Fuga de Rigel Diogo de Souza

Resenhas - Fuga de Rigel

Elouiza2882282 05/11/2023

Prft
Ameiii de vdd já li ele umas 4 vezes n eh monótono ou maçante de ler,tem o drama a ação e o romance q n engole o livro,esse livro eh perfeito.
Elouiza2882282 05/11/2023minha estante
Ótimo tbm pra quem gosta de leitura paranormal o livro eh disso e ele n mente muito sobre e tbm esse tema n engole o livro tbm

Elouiza2882282 05/11/2023minha estante
Ainda quero ler mais um monte de vezes

Psychobooks 10/07/2010

Autor Brasileiro Rocomendado pelo Psychobooks
Um livro surpreendente, como disse um leitor deste livro "uma grata e feliz surpresa". A fuga de Rigel, te prende desde a primeira página. Por que? Bem, Rigel é um garoto de aproximadamente 12 anos com superpoderes de telecinesia (um dos mais promissores). Foi acolhido pela Fundação Cosmos e após algum tempo convivendo com outros iguais, descobre que a vida que conhece não é totalmente verdadeira, e nada mais justo para ele do que procurar a verdade. O capítulo inicial que leva o nome do livro "Fuga de Rigel" te incita a saber por quê e de quem Rigel foge.
Os diálogos mentais e a intesidade dos sentimentos dos personagens te levam a uma empatia instatânea por eles, inclusive os antagonistas - alguns não sendo tão antagonistas assim. Num livro de ficção científica, não se vê em "Fuga de Rigel" um livro delimitado em um tema, veremos diversas abordagens, superpoderes, duelos, amor (nessa parte o destaque é a relação de Rigel e o pai, lindo e comovente), amizade e tudo escrito de maneira magnífica por Diogo Souza.
Fuga de Rigel é um livro que merece uma chance de ser lido, porque não se trata apenas do livro de um autor nacional que escreve super bem, e sim um livro que te cativa instataneamente que não te deixar largar até concluir a última página. Este além de super recomendado, está aqui para sorteio!! Você definitivamente não podem perder essa chance. *-*
Um livro totalmente envolvente.

Gostou? Acesse:

Luci Eclipsada 20/04/2011

Os poderes da mente nunca foram tão interessantes
Em a Fuga de Rigel (Diogo de Souza, Isis - 286 páginas), o leitor pode acompanhar a trajetória de um garoto que foge da fundação (Cosmos) em que fora criado desde que se entende por gente e tudo por ter descoberto que, na realidade, havia sido sequestrado quando ainda era muito pequeno para se lembrar do incidente. Assim, o jovem Rigel (Alan)parte em busca do paradeiro de seu pai (Lúcio), um policial aposentado, e também em busca da própria identidade.
Até o instante da fuga do jovem garoto a história pode parecer como muitas outras do gênero, mas o grande diferencial de a Fuga de Rigel em relação às demais histórias é que o fugitivo em questão é nada mais nada menos do que um habilidoso paranormal, o que confere a trama dinamismo e ação bem descritas pelo autor.
Entretanto, o leitor pode encontrar ao longo da narrativa algumas pequenas falhas, como, por exemplo, o desfecho de alguns personagens, como o que acontece com Lesath, marido de Astérope, cujo desfecho não convence muito e também o que acontece com Amanda, namorada de Lúcio, que apesar de ser uma personagem secundária poderia ter tido um papel mais significante dentro da trama, sem contar os outros paranormais que aparecem no livro e, tecnicamente, deveriam ser bem mais espertos do que Rigel, uma vez que são mais velhos e possuem mais conhecimento do domínio dos poderes paranormais, mas este detalhe pode ser relevado uma vez que Rigel ou Alan é o “todo poderoso” da história.
No mais, a Fuga de Rigel é um livro interessante que no faz refletir acerca da aceitação do diferente (afinal de contas, os paranormais vivem isolados dos chamados “mundanos” que seriam pessoas comuns ou, para quem preferir, “meros mortais”); da tentativa de alimentar a superioridade de certo grupo de indivíduos em relação a outros (algo semelhante aconteceu na era nazista, afinal, não foi Hitler que achou que os alemães eram superiores a qualquer outro ser humano?_ Ainda bem que a moda não pegou); do valor da amizade; do valor da família,principalmente da relação entre pai e filho e, também, da necessidade de fazermos nossas próprias escolhas, afinal, Rigel fugiu porque não lhe perguntaram quem ele gostaria de se tornar em relação a ser apenas um garoto normal (Alan) ou um grande paranormal (Rigel).
Desse modo, ler a obra em questão, além de ser um meio de se entreter e sentir um pouco de despeito pelo fato de sermos somente mortais e a maior parte dos personagens do livro serem paranormais dos mais variados, também pode nos fazer refletir sobre as questões levantadas anteriormente, afinal, a literatura, antes de tudo, deve nos levar a alguma reflexão e deve nos instigar de algum modo e é exatamente por isso que Fuga de Rigel é uma boa pedida.
Vanessa Vieira 03/01/2011minha estante
Fico feliz que tenha gostado do livro Lucy! A telecinese foi abordada de uma forma super interessante mesmo pelo Diogo de Souza. Beijos!

