O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Matthew Bates 05/07/2021

ERA UMA VEZ UM MENINO QUE FOI LER UM LIVRO PRA ESCOLA E SAIU TRAUMATIZADO
Aiai gente, eu sou de exatas, eu amo esses conteúdos com todo o meu coração, mas ler isso foi pééssimo. Eu não sei o que rolou, mas chegou num momento que eu só conseguia pensar "porque você não passa direto pelas abelhas? precisa contá-las?" enfim, enfartei mas passo bem

Dani Ferraz 01/07/2021

"O homem só vale pelo que sabe. Saber é poder. Os sábios educam pelo exemplo e nada há que avassale o espírito humano mais suave e profundamente do que o exemplo".
Não há do que duvidar quando encontramos também na fala do grande escritor Jorge Luiz Borges de que este seja "um dos livros mais notáveis da humanidade". Quão grandiosa e poderosas são as histórias escritas por Júlio César de Melo e Sousa sob o pseudônimo de Malba Tahan, narrando a prodigiosa viagem de Hank-Tade-Maiá, o bagdali, ao lado de Beremiz, o calculista persa.
Beremiz Samir adquiriu a habilidade de contar enquanto cuidador de rebanho com medo de perder suas ovelhas e passou assim a calcular tudo que existisse a sua volta com presteza. Dotado de muita sabedoria e grande conhecimento filosófico e matemático, o “Homem que calculava” – apelido atribuído a ele – possuía um raciocínio lógico aguçado capaz de causar inveja nos mais renomados sábios.

No decorrer dos 34 capítulos que compõem o livro. O calculista partilhou de forma igualitária camelos, dividiu pães, decifrou os mais complexos problemas, resolveu enigmas, deu aulas de matemática, nos apresentou o número perfeito, sistemas de numeração, lendas dos números quadrados, do xadrez, bem como as histórias de Hipátia, Bháskara e sua filha Lilaváti, Arquimedes, Eratóstenes e outros mestres da "ciência das grandezas, das formas, dos números, das medidas, das funções, dos movimentos e das forças", termos que o próprio autor define em sua dedicatória.

A leitura deste livro é um conforto para o ser! O calculista, mostra ser sagaz e nos incita a curiosidade, sabe ser decisivo e nos revela com precisão o desfecho dos problemas, com sabedoria conta e encanta com fábulas e lendas as histórias abrindo a nossa mente para o admirável, sabe ser virtuoso e caridoso não almejando fortunas e sim o saber, o que gera uma reflexão importante sobre os bens materiais. O calculista desperta o amor, disserta sobre religião, sobre moral, sobre felicidade e deixo aqui registrada esta frase tão marcante "A felicidade é difícil porque somos muito difíceis em matéria de felicidade", calcula o X da vida, termina com êxito sete provas aplicadas por sábios e o conforto desta leitura além de tudo que já apresentei está em ensinar enquanto nos deleita.

WOOLFGUM 21/06/2021

Saí mais burro do que já era
Um dos maiores problemas da história é a falta de aproveitamento dos personagens, são vazios, sem carisma, misturando isso com a escrita antiquada torna o livro um grande balde de água fria.
   Acho o conceito de ensinar matemática com historinhas curtas bem interessante, mas na prática não funcionou pra mim.  Ao decorrer dos capítulos parece que estamos andando em círculos, toda história tem a mesma forma sem algo de novo, com exceção dos últimos capítulos que o escritor perdeu a mão enchendo o livro de fábulas e lendas que só estavam ali para encher linguiça, nem a temática de matemática seguia.
   Sei que é um livro de contos e não precisa ter um aprofundamento ou plot enorme e elaborado por trás, porém  os capítulos seguem uma linha cronológica, prova disso são os capítulos 14 e 15, e 21 e 22, dando abertura para uma evolução de personagem que nunca ocorreu. O próprio narrador personagem está ali apenas para seguir o Beremiz, não sabemos nada sobre ele. O meu capitulo favorito foi o cinco onde descobrimos mais sobre o Beremiz, porém de resto os capítulos se tornam fracos e entediantes em um certo ponto.
    Gostei da experiência de sair da minha bolha e zona de conforto literária, vou aderir os ensinamentos sobre prática e esforço, e as dicas de cálculos em minha vida. Esse livro trouxe sim uma carga a mais de conhecimento, porém não é um livro que eu pretenda reler daqui a alguns anos.

