A Lei

A Lei Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei

Glauber 18/04/2024

Opinião
Excelente livro introdutório para quem quer conhecer as ideias do liberalismo. O Bastiat ao longo do livro cita diversos autores e suas visões sobre a liberdade, a propriedade e a vida. Confesso que terei que relê mais a frente quando tiver um pouco mais de bagagem sobre o assunto.

Geek 15/04/2024

Uma introdução bem completa
Dentre os livros que li envolvendo a definição real do liberalismo econômico, este é um dos melhores. Bastiet traça com muta clareza a relação que economia tem com liberdade e política. Apesar de não concordar com algumas coisas ditas, gostei muito da leitura.

*Explica bastante do que é liberalismo no Brasil e no resto do mundo também.

Tango Fox 31/03/2024

A Lei é a Justiça
A Lei é a força comum organizada para prevenir a injustiça e, em poucas palavras, a Lei é a Justiça.

shaiigr 30/03/2024

Q livro interessante, fácil de compreender e agradável de ler (seria mais agradável se nossa realidade n fosse tão ao contrário da liberdade pregada nessas linhas). Enfim, quer se introduzir ao liberalismo? Leia.

Dani Gazaniga 12/03/2024

A lei
Sendo publicada em 185O a obra aqui apresentada permanece dentro dos conceitos atuais que envolvem todo o contexto da filosofia político-econômica.

O autor compartilha diversas situações cotidianas em que a instituição que faz cumprir a lei, não a obedece, e ainda aplica como auferir, caso determinada lei não se estabeleça dentro da justiça.

Esta leitura é certamente essencial e concebível a todos, principalmente, pois vivemos em uma sociedade que não acha interessante que se entenda sobre as questões filosoficas, políticas e econômicas, sendo estes, fatores primordiais para o alcance de uma viável sucessão econômica e global, que afetam e contribuem diretamente em diversos aspectos sociais.

Fica aqui o desafio para quem quiser acompanhar de perto esta obra, que amplia a visão em vários sentidos e nos difere da grande maioria da população que infelizmente possui a mente alienada nos dias atuais.

"Ao regulamentar a indústria, o governo deu-se a responsabilidade de fazê-la prosperar, pois, em caso contrário, teria sido absurdo privar a indústria de sua liberdade. E se por causa disso ela sofre prejuízos, de quem é a culpa?"

Marcos5813 05/03/2024

Lei e Justiça
Obra magnífica de Frédéric Bastiat, um dos principais pensadores liberais do século XIX, e que, junto à Carl Menger, suas idéias são a base do pensamento da Escola Austríaca, apoiada nos três pilares que faz dos indivíduos serem o que são, seres humanos, quais sejam, o direito a vida, a liberdade e a propriedade privada. Bastiat, em resumo, define a Lei como a própria justiça dos homens livres em se organizarem para terem seus direitos que o tornam humanos, através de um ordenamento mínimo para sua proteção. Assim, qualquer legislação fora da proteção a vida, a liberdade e a propriedade privada é um desvirtuamento da Lei.

As duas causas primordiais para que a Lei deixe de fazer Justiça, e se torne instrumento de manipulação, afastando justamente do entendimento sobre o que é Justiça e, por conseguinte, a Lei, são o egoismo estúpido e a falsa filantropia. Esses dois princípios do desvirtuamento da Lei é que faz de um Estado, antes para proteger, espoliar e retirar do indivíduo aquilo que o distingue, em nome de uma igualdade, a de agir como um legislador supremo a "atender" as necessidades de seus súditos, e a melhor maneira para tal intento é do desconhecimento do que seja Justiça, e do que seja Lei.

Está obra e de tal força que contrapõem-se à Marx sobre suas ideias do capitalismo, em seus preceitos como aquilo que é tirado do trabalhador pela criação de valor excedente pelo trabalho, a mais-valia, é justamente do que é tirado do indivíduo por não reconhecer que o trabalho é uma extensão do uso livre de suas faculdades e dotações, que ao gerar riqueza, que conduz a concentração de renda e capital na mesma medida que permite aos trabalhadores participarem de suas obras através do consumo.

Não são os fatores produtivos organizados por um Estado, mais antes de tudo, uma anarquia dos meios de se organizar e competir para atingir um determinado progresso econômico, que faz da Lei, defensora dos meio do agir humano a principal força na criação de valor e não o contrário, quando antes dos trabalhadores saírem a trabalharem nas vinhas do Senhor, e que menos ou mais horas trabalhadas cabe ao quinhão prometido, o justo quinhão estabelecidos pelas forças do mercado, e não por um Estado organizado. A bela anarquia, o indivíduo como forjador de sua própria obra, e não utopias.

Os últimos serão os primeiros, assim como a Lei, a Justiça, se faz contra a ultima ameça aos homens livre e de boa fé.

