Inferno

Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Pedro Medeiros 19/04/2024

Interessantíssima
Obra interessantíssima, com rica abordagem sobre o inferno e suas divisões. Dante é guiado por Virgílio no inferno, e em cada círculo encontra alguns dos grandes nomes da história. O grande círculo inicial se chama Limbo, onde ficam os gênios da humanidade que não puderam conhecer o Cristo. Percebe-se o profundo teor teológico e cristão do autor. Em suma, o único ponto negativo para mim foi a estrutura em cânticos, visto que a poesia e sua estética não são tão familiares (o que em nada diminui a obra, pois é falha minha).

FlaviosParanhos 25/08/2022

Muito difícil. Mas vale o desafio.
Que leitura difícil, é assim que começo mesmo, aqui temos a primeira parte da divina comédia, Dante inicia perdido em um bosque e, logo acudido por Virgílio poeta grego que vive no inferno, pq em sua época ainda não existia o batismo, esse tem autorização do Divino a guiar Dante, pelo inferno e purgatório, no paraíso ele será guiado por Beatrice, sua musa e amor da sua vida, mesmo que ele nunca tenha tido nada com ela na vida. E pq o livro é tão difícil? Bem ele é todo em poesia, não só isso, mas também o português não é sua língua nativa e, sim o italiano, além do português usado aqui nessa edição ser do século retrasado é, praticamente uma leitura onde vc tenta desvendar o que está acontecendo, se antes de cada capítulo, não houvesse um resumo, séria para mim ao menos, impossível entender quase tudo. Claro que algumas passagens são icônicas, não só possíveis de entender como, bastante emocionantes. Dante também se aproveita para cutucar seus inimigos políticos e, religiosos. O inferno está repleto de papas, bispos e florentinos, muitos inimigos do próprio Dante e, responsáveis por ele ser banido de Florença. É um ótimo lugar para descarregar sua raiva e, revelar as injustiças pq passou, também temos várias figuras mitológicas e, uma boa descrição dos círculos do inferno. Sinceramente eu recomendo mas com ressalvas, tente ver vídeos comentados na internet, fazer uma pesquisa antes. Será mais fácil.

Satie.Terada 03/04/2022

Uma boa história
É bom, mas não morri de amores como muitos, mas é legal ver todo o processo do personagem principal e todos personagens que ele encontra...
Sinceramente não sei se voltarei a ler Dante.

Sr. Campelo 26/03/2023

Decididamente não é meu estilo de leitura. Sofri bastante para concluir.

Não que seja um livro ruim, o enredo é fantástico. Amei as aventuras de Dante pelo inferno. Os encontros com várias personalidades que fizeram parte da história da humanidade até aquele momento em que se passa a narrativa.

No entanto, a linguagem utilizada (bem bonita, é verdade) é muito rebuscada e de difícil entendimento. Tornando-se uma leitura pesada e arrastada.

Mas não sou nenhum especialista, não tenho como avaliar o quão boa é esta aclamada obra. Mas avaliando minha experiência de leitura, chego a conclusão de que foi uma leitura cansativa, e não fui cativado.

Carol2454 09/02/2022

A escrita é fascinante, bem difícil, mas incrível. O poeta Dante anda sobre o inferno e descreve as várias camadas e os devidos castigos empregados a cada pecado.

tina ! ð¦ 09/01/2023

rolezei no submundao com meu parça Virgílio e olha nq deu !!
divina comédia vai ser meu primeiro clássico e 1 lido do ano!!! Mto bom eu consegui entender o vocabulário por mais que foi um pouco confuso as vezes!!! Quero ler os outros
Joy.patrocinio 09/01/2023minha estante
Tentei esse. Mas caraca. Buguei total e nao terminei ele

Jéssany 01/05/2022

Que livro interessante. Quero logo ler a continuação. Um caos ordenado impiedosamente. Muito interessante mesmo. A medida que vamos avançando, nota se que em filmes, músicas e até desenhos que retratam o inferno se basearam no inferno de Dante.

Bruna 14/01/2021

Inferno- Divina comédia
Um livro bom e de muito aprendizado! Ao decorrer do livro aparecem várias personalidades históricas e seres mitológicos, ou seja, se forem ler estejam sempre com uma ferramenta de pesquisa por perto!