Heloisa.Rodrigues 04/06/2021

O Homem que Calculava
É um livro muito bom. Apreciamos essa obra em leitura coletiva e é surpreendente a forma como o autor Malba Tahan incita os leitores a apreciarem as belezas da ciência matemática. É um livro com o potencial de despertar nos jovens leitores uma visão positiva sobre a aplicabilidade dos números em nosso cotidiano.

Luís Daniel Giusti Bruno 30/05/2021

Muito bom!
Havia lido na infância... E decidi reler. Não me arrependo! É um livro muito gostoso de se ler!

Karoline 27/05/2021

Aumentou o meu gosto pela matemática
Esse livro veio na hora certa, estou estudando pro enem e matemática é uma das matérias em que vc pode obter mais pontos, só que eu estava muito desanimada por estar estudando por conta própria (sem cursinho e eu tendo que me organizar e montar meus cronogramas só) esse livro me deu uma grande motivação, me fez enxergar que a matemática - da mais simples até a mais complexa - está muito mais presente em nossas vidas do que imaginávamos. É muito legal a jornada de Beremiz e como ele era um homem sábio, não só de conhecimento matemático mas também de conhecimento da vida

Lucas 19/05/2021

Livro Simples e Encantador
Acredito que esse é o livro que eu mais li na minha vida. Praticamente todo ano eu o leio. Narrativa simples que de forma incrível nos faz viajar nas maravilhas da matemática. Ótima opção de presente para crianças que dizem não gostar de matemática.

Noanony 12/05/2021

Meh
Foi um livro bom, nada demais. Não gosto muito da escrita, gostei do jeito em que as situações matemáticas foram colocadas. A história não é tão boa assim, enrolei muito para terminar.

Wilson 11/05/2021

Esperava bem mais e pensei em abandonar por diversas vezes
Apesar de ter alguns insights interessantes , de maneira geral, não gostei do livro. Pensei em abandoná-lo, mas consegui terminá-lo.

Marcos 28/04/2021

Encantador, poético e brilhante.
Esse livro tem as melhores fórmulas e cálculos para encantar qualquer pessoa. Não se tratam somente de números e raciocínios, tratam-se de ensinamentos de sabedoria, de relações de amizade e amor, de empatia e abnegação, de tudo aquilo que o mais humanista deseja e que já foi ensinado pelos mais diferentes sábios da humanidade: Jesus, Buda, Confúcio, Paulo Freire, etc. Esse livro tem o poder de te fazer amar a matemática, a ciência, a filosofia, a história e outras faculdades que devem ser abraçadas pelo intelecto humano. Recomendo a leitura para qualquer pessoa, sobretudo se você está desconsolado com a escola e quer se reinventar e voltar a desejar a aprender e crescer. Obs. : a indicação de leitura veio da Tatiana Feltrin, recomendo o canal dela para ter mais uma perspectiva desse livro delicioso.

Kelinka 18/04/2021

Livro incrível! A matemática é muito linda! ??
Um livro extraordinário que nos apresenta a fascinante beleza da matemática! ? Perfeito para quem, assim como eu, também ama a matemática, o estudo da maravilhosa harmonia dos números! ??

Arlete49 04/04/2021

Malba Tahan
Livro leve e divertido que auxilia a desenvolver o gosto pela matemática. Historias cativantes que faz refletir a simplicidade do "pensar matemático", pois não há necessidade de fórmulas ou equações, apenas lógica e estratégia para resolver problemas tidos como impossíveis.

Obs.: Me surpreendi ao saber que o autor é brasileiro kkk

Luiza.Alcantara 23/03/2021

Sei que o livro tem muitos fãs mas, sem sombra de dúvidas é o livro mais chato que já li. Não me prendeu por um segundo. Nunca gostei de matemática, o que provavelmente foi um fator determinante para que me desagradasse tanto. Achei enfadonho demais.

humberto.semensato 18/03/2021

A matemática está mais presente do que pensamos
Livro super leve que conta as aventuras de um matemático árabe resolvendo problemas lógicos por onde ele anda. O livro foi escrito por um matemático brasileiro que soube juntar a matemática e a literatura ao fazer o leitor enxergar com as lentes do cálculo. Além da matemática, o contexto árabe é rico em detalhes culturais e religiosos de onde os personagens passam. O livro é muito bem dividido com capítulos pequenos fazendo com que a leitura não fique cansativa ou extensa.
ambrosiomateus 29/03/2021minha estante
Danielzim corre aq

humberto.semensato 29/03/2021minha estante
Ele q escreveu

X1c0 12/03/2021

Um romance sobre matemática
Uma história cativante e ainda ensina vários quebra cabeças lógicos complexos de forma muito acessível e leve.