As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

A saga é dividida em 4 livros: A senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei e O Prisioneiro da Árvore.
É difícil falar sobre esses livros…creio que muitos já leram, é bem famoso, mas ele me tocou muito fundo. Achei a narrativa extremamente íntima e parece que é uma invasão da minha privacidade escrever sobre eles…rs
Conta a história de Avalon, com suas senhoras, detentoras do conhecimento mágico, pagãs, atreladas a antigos rituais, vivendo reclusas em um mundo de névoas, onde tudo é possível.
Por outro lado temos o “mundo real”, com suas guerras, cavaleiros, sangue e a nova religião e seu novo deus…
A autora mistura a história de Avalon com a história de Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda.
É lindo, triste, melancólico.
Fala de amor, disputas, ódio, interesse, pessoas ambiciosas e fanatismo religioso.
Mostra como um grupo de obcecados e que julgam ser os corretos conseguem dizimar uma religião pacifista, como conseguem destruir sonhos e interferir na fé alheia.
Conforme o livro vai se desenrolando e vai chegando ao fim, começou a me dar um aperto no peito…uma agonia. É muito triste pensar que isso realmente existiu, essa “caçada às bruxas”, a destruição da cultura pagã….como uma adepta e conhecedora do paganismo, isso doeu muito.
O livro alimenta a revolta contra fanáticos religiosos.
Foi uma leitura densa, como eu disse, tocou fundo em mim.
É triste demais ver toda a beleza dos rituais, toda a liberdade, sendo convertidos em uma religião decadente cujo mote é ameaçar e punir.

Galahad 30/11/2011

Envolvente
17/02/2011

Em geral esse e triste por diversos motivos, pois o tempo passou e todos estão “velhos”. Grandes revelações são feitas, grandes perdas, traições amores e a Deusa cada vez mais presente em muitos pontos.
Neste livro realmente declínio da historia, pois depois da revelação do filho de Arthur e Morgana tudo fica cada vez mais fudido. 1º Gwen faz o seu segundo ato afundando Arthur cada vez mais no cristianismo de modo que ele venha a ficar cada vez mais distante de seu juramento com Avalon. 2º Morgana se casa. Ódio, tristeza DESGRAÇA que inferno por que tinha que ser desse modo. Isso me deixa VERY triste pra falar a verdade a me debulhando em lagrimas. Por outro lado e bom que ela se reergue para sacerdotisa. Acredito realmente que tudo no livro foi real. Depois do relato de Gwydion fico com pena dele. Fazendo-me pensa que ele de certo ponto e uma vitima de Viviane indiretamente, pois por culpa dela Morgana não o cria sendo ela também culpa, pois poderia muito bem ter ficado com ele e o educado a sua maneira.
Em si ele tem o seu lado de grande glamour, mas também de querer matar diversos personagens por motivos que lhe faz querer ser todos ao mesmo tempo. Assim que me senti dessa segunda vez... Porem de todo modo também o amo muito...

Bruno Leandro 14/07/2011

Queda.
No primeiro livro da série a história demorou a engrenar e eu me perguntava o que eu estava fazendo, ao ler um livro que me diziam que era muito bom, mas no qual eu não encontrava interesse. Neste livro eu não consegui desgrudar e virava as páginas como louco.
Apesar do título, o Gamo-Rei não é sobre Artur que o representou no início da saga. O que vemos é Guinevere, sim, derrubando o Gamo-Rei, por assim dizer, já que Artur abandona cada vez mais os ritos pagãos e se envolve com o cristianismo por influência dela. Enquanto isso, Morgana luta para fazer valer sua própria influência e tentar manter a religião antiga com algum poder. Poder este que lhe escapa das mãos cada vez mais rapidamente.

Teteh 08/11/2011

As Brumas de Avalon
Autor: Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago

"A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas.
Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original."

...

Eu estava muito ansiosa para ler esse livro, então acabei lendo um atrás do outro e confesso que apesar de serem finos, quando cheguei na metade do 3º livro a leitura já estava cansativa, mas não desisti e por fim terminei de ler os 4 livros! \o/

O livro fala sobre a lenda do Rei Arthur e uma "guerra" de religiões, pela perspectiva de mulheres que fizeram parte da história.
A leitura vale apena, mas para mim teria sido ainda melhor se eu tivesse dado uma pausa entre os livros, conciliado com outro estilo de leitura, porque apesar de cada livro ter diversos acontecimentos, a trama segue um mesmo rítimo do início ao fim, não é um livro estilo Harry Potter que em um momento está tudo tranquilo, e daqui a pouco você está com o coração na boca, logo depois está dando risada e relaxado novamente. Não espere isso desse livro. Os acontecimentos são muitos mas o livro termina assim como começa, sem fortes emoções.. O que deixa as vezes o livro "morno".

