Cultura, sociedade, religião: O mal-estar na cultura e outros escritos

Cultura, sociedade, religião: O mal-estar na cultura e outros escritos Sigmund Freud

Resenhas - Cultura, sociedade, religião: O mal-estar na cultura e outros escritos

Lavi 15/06/2022

Loucura é pensar que tudo que o cara escreveu da nossa sociedade a anos atrás, continua o mesmo e em alguns aspectos só piorou.

Bem quando começou a guerra na Ucrânia, comecei a ler os textos dele sobre guerra. E gente, como coube perfeitamente e nos faz refletir sobre.

Lari 22/04/2021

Livro perfeito, folha amarelada, diagramação perfeita.

Apesar de ser a tradução mais atual e compreensível continua sendo um livro difícil. Aconselho quem tem interesse de dar uma estudada sobre a psicanálise antes de ler, sobre conceitos básicos p o livro ficar mais compreensível. Pra quem já tem uma base na psicanálise é um livro maravilhoso e que abre muito a mente para as questões sociais e da própria psicanálise.

Como qualquer livro é importante termos consciência crítica, ou seja, ler as informações apresentadas, teorias e criar nosso próprio conhecimento. Precisamos ter postura ativa diante de qualquer obra e não, simplesmente, ler e aceitar tudo como uma verdade absoluta.

Amei tudo e a tradução tá impecável.

douglaseralldo 18/03/2021

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O MAL-ESTAR NA CULTURA, DE SIGMUND FREUD OU TENTATIVAS EFICIENTES DE COMPREENDER O MUNDO
1 - Concordamos com as primeiras linhas de Gilson Ianini e Pedro Heliodoro Tavares à apresentação da publicação quando dizem que "não é possível compreender nosso tempo sem ler O mal-estar na cultura. Sem ele, os séculos XX e XXI, seriam simplesmente, ilegíveis". De fato, poucos pensadores foram capazes de propor ou conceber os comportamentos e o andar das massas humanas como Freud. O que os editores então afirmam já na abertura da publicação corrobora a popularesca versão "Freud explica" tão grande o alcance do pensamento do psicanalista;
2 - Cultura, Sociedade, Religião - O mal-estar na cultura e outros escritos integra uma coleção com uma série de publicações canônicas de Sigmund Freud. Como característica das publicações, os volumes são acompanhados de textos que discutem e problematizam o texto de Freud de modo que não apenas reforçam, mas praticam ciência. Neste volume específico, temos a apresentação de Gilson Ianini e Pedro Heliodoro Tavares falando "Para ler o mal-estar" numa espécie de contextualização ao leitor, também uma orientação da leitura; Há ainda o prefácio "Mal-estar: clínica e política" por Gilson Ianini e Jésus Santiago" e a edição fecha com um posfácio de Vladimir Safatle em que fala de "Medo, desamparo e poder sem corpo" a partir dos textos presentes na publicação;

3 - Dito isto, são ao todo nove textos entre ensaios, textos curtos e um par de cartas trocadas com Einstein; Nesse conjunto, o criador da psicanálise concentra-se em tentar compreender a relação das massas com a cultura e as pressões desta sobre os indivíduos; daí o alcance de seu olhar para política, para a religião, para a sexualidade, etc.;

site: http://www.listasliterarias.com/2021/03/10-consideracoes-sobre-o-mal-estar-na.html