As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Lili 18/12/2018

O Gamo-Rei
A leitura foi bem agradável e fluida, fazia tempo que eu não terminava um livro tão rápido. Apesar de ter sido uma releitura, estou ansiosa pelo final, pois não me lembro de mais nada do que acontece no último livro. Vou deixar o comentário mais completo para o fim da saga, mas digo que na minha opinião vale a pena continuar a leitura.

Leka Britto 12/03/2019

O mais arrastado.
De tds os 4 livros,definitivamente este na minha opiniao foi o mais aarrastado.Vamos combinar que nessa edicao a letra nao ajuda,o tamanho da fonte tambem nao e por fim o desenvolvimento descrito neste 3 livro foi arrastado,poderia ter sido compilado.No entanto,detenho altas expectativas no ultimo da quadrilogia.

Daniel.Oliveira 18/06/2019

As Brumas de Avalon-Lenda de Arthur e Morgause
A história da lenda do Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda,contada por mulheres,em uma visão feminina.Nesse volume 3,Morgana quer separar Sir Lancelote da Rainha,Morgana que é uma bruxa arma uma armadilha,obrigando Lancelote a casar-se com sua amiga Elaine,em troca disto,Morgana leva a menina nascida da união,Nimue a filha é levada para Avalon para se tornar sacerdotisa .Essa é a história central que acho mais importante,a outras mais você lerá é descobrirá.Gostei pouco,por conta da linguagem muito difícil(na minha opinião) e também porque achei,por vezes,um livro sem um foco...Apesar disso,não é um livro ruim,indicaria.

site: http://Mandaaresenha.blogspot.com

Vivi 23/09/2019

Fim livro 3 - Gamo- Rei
Sim, o livro continua incrível e quase impossível parar de ler.
Acompanhamos aqui o amadurecimento de alguns personagens e ao mesmo tempo vamos ter que nos despedir de alguns.
Gwenhwyfar e Lancelote ainda continuam apaixonados mas Morgana dá um jeitinho de separa-los de vez.
Mas Gwen não deixa por menos e se vinga convencendo Arthur a dar a irmã em casamento para um rei muito idoso. Mas claro que mesmo aceitando a situação Morgana fica mais poderosa ainda. O que a sacerdotisa não esperava é que em meio a tudo pudesse se apaixonar de novo e se tornar amante de Acolon seu entendo e para mais surpresas ainda inserir nessa família com o passar dos anos ela tem os poderes de volta e pode voltar para Avalon.
Niniane agora é a nova Rainha dos lagos ( sim, Viviane nos deixa). Mas antes de voltar a Avalon Morgana cobra da Lancelote ( Eliane) uma promessa e leva Ninue uma das filhas do nosso guerreiro para iniciar sua doutrina.
Gwydon filho de Arthur/ Morgana já grande quer se vingar do pai afinal ele traiu Avalon graças as crendices catolicas de Gwen e claro que isso teve várias conseqüências e acabou com paz.
O que acontece muito nesse capítulo são respostas a muitas das visões dos anteriores e sim vão mexer com nossos nervos e emoções.
Continuo fascinada nessa viagem.

Carol 20/01/2020

É interessante notar como as personagens são retratadas de forma tão diversa pela autora. Morgana é normalmente a vilã das histórias de Artur. Na obra, é uma vítima, uma heroína, às vezes vilã. Guinevere (ou, na escrita do livro, Gwenhwyfar), sempre a rainha bondosa e amada, é retratada como uma moça fanática e manipuladora, deixando o leitor muitas vezes com raiva da personagem, embora seja possível entender as razões que a levaram a agir de tal modo.

