O Chamado de Cthulhu

O Chamado de Cthulhu H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu

1 | 2 | 3 | 4

LangDLivia 27/07/2022

Achei um pouco entediante em alguns momentos, principalmente quando o sobrinho falava do tio e sobre aquela convenção.

Eu tinha altíssimas expectativas para essa leitura, não atingiu quase nenhuma. Eu esperava algo mais parecido com a atmosfera do RPG de Cthulhu e toda a ambientação.

Não tive medo durante a leitura e esse nem é o objetivo do conto de qualquer forma.

Basicamente, nem empolgada com a história eu fiquei, só queria que acabasse logo. Enfim, acontece.

Jonatas 19/07/2022

Intrigante e genial
Uma trama de terror e suspense muito bem construída, o mistério vai se expandindo e tomando cada vez mais formas e ficando ainda mais complexo. A misticidade e complexidade arqueológica da história é simplesmente incrível e faz você se interessar por todo esse universo envolto da criatura mitológica Cthulhu.

A forma como a história é construída é perfeita, o mistério é introduzido na primeira parte e vai se desenvolvendo tornando o caso cada vez mais intrigante fazendo você ficar entusiasmado para saber como vai acabar. Vale muito a pena ser lido, um dos melhores contos do H.P Lovecraft.

Sttefani 21/02/2022

um livro tão falado, que eu estava muito ansiosa para ler e descobrir o motivo da sua fama. eu gostei bastante, é realmente diferente do que se espera, mas não chegou a ser uma decepção, só algo diferente.

Diana279 16/01/2022

Eu nunca tinha lido nem livro desse escritor. Fui pesquisar sobre ele, achei muita indicação dos contos, e escolhi esse pra começar, e gostei muito. Totalmente diferente de qualquer ficção que eu tenha lido, é muito original, e os detalhes sobre os cultos, e o próprio Cthulhu são muito bons.

Titi 05/01/2022

Que conto incrível, tem todos os elementos de terror, fora as descrições de um lugar fantástico que só a literatura poderia oferecer. "um ângulo que, sendo agudo, comportava-se como se fosse obtuso"

Thainá Brandão 10/12/2021

Tinha expectativas muito altas
sobre esse conto e, sinceramente, não foram alcançadas. Eu esperava sentir alguma coisa, algum medinho, mas só foi? chato.
Entendo o Hype, entendo mesmo. Mas não participo.

Pierri 24/10/2021

Bem confuso, tive que dar umas assistidas em resenhas pra entender um pouco mais. É um conta, escrito em 1926, tem uma escrita diferente. Demora pra entender muitas coisas, mas é uma leitura rápida.

Clariar 20/10/2021

Estava buscando algum áudiolivro para ouvir, gosto muito de terror e me deparei com esse conto. Ouvi sem saber o porquê do autor gerar polêmicas, mas logo me deparei com trechos claros de preconceito e xenofobia.
A descrição e o desenvolvimento da história são muito bons, fiquei envolvida, senti medo e isso me surpreendeu, porque não costumo sentir durante leituras de horror.
Achei os cenários que ele criou vividos e aterrorizantes e gera questionamentos existenciais no leitor.
No entanto, só ouvi por não saber que as histórias do autor demonstravam tantas ideias racistas. Por isso, não sei se um dia lerei mais alguma coisa dele.
Se quiserem ler, estejam atentos a isso.

Patricia Pietro 18/10/2021

Li bem rapidinho, de uma só vez. Gostei da construção do enredo, em que pouco a pouco são reveladas informações, fatos e relatos a respeito do grande Cthulhu. Achei bastante criativos a seita, os rituais, os adoradores e o ídolo, principalmente. Cthulhu é uma figura demoníaca, enorme e monstruosa, sendo um pouco polvo, um pouco dragão e um pouco humano. Algo grotesco de se ver.

A tensão do conto inicia-se logo no começo quando o cronista revela que veio a ter conhecimento de algo grandioso e desconhecido. E essa tensão continua constante até o final. No entanto, não costumo gostar de terror/suspense, e esse conto não foi nenhuma exceção.

Rigamont 16/10/2021

Esperava mais
O conto é interessante mas já havia ouvido tanto sobre ele que a régua estava bem alta. Gostei mas não senti o medo que as pessoas normalmente relatam sentir

Miguel.Andrade 15/10/2021

A sombra da insignificância.
Como sempre, Lovecraft esfrega na cara do leitor a insignificância da humanidade, e de como nossa existência não tem valor..

O conto é fantástico, deixa um gosto amargo, cria reflexão, sobre nossa existência e de como somos frágeis.
A trama narrada como uma espécie de relatório ou diário , interessante e agrega ainda mais essa sensação de paranóia.
E o final nebuloso, e angustiante são excelente e Muito bem escritos.

Porém infelizmente o autor Ainda continua na sombra de sua xenofobia e racismo aparente da época que escreveu (anos 30),infelizmente perceptível durante a leitura.

Mesmo com isso, eu gostei do livro e adimito que e um dos meus favoritos de Lovecraft, ancioso para ler os outros ?...