Nernwie 13/11/2021

comecei a ler com uma ideia e terminei de boca aberta
Eu não tinha muitas expectativas no início, achei que seria chato e meio monótono, sabia que o conteúdo seria incrível, mas mesmo assim estava meio (bem) desanimada. Enfim, quando comecei a ler tudo piorou kkkkk, eu não conseguia entender absolutamente nada! Só senti a leitura fluir quando peguei a manha e comecei a focar no significado mesmo.
Então o que posso dizer sobre o passeio turístico de Dante? Bem, eu fiquei *extremamente* impressionada com a criação dele, com a interação com os personagens e sua ?vingança? infernal. Foi incrível acompanhar a visita de um vivo ao submundo e ver a reação e a história de pecadores, mesmo não sendo religiosa o desenvolvimento chamou minha atenção, a criação dos círculos e sua separação foi uma experiência incrível de acompanhar e de refletir.
Recomendo para leitores pacientes e que realmente tenham força de vontade para ler a ?autoficção? de Dante.

Gicelìo Besérra 01/05/2022

Essencial como todos os Clássicos!
Como protagonista o poeta Dante Alighieri percorre uma viagem em três focos distintos: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.
A historia é bastante descritiva. No inferno, Dante recebe a ajuda do poeta romano Virgílio, que serve de ?guia?
Dante era um admirador da poética de Virgílio, por isso é a ele que pede ajuda para percorrer o penoso caminho.
Já no céu por sua vez, quem o acompanha é Beatriz, que foi a paixão platônica de Dante durante a adolescência. Beatriz é símbolo do amor divino e é responsável por guiar o poeta para fora da selva.

Diego.Rates 28/08/2020

Um Clássico Conceitual
Devido a sua linguagem, estrutura e personagens, admito que tive um pouco de dificuldade para realmente compreender esse livro, mas nada disso tira do fato de os conceitos que são apresentados, sobre o reino existente no submundo, são muito interessantes e bastante curiosos.

É de longe o livro mais antigo que li e consegue nos chocar, colocando imagens terríveis em nosso cérebro, enquanto explora as profundezas do abismo, de parte em parte.

Thaisa 22/03/2022

Leitura desafiadora!
O clássico de Dante Alighieri é dividido em três etapas onde acompanhamos o próprio Dante em sua jornada de conversão.

O autor trás em sua obra aspectos científico e filosófico da sociedade durante a Idade Média, destacando o poeta Virgílio (pessoa de grande admiração por Alighieri) que acompanha Dante em sua jornada no inferno.

O inferno descrito por Dante possui nove círculos que por sua vez tem suas próprias divisões. Onde Dante é posto a prova sendo algumas vezes tentado.

O grande desafio dessa leitura é sua escrita poética complexa e rebuscada, onde muitas vezes me fez pesquisar externamente para poder entender.

Para quem gosta desse tipo de escrita é excelente. Para mim, foi um desafio e tanto. Acredito que preciso ler novamente para absorver mais dessa incrível obra.

Deh Oli 22/07/2021

Atenha-se ao caminho junto ao mestre
Apesar da linguagem ser difícil, a leitura flui bem e dá pra se ter uma compreensão do que está acontecendo. Quando você pega o ritmo e entende a cadência por trás da métrica se torna divertido e até teatral, como se fossem falas de uma peça que o leitor está declamando!

Alvilania 18/04/2021

Um belo tour pelo inferno!
Ler livros dessa categoria exige muito de nós, pois a linguagem é mais difícil. No geral, foi uma leitura bastante complexa e confesso que fiquei sem entender em alguns momentos, porém há passagens...divinas. No poema, o inferno é descrito com nove círculos de sofrimento localizados dentro da Terra. No Inferno, Dante e Virgílio encontram inúmeros personagens da Antiguidade clássica. O poema ainda possui 3 personagens principais: Dante, que é a representação do homem, Beatriz, que é a representação da fé e Virgílio, que é a representação da razão. O enredo é baseado na história da conversão de um homem pecador ao caminho de Deus...ao longo das próximas leituras falarei mais sobre.

Próxima parada....purgatório.