Pode ser que eu tenha ido com muita sede ao pote, né? Na verdade eu de fato esperava mais desse livro, acho que fui influenciada por Aléxandros, e se tratando de autores diferentes acho que não deveria ter esperado tanto assim.. Mas a leitura não é ruim, eu é que fui com expectativas erradas.

De qualquer forma, mesmo que soubesse exatamente somo seria a leitura, eu teria lido porque gosto de romances históricos, é uma forma ótima de adquirir conhecimento, mesmo que seja só uma lenda como a do Rei Arthur, e vamos combinar que não é uma "lendazinha" qualquer! É O Rei Arthur, lenda sim, mas mega conhecido no mundo inteiro..!

Personagem Preferido: Tenho dúvidas.. rsrs, mas acho que foi Lancelote.. *-*

Acabamento: Capa fosca, com abas, folhas brancas e letras pequenas - cansou a visão um pouquinho..

Read more: http://saioescrevendo.blogspot.com/

Fabio Michelete 22/01/2012

falta um
Li este livro achando que era o último volume, mas ainda falta um. Ainda bem, pois este terceiro volume se arrastou um pouco, e deixou todos os nós abertos.

Diante de interpretações (por vezes delírios) pessoais, ações são tomadas por vários dos personagens. Em reflexões dos personagens em tempos posteriores, há uma justificativa para cada atitude, e sempre uma análise de que fizeram o que tinha que ser feito - para um bem maior.

É engraçado, mas é assim que fazemos mesmo! Em minha atividade profissional, as pessoas contam como são suas carreiras. Anos após, decisões desastradas tornam-se estratégias intrincadas, que os levaram até onde estão hoje. Chama-se ressignificar o passado.

Marion Z Bradley fez o mesmo ao contar a história mítica do Rei Artur pelos olhos das sacerdotisas de Avalon.

Agora me resta comprar o quarto livro. Vamos procurá-lo.

Iva 09/04/2012

Muito bom!
É uma ótima leitura. Uma série apaixonante se você tiver espírito para chegar até o final dele. Apesar de que eu acho que a autora poderia ter desenvolvido/detalhado um pouco mais o final.

Fiz uma resenha da série completa em: http://ivasbookshelf.blogspot.com.br/2012/03/as-brumas-de-avalon.html

cris 02/04/2012

morgana
belissima historia ,personagens intigrantes e esperava que o rei arthur fosse mais digno .e nao tao falso

Alessandra 02/04/2012

Sinopse - O Gamo-Rei - As Brumas De Avalon - Livro 3 - Marion Zimmer Bradley
A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas. Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon. Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada. Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha. As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada. Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.

Lili 18/12/2018

O Gamo-Rei
A leitura foi bem agradável e fluida, fazia tempo que eu não terminava um livro tão rápido. Apesar de ter sido uma releitura, estou ansiosa pelo final, pois não me lembro de mais nada do que acontece no último livro. Vou deixar o comentário mais completo para o fim da saga, mas digo que na minha opinião vale a pena continuar a leitura.

Leka Britto 12/03/2019

O mais arrastado.
De tds os 4 livros,definitivamente este na minha opiniao foi o mais aarrastado.Vamos combinar que nessa edicao a letra nao ajuda,o tamanho da fonte tambem nao e por fim o desenvolvimento descrito neste 3 livro foi arrastado,poderia ter sido compilado.No entanto,detenho altas expectativas no ultimo da quadrilogia.

Daniel.Oliveira 18/06/2019

As Brumas de Avalon-Lenda de Arthur e Morgause
A história da lenda do Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda,contada por mulheres,em uma visão feminina.Nesse volume 3,Morgana quer separar Sir Lancelote da Rainha,Morgana que é uma bruxa arma uma armadilha,obrigando Lancelote a casar-se com sua amiga Elaine,em troca disto,Morgana leva a menina nascida da união,Nimue a filha é levada para Avalon para se tornar sacerdotisa .Essa é a história central que acho mais importante,a outras mais você lerá é descobrirá.Gostei pouco,por conta da linguagem muito difícil(na minha opinião) e também porque achei,por vezes,um livro sem um foco...Apesar disso,não é um livro ruim,indicaria.

site: http://Mandaaresenha.blogspot.com

Carla858 23/02/2020

Assim como os outros livros da série, esse traz uma surpresa a cada capítulo. É fácil se envolver na trama, gostando de alguns personagens e tendo raiva de outros.

Gleider 20/03/2020

Mantém o alto nível do anterior.

Mariane 31/03/2020

Este terceiro livro é muito bom como os outros, porém senti que a história ficou mais lenta, como se ela tivesse envelhecendo junto com os personagens. Eu gostei muito de alguns acontecimentos, porém no geral achei que a história deu uma arrastada.