Como Morrem as Democracias

Como Morrem as Democracias Steven Levitsky...

Resenhas - Como Morrem as Democracias

@jana450 13/12/2021

O livro busca mostrar como a democracia pode e é frequentemente subvertida por dentro, pelas mãos de líderes e atores de tendência autoritária que, navegando através de suas mesmas instituições e poderes, terminam por transformá-la em um regime distinto e autocrático, sem necessariamente precisar utilizar das forças armadas ou de um golpe de Estado clássico. Segundo os autores, a morte da democracia atualmente viria principalmente através de medidas anunciadas com nobres intenções, tais como combate à corrupção ou segurança nacional, e coberta de vernizes democráticos, frequentemente avalizadas por instituições como parlamentos ou cortes de justiça.

Osório 20/09/2021

Esse livro é realmente excepcional, nos faz entender como os demagogos chegam ao poder de forma democrática e como conseguem instalar um regime autoritário contestando a mesma democracia que os elegeu, a exemplo de Chávez, Mussolini, Hitler. Vários questionamentos são feitos, várias hipóteses são criadas, vários avisos são dados, principalmente com relação a democracia tão consolidada dos EUA e as vezes que demagogos chegaram ao poder, como o mais recente caso, o de Donald Trump. Como a democracia não pode ficar totalmente nas mãos do povo, porque na maioria das vezes, eles tem muito apreço pelos demagogos, ou seja, sua escolha não beneficia a democracia. O mais importante é saber que nenhum líder político pode acabar com a democracia, nenhum líder sozinho pode resgatar a democracia também. A democracia é um empreendimento compartilhado e depende de todos nós.

Wes 07/06/2021

O livro tem algumas bobajadas liberais já previsíveis, mas ainda assim o conteúdo é de um valor enorme. Extremamente agoniante observar as características de líderes autoritários ao redor do mundo e do tempo e identificá-las como características também do atual presidente brasileiro. Espero que possamos vencê-lo em 2022, em vista das diversas situações que ele se mostrou irresponsável e desrespeitoso para com o espírito democrático brasileiro.

O foco que os autores dão à política estadunidense pode ser um pouco entediante, ainda mais se você não possui interesse por política, mas são extremamente importantes e convenientes os exemplos postos para entender a linha de pensamento que os autores apresentam.

CAMBARÃ 22/05/2020

se liga Brasil
Apesar do livros foca na democracia dos Estados "desunidos" o Brasil é citados como a Venezuela Chile e outros países sul-americanos.
O livros deixa ainda mais claro a fragilidade da nossa democracia e que há muito vem sendo massacrada sem que as instituições à defendam.