Marcelo Marin 04/07/2009

Fuga de Rigel
Fuga de Rigel é um livro de ação no qual os personagens têm propriedades paranormais como clarividência e telecinesia desenvolvidas e que estudam numa escola denominada Fundação Cosmos, onde aprimoram suas habilidades. A fundação acolhe crianças que tenham algum tipo de paranormalidade e sejam considerados orfãos.

As peculiaridades dos personagens são bem descritas, a começar pelos nomes de astros que são atribuídos aos alunos. Cada propriedade paranormal é classificada em graus, representada por letras do alfabeto grego e números, que definem a potencialidade de cada um. Isso permite ao leitor tentar prever como os personagens se comportarão em cada momento.

A ligação entre pai e filho é um dos temas abordados e mostra que a distância não é suficiente para quebrar o elo entre eles.

A estória passa por momentos de tensão, como fantásticos duelos mentais entre os personagens, o que leva o leitor a se sentir participante dos acontecimentos.

Fuga de Rigel é uma obra que não se restringe somente ao livro, mas conta com um site visualmente agradável (www.fugaderigel.com.br), o qual funciona como suporte para o leitor que queira aprofundar nas informações sobre os personagens, com ilustrações de cada um e descrições completas das classificações paranormais citadas na estória, como por exemplo Psi-Gamma, Psi-ômega, etc., ordenadas na Tabela Psi.
No final surpreendente, o leitor pode ou não se posicionar a favor de uma das partes antagônicas que compõem a estória, baseando-se apenas em seus próprios valores.

dani 16/09/2010

A fuga de Rigel - Diogo de Souza
Diogo de Souza nos traz várias cenas de ação e assuntos que precisam ser esclarecidos em seu livro A Fuga De Rigel. A narrativa conta a história do garoto Rigel, que no mínimo deve ser chamado de especial, sendo esse um dos maiores telecinéticos que já se viu além de possuir outras habilidades psíquicas. Mas tudo isso não trouxe calma a vida do rapaz que logo nas primeiras paginas do livro aparece em uma fuga desenfreada da Fundação Cosmo, um local dedicado para as pessoas com dons paranormais, que muito alem do aprendizado representa para seus integrantes uma verdadeira família. Rigel fugiu para encontrar seu pai biológico e tentar esclarecer algumas coisas que ocorrerão em sua vida. Durante essa corrida nos deparamos com poderes incríveis tanto do garoto como das pessoas que o rodeavam na fundação como mover objetos com a mente, indução mental e clarividência. Posso dizer que a história traz como enfoque a questão de como lidar com o diferente de um jeito muito especial, com uma narrativa simples e linear consegue tratar de um assunto tão polemico de uma forma sutil, mas que permite uma boa reflexão.

