O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Rodrigo 12/04/2015

É um livro divertido, engraçado e matematicamente falando aprende-se a multiplicar, somas, dividir e subtrair com essa divertida leitura.
Renato 09/10/2016minha estante
undefined

Mayte 04/12/2014

Para os apaixonados por novos conhecimentos
De antemão aviso que é necessário maturidade e paciência para "estudar" o livro. Aos 12 anos comecei a ler e achei chatíssimo; aos 16, devorei-o.
Neste livro Malba Tahan (pseudônimo do professor de Matemática brasileiro Júlio César de Mello e Souza), pela voz do bagdali Hank Tade-Maiá, nos leva a uma impressionante viagem pelas peripécias matemáticas do calculista Beremiz Samir.
O livro me trouxe conhecimento não só matemático e lógico como também da cultura árabe, que eu não imaginava que fosse tão surpreendente.
Vale a pena a leitura.

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2014/06/livro-o-homem-que-calculava.html

Bru | @umoceanodehistorias 15/09/2014

Duas paixões juntas
Em nome de Alá, Clemente e Misericordioso! Começo minha resenha com essa frase, pois é assim, que as fascinantes histórias contadas pelo Homem que Calculava começam.

O homem taciturno, excessivamente calado, torna-se desagradável; mas os que falam sem parar irritam ou enfastiam seus ouvintes. Devemos, pois, evitar as palavras inúteis sem cair no laconismo exagerado, incompatível com a delicadeza.

O início do livro se dá com a aproximação do narrador e Beremiz Samir o Homem que Calculava. O Bagdali como é conhecido nosso narrador se encantou ao ver Beremiz contando, um por um, os galhos de uma árvore, depois as folhas de um dos galhos até descobrir proporcionalmente o número aproximado de árvores. Fora essa a primeira e uma das mais fáceis proezas realizadas pelo Homem que Calculava.

O livro conta com vários problemas que, muitas vezes, julgamos impossíveis de serem solucionados. Alguns desses problemas como dos 35 camelos que precisam ser divididos por três irmãos são fáceis de ver a solução, mas em outros fiquei pensando, pensando e pensando, até que decidi virar a página e ler o que esse fascinante e inteligentíssimo homem conseguiu fazer.

O autor faz várias citações das Escrituras Sagradas, poesias, trovas e citações de vários matemáticos famosos. Ele explica a história da invenção do jogo de xadrez e nos faz perceber o quanto a matemática é importante para tudo em nossa vida.

A Geometria, repito, existe por toda parte. No disco do sol, na folha da tamareira, no arco-íris, na borboleta, no diamante, na estrela-do-mar e até num pequenino grão de areia. Há, enfim, infinita variedade de formas geométricas espalhadas pela Natureza. Um corvo a voar lentamente pelo céu descreve, com a mancha negra de seu corpo, figuras admiráveis; o sangue que circula nas veias do camelo não foge aos rigorosos princípios geométricos; a pedra que se atira no chacal importuno desenha, no ar, uma curva perfeita! A abelha constrói seus alvéolos com a forma de prismas hexagonais e adota essa forma geométrica, segundo penso, para obter a sua casa com a maior economia possível de material.

A leitura não é fácil, devo confessar, é preciso ter atenção e muita paciência para entender determinadas resoluções. Ter uma folha e um lápis à mão também ajuda. Em alguns momentos tive que tentar resolver o problema para entender, mas isso não me fez gostar menos do livro, muito pelo contrário.

Esse livro conseguiu unir duas coisas que amo muito, uma delas é a leitura propriamente dita e outra é a matemática, quem me conhece e conversa comigo sabe o quanto sou apaixonada por números e raciocínio lógico, e como tal, não deixaria de tornar-se um queridinho para a vida toda. Indico esse livro a todos que gostariam de conhecer um pouco mais sobre essa fascinante matéria, mesmo que não goste dela e não a entenda, pois ao final do livro o autor nos explica como os problemas foram resolvidos, quando essa explicação não fica no próprio capítulo.

Só posso dizer que desejo ler todos os outros livros desse autor, inclusive sua lista de compras do supermercado.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2014/09/o-homem-que-calculava-malba-tahan.html

Rafael 08/09/2014

O Homem que Calculava - Contando...
O Homem que Calculava é um livro muito interessante do ponto de vista psicológico. Acredito que possa levar pessoas (principalmente os mais jovens) a gostar dos números. Mostra de maneira simples a utilização dos números, equações e etc.
Uma parte legal do livro é a que trata da história do jogo de xadrez. Muito interessante.

Lari 12/08/2014

O Homem Que Calculava - Malba Tahan
Este livro é uma das obras mais interessantes que eu já li.

Conta as aventuras de Beremiz Samir (um calculista brilhante) pelo Oriente Médio.
Ele e o nosso narrador, o Hank Tade-Maiá, se conhecem durante uma viagem e passam a viajar juntos pelo deserto em direção à Bagdá. Ali, encontram aventuras onde o cérebro do calculista será posto à prova diversas vezes e irá colher os frutos de ser tão criativo e inteligente na resolução dos desafios numéricos, por assim dizer.