O livro mostra bastante o contraste entre as religiões presentes nas ilhas naquele período, sendo o Cristianismo muitas vezes retratado como o invasor que oprimiu o povo nativo e a cultura local. Isso deixou muitas pessoas religiosas irritadas, mas, convenhamos, foi isso mesmo o que aconteceu. É claro que as coisas mudaram nesses muitos séculos (pelo menos um pouco) e que também não podemos generalizar, mas é inegável que muitas culturas foram extintas por meio da força dos conquistadores, em nome de uma fé. Isso não significa uma defesa unilateral das religiões pagãs, visto que há vários pontos em que as coisas parecem absurdas para pessoas de nosso tempo.

site: Leia mais em: https://papoliterario.com.br/2019/06/14/as-brumas-de-avalon/

Carla858 23/02/2020

Assim como os outros livros da série, esse traz uma surpresa a cada capítulo. É fácil se envolver na trama, gostando de alguns personagens e tendo raiva de outros.

Gleider 20/03/2020

Mantém o alto nível do anterior.

Mariane 31/03/2020

Este terceiro livro é muito bom como os outros, porém senti que a história ficou mais lenta, como se ela tivesse envelhecendo junto com os personagens. Eu gostei muito de alguns acontecimentos, porém no geral achei que a história deu uma arrastada.

Zele 09/04/2020

Ótima leitura
A história evolui de forma incrível! Cada livro é melhor que o anterior. Inclusive é fácil ler todos na sequência, sem enjoar da história.

Aline B. 31/01/2022

Os sofrimentos do jovem gamo
Estava ansiosa para a aparição de Mordred! Até então, o foco estava principalmente nas figuras femininas (fator que adoro na obra) mas a abordagem das missões e conflitos de Gwydion foram o ponto alto do livro. Só penso em ler logo o volume final para continuar a ver o desenrolar dessa trama familiar tão delicada! A psique do rapaz só poderia ser perturbada, tão afundado que ele está nos interesses das outras vítimas do destino...

Patchu 18/09/2021

Agora a p***** fica séria! :D
Este é o livro pelo qual você esperava! Enquanto o primeiro te apresenta o contexto e os personagens e o segundo te dá a chance de mergulhar na cabeça dos personagens (e você acaba desgostando de alguns) é aqui que a ação começa de verdade na saga! Você não vai conseguir parar de ler!

Kamilla 30/09/2021

As peças no tabuleiro
Resenha de releitura - 30/09/2021

Se o primeiro livro serviu como uma construção de mundo, e para apresentar a crise no território Bretão e o segundo serviu como um estudo psicológico dos personagens principais, onde foi possível acompanhar o processo de decisões e as motivações de cada um, nesse livro vemos as consequências das decisões acumuladas no primeiro e no segundo livro, e acompanhamos as peças de posicionarem no tabuleiro para as jogadas finais.

Viviane e Taliesin fazem as suas jogadas finais e se retiram do jogo - o que me causou muito sofrimento. Kevin, agora como novo Merlin da Bretanha começa a demonstrar uma postura mais cordata em relação ao cristianismo.

Ao passo que Morgana, ressentida, precisa se afastar do centro da corte de Arthur para reencontrar o caminho para sua fé e retomar sua missão com Avalon.

Gwynhwyfar segue infantil, eternamente insatisfeita e semeando o fanatismo e a hipocrisia, sua incapacidade de se desvincular de Lancelot e de se arriscar a fugir e viver abertamente com ele criam cada vez mais uma fraqueza no reinado de Arthur, já que apesar de amado e respeitado como rei, tem o comportamento leniente em relação ao amor da rainha pelo amigo constantemente usado contra ele.

Eu gostaria de sentir mais empatia por Gwynhwyfar, por toda a situação difícil que ela passou no livro, mas sinceramente não consigo. Já Mogause eu adoro! Infelizmente, ela foi o instrumento usado para afastar Gwydion de seu pai e sua mãe, mas Morgana em nenhum momento fez algum esforço para remediar a situação.

Com todas as peças posicionadas no tabuleiro, parto a resolução dessa história no último livro.

Priscila.Veloso 01/10/2021

Como é possível odiar tanto uma personagem? A escritora consegue nos fazer amar ou odiar as personagens de tão bem que as escreve.