As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Beatriz.Ordonhes 14/06/2023

Gamo pai ou filho?
Esse are agora foi meu favorito, concerteza. Me parece que tudo que aconteceu foram pequenos augouros daquilo está por vir no último da saga.
Eu amei (Como amo praticamente tudo envolvendo ela) a jornada de autoconhecimento da Morgana. Ela se redescobrindo, mulher, mãe e mata e se absorvendo daquilo que a sufocava foi vem bonito.
Apesar de me irritar bastante as vezes, achei bem épica toda a história da Gwenhwyfar e de Lancelote, a coisa de romance proibido com um toque de sexualidade confusa tem um apelo estranho.
Uma coisa curiosa, que sempre notei nos outros dois livros é que, apesar de ser narrado em primeira pessoa, existem vários pontos de vista expostos, até mesmo quando a Morgana narra. Vilões que são mocinhos, pessoas belas que são odiosas e aqueles com o coração valente que talvez não sejam tão valentes assim.
Mal posso esperar pra ver o que se aproxima agora e ver onde tantos destinos entrelaçados e famílias entrelaçadas leva.

Vih 30/12/2022

Sinceramente esperava mais, acho que a história está se prolongando em pontos que não havia necessidade, mas entendo que pela época que se passa as coisas acontecem devagar mesmo? não sei se é pelo fato do cristianismo estar tomando conta ou alguns personagens sumindo mas foi bem cansativo a leitura, o primeiro continua sendo o melhor de todos para mim e tenho esperança que no último algumas coisas mudem.

Iara.Antunes 22/01/2020

Este livro fecha alguns ciclos até então somente introduzindo nos dois primeiros livros e as tramas e estratégias arquitetas começam a ser concretizadas que se inicia-se o seu desfecho.

Este livro revela muitas reviravoltas , surpresas e redenção.

E a partir destes planos expostos será que os personagens principais estão dispostos a realizar os desejos da Deusa? Os sacrifícios que terão que ser feitos pra que Avalon continue sua luta contra os católicos?

Neste último capítulo estás questões são deixadas expostas. Até onde uma crença e princípios irá fazer para que o juramento feito por eles sejam cumpridos.

Kiara25 05/02/2020

null
O Gamo-Rei, terceira parte de "As Brumas de Avalon", realmente me impressionou com um lado da história que nunca, jamais, em nenhuma versão que já vi da história do Rei Arthur, já havia me deparado.
Eu amo cada uma dessas personagens, principalmente a Morgana, que a cada página me faz querer abraça-la e dizer que vai ficar tudo bem! Esse com certeza foi o livro em que ela mais sofreu até agora e chorei por ela mais de uma vez. Não tinha noção que ia me apegar tanto a ela assim quando iniciei a leitura.
Como sempre, cada página nos faz refletir imensamente, é impossível ler esse livro rápido. Só consigo aos poucos, parando em cada página para pensar.
Guardarei a opinião mais completa para quando finalizar o último livro, mal posso esperar!

Pedro.FreiriaOliveira 04/03/2020

Esse tem ação!
E muita enrolação também. É uma grande batalha ideológica entre o cristianismo e a antiga religião, mas que as vezes cansa. Pelo menos tem bastante ação e surpresas (esses trechos, porém, sem nenhuma cerimônia, rs, que te pegam no susto). Dá a entender que foi preparado um bom cenário para um grande fechamento com o último livro. É o que espero.

Brenda.Narf 20/03/2024

Tô achando que vem chumbo grosso no próximo livro
O Gamo Rei é o terceiro livro da saga As Brumas de Avalon. Neste terceiro livro podemos observar várias profecias ditas nos livros anteriores pelas sacerdotisas se concretizando.

Gostei de acompanhar a evolução de Gwydion, que logo é conhecido como Modred.
O poder de todas suas frustrações e rancor relacionadas à história da sua concepção e infância, além das profecias que ainda irão se concretizar e a responsabilidade que recae sobre ele, fizeram uma ótima construção de personagem.

Vários acontecimentos impactantes durante esta leitura me deixaram muito triste. Foi momento de dizer adeus a personagens que eu gostava muito, e de um jeito tão cruel que realmente me pegou de surpresa.

Com toda essa bagunça, Avalon está cada vez pior, pois se perde cada vez mais entre as brumas, afastando-se da terra dos homens correndo o risco de sumir de vez.
Pra piorar a situação, Gwenhwyfar continua querendo fazer com que Arthur seja totalmente cristão, rompendo seu juramento à Avalon.