Alan 16/02/2024

Frederic Bastiat traz nesta obra conceitos e como as linhas políticas buscam manipular a Lei. Ele traz a Lei como sendo a Justiça e defende os direitos à propriedade, a defesa da pessoa e da liberdade.

brenovisk7 16/01/2024

Esse livro é extremamente raso e simplesmente falso. Se você se interessa pelo pensamento libertário, recomendo que pegue um livro de verdade e não uma coleção quase que satírica de frases de efeito escritas com a finalidade de chocar pessoas sem conhecimento político. É um livro bastante burro.
Miguel.Sardenberg 16/01/2024minha estante
Caramba, você comprou esse livro?? Que loucura!!

brenovisk7 17/01/2024minha estante
??

Eduard.Santana 19/02/2024minha estante
O que você está lendo agora???

Maria16970 23/11/2023

Eu li esse livro apenas para uma prova. Esse livro apresenta uma visão unilateral dos problemas políticos, focando na esquerda como causadora de todos os problemas sem levar em consideração outros aspectos sociais, históricos e políticos. Não recomendo a leitura.
Luís Br 23/11/2023minha estante
Ué, mas o título do livro tá "pq a esquerda não funciona?" Talvez seja por isso que focou nela... Kkk

Maria16970 20/12/2023minha estante
Pra mostrar que que as ideias dele sobre a esquerda estão erradas

BCasf 08/11/2023

Bastiat traz de forma simples e didática os principais fundamentos liberais ao mostrar o que realmente deveria ser a lei e como os legisladores acabam distorcendo essa função.

Danilo435 24/10/2023

Melhor parte, se todos debatesse esse ponto, Brasil seria outro.
"Não é verdade que a função da lei seja reger nossas consciências, nossas ideias, nossas vontades, nossa educação, nossos sentimentos, nossos trabalhos, nosso comércio, nossos taletos ou nossos prazeres. A função da lei é proteger o livre exercício destes direitos e impedir que qualquer pessoa possa impedir qualquer cidadão de usufruir desses direitos."

Augusto 21/10/2023

Este livro traz uma reflexão interessante sobre o Brasil no qual estamos vivendo hoje. Além de trazer de uma maneira clara e didática o pensamento liberal e seus ideais. Por sua vez, vejo muita coisa provocante nesse livro, o que nos põe a realmente refletir sobre a realidade brasileira.

Rodrigo 17/10/2023

Livro pequeno e perfeito
Com uma linguagem mega clara, com um raciocínio invejável, Bastiat comenta sobre o poder que a lei tem para gerar prosperidade ou nossa desgraça.

Um dos maiores defensores intelectuais da liberdade!

Um clássico! Mega hiper recomendo!

Edinho 24/09/2023

LIBERDADE ACIMA DE TUDO
Diante da expansão das ideias marxistas, o francês Frédéric Bastiat exalta o Liberalismo em seu livro, destacando como a Lei é a principal arma para se acabar com a liberdade dos indivíduos.

Bem objetivo e didático, ele destaca como a sociedade prospera quando o Estado se responsabiliza apenas pela segurança dos direitos individuais de vida, liberdade e propriedade, bem como a estratégia do pensamento esquerdista em corromper sua virtude em favor de seus próprios interesses e a supressão de liberdade e propriedade por meio da expansão do Estado ou da corrupção de seus legisladores.

Em geral, A Lei - Por que a Esquerda Não Funciona é uma ótima introdução ao pensamento liberal do Estado Mínimo e uma reflexão ao nossa situação política atual perante à defesa da liberdade e da propriedade privada.

denis.caldas 23/09/2023

A lei é a justiça
É a terceira vez que leio "A Lei" do Bastiat, sempre em edições diferentes, mas com a mesma mensagem simples e direta desse francês visionário. E foi inacreditável vê-la disponível em uma banca de jornais, editada pela Folha de São Paulo sob a edição da LVM (?!?!), pois é um texto completamente distinto da linha editorial da famigerada Folha; quem foi o biruta que conseguiu colocá-la no meio da Coleção Folha "Os Pensadores" em plena época de antagonismo político?

E o mérito dessa edição é por se ater a colocar o texto traduzido sem interferências, para que o leitor leia sem a influência de comentários infelizes ou agressivos como a edição da Faro Editorial, que somente afastou quem poderia se beneficiar da expansão mental que o texto nos traz. Pena que essa edição da Folha é em capa dura e preço que afasta as pessoas, pois deveria ser como o panfleto original, em papel jornal e capa mole a preço módico, para atingir todas as pessoas desse Brasil que buscam ler pouco, mas ler melhor.

"Tivesse ele [Bastiat] vivido para ver tudo isso, muito provavelmente teria acrescentado a ideia de "assassinato legalizado" à noção de "espoliação legalizada" como um dos dois grandes pecados do governo. Ele provavelmente teria visto o Partido Republicano do pós-guerra [civil] com suas tarifas médias de 50%, seus massivos esquemas de subsídios às empresas e sua campanha de genocídio de 25 anos contra os índios das planícies, como espoliadores em grau máximo e traidores do ideal americano." (Thomas J. DiLorenzo, na Apresentação à edição norte-americana de 2007)