Being Lolita: A Memoir (English Edition)

Being Lolita: A Memoir (English Edition) Alisson Wood

Resenhas -

Lil Angel 14/07/2023

?Lolita is dead. I survived. I survived.?
Sinto que esse livro me impactou mais do que eu consigo processar agora, talvez em alguns anos eu ainda me lembre desse memoir e consiga processar e colocar em palavras tudo.

Foi tudo tão cruel e... rápido?
Eu achava que ela contava a história rápido demais, mas não, a história ACONTECEU muito rápido.

Durante a leitura, principalmente quando ia chegando no final, eu sentia uma vontade imensa de abraçar ela, agora que eu terminei o livro eu ainda quero abraçar ela, mas também quero chorar.

_____

? ??Lolita isn?t a story about love, factually, it?s a story about rape and obsession.? If my heart were a butterfly, her lecture plucked it bare, wing by wing.?

? ?Yet what young girl would not be flushed and pleased to know that a handsome, older man fancied her??

??The quickest way to kill a butterfly is with alcohol, to trap it in a jar or in an envelope, wings carefully folded closed. Rubbing alcohol, not cosmos.?

? ?(...)when I blossomed under the attention and care of my teacher, I was asking for the support I desperately needed. I wasn?t asking to be fucked.?

idkvixo 26/06/2023

Já li vários livros com essa pegada pq é um assunto muito pessoal pra mim, mas nunca li um livro que tivesse uma autoanálise e um sentimento que eu me identificasse tanto quanto esse.
A triste história, além de ser real, é aquela mesma de sempre: a aluna prodígio e o professor.
Ao longo que a autora vai contanto sua experiência, ela analisa o que a fez agir de tal jeito, o que o professor pode ter pensado e o que o próprio livro Lolita influenciou na relação dos dois.
É sempre muito triste e muito forte ler histórias assim, mas sei que foi de extrema importância ela ter contado e sei que sua história ajuda e ajudou muitas meninas como ela.

just.elis 21/05/2023

Claro q o cara é fã de John Mayer né?
DEAR JOHN.........
O cara é completamente maluco. Briga por causa do sangue na cama, briga pq ela não quer fazer xixi na frente dele... Totalmente abluble das ideia.
Os sinais de manipulação são tão claros para o leitor quanto não são nem um pouco para a Alisson, enquanto ela vive o que a gente lê. Ele continua repetindo, de novo e de novo, "Eu estou arriscando tudo por voce. Eu posso perder meu emprego. Estou quebrando regras por você", e do ponto de vista romântico isso é uma prova de amor, mas quando traduzido pro que ele REALMENTE quer dizer, é só uma forma de dizer "Tá vendo tudo que eu tô fazendo por você? Você devia me amar, devia ser minha devota, agradecer pelo meu 'amor'." Ele deixa subentendido que ele é a vítima e que ela está vivendo a relação deles passivamente, sem ter que 'renunciar' nem 'sofrer' nada. Sendo que inconscientemente ela estava renunciando sua própria juventude, dando-a nas mãos de Nick.
O livro é um relato de uma mulher forte chamada Alisson, que demorou (e a gente acompanha pedaço por pedaço, cada fase) até perceber que foi abusada, vítima de p3d0f1l14 em um relacionamento com um cara completamente maluco, manipulador e rude.
Pra mim foi melhor ainda de ler pq eu tô quase terminando Lolita, sendo que já conhecia a história desde os meus 13 anos (bem romantizada, alà Lana Del Rey, btw), e foi muito interessante ver principalmente no final ela analisando aspectos do livro que eu já tinha percebido e que também ainda não tinha percebido.
Além disso, foi o primeiro livro (que não de poemas) que li em inglês e adorei a experiência. Tiro estrelas pq apesar de ter sido uma leitura fluida e interessante, acho que ela prolongou a narrativa e a forma como escolheu contar os fatos, tornando repetitivo. Entendo que foi o que de fato aconteceu, mas acho que certos pontos ela podia ter passado mais subjetivamente pra leitura não ficar clicando tanto na mesma seta, e tinha como fazer isso sem deixar de mostrar a relevância dos acontecimentos.

Talia.Moniz 01/11/2021

Uma leitura necessária
Se há algum livro que nunca irei ler é "Lolita". Já tentei várias vezes, mas é uma obra que não me pega por ser escrita no ponto de vista do Humbert. Ainda assim, esse tipo de relacionamento me "cativa", acho um tema muito interessante pois vivemos numa sociedade que normaliza constantemente a pedofilia. Por isso, tento procurar narrativas desse género, sempre no ponto de vista da mulher.

"Being Lolita" certamente se encaixou nesse contexto ao narrar um relacionamento entre um professor de literatura e a sua aluna adolescente de ensino médio. Este é um retrato verídico da autora sobre como foi esse relacionamento.De certa forma se parece bastante com "Minha Sombria Vanessa", principalmente pelas constantes referências à obra "Lolita".

Adorei o livro. Foi escrito com uma sensibilidade e emoção incrível. Tudo escrito ao detalhe. É o tipo de narrativa que todos devemos ler um dia.