Inferno

Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Alex 02/12/2023

Diabo de role na montanha foi esse
Um texto criativo e bem desenvolvido, tentando ler pela terceira vez, e já entendi melhor, mas ainda tem alguma coisas que não entendi, então espero reler no futuro.

Degudin 24/11/2023

Se você gosta de descobrir palavras rebuscadas pra expandir o seu vocabulário essa é uma boa pedida, recomendo um dicionário do lado.

Elson 11/11/2023

A jornada pelo inferno de Dante começa com seu exílio passando por círculos concêntricos de pecadores atormentados pelos diversos flagelos ocasionados pela vida que escolheram. Na visão de Dante, o inferno é um lugar inóspito, escuro e hostil para seus cidadãos, o reino de Diabo é ao contrário do que muitos pensam é gelado ao invés de ser quente. O inferno encontra todos os desafetos de Dante. É uma leitura que requer atenção nos detalhes mitológicos, para poder entender seus personagens e sua trama poética.

Vinicius.Ferreira 11/11/2023

Desafiador
Dante teve uma missão, escrever seus cantos com estrofes formadas por 3 versos com a semântica ABA, e o desgraçado conseguiu. Conseguiu contar uma história em 34 cantos. E que historia complexa (se pode se dizer história, e não um documentário de figuras da antiguidade). Sempre interessante ver o mundo, nesse caso o inferno, na visão de escritores diferente.

Agnaldo 26/10/2023

Livro muito bom
Primeiro livro de poesia que leio. Inicialmente, achei um pouco difícil a compreensão das palavras e referências utilizadas pelo autor. Porém, após algumas páginas, fiquei surpreendido com a riqueza de vocabulário e fluidez da obra.

"Se não choras, que pena há que te doa?"

Lily 21/10/2023

Tem muitas palavras que não fazem parte de meu vocabulário, além de ter várias referências a mitologia que eu não entendo. Porém, foi uma leitura rápida e fluída, a forma que o livro foi escrito o torna cativante e o enredo em si é bem interessante.

Abner 11/10/2023

Livro muito bom e aprofundado.
Adorei a forma que o autor consegue descrever esse ambiente, alem das críticas sociais que ele tece ao longo do livro.

rawsauroo 03/10/2023

Inferno
Um grande clássico, bela narrativa e versos. 3x feito a leitura e cada vez identificamos ainda mais profundidade no conto

Pedro2376 30/09/2023

Confesso que só comprei por causa de ordem paranormal, mas o livro é muito bom, todo mundo deveria ler, super recomendo, a versão que eu comprei, tem um português bem clássico mas da pra entender de boa

Ray 28/09/2023

Cansativo
O livro é ótimo, mas é uma leitura cansativa e difícil. a escrita é extremamente complexa.
Não pode ser lido como um livro qualquer

ArielBr2006 22/09/2023

"A razão vos é dada para discernir o bem do mal"
O livro é uma grande obra da literatura antiga, Dante é bem criativo nas suas canções sobre o inferno, eu nunca soube sobre as mitologias cristãs, e com esse livro pude saber vários fatos.

É bem dificultoso entender as passagens de Dante na maioria das vezes, pois ele apela para muitos seres e fatos mitológicos, assim tendo que pesquisar a parte este lado, mais com sua precisão em cada canto de cada circulo do inferno, faz ser espetacular.

A Comédia de Dante é tão boa que conseguiu a sua alcunha de Divina

site: https://www.amazon.com.br/Divina-Comédia-Inferno-Dante-Alighieri/dp/6550970326/ref=d_pd_sbs_sccl_3_6/136-1434401-0564346?pd_rd_w=J0Tvl&content-id=amzn1.sym.ec300dba-f3bc-4b4b-a130-7de1ff98f079&pf_rd_p=ec300dba-f3bc-4b4b-a130-7de1ff98f079&pf_rd_r=2PAC4GPR5

Rafaelly.Santos 21/09/2023

É pra quem gosta
Muito difícil de ler, é em formato de poesia e com o dialeto muito antigo. Pra quem gosta e tem paciência é ótimo, porém não é pra mim.

Regis 19/09/2023

A justiça, o pecado, a redenção e a punição
Dante Alighieri foi um poeta italiano (considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana) nascido em Florença em 1265, autor de vários textos líricos, filosóficos e políticos e tido como um dos mais importantes poetas do humanismo.
Ele foi acusado de corrupção e sentenciado a ser queimado vivo se permanecesse em Florença. Exilado em 1302 morreu em Ravenna, no nordeste da Itália, na costa do Adriático, em 1321.

Inferno é o trecho mais famoso de A Divina Comédia, é a primeira parte da obra e aborda temas como a justiça, o pecado, a redenção e a punição.
Em seu poema teológico Dante deixa transparecer suas opiniões políticas e humanistas, defendendo um estado laico e condenando os vícios do clero e políticos de sua época e do passado enquanto viaja pelas ?camadas? do inferno, que é dividido em nove círculos associados aos pecados cometidos, sendo o último o de maior gravidade: o Limbo (virtuosos pagãos), Vale dos Ventos (luxúria), Lago de Lama (gula), Colinas de Rocha (ganância), Rio Estige (ira), Cemitério de Fogo (heresia), Vale do Flegetonte (violência), o Malebolge (fraude), lago Cocite (traição).

Essa primeira parte é composta de 34 cantos com cerca de 140 versos cada um. Dante estava perdido em uma selva escura quando encontra Virgílio, o grande poeta romano autor de Eneida (tido por muitos estudiosos como a representação da razão), que irá guiá-lo pelo inferno e o purgatório em direção ao paraíso.

Dante é o personagem principal do poema que é narrado em primeira pessoa por ele mesmo, que em muitas passagens fala diretamente com o leitor, nos fazendo participar de sua jornada com Virgílio pelo outro mundo.
Durante a viagem pelo inferno eles encontram diversas personalidades importantes como filósofos, poetas, escritores, figuras mitológicas; além de um parente, alguns conhecidos, clérigos e políticos. Dentre todos eles Dante mostra um contentamento efusivo ao encontrar, no limbo, Homero, Horácio, Ovídio e Lucano; Ilustrando a importância que é dada pelos artistas do Humanismo à cultura greco-latina.

Inferno é apenas a primeira parte do Poema e espero gostar também da jornada pelo purgatório e paraíso.
Gostei da linguagem alegórica do autor, apesar das referências serem muito antigas foi muito interessante quando eu conseguia identificá-las sem ajuda das notas do tradutor.
Essa é uma obra com teor histórico, mitológico, filosófico, político e religioso; que defende a ética e as virtudes na condução da vida e que é muito admirada e citada até os dias de hoje.
Gostei muito de conhecer a primeira parte desse grande clássico humanista do Renascimento literário.

Recomendo para todos que apreciam os grandes clássicos.
Fabio 20/09/2023minha estante
Concordo com todos os pontos que abordou, Regis!
A carga filosófica, histórica e religiosa dessa obra é gigantesca, e fico extremamente feliz que uma editora atual se dispusesse a republicar, ainda mais dividindo em três tomos, que facilita demais a vida do leitor
Parabéns, Regis pela belíssima resenha!!!

Regis 20/09/2023minha estante
Obrigada, Fábio! Dividir em três ajuda muito mesmo. ??

HenryClerval 05/10/2023minha estante
Resenha perfeita! ?