Betinha 03/08/2010

FUGA DE RIGEL por DIOGO DE SOUZA

__

Com apenas 11 anos de idade, toda criança quer ser feliz, curtir a sua infância e aproveitar o amor e carinho dos pais … Rigel não teve está sorte … Ele com apenas 3 anos de idade foi raptado de seus pais ou melhor de sua mãe ( que acabou sendo assassinada ) … Tudo aconteceu bem rápido e este pequeno acidente ficou esquecido …

Nossa história começa com Rigel fugindo do lugar em que ele viveu por 8 anos … ou seja para ele aquele lugar era sua casa e família … mas segredos e mascaras foram caindo e sendo desvendadas … Rigel é um menino especial … o lugar em que ele viveu é conhecido como Fundação Cosmos … e o que esta fundação tem de incomum? Digamos que eles ensinam as crianças a serem “super dotadas” … terem habilidades especiais … como ler a mente de uma pessoa … prever o futuro … levantar objetos … e por ai vai … Quanto mais cedo a criança era treinada … melhor ela ficava … ( porém todas as crianças eram roubadas de seus pais, e elas não sabiam … as crianças pensavam que elas eram adotadas ) e foi isto que Rigel descobriu … que seu pai existia … que ele tinha sido enganado … Rigel então foge para o seu pai … para a sua família …

Lúcio o pai de Rigel não acredita na hora … meu filho morto a 8 anos me ligando … mas como a gente sempre deve ouvir o coração … Lúcio reconhece que Rigel tem muito haver com sua falecida esposa … e acolhe o menino em sua casa … O pessoal da Fundação Cosmos ficam fulos da vida com o ocorrido … Nunca uma criança tinha fugido da supervisão deles … Então Rigel é caçado por dois professores ( um telepata e outro clarividente ) … Mortes não poderão ser evitadas … Dor e frustação …Tristeza da parte dos amigos de Rigel ( apesar de toda as mentira … ele tinha amigos na Fundação ) …

Rigel é o maior tele-cinético do mundo … Uma criança prodígio que pode fazer muitas coisas com o poder da mente … ele não pode simplesmente abdicar a tudo isso e viver na sociedade comum … Muitas escolhas serão feitas para o bem de Rigel e o futuro das crianças da Cosmos … Será que Rigel conseguirá ficar com o seu pai … mas aonde … em uma casa comum … ou será pego pelos professores … Ninguém pode segurar este menininho quando ele está nervoso … até tudo se estabilizar … Rigel só tem uma escolha a fazer … Fugir daqueles que querem tirar o resto de sua infância e família …

Muito emocionante está história … do começo ao fim a gente torce para que Rigel tenha um fim feliz … apesar de todas as vantagens que ele tem por ser o melhor tele- cinético do mundo ( o mais poderoso ) … ele quer ficar com o pai … Não quer viver sob a pressão e autocontrole em que foi submetido desde os 3 anos de idade … Então Diogo faz com que a gente viva tudo junto com os personagens … Suas dores e frustações … o que eles estão vendo … planejando e sentindo …

Um livro que a gente não vê a hora de acabar … saber qual é o final … Diogo de Souza teve muita criatividade em criar está emocionante história … o jeito que ele escreve é tão tranquilo … nada complexo … ( apesar dos nomes das habilidades ) e uma coisa que achei muito fofa … Cada pessoa que trabalha na Cosmos … tanto aluno como professor … recebe o nome de uma constelação … Então os nomes dos personagens são únicos … exóticos … Alguns eu acho bem lindos … Como por exemplo Estérope, Alphard e Procyon … Adorei estes nomes …

O livro nos ensina o que é família … aonde que a gente se sente querido … Rigel aprende isso … O que a força da amizade é capaz de fazer mesmo com dúvidas e receios … Tudo isto é mostrado para o leitor … Através de Rigel, acompanhamos a saga de um jovem tele-cinético em busca dos laços que o definem, da família que nunca conheceu, e da redescoberta de seus próprios valores … Livro super indicado …

Eu queria agradecer ao autor Diogo de Souza por ter me dado a chance de ler este livro maravilhoso e parabeniza-ló por este trabalho lindo e que nunca deve entrar para o esquecimento e sim vir a luz e nos mostrar coisas maravilhosas … pois sempre que lemos um livro a gente fica revigorado e com a imaginação a Mil.

