As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

AmadosLivros 19/12/2016

Resenha do Blog Amados Livros
A resenha de livro de hoje é uma homenagem ao Dia da Mulher (ontem, 08/03). As Brumas de Avalon é uma saga escrita por Marion Zimmer Bradley que conta história da lenda do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Renda sob a perspectiva das mulheres daquela corte. Basicamente de 5 mulheres mais importantes: Igraine, Morgause, Gwenhwyfar, Viviane e Morgana. No primeiro livro conhecemos Igraine, irmã de Morgause e Viviane, mãe de Morgana e Arthur. Igraine era casada com o rei Gorlois com quem teve Morgana, mas sua irmã Viviane, a Senhora do Lago e Grande Sacerdotisa de Avalon, lhe revela que ela será mãe de um novo Grande Rei, Artur, com outro homem, Uther Pendragon. Enquanto isso, Viviane leva Morgana, quem tem o dom da Visão, para a ilha de Avalon, para lhe ensinar a ser uma sacerdotisa fiel à Deusa e futuramente ocupar seu lugar como Grande Sacerdotisa e Senhora do Lago. Passam-se alguns anos, e alguns acontecimentos importantes também, chegamos ao ponto da narrativa do terceiro livro.
Gwenhwyfar (ou Guinevere) é a grande rainha da Bretanha, esposa do Grande Rei Artur. Casou-se por determinação do pai, mas era apaixonada pelo primo de Artur, o cavaleiro Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias consequências políticas para o reino de Camelot. Sua frescura, chatice dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar do seu juramento de respeitar a velha religião de Avalon. Seu distanciamento de Avalon provoca o descontentamento de Morgana e Viviane, já que o Grande Rei deve honrar o juramento que fez e ser digno de continuar levando na bainha a poderosa Excalibur. Enquanto isso, Viviane já não é mais uma jovem sacerdotisa, mas continua lutando por aquilo em que acredita. E, diante do afastamento de Morgana, ela se vê obrigada a escolher uma nova Senhora do Lago. No entanto, a jovem escolhida Niniane não parece estar à altura dos conhecimentos e poderes de Morgana.

(Continue lendo no blog)

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/03/livro-o-gamo-rei-as-brumas-de-avalon.html

Thayanne 08/08/2017

O melhor!
De toda a saga é o mais emocionante. Desde o segundo livro vemos que Morgana que não é ruim, na verdade foi até injustiçada. Artur se deixa levar pela esposa insuportável e hipócrita. Guinevere é aquela personagem que te dá vontade de entrar na história pra dar uns tapas na cara dela. Fala tanto da Morgana mas não é muito melhor, na verdade se faz de santa.
Na luta entre cristãos e pagãos, fiquei ao lado dos pagãos.

Maria Bia 20/10/2017

O retorno de Morgana
As Brumas de Avalon é diferente do que eu esperava, confesso. Eu esperava que Artur fosse mais que um tolo influenciável e que Merlim fosse mais que um título.
Acho que esse foi o motivo por eu ter demorado tanto a ler O Gamo-rei.
Nessa parte da história, Morgana tenta se reconciliar com a Deusa. Traça caminhos obscuros e duvidosos para tanto. Já Artur afasta-se ainda mais da Deusa e se aproxima demais do cristianismo, ao ponto de Avalon ser empurrada ainda mais às Brumas diante o esquecimento do povo, e principalmente do Grande Rei, dos ensinamentos da Deusa.
Basicamente, essa é a história.

Gwenhwyfar continua insuportávelmente insuportável, mas dessa vez sinto pena dela. Ela é tão ignorante que a cada vez que fala sinto uma pena profunda. Não confio no Kevin, para mim ele não merece o título de Merlim e, aliás, é bem apagado na história. Mas acredito que eu vá me surpreender no final.
Gwydion também não me parece confiável. Não sei o que esperar da parte final da história, mas tô ansiosa.

Jhulec Bane 08/11/2017

Avalon está cada vez mais perdida nas brumas...
"A chuva desapareceu e, sob os últimos raios do sol poente, a Ilha de Avalon surgiu à sua frente, verde e bela, o lago banhou-se de sol que chegava entre as pedras circulares do alto do Tor, o sol nas paredes brancas do templo. Morgana viu-se entre as névoas das lágrimas. Oscilou e teria caído, se não houvesse pousado em seu ombro a mão que a sustentou. 'Meu lar, meu lar, estou chegando em casa...'."

As coisas ficam muito mais eletrizantes a partir desse terceiro livro, o Gamo-rei. A esterilidade de Gwenhwyfar traz sérios problemas para a corte de Artur, exatamente por ele "não ter" um herdeiro. Morgana volta para a corte de seu irmão, mas a rejeição de Lancelote e o amor do mesmo pela rainha só deixa feridas abertas em seu interior.

A influência dos padres se tornou maior, e a traição de Artur com Avalon deixa a Senhora do lago indignada, assim como todo o povo de Avalon, pois afinal Artur ainda tem em sua posse Excalibur, a espada das insígnias.

Nesse volume mais anos ainda se passam na nossa trama de Camelot e Avalon, e posso dizer que esse livro é uma tremenda "ladeira abaixo". Quem amou A senhora da magia e a Grande rainha vai gostar ainda mais do Gamo-rei, que traz acontecimentos que nos deixam abismados e tristes. Você se apega demais a história, tanto que até consegue se imaginar atravessando as Brumas para conseguir entrar na ilha de Avalon.

