Comunicação global

Comunicação global Lair Ribeiro

Resenhas - Comunicação global

Vinicius39 12/10/2023

Universal e atemporal!
Podemos ver cada vez mais com o avanço da tecnologia, a importância da comunicação, fator que nos diferencia dos animais irracionais. Neste livro, temos o manual de como potencializar nossa comunicação em nosso favor, em uma visão empresarial. Mesmo com essa abordagem mais profissional e empresarial, podemos absorver este conhecimento disponibilizado no livro, para todas as áreas de nosso saber e viver.

Lucca.paollo 24/12/2022

Comunicação global ?
Sabe aquele livro atual que você compra para poder se auto-desenvolver; ou talvez, aquele livro sobre finanças para te ajudar a lidar com o seu dinheiro e ficar rico ? Então... eu tenho total certeza que você ja reparou que NENHUM deles tem a resposta para seus problemas. E ainda sou capaz de dizer que você achou que todos são iguais, falando em termos de "faça seu mindset", faça isso como Jeff bezos ou Elon musk. Meus amigos e amigas... o livro COMUNICAÇÃO GLOBAL (Lair Ribeiro) vai trazer para vocês uma forte ideia de como interagir com o seu mundo dos negocios ou até mesmo se comunicar com muito mais afinco com seu circulo social.

Sandra 02/08/2020

Muitos aprendizados
O livro tem uma escrita bem leve, sem muita enrolação e indo direto ao ponto. Não concordei com alguns exemplos que ele falou, mas mesmo assim achei o livro bom. Tem varias dicas legais e é bem legal de ler.

HARRY BOSCH 29/11/2013

Comunicação
O Autor apresenta técnicas para melhoria de comunicação,com base na Neurolinguistica,é uma obra fundamental para todos que se propõem a trabalhar com a comunicação de forma prática.
Mônica 29/01/2016minha estante
É um ótimo livro para quem deseja comunicar-se e influênciar pessoas.

luisfranope 24/07/2011

Resumo do livro COMUNICAÇÃO GLOBAL
• Conhecimento é poder em potencial, mas só se torna poder quando comunicado ao Universo e transformado em ação.
• Para tentarem se proteger dos problemas, as pessoas tendem a evitar o desconhecido. Refugiam-se nos hábitos que já conhecem, criando, assim, em nossas vidas, uma zona de conforto.
• Devemos participar do mundo não como fruto das circunstâncias e sim como sujeito ativo.
• Lembrete: Um lembrete para quem gosta de conversar com os outros sobre seus problemas: 80% dos que escutam nossos problemas não estão nem aí; e 20% ficam felizes porque temos problemas! Portanto, não perca tempo contando-os para os outros.
• Ao invés de dizer: “Eu gostaria de agradecer ao fulano”. Devemos sim é agradecê-lo. Quando nos agradecerem por nossos gestos, não devemos responder com frases tipo: “Não me custa nada”... essas frases são ineficazes. Devemos falar: “Eu sei que você faria o mesmo por mim”.
• Lembrete: Igualmente desastroso é ser rude com a secretária. Ela vai anunciá-lo assim: “Tem aí fora uma pessoa mal-educada querendo falar com o senhor”. O indivíduo já vai recebê-lo com preconceito.
• Interessante: O mineiro político estava na rodoviária, com um amigo quando chegou outro conhecido e o cumprimentou: “Como vai? Está indo para Brasília?” Respondeu o mineiro: ”Não, estou indo para o Rio de Janeiro”. Logo que o conhecido se afastou, o mineiro comentou com seu amigo: “Viu só como eu o enganei? Eu disse que estava indo para o Rio, para ele pensar que vou para Brasília, mas na verdade vou mesmo é para o Rio”...” = Isto é um típico exemplo da linguagem que não gera nada, não tem ação, só enrolação.
• Interessante: Quando a menina está crescendo, o único jeito dela conseguir as coisas em casa, frente aos irmãos muito mais forte fisicamente, é na conversa, na lábia. Então, ela desenvolve naturalmente essa habilidade.
• Se você quer ser um bom comunicador, em qualquer ambiente onde estiver, procure observar antes de falar. Qual é a conversa que acontece neste ambiente? Qual a linguagem das pessoas que estão aqui? Como são as crenças e os interesses destas pessoas? Quanto mais sua linguagem estiver sintonizada ao consenso do ambiente, mais bem recebido você será.
• Uma declaração bem feita transforma o paradigma do ver para crer em crer para ver.
• A linguagem cria realidades. É preciso tomar cuidado com a maneira como enxergamos e interpretamos os fatos, para não criarmos realidades negativas que vão prejudicar, antes de tudo, a nós mesmos.
• Julgando menos, aprenderemos a ser melhor observador, não só dos fatos e das outras pessoas, como também de si próprio.
• Movendo os olhos para cima estamos fazendo imagens com a mente. É o componente visual do nosso pensamento. Quando nossos olhos se mexem para cima, à direita, estamos criando imagens (Você pode perceber que o outro esta mentindo, ou inventando história, se ele mover os olhos para esta posição quando lhe for feita uma pergunta cuja resposta deveria saber, mas não sabe). Quando olhamos para cima, à esquerda, estamos relembrando imagens (lembra-se da cor da blusa que você usou anteontem? Se você olhar para cima, à sua esquerda, acionará sua memória visual). Quando olhamos para o lado, à direita, nosso cérebro tem mais facilidade de criar sons. Se olhamos horizontalmente à esquerda estamos memorizando sons. Movê-los para baixo e para a esquerda significa que a pessoa está conversando consigo mesma. Para baixo e para a direita significa que emoções estão sendo vivenciadas no cérebro.
• Perguntas: visual = Como você vê isto? Cinestésico = Como você sente em relação a este assunto? Auditivo = Qual sua opinião sobre o que estou lhe falando?
• Repport é encontrar a outra pessoa onde ela se encontra. Nós podemos encontrar a outra pessoa onde ela está, linguisticamente, usando o mesmo vocabulário dela e usando palavras que coincidem com o canal predominante da sua percepção. Se ela usa mais o canal visual, você pode dizer: ”Você está vendo o que estou dizendo?”. Se ela usa mais o canal auditivo, você lhe diz: “Como isto soa para você”?. Se ela é mais cinestésica (olhando para baixo e falando devagar), você pode dizer-lhe: “Como você se sente com relação a isto?” ... assumindo a posição corporal semelhante à da pessoa, mesmo que em nível inconsciente, ela parará e ver-nos como se estivesse vendo a própria imagem no espelho e sentirá mais confiança em nós. Também é bom falar na mesma velocidade da pessoa.