Kel Costa 25/06/2011

Bem, eu adorei Fuga de Rigel. O livro possui uma leitura bem fluente, com uma fonte de tamanho bom e texto de fácil entendimento.

A história é super original e a narrativa, como eu disse lá em cima, é eletrizante. Passei praticamente o livro todo na ânsia de virar a página para acompanhar as perseguições ou descobrir mais um podre da Fundação revelado. As partes de perseguições e lutas merecem um destaque próprio, pois achei essas cenas muito bem detalhadas, que quase me transportavam para o momento em si.

No melhor estilo X-Men e poderes paranormais, com direito a crianças usando o poder da mente, levantando objetos, levitando e até saindo de seu próprio corpo, Fuga de Rigel levaria um voto meu para ser transformado num bom filme de ação. A história é redondinha, revelando todos os mistérios na medida em que vamos passando as páginas e não decepciona no final.

A única coisa que eu não gostei do livro foi a capa. Merecia algo mais trabalhado na história. Acho essa capa muito genérica. Tenho certeza que numa próxima edição, Diogo pode tentar usar algo que tenha mais “a cara” do livro.

Leia a resenha completa: http://www.itcultura.com/2011/06/resenha-fuga-de-rigel/
Luciane 26/02/2012minha estante
Kel, vc disse tudo!

Vanessa Vieira 20/09/2010

Fuga de Rigel_Diogo de Souza
O livro Fuga de Rigel, de Diogo de Souza, conta a história do menino prodígio Rigel (Alan), criado na Fundação Cosmos, escola especialista em crianças prodígios e com poderes telepáticos e psíquicos, e que descobre estar vivendo embaixo de uma grande mentira. Rigel resolve fugir da Fundação Cosmos abandonando seus mestres e amigos e encontra o seu pai verdadeiro, o policial aposentado Lúcio.

Rigel é perseguido por Lesath e Astérope e descobre que para o seu pai Lúcio, o filho Alan havia morrido em um acidente de carro junto com a sua mãe. Rigel conta com a ajuda dos amigos Deneb, Alphard e Procyon em sua fuga e descoberta de si mesmo. Os poderes telecinéticos e paranormais do enredo do livro, são surpreendentes e eletrizantes. Através da mente, é possível cometer acidentes, fazerem pessoas serem incendiadas e controlar até um revólver. Rigel, junto com seu pai e seus amigos, passam por aventuras e muitos perigos neste romance, digamos, paranormal. O livro, no sentido literal da palavra, te devora para dentro da história. Recomendo, na certeza de que todos os leitores irão gostar!

Gostaria de agradecer ao autor do livro, Diogo de Souza, por me presentear com um exemplar do livro autografado. Obrigada Diogo! Amei o seu livro!

Book Addicted 07/02/2011

Que um dia normal, se torne paranormal ...
O mundo sobrenatural que Diogo nos apresenta é o mundo paranormal, isso mesmo, pessoas com poderes de telepatia, telecinese, etc; quem não tem tais poderes são os Mundanos, ou normais. Paranormais convivem na Fundação Cosmos, que é comandada por Rasala. Mas quem é o Rigel do título e por qual motivo ele foge?

Rigel é um garoto de quase 12 anos, que descobre que foi enganado por toda sua vida pelos professores da Cosmos; ele não é e nunca foi um órfão adotado pela Fundação que o criou e treinou como paranormal. Seu pai crê que ele morreu aos três anos, juntamente com a mãe. Rigel ao tomar conhecimento da mentira que lhe foi contada resolve fugir, e ir atrás de seu pai.