É nos mostrado também um pouco do crescimento de Gwydion, filho de Artur e Morgana, e é chegada a tão esperada cena em que Artur conhece o filho. Mas as Brumas vai muito além disso, e Gwydion possui uma grande tarefa para com Avalon em suas costas e Morgana precisa terminar de cumprir a sua missão. A batalha das religiões pagãs se torna ainda mais grande contra o Cristianismo, que cada vez mais toma conta da Europa, fazendo com que as antigas crenças acabem sendo esquecidas nas névoas da linha do tempo.

Ps: Adoro o ritual das fogueiras de Beltane.

Matheus Monteiro 27/12/2017

Continua sua brilhante jornada de reconstrução das lendas arturianas a partir do ponto de vista das mulheres, com uma ambientação histórica e geográfica muito bem pesquisada, além das questões sobre gênero e religião já apresentadas. Expande sua complexa trama medieval ao abordar questionamentos metafísicos mais profundos, seja pela fuga de preto no branco sobre as duas religiões, seja pelos questionamentos quase ateístas ou pela dúvida do ser humano em relação ao Destino e ao Livre Arbítrio. É até agora o livro mais sombrio, violento e obscuro da saga e soa como um mau presságio para a tragédia.

Em tese: Que saga de fantasia da porra!!!!!

Barbie 18/09/2018

Surpreendente Morgana
Morgana, a qual se mostrava insegura, problemática e confusa, nesse volume traz uma nova roupagem, uma mulher firme, segura e decidida. Aquilo que criticou outrora, faz com maestria. Tece destinos a seu favor e de Avalon, é surpreendente em suas trajetórias e escolhas, afinal se tornou uma mulher dotada de sabedoria.

Lili 18/12/2018

O Gamo-Rei
A leitura foi bem agradável e fluida, fazia tempo que eu não terminava um livro tão rápido. Apesar de ter sido uma releitura, estou ansiosa pelo final, pois não me lembro de mais nada do que acontece no último livro. Vou deixar o comentário mais completo para o fim da saga, mas digo que na minha opinião vale a pena continuar a leitura.

Leka Britto 12/03/2019

O mais arrastado.
De tds os 4 livros,definitivamente este na minha opiniao foi o mais aarrastado.Vamos combinar que nessa edicao a letra nao ajuda,o tamanho da fonte tambem nao e por fim o desenvolvimento descrito neste 3 livro foi arrastado,poderia ter sido compilado.No entanto,detenho altas expectativas no ultimo da quadrilogia.

Daniel.Oliveira 18/06/2019

As Brumas de Avalon-Lenda de Arthur e Morgause
A história da lenda do Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda,contada por mulheres,em uma visão feminina.Nesse volume 3,Morgana quer separar Sir Lancelote da Rainha,Morgana que é uma bruxa arma uma armadilha,obrigando Lancelote a casar-se com sua amiga Elaine,em troca disto,Morgana leva a menina nascida da união,Nimue a filha é levada para Avalon para se tornar sacerdotisa .Essa é a história central que acho mais importante,a outras mais você lerá é descobrirá.Gostei pouco,por conta da linguagem muito difícil(na minha opinião) e também porque achei,por vezes,um livro sem um foco...Apesar disso,não é um livro ruim,indicaria.

site: http://Mandaaresenha.blogspot.com

Vivi 23/09/2019

Fim livro 3 - Gamo- Rei
Sim, o livro continua incrível e quase impossível parar de ler.
Acompanhamos aqui o amadurecimento de alguns personagens e ao mesmo tempo vamos ter que nos despedir de alguns.
Gwenhwyfar e Lancelote ainda continuam apaixonados mas Morgana dá um jeitinho de separa-los de vez.
Mas Gwen não deixa por menos e se vinga convencendo Arthur a dar a irmã em casamento para um rei muito idoso. Mas claro que mesmo aceitando a situação Morgana fica mais poderosa ainda. O que a sacerdotisa não esperava é que em meio a tudo pudesse se apaixonar de novo e se tornar amante de Acolon seu entendo e para mais surpresas ainda inserir nessa família com o passar dos anos ela tem os poderes de volta e pode voltar para Avalon.
Niniane agora é a nova Rainha dos lagos ( sim, Viviane nos deixa). Mas antes de voltar a Avalon Morgana cobra da Lancelote ( Eliane) uma promessa e leva Ninue uma das filhas do nosso guerreiro para iniciar sua doutrina.
Gwydon filho de Arthur/ Morgana já grande quer se vingar do pai afinal ele traiu Avalon graças as crendices catolicas de Gwen e claro que isso teve várias conseqüências e acabou com paz.
O que acontece muito nesse capítulo são respostas a muitas das visões dos anteriores e sim vão mexer com nossos nervos e emoções.
Continuo fascinada nessa viagem.

Carla858 23/02/2020

Assim como os outros livros da série, esse traz uma surpresa a cada capítulo. É fácil se envolver na trama, gostando de alguns personagens e tendo raiva de outros.

Gleider 20/03/2020

Mantém o alto nível do anterior.

Mariane 31/03/2020

Este terceiro livro é muito bom como os outros, porém senti que a história ficou mais lenta, como se ela tivesse envelhecendo junto com os personagens. Eu gostei muito de alguns acontecimentos, porém no geral achei que a história deu uma arrastada.