O Mágico de Oz (eBook)

O Mágico de Oz (eBook) L. Frank Baum

Resenhas -

Maharet Sys 22/11/2023

Um clássico delicioso!
Cara, que leitura gostosinha.
Ele cumpre muito bem o que promete: ser um novo conto de fadas, para novos tipos de crianças. Com a diferença que trouxe tanto ensinamentos quanto os antigos, mesmo sem essa pretensão.

A leitura foi leve, as ilustrações são belíssimas e eu fiquei ainda mais apaixonada pela história dO Mágico de Oz.
Sem dúvidas é uma leitura que recomendo para fazer com os filhos, netos, sobrinhos, dentre outros. Da pra construir um momento muito legal com os pequenos, lendo em conjunto!

No Kindle, algumas partes do texto estava com a fonte menor, outras maior... Foi só questão de formatação mesmo. Tirando isso, estava perfeito. Não achei nenhum erro de português.

Recomendo a leitura!

Invasão Bárbara 05/11/2023

O Mágico de Oz
Lançado em 1900, é o volume um de uma série de 40 livros, sendo os 14 primeiros escritos pelo Baum.

A história é clássica: Dorothy é uma garotinha do Kansas que, junto com seu cãozinho Totó, foi levada para a Terra de Oz por um tornado.

Para voltar para a casa, Dorothy precisa fazer uma longa jornada pelo país desconhecido e fantástico até a Cidade das Esmeraldas, onde vive o sábio Mágico de Oz. No caminho, ela faz alguns amigos que a acompanham durante a aventura: O Homem de Palha que sonha em ter um cérebro, o Homem de Lata que queria ter um coração e um Leão medroso.

A versão que eu conhecia da história é adaptada para o público infantil pós-Disney, pois, acreditem se puder, o grupo vai fazendo um massacre por onde passa, e a única morte acidental foi a da Bruxa Má do Leste.

Em um certo momento, o Homem de Palha quebra os pescoços de bando de corvos, o Homem de Lata usa seu machado para cortar as cabeças de quarenta lobos (deixando seus corpos empilhados) e por aí vai. Mesmo Dorothy sendo a mais inocente de todos, sozinha ela elimina as duas bruxas más.

Mas o que mais chamou a atenção foram as personalidades dos companheiros da menina: O Homem de Palha é racional e pratico, é sempre ele quem tem as melhores ideias para solucionar os problemas, e por isso se acha burro, por pensar no óbvio.

O Homem de Lata é um lenhador que foi tendo seus membros substituídos por pedaços de ferro depois de sofrer acidentes de trabalho (nem tão acidentais assim). Robocop mandou lembranças. A questão é que ele diz não ter coração, mas chora por qualquer coisa e é quem tem sangue-frio para executar tarefas questionáveis quando precisa proteger os outros.

O Leão usa como escudo atacar seres frágeis e ruge alto para manter os demais animais afastados, mostrando força e superioridade falsas para disfarçar seus verdadeiros sentimentos.

Mais do que um belo livro infantil, vi em Mágico de Oz uma coleção de máscaras sociais baseadas em baixa autoestima e síndrome de impostor. Incluindo o próprio Mágico.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

Luiza.Borba 27/08/2022

Você não precisa que ninguém reconheça a sua grandeza.

Aprenda a perceber suas talentos. As dádivas que a vida lhe deu.

Você já é bondoso, inteligente e corajoso ?

Ioneide 22/03/2022

Leitura pra descontrair
Ao mesmo tempo que é uma história leve e descontraída também é uma história cheia de lições e valores. Um que se destaca é o valor da amizade. Outro é a vantagem de se conhecer, vendo que dentro de nós temos valores que as vezes desconhecemos. A magia do livro é descobrir virtudes que temos, mas estão adormecidas dentro de nós. Buscamos fora, nos outros, e esquecemos de voltar nosso olhar pra nós mesmos. Recomendo essa leitura.

Dayse.Ariane 09/03/2022

Uma viagem e tanto...
Neste clássico, vemos a viagem de uma garotinha chamada Dorothy com o seu amigo inseparável , seu cachorrinho Totó. Esta viagem ocorre após a terra de Dorothy (O Kansas) ser atingida por um ciclone e daí ela acaba indo parar em outra terra após fazer (involuntariamente) algo inesperado. Então Dorothy percorre esta terra em busca do Mágico Oz , pois só ele pode fazê-la retornar ao Kansas, como a garotinha tanto deseja. No caminho para o encontro com Oz , Dorothy tem várias aventuras ao lado dos seus novos amigos Espantalho, Homem de Lata e o Leão Covarde, que resolvem juntar-se a Dorothy também para fazer pedidos a Oz. Mas será que todos terão seus pedidos atendidos e Dorothy consegue voltar ao Kansas? Leia e você verá!
Gostei bastante da estória e desta edição com ilustrações. É uma ótima aventura e traz várias lições. Recomendo!

Anderson 04/03/2022

Fábulas são sempre boas
Após um ciclone levar sua casa, Dorothy se vê em um novo mundo cheio de seres diferentes, magia e aventuras, com ajuda de 3 amigos que encontra pelo caminha ela vai em busca de ajuda para voltar a sua terra natal.

Nunca assisti aos filmes baseados nesse livro, então fora as referências mais comuns (estrada de tijolos amarelos, cidade de esmeralda e a busca pelo que há dentro de nós) toda a estória foi inédita para mim, e como toda fábula trouxe uma monte de lições que podem ajudar no desenvolvimento intelectual, moral e cívico das crianças. Livro leve, rápido e bem empolgante (dentro das limitações a que se dispõe).

Nilodanilo101 21/04/2021

Um clássico para ser lido em diferentes idades.
Interessante notar o efeito ?pequeno príncipe? que a obra comporta. Pois, O Mágico de Oz, assim como O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, que é um livro para crianças e adultos ao mesmo tempo, encanta com suas analogias.

Quem/o que temos como o nosso mágico de Oz nas nossas vidas? Podemos ser os nossos próprios charlatões e encontrar as nossas próprias habilidades e qualidades sozinhos?

Essas e muitas outras são reflexões pertinentes que o livro pode oferecer aos leitores atentos.