Corrompidos

Corrompidos Jardel Amaral

Resenhas - Corrompidos

Douglas | @estacaoimaginaria 28/09/2021

Uma história sobre poder
A obra me foi descrita como sendo um romance policial, mas não sei se encaixa bem nesse gênero. De qualquer maneira, a história é instigante e envolvente. De início, quero destacar a escrita do autor. É interessante que Jardel escolheu narrar a história a partir de três perspectivas diferentes, em primeira pessoa. Isso significa que, para o leitor, é como se estivéssemos na mente deles.

Esse tipo de narração deixa a história mais detalhada, quase a ponto de não ficar natural. Mas isso só acontece quando as coisas estão “paradas”. Quando tem ação, tudo ganha um outro ritmo, muito bom por sinal.

A escrita do autor tem uma riqueza de detalhes bem interessante. O autor faz um esforço para detalhar as coisas e os passos dos personagens. É um livro bastante descritivo e o Jardel consegue usar isso a favor da história, impulsionando a leitura. Ou seja, sem torná-la difícil ou densa. Pelo contrário, apesar dos monólogos sobre a vida de Paulo Gonzaga, a história ainda tem bons diálogos, que deixam a leitura mais fluída.

Essa escrita do autor nos permite, logo de cara, mergulhar na história. E a sensação é de que o autor não quis dar muitas voltas para chegar ao que realmente interessante. Então, no começo, ele não se preocupa muito em contextualizar totalmente a história, onde, como etc. Ele faz isso no decorrer da narrativa, apresentando os personagens. Certamente, para mim, me pareceu uma boa escolha.

Não me recordo de ter lido um romance policial brasileiro. Mas esse me surpreendeu positivamente. O único “problema” é que não entendo ele como um romance policial. Obviamente, o “antagonista” da história comete crimes, e ele não esconde nenhum deles enquanto conta sua trajetória para a jornalista. Mas um romance policial, na concepção que conheço, tem uma estrutura diferente. Contudo, isso não prejudica a história, em momento algum.

Um dos motivos para essa obra ter me surpreendido é o modo como coloca a minha profissão como pano de fundo da história. Maria Clara está ali para contar uma história, e com isso ela acaba se envolvendo em uma coisa muito mais profunda, cruel e criminosa. São os riscos da profissão, mas ela coloca a “cara pra bater”. Afinal, ela tem o que ganhar também. No jornalismo, algo do tipo traz todos os holofotes pra si e faz sua carreira.

Então, foi interessante ver as técnicas jornalísticas sendo colocadas em prática, enquanto Maria fazia as perguntas necessárias e estudava como iria relatar uma história como tal. Além disso, foi a carreira dela que aproximou os dois, pois ela passou anos de sua profissão investigando Paulo. Então, conforme ele conta as coisas para a jornalista, quando estamos na percepção dela, já sabemos que ela sabia disso tudo.

Sem dúvida, a força desse livro está nos personagens criados pelo autor. Muito porque eles representam nossa sociedade muito bem. É um reflexo do que somos, enquanto país. Paulo, por exemplo, é o emocional da história, recontando sua trajetória conquistando riquezas, mulheres e corrompidos. Mas ele parece se divertir contando isso. Para ele, é prazeroso e tudo se justifica. Mas a escolha de Maria Clara para contar tudo isso também é pensada.

Já Lúcio é o lado mais racional, contra aquilo que Paulo decide fazer, mas leal ao amigo. Contudo, debaixo dos panos, ele move seus “pauzinhos”. E aí percebemos que Lúcio, na verdade, é o cérebro por trás de Paulo. Essa disputa entre o emocional e racional, na minha visão, é o ponto alto do livro. Todo o resto mantém a história viva e dá gás pra ela continuar mantendo o leitor curioso e instigado.

Maria Clara, por sua vez, é uma mistura desses dois opostos. Como parece que estamos na mente dela, conseguimos ler tudo o que ela pensa e aos poucos ela vai revelando para o leitor seus verdadeiros anseios ao aceitar escrever a biografia de Paulo. Sem falar no seu papel como jornalista nisso tudo. Por fim, ela acaba sendo a responsável pelas reviravoltas da história, o que é muito agradável de ler.

De certa maneira, a impressão que fica é que estamos lendo uma biografia de Paulo. Pois ele conta muito de sua jornada, enquanto também relata como corrompia seus inimigos. É realmente cruel ler tudo o que ele faz com essas pessoas. Apesar disso, essa trama sobre os corrompidos, no meu ponto de vista, acaba ficando em segundo plano durante toda a história.

E aí vem a reviravolta que falei. É bem inesperada e interessante, digna de surpreender muito. E é a partir dessa reviravolta que percebemos que o livro também aborda, principalmente, vingança, pura e simples. Seja por meio de jogos políticos, de poder ou psicológicos. Tudo movido pelo ódio, pela ira, pela vingança. Uma lição? Talvez. Mas, com certeza, fica o retrato da nossa sociedade, sem tirar nem por.

