Lélia Gonzalez

Lélia Gonzalez Lélia Gonzalez...

Resenhas - Lélia Gonzalez

1 | 2 | 3 | 4 | 5

NataliaLopes580 10/06/2024

Que história, meus amigos!!! Que mulher!!!
Esse foi meu primeiro livro dela, não conhecia a Lélia.
Mas fiquei impressionada com a história de vida dela, professora, filosofa, tradutora, ativista, faltam adjetivos pra essa mulher.

Como que eu não te conheci antes??

Ela abriu o debate sobre feminismo negro e criou conceitos novos, que são particulares nossos e também se confundem em outras sociedades.

Leiam, apenas leiam.
????????

Thams3 08/05/2024

Esse livro ser tão curtinho chega bater uma tristeza.
Senti como um discurso potente, voraz, com vigor e possibilidade pra seguir por tanto, que o fim é uma brusca interrupção.
Lélia é um tesouro nacional, que infelizmente não possui o reconhecimento nem o prestígio que merece oriundos de uma nação que nega suas raízes machistas e misóginas.
Mas sua obra dará frutos e resistirá para sempre!

Rianne.Brito 20/02/2024

Riquíssimo
Um livro recheado de referências, base para estudo do movimento negro e do feminismo negro no Brasil, admirável a trajetória da Lelia, sempre ouvi falar muito dela. Mas não tinha lido nada a respeito, agora estou empolgada por ter conhecido uma mulher tão inspiradora!!!!

Alana_Gomes 12/12/2023

Peguei esse livro porque queria conhecer mais a história da Lélia antes de ler os livros da autora.
Gostei bastante. É um livro curtinho e resume bem a vida de Lélia Gonzalez.

Leila267 15/09/2023

Grande Lélia Gonzalez!
Um livro muito bom para conhecer a trajetória de Lélia Gonzalez como militante e ativista.

Poderia ter tido um maior aprofundamento da militância, das publicações e discursos. Mas é um livro fluido, um resumão da militância de Lélia.

Leticia 27/08/2023

Eu ainda fico surpresa como as pessoas passam anos dentro da escola e saem de lá sem saber sobre pessoas como Lélia Gonzalez. Eu sei que isso ocorre porque trata-se de um projeto político invisibilizar figuras como ela, mas, mesmo assim, é bizarro demais passar por anos de aulas de História do Brasil e nunca ter ouvido durante essas aulas sobre o ato no Teatro Municipal de São Paulo durante a ditadura. Alex Ratts e Flávia Rios fizeram um excelente trabalho ao trazer todo a trajetória de Gonzalez nesse livro. Foi uma bela introdução não só a quem foi Lélia Gonzalez, mas também uma boa apresentação sobre o que ela defendia.

Silvio.Farias 13/08/2023

A vida de uma mulher negra única
Sempre ouvi o nome Lélia González ser citado como um grande nome da luta contra o racismo e pelos direitos das mulheres, mas, até o momento, não tinha feito leituras mais aprofundadas a seu respeito.

Essa edição da Coleção Retratos do Brasil Negro, da Selo Negro Editora, permitiu-me enfim conhecer a grande figura humana que foi Lélia e me inspirar a fazer com que seu legado intelectual e ativista negro continue a se perpetuar.

Ansioso para conhecer e me aprofundar nos escritos de Lélia González.

Recomendo fortemente, pessoal!

Boas leituras! ????

Sara 07/05/2023

Inspiradora
Foi muito bom ter um vislumbre da obra de uma ativista tão importante e grandiosa para o movimento negro e feminista do Brasil. Saber sobre a vida dela é enriquecedor! Não tem como não querer ler as obras e aprender com elas. É possível ver como ela foi a frente do seu tempo e continua tão atual. Infelizmente muitas das reflexões e as mudanças que ela tanto buscava ainda são necessárias, pouca coisa mudou, as discussões ainda parecem ser as mesmas, tudo ainda precisa de grandes mudanças para melhorar.

Mirely.Aline 23/01/2023

Sensacional!
É um livro bem biografia mas tb traz pensamentos da Lelia, muito bom. Achei triste que no final ela tenta se aproximar do ?projeto pessoal? visto que passou a vida inteira se dedicando ao ?projeto político?; na minha interpretação foi ela ter passado a vida inteira se dedicando a estudar, militância, se candidatar e esqueceu o lado particular da vida. E ela ainda diz que talvez tenha sido um preço alto demais a se pagar. Fico me perguntando se vale a pena uma vida td dedicada a causas mas a nossa causa pessoal, a nossa vida particular nossas intimidades, desejos, sentimentos, sonhos serem deixados de lado.

Geanne 15/01/2023

Ótimo para conhecer mais sobre uma autora referência
Lélia Gonzalez deveria ser mais lida no Brasil, uma excelente referência e uma ótima professora, ensinou e trouxe contribuições relevantes para o pensamento brasileiro contrahegemônico partindo da ideia do movimento negro e feminista.

Viviane @resenhasdaviviane 20/12/2022

De Lélia Almeida a Lélia Gonzalez
Eu sempre leio uma biografia durante o ano mas, 2022 está sendo tão caótico que e ainda não tinha escolhido qual autor ou autora prestigiar. Escolhi a biografia da Lélia Gonzales porque desejo aprender mais sobre a vivência das mulheres negras no Brasil, sexismo, racismo e outros assuntos que ela já falava antes mesmo deu nascer.

