Cuba por Korda

Cuba por Korda Alessandra Silvestri-Levy...

Resenhas - Cuba por Korda

Mari Moscou 21/12/2011

A história das fotos é a história do fotógrafo
Então tem esse livro de que preciso falar. É parte da minha história, de um pedaço bem importante dela, e da história da nossa (anti?) civilização também. Ganhei "Cuba por Korda" de amigo secreto de uma professora de história muito querida cujos pais foram membros da guerrilha chilena na ditadura do Pinochet. Começa aí. No final daquele ano entrei na Unicamp com uma redação narrativa que contava a importância da Rádio Rebelde para uma mãe de Sierra Maestra cujo filho partira com a guerrilha na passagem de Che e Fidel pela aldeia.

É um dos mais belos livros que possuo. O livro é uma sequência historiográfica das fotografias mais importantes de Alberto Korda (ou o cara que tirou a foto mais famosa do Che - isso, aquela mesma, do biquini da Gisele Bundchen). No início de sua carreira, Korda era fotógrafo de moda. É belíssimo ao longo do livro, com algumas poucas explicações do texto que acompanha, ver o olhar do artista mudando, centrando-se na revolução, no povo cubano como ele foi um dia - e não na cultura massificada de uma elite estadunidense que povoava e dominava o imaginário da ideologia de Batista.

[leia a resenha completa em http://www.mulheralternativa.net/2011/09/historia-das-fotos-e-historia-do.html]