Cthulhu fthagn

Val 13/10/2021

Cthulhu: um chamado distante.
Consagrado como um dos grandes escritores estadunidenses do século XX, H. P. Lovecraft foi pioneiro em fantasiar o horror, sendo O Chamado de Cthulhu – uma coletânea de contos – considerada sua obra principal, fato que me levou à sua leitura.

Apesar de ser apenas um texto comum na atualidade, em função da enormidade de produções literárias de fantasia e horror a partir da segunda metade do século passado, Lovecraft é imensamente criativo. Sua escrita chega a ser surpreendente, se considerarmos que estudou apenas até o ensino médio. Mas, teve em seu avô um grande incentivador de sua inata vocação, pois aos pródigos seis anos criou suas primeiras poesias.

Os demônios, psicopatas, alienígenas e semideuses que prevalecem neste livro – um deles, o Cthulhu do título – não nos levam propriamente ao horror, mas causam-nos incômodo constante pela presença inerente do Mal. E é deslumbrante como Lovecraft parte de situações sempre banais para descrições horrendas, de forma progressiva e em ritmo crescente e até acelerado.

Monstros marinhos, possessões musicais, artistas demoníacos, semideuses, uma igreja de cultos satânicos, fantasmas, monstros espaciais e pessoas depressivas fazem parte dos enredos cativantes para quem curte o gênero. São oito textos totalmente diferentes, com enfoques distintos e em lugares díspares, com uma narrativa de forte apelo visual. E a criatividade de Lovecraft é tão contaminante que estimula o leitor aos mais fantásticos cenários e a supor os seres mais horripilantes e gosmentos. Prova disso, é a fabulosa quantidade de criaturas e estruturas imaginadas por ilustradores quando se faz uma busca pela internet. Vale à pena.
Deles, atraíram-me com especial anseio “O assombro das trevas” e “A música de Erick Zann”, mas, como nos demais, ficou-me a frustração de finais mais densos e comprometidos com a fantasia de terror. “O chamado de Cthulhu”, em especial, na minha expectativa ficou devendo para sua fama. Os demais contos são Dagon, Ar Frio, O que a Lua traz Consigo e O Modelo de Pickman.

Na verdade, o texto que acabei gostando muito foi o derradeiro “Carta a R. Michel”, onde o autor, numa escrita brilhante, conta a um amigo sua interessante e tumultuada biografia. Para quem não curte o gênero, a obra vale para conhecer o autor e o porquê de sua fama.

Valdemir Martins
12.10.2021

site: https://contracapaladob.blogspot.com/

maria 08/10/2021

Me surpreendeu
Lovecraft foi um excelente escritor, não posso dizer o mesmo dele como pessoa. O livro tem muitos trechos racistas e ofensivos. O que mais me causou desconforto foi isso.

Carol 18/07/2021

Vale a pena ler um escritor racista?
Não existe resposta certa, nem errada. O errado é a imposição do que você pensa para outros.
Eu conhecia um pouco das mitologias Lovecraftanas, mas nunca tinha lido por querer me posicionar totalmente contra muitos dos seus pensamentos e sentimentos claramente expressos em sua obra. Mas quando a minissérie Lovecraft Country foi lançada, assisti o primeiro episódio. Na esperança de que talvez uma subversão dos absurdos preconceituosos do autor pudessem ser bem vindos. E foram!
Depois disso, parei pra refletir. Será que fechar os olhos pra algo feio o torna bonito? Dar as costas pro mau, o torna bom? Será que ainda devemos seguir a linha de raciocínio do "em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher"? Eu cheguei a conclusão de que não.
Fechar os olhos pra obras racistas, na minha visão de mundo e nas minhas capacidades como indivíduo não é o melhor modo de proceder. E acredito de coração que coisas boas podem ser tiradas de locais obscuros como esse. Lovecraft Country foi a prova de que com coragem, novos pensamentos, força, talento e excelentes profissionais até uma obra extremamente racista consegue nos ensinar sobre igualdade.
Me desculpem por falar pouco sobre o livro. Mas em tempos como esse, as vezes sentimos necessidade de nos posicionar do lado certo, mesmo que pareça ser difícil.
Então, para os despreocupados, de estômago forte, leitores acostumados com as piores formas de retratar outros seres humanos diferentes de você, aqui está uma obra clássica do terror. Uma linha de escrita totalmente diferente que deu origem a muitas outras. Que até hoje ainda consegue inspirar a cultura pop de forma geral. Espero que ela te faça pensar, te faça ser melhor, te incomode e te torne mais uma força ativa contra as atrocidades que infelizmente ainda são comuns na sociedade, ao nosso redor.
E HP Lovecraft, embora você provavelmente tenha sido um lixo como ser humano, obrigada por ter criações que hoje podem ser usadas justamente para criticar e destruir o tipo de pensamento que pessoas como você ainda têm. E que o sentimento deplorável que você demonstrava ter tenha tido o mesmo fim de seu Cthulhu!

1 | 2 | 3 | 4