Esse trabalho biográfico mais completo que eu já li nos últimos anos, apresenta a vida pessoal e acadêmica da ativista Lélia Gonzalez, a sua trajetória na academia, na militância, na vida pública/política, assim como uma boa introdução da sua produção intelectual e da sua forma de pensar o mundo e os movimentos de luta contra o racismo e o sexismo, incluindo suas influências.

Tem um capítulo que fala sobre suas viagens nacionais e internacionais, as motivações para cada uma delas e os trabalhos apresentados ou conversas, outro capítulo para falar sobre as "Correntes Políticas, Partidos e Vontade de Representação" a fase da vida da autora onde ela se filiou ao PT e alguns anos depois ao PTB com o objetivo de divulgar as causas das pessoas negras, assumindo o compromisso de organizar a comunidade negra na conquista efetiva de seus direitos de cidadania individual, politica, social e econômica.

Lélia foi uma ativista gigante, que tentou de todas as maneiras corretas divulgar as causas das "maiorias esquecidas" como ela se referia a classe dos excluídos da sociedade. Eu fiquei muito triste ao saber que uma mulher que lutou tanto pelos direitos das minorias tenha adoecido e sido abandonada por muitos "amigos" mas, ao mesmo tempo fico feliz que tenha dado a volta por cima antes de falecer e deixou um legado histórico para várias gerações. Recomendo esse livro de olhos fechados para todos que desejam conhecer mais sobre a Lélia Gonzalez.

Christiane 18/09/2022

Os autores trazem neste livro não um biografia como estamos acostumados a ler, apesar de se falar um pouco da vida pessoal de Lélia, mas é muito mais sobre seu percurso intelectual e de ativismo.
Uma garota muito pobre de uma família com muitos filhos, consegue sair de Belo Horizonte e ir para o Rio de Janeiro graças ao irmão jogador de futebol que propicia a vinda da família. No Rio a menina consegue estudar e trabalhar, e começa a se dar conta de todo o racismo que estrutura nossa sociedade, do sexismo, e das imensas desigualdades sociais. Mas inicialmente Lélia se deixa submeter por tudo isto, se forma professora, alisa o cabelo, se comporta como é esperado pela sociedade, até que seu marido, branco, lhe chama a atenção sobre ela não analisar sua negritude. É o início de tudo.
Lélia foi uma das maiores intelectuais da negritude, do combate ao racismo, e criou termos como amefricanidade e pretoguês. Ainda não se falava em decolianidade, mas ela foi uma grande precursora.
Ser mulher e ser negra! Lélia lutou para trazer para as pautas políticas a questão da mulher negra, mas também de todos os negros em um país que assumiu a falácia da democracia racial.

Naine 28/06/2022

Muito interesante
É um livro onde conta a história da Lélia Gonzalez, e como estava o mundo naquela época muito interesante sabe dessa figuras importante, principalmente por movimento negro.
Bem curtinho, mas recomendo ler aos poucos

cinthyaarruda 04/05/2022

Que mulher foi essa? Que força, que transformação e que papel importante na história brasileira. É sempre um prazer conhecer mulheres incríveis e que marcaram a nossa história mas seus esforços não são tão difundidos para todos. Esse com certeza foi o primeiro contato com a Lélia de muitas outras leituras que viram, desde já ansiosa.
Como se trata de uma biografia, foi uma leitura bem rápida e fluida.

1650573107 21/04/2022

Lélia Gonzalez
O livro “Lélia Gonzalez” escrito por Alex Ratts e Flávia Rios conta a história de vida de uma das maiores professoras, escritoras e militante do movimento negro brasileiro.

O texto passa pela infância de Lélia que foi marcada pelo trabalho e sua mudança para o Rio de Janeiro, sobre a juventude em que iniciou seus estudos de francês (que posteriormente a tornou tradutora) e o seu interesse por História e Geografia. Na fase adulta tratou sobre seus passos na academia, suas produções intelectuais, relacionamentos, religião, sua luta no movimento negro durante a ditadura militar, na luta das mulheres negras e seu amadurecimento como intelectual, militante e mulher negra.

“E me parece muito importante eu chamar a atenção para essa figura, a figura de minha mãe, porque era uma figura do povo, uma mulher lutadora, uma mulher inteligente, com uma capacidade muito grande de percepção das coisas e que passou isso para mim… “ (Pereira e Hollanda, 1979, p.203)

Escolhi esse trecho, pois o livro conta que Lélia não se bastava apenas em produções teóricas, mas também em interações sociais e vivência. No meu primeiro ano de faculdade estava tão focada no conhecimento acadêmico que deixei algumas vezes minhas vivências e das pessoas ao meu redor serem apagadas como relevantes na minha construção profissional. Esse trecho conversa muito com o meu tema de pesquisa ( narrativas subalternas de mulheres negras) e o meu amadurecimento como pesquisadora.

É a primeira vez que leio uma biografia e ver toda a trajetória de Lélia da sua infância simples até se tornar uma grande intelectual me faz pensar como a nossa vivência é importante e reflete nas nossas produções. A história de vida narrada nesse texto fala muito sobre trabalho coletivo, dedicação , reconhecimento das próprias raízes, reconhecimento de si própria e luta.

Esse livro foi um acalento para mim de que tudo bem não ser tudo aos 24 anos porque é com a vivência e compartilhamento que amadurecemos e podemos construir coisas ainda melhores.

Referência: RATTS, Alex; RIOS, Flávia. Lélia Gonzalez. São Paulo: Selo Negro, 2010.

site: https://www.instagram.com/aisabellagarcia/

1 | 2 | 3 | 4 | 5