• Toda ato humano é motivado pelas seguintes razões : ES = Evitar sofrimento (60% da humanidade) ou PP = Procurar prazer (40% da humanidade).
Imagine que dinheiro não é problema e que você trabalha por outro motivo: o que é o mais importante, no trabalho, para você?
Pela resposta você percebe se ela é ES ou PP. A pessoa que vive Evitando Sofrimento descreverá o que procura evitar quando trabalha (o tédio ou a solidão, por ex). A pessoa que vive Procurando Prazer descreverá que está trabalhando para obter satisfação pessoal, novos conhecimentos...
• Nós temos dois ouvidos e uma só boca. Isto nos mostra que escutar é mais importante para a comunicação do que falar. Quem controla uma conversa não é quem fala, é quem escuta, ou seja: Em uma conversa, mais importante do que falar é saber ouvir. O segredo de um bom comunicador não é ser interessante, é ser interessado. Na maior parte das vezes quem controla a conversa não é quem fala, é quem escuta.
• Na venda importa mais o estado mental do que o próprio produto. Descobrindo durante a conversa qual é esse estado mental, e “vender” isso para ele.
• A palavra mais importante e mais doce que você pode escutar na sua vida é seu próprio nome (ou apelido): Ouvir seu nome significa que você está presente no mundo, que as pessoas estão interagindo com você e solicitando sua participação.
• O que vem depois do porque não é o que mais importa. Um porque tem o poder de desarmar o cérebro do ouvinte.
• Falar não é o bastante. Faça o possível para o cliente sentir-se possuidor do produto ou serviço que você oferece. Procure fazer com que ele se imagine já usando o produto: “Se o senhor comprasse este quadro, em que lugar da casa o colocaria?”

PENSAMENTOS:
Dr. LAIR RIBEIRO
“Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”
“ O melhor modo de vencer na vida é colocar em prática aquilo que aconselhamos aos outros”
“ Para cada minuto de raiva, você perde 60 segundos de felicidade”
“ Uma pedra jogada na vidraça irá entristecer o dono da janela e ao mesmo tempo ajudará a enriquecer o vidraceiro”
“ É melhor ficar quieto e todos pensarem que é um bobo do que falar e eliminar todas as dúvidas”
“ Amanhã é sempre o dia mais ocupado da semana”
“ O conhecimento formal ou acadêmico não necessariamente leva à sabedoria”
“ Se você continuar fazendo o que sempre faz, continuará obtendo o que sempre obteve”
“ Quanto mais você conseguir pensar sem fazer julgamentos, mais aguçada estará sua capacidade de observação”