Paraíso Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Regis 26/09/2023

A obra decai um pouco a cada livro
O Paraíso é a terceira e última parte do poema teológico de Dante Alighieri. Aqui ele já se despediu de Virgílio e segue sendo guiado por Beatriz, seu amor platônico de infância que estudiosos debatem ser um símbolo da Sabedoria divina ou do "Intellectus agens", a teologia.
Baseado no geocentrismo de sua época, O Paraíso criado por Dante é organizado em nove esferas concêntricas e o empírico; as esferas representam a parte material e o empírico a parte espiritual. Elas são comandadas por um coro de anjos e os bem-aventurados estariam distribuídos seguindo maior ou menor nível de pureza espiritual.

Essa terceira parte do poema é formada por 33 cantos, é uma viagem espiritual de forte teor moral e contém muitas referências a figuras bíblicas do novo e do velho testamento. Dante os encontra em passagem pelas esferas, e sua trajetória só termina quando encontra com Deus.
Ele continua, assim como nas outras duas partes, fazendo sua crítica a Igreja ao falar da corrupção do Papa Clemente V e João XXII; apontando a ganância por ouro e a simonia como fatores determinantes da deterioração da igreja romana.

O Paraíso foi a parte do poema mais lenta e até "enfadonha" em determinados momentos. Tinha muita curiosidade para ler esse clássico e após ter lido O Mahabharata e O Bhagavad Gita decidi seguir lendo os grandes poemas de viés épico e teológico da literatura mundial, mas confesso que a obra indiana tende a fazer menos sermão do que a italiana e isso torna a leitura mais aprazível e menos sufocante.

O fato de Dante escrever uma obra para explicar como seriam o inferno, o Purgatório e o Paraiso revela a importância do cristianismo para o ser humano que vive nesse período.
Cheia de simbolismos complexos e, ao menos, quatro sentidos confirmados pelo próprio autor: moral, literal, alegórico e místico; A Divina Comédia foi uma leitura que iniciei com grande empolgação, à qual foi decaindo um pouco a cada livro; por isso recomendo para os apreciadores dos grandes clássicos.
Matheus.Azevedo 29/09/2023minha estante
Vish! Só li até o Purgatório e também tive a impressão de que o segundo livro fica BEM atrás do Inferno. Tô juntando força de vontade pra terminar o Paraíso, sem alimentar expectativas, já que nem a companhia de Virgílio teremos mais.

Regis 29/09/2023minha estante
Espero que consiga juntar força para continuar, Matheus. Paraíso foi a parte que menos gostei, mas considerei importante ter concluído. Te desejo sorte.??

Gabimelos 05/04/2022

Difícil
Uma leitura muito difícil. Ao ler O Purgatório e O Paraíso, tornou-se claro para mim o porquê de Dante ser conhecido pelo Inferno, que é o melhor dos três. No entanto, faz sentindo e indico completar a jornada juntamente com o nosso autor. O livro trás muitas características do Renascimento e das Reformas Religiosas que aconteceram na Europa, então vale a pena estudar esses temas um pouco antes de ler o livro, pois assim as críticas se tornam mais claras.
Ana 05/04/2022minha estante
Obrigada pela dica

Yury.Batista 31/08/2022

Conclusão da obra.
Um ótimo livro relata a última parte da viagem entre inferno e purgatório e a conclusão pelo paraíso. Não é uma leitura fácil mas muito rica e vasta de várias micros estórias nas passagens de Dante.

Usagi a coelha 07/02/2024

Paraíso
Para mim foi o livro mais desinteressante dos três, é uma leitura em que você tem que estar empenhado a pesquisar e a interpretar muita coisa, muito arrastada e eu não via a hora de acabar. Mas, pela parte mitologica é legal.

N.I.X. 11/08/2023

Não tenho como passar pano
Dói bastante dar um 3.5 num clássico tão primoroso, mas, na minha opinião, Paraíso não vende a ideia.
Os dois primeiros livros são ótimos! Inferno é sublime e Purgatório é inovador. No entanto, Paraíso é parado e pouco descritivo nos locais (que, mesmo quando tínhamos uma narrativa parada, a descrição dos lugares nos prende).
No entanto, Dante usa a desculpa de não poder ver pois não tem os olhos do céu e acaba em diálogos longuíssimos com santos sobre o quão eles mesmos são incríveis.
Eu devorei os dois primeiros, mas quase fiquei de ressaca literária com o último. Foi uma quebra muito grande na narrativa. Como uma continuidade das outras obras, acredito que Dante deveria ter aprofundado a vinda do apocalipse, por exemplo, já que observou as mesmas visões de João. Mas, foi só um passeio sem graça para todos os públicos.

Mi Rubin 11/03/2023

Foi o que mais gostei.
Por trazer referência bíblicas e mais próximo do que reconheço.