Continuamos acompanhando a evolução dos personagens, a cada livro mudanças mais impactantes acontecem.
Fiquei feliz de ver Morgana voltando a sua essência, retomando as práticas de sua religião e renascendo como sacerdotisa. Ela finalmente compreende os planos que Viviane tinha, embora tenha levado muito tempo e muito sofrimento para chegar a isso.

Este livro foi bomba atrás de bomba, e terminou de um jeito muito calmo e eu não estava esperando. Isso me faz pensar que vem chumbo grosso no próximo livro e eu já vou começar a ler.

Sakurazuka 08/12/2023

Muito bom, uma maravilha. Morgana rainha. A mulher do Arthur (não lembro o nome) nadinha. Mulher chata demais, deveria morrer.

Viviane 26/04/2020

Submisso e líder
Artur é consolidado como o lendário rei, capaz de unir todos os povos da ilha em favor da Grã-Bretanha. Morgana passa novamente a ter destaque na trama e conhecemos melhor Gwydion. Notamos aqui que o rei tem total submissão a esposa, religiosa hipócrita. Isso permite muito debate, entre eles pensar quantas vezes essa situação se faz verdade nos lares mundo a fora, com o machismo estrutural sendo mantido pelas mulheres...

Mylenna 18/02/2021

Em ?O gamo-rei? há uma sucessão de eventos marcantes, que envolvem cada vez mais o leitor na trama. À medida em que a leitura avança, vai ficando cada vez mais nítido quais os planos que Viviane tinha para a Avalon e a Bretanha.

A evolução de Morgana ao longo da história é um processo muito bonito. Ao passo que Gwenhyfar fica cada vez mais religiosa, fazendo com que Artur fique ainda mais longe do juramento feito à Avalon.

Acredito que, este livro, traga ao ápice o que será de Avalon e da Bretanha, deixando uma grande expectativa pelo próximo livro.

Brenda @caminhanteliterario 10/07/2020

Em uma Bretanha cada vez mais cristã, Viviane ainda nao desistiu de cobrar a lealdadr dr Arthur a Avalon, nem que ela precise usar o filho de Morgana pra isso.

Até agora esse foi o meu preferido da série. Cheio de reviravoltas, saltos no tempo e mortes inesperadas, me lembrou Game of Thrones.

O reencontro de Morgana com Avalon bonito de ver, assim como ela finalmente tomando posse das suas próprias decisões e se tornando cada vez mais parecida com Viviane ao interferir no destino dos outros ao seu interesse.
Gwenhwyfar continua chata e hipócrita, assim como Arthur continua um bundão.

Os capítulos de Pentecostes são sempre os melhores, com alguma reviravolta acontecendo.
Gwydion está perfeitamente bem escrito, um rapaz que mesmo o leitor nao consegue definir se confia ou não, se gosta ou não. Voce se sente manipupado ppr ele, assim como os outros personagens.

O ritmo desse volume é muito bom, nao fica morno nunca, são diversos acontecimentos que nao te deixa parar de ler e quando termina quer ir correndo pro próximo.

Aline 19/08/2020

A história é bastante política e mágica mas é um tanto quanto lenta. Nesse livro da saga em especial não gostei do caminho da história o que acontece aos personagens então realmente me desanimou de continuar na saga.

O Crowler 18/10/2020

Então...
A trama da Gwen foi bem irreal e porca em alguns sentidos. Por outro lado, o envelhecimento dos personagens é algo que vai se tornando mais claro aqui, e é feito de uma forma bem real...E também triste.

Fabio Michelete 22/01/2012

falta um
Li este livro achando que era o último volume, mas ainda falta um. Ainda bem, pois este terceiro volume se arrastou um pouco, e deixou todos os nós abertos.

Diante de interpretações (por vezes delírios) pessoais, ações são tomadas por vários dos personagens. Em reflexões dos personagens em tempos posteriores, há uma justificativa para cada atitude, e sempre uma análise de que fizeram o que tinha que ser feito - para um bem maior.

É engraçado, mas é assim que fazemos mesmo! Em minha atividade profissional, as pessoas contam como são suas carreiras. Anos após, decisões desastradas tornam-se estratégias intrincadas, que os levaram até onde estão hoje. Chama-se ressignificar o passado.

Marion Z Bradley fez o mesmo ao contar a história mítica do Rei Artur pelos olhos das sacerdotisas de Avalon.

Agora me resta comprar o quarto livro. Vamos procurá-lo.