As crianças na Cosmos são desde cedo ensinadas que o mundo dos Mundanos iria utilizar de seus poderes para proveito próprio; também a se considerarem superiores aos outros por seus poderes.

O livro começa com Rigel fugindo e depois disso você só vai respirar realmente quando termina a leitura. Você é jogado em uma cena de ação após a outra, num ritmo alucinante; as cenas que não são de ação estão cheias de perguntas e suspense: “Quem é Sirius?”, “Rigel é o único dos garotos que foi raptado?”. Perguntas que serão respondidas quase no fim do livro, mas mesmo assim com gostinho de quero mais.

Tenho certeza que ninguém se arrependerá de ler o livro; você vira cada página na expectativa e na torcida por Rigel não ser apanhado por Selath e Astérope. E sofre também com o garoto quando ele, mesmo não se lembrando do passado, sofre na cena da estrada e também na da ponte (não vou dar detalhes portanto leiam).

Então leiam esse livro e como diz a dedicatória que Diogo de Souza fez em meu livro: “que a diversão destas páginas seja premonitória, que a emoção seja clarividente e que um dia normal, se torne paranormal”.

POR THAI - Visitem: http://www.portrasdasletras.net

musa 18/03/2009

Muito interessante!
É UM LIVRO QUE SE REFERER AO MUNDO ESPIRÍTUAL. É UMA OTIMA LEITURA PARA SE LER E FICAR SINTONIZADO A NOSSA VOLTA.

Marcinhow 30/10/2010

marcinhoweoslivros.blogspot.com
A Fundação Cosmos é um lugar tipo o instituto Xavier para jovens super dotados, mas a diretoria da fundação Cosmos não é lá tão boazinha assim como o professor Charles Xavier. A Cosmos tem agentes treinados para roubar bebes com grande potencial mental, e essas atitudes irritam Cláudio ( ou Achernar), que quer a qualquer custo mudar isso.
Rigel, o garoto aposta da fundação Cosmos, todos acreditam que ele é o paranormal mais poderoso do mundo, mas quando todos menos esperam, Rigel foge, deixando toda a Cosmos em alerta. Rigel foge para encontrar o seu pai, mas para Lúcio, pai de Rigel, ele havia morrido junto com a mãe, em um acidente de carro. Lúcio se juntará a Cláudio para se vingar da Cosmos, por ter ficado nove anos acreditando que seu filho havia morrido...

Para continuar lendo acesse o meu blog:

naniedias 14/08/2010

Fuga de Rigel, de Diogo de Souza
Rigel está fugindo. Ele sabe que não será fácil, afinal de contas, todos da Fundação Cosmos tem poderes paranormais.
Mas ele precisa fugir - ele precisa encontrar seu pai.
A Fundação Cosmos é uma fundação que vive em segredo. Sem o conhecimento do mundo, eles treinam garotos e garotas que tenham habilidade paranormais - tais como telecinese e telepatia. Mas a fundação esconde algo - não é simplesmente uma escola de garotos com poderes especiais.
E Rigel descobriu que toda a verdade de sua vida não era bem uma verdade. Ele descobriu que tinha uma família, e resolveu que iria atrás dela.
Lúcio Costa perdeu a mulher e o filho há quase nove anos. Ele já não pensava muito no assunto. Mas os detalhes daquele dia, embora não tão claros quanto ele gostaria, voltaram a sua mente quanto aquele garoto ligou. O menino do outro lado da linha dizia ser Allan, seu filho. Era difícil acreditar, mas ele resolveu que iria verificar.

O que eu achei do livro:
O livro é bom, muito interessante. Os poderes paranormais são bem interessante e a história da Fundação Cosmos também.
Eu achei a história bem explicada, contando os detalhes, aos poucos, da história da fundação e dos personagens principais do livro.
Não gostei muito do personagem principal, Rigel, mas também acho que essa era a intenção do autor, para mostrar o que havia acontecido com ele pelo fato dele ter sido criado na fundação. Ele é um garoto um tanto estranho.
As crianças começavam o treinamento muito cedo, e os duros treinamentos faziam com que elas não tivessem uma infância tradicional.
Eu não vou contar mais do livro, para não estragar a surpresa. Mas garanto o que o livro é bem interessante e que a história é muito legal.
Mais um livro brasileiro muito bom!