Realmente é uma obra única e que vale à pena conhecer.
Mesmo que a leitura não seja tão simples.

Rafael1548 24/09/2023

Grande obra
Ao sair do Purgatório, o escritor explora o Paraíso como uma criança que tem o instinto de exploradora.

Um traço interessante demonstrado nessa obra é o desejo humano de transcendência: o homem possui o instinto de buscar algo que ultrapassa a criação. O homem sente fome daquilo que é eterno e isso é evidenciado quando Dante pede para ver a Trindade em seu resplendor e glória.

Uma das cenas que mais me impactaram foi a que se trata dos remidos todos postos como uma flor branca: delicada, frágil, mas protegida, cuidada e que exala o bom perfume.

vanessaxclementino 18/03/2021

Ceu
foi bonito de sr ler sobre a relação (fantasiosa) de Dante e Beatriz mas a narração impreciona de qualquer forma
Maduzinha â 18/03/2021minha estante
Comprei esse box, mas sou muito burra pra ler ?

Mayene.Andrade 29/02/2024

Leitura mais fácil, história menos interessante
O último livro que relata a visão do poeta do paraíso é mais fácil de ler do que os demais, porém eu considero a história menos interessante. Achei confusa a alusão dele da divisão do céu pelos planetas do sistema solar. Mas de maneira geral a divina comédia é uma boa leitura.

Hugo 20/03/2024

Ao contrário dos antecessores inferno e pulgatório, em Paraíso, Dante se encontra com vários santos da Igreja e admira seus feitos.

Ricardo.Borges 04/06/2023

Enfim o paraíso
Para concluir a Divina Comédia, Beatriz ocupa o lugar de Virgílio na jornada de Dante, que continua com seus cantos rimados e usando palavras difíceis que nunca havia sequer ouvido falar, como vitupério, epiciclo, sestra, corolário, aquista? - dicionário sempre a mão!
Além disso, somadas às citações de personagens desconhecidos, agora aparecem também anjos e Santos (alguns também desconhecidos para mim) e a história ainda se desenrola incrivelmente por outros planetas até culminar na rosa do Paraíso. E, estando lá, como não ousar ver Deus?
A complexa trilogia completa permite muitas reflexões sobre a eterna busca humana por respostas às perguntas que sempre estiveram postas e, ainda - vista de uma abordagem absolutamente católica -, traz muitas relações filosóficas entre o que fazemos em nossas vidas e o que isso poderia acarretar depois.
É uma leitura longa e difícil, aberta a várias possibilidades de interpretação, então acho importante estar preparado para isso antes de começar?
Ana Sá 04/06/2023minha estante
Nossa, é bom vencer um livrão, né? rs

Ricardo.Borges 04/06/2023minha estante
Esse teve um ?gostinho especial? mas acho q vou comemorar mesmo quando acabar o Dom Quixote!!! Hahahaha

Ana Sá 04/06/2023minha estante
hahahah o bendito!!!

Lua 26/08/2022

apesar de ser uma leitura extremamente difícil, não me arrependo de ter lido essa obra que nessa edição foi dividida numa trilogia. dos três livros (inferno, purgatório e paraíso) o meu favorito foi o purgatório, simplesmente amei a aventura dele passando pelos 7 pecados capitais. apesar de ter gostado bastante dos livros, o que eu menos gostei (em relação aos outros) foi o paraíso, achei a leitura um pouco mais parada. no geral, gostei muito de ter lido essa trilogia, apesar de ter demorado muito para ler ela.

Com riso, de que a luz me subjugava,
?Volve-te, escuta ainda: o Paraíso
Não está só nos meus olhos?, me falava ?

Gicelìo Besérra 01/05/2022

Continuação do clássico! 33 contos Fantásticos!
Já no paraíso, Dante é levado pela sedução de sua amada Beatriz, modelo de virtude e afetuosidade. O Paraíso é formado por nove céus, e pelo empíreo, nos quais se vivem progressivos graus de felicidade e beatitude, de maneira que no empíreo fique Deus. Dante chega até ali pelas mãos de Beatriz e se deleita diante da contemplação de Deus.

Bill 21/07/2021

Paraíso
Da trilogia é o que menos gostei, pois é o menos improvável de chegar perto de uma realidade (não que eu acredite na realidade dos outros também). Em comparação de detalhes o Inferno dantesco é mais rico que o Paraíso.

Bruce 14/07/2021

A última parte dessa obra leva Dante até o paraíso, onde ele guiado por Beatriz, encontra os santos e bem aventurados assim como anjos e a própria trindade. Esta conclusão tem o mesmo ritmo dos livros anteriores e conclui a jornada de Dante. Para aqueles que se afeiçoaram a obra, terão um desfecho satisfatório. Com certeza uma obra clássica que vale a todos dar oportunidade de conhecer e caso gostem explorar outros exemplares deste tipo de literatura.