Cada capítulo apresenta-nos uma nova aventura e, com ela, um novo problema matemático que Beremiz resolve de maneira surpreendente e até divertida. Confesso que fiquei pensando várias vezes nas resoluções simples e na maneira quase poética com que o Beremiz expressou-as. Ele consegue romancear os números e me deixou não só com a sensação de estar realmente entendendo o problema, como também aprendendo coisas totalmente novas (mesmo que não sejam).

"A geometria existe por toda parte. No disco do sol, na folha da tamareira, no arco-íris, na borboleta, no diamante, na estrela-do-mar e até num pequenino grão de areia."

Demorei a descobrir que Malba Tahan não era, de fato, árabe. Fiquei impressionada quando descobri que ele é, na verdade, o pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza – um brasileiro!

Com este livro você aprende matemática, conhece um pouco mais sobre a história dessa ciência, os grandes nomes por trás dela e aprende mais sobre a cultura do meio oriente.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-o-homem-que-calculava.html

Aline 17/07/2014

Definitivamente não é um livro para relaxar.
O enredo é fraco, portanto, não espere muito do livro nesse sentido. Entretanto, torna-se interessante para aqueles que apreciam a matemática pois demonstra resoluções de problemas de raciocínio lógico.
Outro ponto positivo é que há muitos relatos sobre a história da matemática, lendas e passagens em que muitos provérbios são citados. Enfim, é uma obra que fomenta a reflexão.
Concluindo: é um livro que deve ser apreciado e lido com mais atenção.

Isabô Melina 10/07/2014

Matemática divertida?
Quem me indicou esse livro foi um professor meu de redação do colegial em 2007.

Comprei o livro em 2010.

Comecei a ler em 2014.

É interessante.
Não sou da área de exatas mas sempre me fascinei pela matemática.
Nenhum dos problemas matemáticos propostos na narrativa é de dificuldade extrema e fica muito fácil para o leitor compreender a resolução.

Eu indico ler durante o colegial, principalmente quem não vai seguir nenhuma profissão de exatas.
Eu mesma, que sou da biológicas, estava um pouco enferrujada e, por isso, não consegui desvendar certos problemas por conta própria.

No final, a história surpreende.

Indico.

Ruth Aparecida 18/06/2014

O HOMEM QUE CALCULAVA // Malba Tahan
Livro altamente recomendado. Tanto para aqueles que gostam da matéria ou para curiosos (como eu) desvendarem novas aventuras. Conta a história de Beremiz Samir, um homem de origem persa que quando era pastor contava as ovelhas para o seu dono. Assim, Beremiz adquiriu a arte de contar e calcular.

Esse livro vai além de ter cálculos, problemas e contas. Ele tem um alto valor filosófico, religioso e cultural. Conta com gravuras, frases de gênios da Matemática, apêndice, algumas curiosidades, resoluções de problema (pois durante todo livro, é proposto ao calculista resolver alguns deles) glossário, índice, bibliografia e sumário.

Excelente livro. Vale cada página.

Quote: "A Geometria existe, como já disse o filósofo, por toda a parte. É preciso, porém, olhos para vê-la, inteligência para compreendê-la e alma para admirá-la." Beremiz Samir

Lucas 03/04/2014

Sinopse
As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.
O Homem que Calculava - um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol - mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção.

Thauany 31/03/2014

Um Resumo da História da Matemática
O livro conta a história dO Homem que Calculava e na sua trajetória vai nos contando fatos curiosos sobre a matemática e a lógica. Em alguns momentos há problemas que você pode resolver e que deixam o livro muito mais interativo. Uma ótima leitura para amantes da matemática e lógica.

Santiago 07/03/2014

Texto da contra-capa
Unir o útil ao agradável tem sido a preocupação máxima dos pedagogos. Entre as tentativas feitas, nenhuma foi tão feliz como este livro ameno, repleto de curiosidades que ensinam enquanto deleitam.

Marcos 26/01/2014

Leitura na aula de matemática... que tal?
Essa obra sublime é uma prova de amor à matemática. Não entendo o fato de não ser trabalhada nas escolas. Por que só romances nacionais?! Por que só há leitura na aula de português?!
A leitura dessa obra - além de todo apoio do meu pai, que brincava comigo e com meu irmão de resolver problemas de lógica - foi um dos importantes passos para eu me tornar alguém que gosta de matemática, o que é difícil até de se conceber para alguém que nunca foi estimulado.

Rayan Ibiapina 09/01/2014

Cativante!
Apesar de ser um livro de estilo diferente dos que eu geralmente leio, gostei muito dessa obra. Beremiz é um cara bastante cativante e inteligente. E apesar de o desenrolar da trama ser suavemente simples, é interessante o ver usando a sua principal arma para resolver problemas que para os olhos do mundo são altamente complexos mas que para ele parece um simples 1 + 1 = 2 da vida. Recomendo. Mesmo que não seja o seu estilo, faça uma força e vá até o fim. Não vai se arrepender.