Nota: 7
Dificuldade de Leitura: 6

Veja mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Dan 06/02/2011

Fuga de Rigel
Rigel está fugindo, tinha que fugir da Fundação Cosmos, lugar onde crescera.

Precisaria de uma hora e meia em um local seguro, longe de seus perseguidores.
Parecia impossível se esconder de Vega, seu professor na Fundação, pois ele estava com Alphart, sua amiga, ninguém o conhecia melhor que ela, isso tornava suas visões mais fortes sobre ele.

Concentrou-se bastante, carregado pela adrenalina conseguiu seu objetivo. Um muro, um vigia dormindo, uma porta aberta.
Ele sabia onde deveria ir.

A casa estava em construção, Rigel subiu as escadas e foi para um local seguro, no que em breve seria um quarto.

Ele precisava se concentrar.
O único meio de fugir, era ele mesmo se perder, como Sirius fez.
Rigel deu o telefonema que mudaria sua vida. Ligou para seu pai, o qual acreditava que ele tinha morrido quando bebê num acidente...
Laura havia saído para visitar sua mãe que morava no interior e levava Alan com ela.
Havia ocorrido um acidente, um motorista embriagado, dirigindo em alta velocidade bateu no carro de Laura, fazendo-o derrapar, capotar, passar por cima da cerca de segurança e cair girando morro abaixo até bater em uma árvore.
Talvez Laura e Alan tivessem sido salvos se o carro não tivesse explodido.
Lúcio (pai de Rigel) foi identificar os corpos. Laura estava completamente carbonizada, mas reconheceu ser sua esposa, Alan, porém, estava irreconhecível...

Continue lendo:

Carol Chiovatto 29/10/2010

FUGA DE RIGEL - DIOGO DE SOUZA
Eu tenho que resumir? Não gosto de resumir. Vão pegar uma sinopse. Não, não peguem. A graça é abrir o livro sem ter lido sinopse nenhuma, nem resenha, nem nada. Estou fazendo essa pura e simplesmente porque quero que vocês conheçam que essa obra existe e sintam vontade de lê-la.

O começo do livro dá falta de ar. A sua cabeça fica girando. Você não entende nada e se sente no meio da cena ao mesmo tempo. É uma fuga alucinada, misturada com as impressões do Rigel (RÁ, NÃO É SPOILER, LEIA O TÍTULO DO LIVRO).

É um livro que dá raiva, porque você não consegue soltar. Você está trabalhando e fica pensando no que aconteceu. Você está na faculdade e abre o livro embaixo da carteira porque quer saber o que vem depois daquela cena. Você está em pé no ônibus com um monte de bolsas e dispensa o mp3 pra ler, porque fica em desespero pra saber como aquilo vai se resolver.

E do que estou falando? Da história, claro. Depois da descrição da cena de fuga, o autor explicar o que está se passando, o leitor não fica perdido, não, pelo contrário. O Diogo é um desses autores que nos dá a mão e nos leva para onde ele quer nos mostrar alguma coisa (mesmo que esse onde seja no mundo real, ou nos sonhos de alguém, ou nas lembranças).

E a teoria é incrível. Quero dizer, é tudo muito plausível. Minha cabeça chegou a comparar com certo desenho da Marvel em algum momento (Carol má, não vai dizer qual), mas não tem nada a ver. Fuga de Rigel é muito superior no que tange às imagens evocadas, às cenas de ação e de suspense infinito.

Nós conhecemos as personagens mas apenas tentamos imaginar como seríamos no lugar delas e o que sentiríamos. Não nos imaginamos como aquela personagem (o que, na minha opinião, é fantástico. Como um autor consegue identificação com personagens que o leitor não consegue se imaginar sendo?). É que nós somos apenas mundanos, ou normais.