece, e novas camadas são apresentadas de personagens que tinha passado timidamente pela história e personagens já conhecidos tem oportunidades surpreendentes.
Até aqui a autora esbanjou talento, construído amores, ódios, invejas, dores de forma muito convincente, nos deixando ansiosos para ver como ela concluirá a série no próximo livro.

Iara.Antunes 22/01/2020

Este livro fecha alguns ciclos até então somente introduzindo nos dois primeiros livros e as tramas e estratégias arquitetas começam a ser concretizadas que se inicia-se o seu desfecho.

Este livro revela muitas reviravoltas , surpresas e redenção.

E a partir destes planos expostos será que os personagens principais estão dispostos a realizar os desejos da Deusa? Os sacrifícios que terão que ser feitos pra que Avalon continue sua luta contra os católicos?

Neste último capítulo estás questões são deixadas expostas. Até onde uma crença e princípios irá fazer para que o juramento feito por eles sejam cumpridos.

Kiara25 05/02/2020

null
O Gamo-Rei, terceira parte de "As Brumas de Avalon", realmente me impressionou com um lado da história que nunca, jamais, em nenhuma versão que já vi da história do Rei Arthur, já havia me deparado.
Eu amo cada uma dessas personagens, principalmente a Morgana, que a cada página me faz querer abraça-la e dizer que vai ficar tudo bem! Esse com certeza foi o livro em que ela mais sofreu até agora e chorei por ela mais de uma vez. Não tinha noção que ia me apegar tanto a ela assim quando iniciei a leitura.
Como sempre, cada página nos faz refletir imensamente, é impossível ler esse livro rápido. Só consigo aos poucos, parando em cada página para pensar.
Guardarei a opinião mais completa para quando finalizar o último livro, mal posso esperar!