Uma história de tirar o fôlego, certamente, e que mantém o leitor entretido do início ao fim. Ansioso por mais histórias de Jardel Amaral.

site: https://estacaoimaginaria.com/locomotiva-literaria/resenha-corrompidos-jardel-amaral/

@euleiolivros 13/08/2021

Resenha no ig @euleiolivros
Eu super recomendo essa leitura. A escrita do autor é super fluída, há vários detalhes fundamentais e revelações grandiosas da vida de Paulo. Por várias vezes me peguei pensando "não é possível que essas coisas não aconteceram de verdade!!", tudo foi trabalhado de forma minunciosa, de modo que o leitor fica totalmente imerso aos fatos e curioso para saber como a história irá acabar. ?

fernandaugusta 05/08/2021

Sobre "Corrompidos", um excelente nacional
Paulo Gonzaga é o empresário mais poderoso e rico do Brasil. Sua ascensão se deu após bem investir o dinheiro que ganhou na loteria. Controla empresas de diversos ramos, tendo que lidar com muitas pessoas para garantir seus objetivos. Seu melhor amigo e mentor, Lúcio Fernando, é sócio de suas empresas e investimentos e sempre esteve ao lado de Paulo. A última empreitada de Paulo é publicar uma biografia em que expõe toda a sua controversa vida.

Paulo, porém, escolheu para ser sua biógrafa a jornalista Maria Clara Bortoni. Maria Clara trabalha na influente revista "Século" e há anos vem tentando, de maneira infrutífera, denunciar os podres de Paulo. Ao ser convidada, Maria Clara, mesmo temerosa, aceita se encontrar com Paulo e escrever a biografia. O que Paulo tem a revelar, entretanto, vai muito além de suas peripécias para se tornar o maior empresário do país. Paulo tem um gosto pessoal extravagante: gosta de punir pessoas ruins, corrompendo-as. Teve a ajuda de Lúcio para arruinar muitas vidas.

Além disso, Paulo quer muito se aproximar de Maria Clara, pois desconfia que ela seja sua filha. As circunstâncias da morte dos pais dela, entretanto, podem fazer com que ela nunca o perdõe, quando chegar a hora de contar a verdade.

A verdade. Algo que Lúcio Fernando logo pondera que se vier à tona, não será bom para ele. Temos então um triângulo com interesses muito diferentes: logo Paulo se vê do lado oposto ao do amigo, tendo que escolher entre proteger Maria Clara ou sacrificar a confiança de uma vida. Lúcio não mede esforços para calar a jornalista. Maria Clara tem que se proteger de atentados contra sua vida e reputação.

Entre intrigas políticas e empresariais, armações criminosas e ameaças de todos os tipos, quem está com a razão? Será que alguém é capaz de julgar com clareza os objetivos que cada um tem neste jogo? A conclusão que cheguei é que o poder o o dinheiro corrompem, mas a vingança deturpa mais.

Esta é uma obra que recebi em parceria com o @oasyscultural para conhecer a escrita do autor. Uma grata surpresa ver a qualidade desta publicação. Temos uma história ágil, cheia de detalhes muito intrincados, que retrata muito bem aonde a ambição pode levar. Li sem escolher um lado: a meu ver todos os protagonistas são bem dúbios. Não dá para esquecer que aqui ninguém é inocente e que todos lutam por si, ninguém quer saber muito de moral e jogo limpo. A ambientação no Brasil, em anos futuros, é muito bem feita, e nos dá um olhar de como pode ser a nossa vida daqui alguns anos. Algumas coisas podem até mudar, mas no Brasil quem pode ainda é quem tem influência.

A única coisa que senti (e não senti, ao mesmo tempo) foi falta de diálogos mais informais, em alguns momentos. Mas isso também faz parte de uma reflexão particular de como seria bom se o nosso Português não fosse o corrompido do nosso dia a dia. Afinal de contas, é sempre bom ler um texto bem escrito e articulado, como é o caso neste livro.

Enfim, temos uma leitura rápida, prazerosa e muito dinâmica. Para quem aprecia thriller político, com bastante ação e personagens marcantes, "Corrompidos" é uma excelente pedida, com uma narrativa instigante, contemporânea e muito real.

Marco.Antônio 09/07/2021

Uma história sobre fazer o mal sem olhar a quem. A jornalista Maria Clara Bortoni é convidada pessoalmente a escrever a biografia do influente empresário Paulo Gonzaga. Ao longo do inacreditável relato, a mulher descobre que Paulo e seu sócio, mentor e amigo íntimo, Lúcio Fernando, destruíram inúmeras vidas a fim de se beneficiarem com isso – e cada uma de suas pérfidas ações está relacionada a um pecado capital. Paulo tem intenções ocultas com a biografia e não se preocupa em revelar tudo, mas Lúcio considera a empreitada extremamente perigosa para seus interesses e passa a querer a cabeça da jornalista a qualquer custo, mesmo colocando sua amizade de longa data em risco. Narrada em primeira pessoa a partir da perspectiva dos três personagens, esta envolvente história insere o leitor em um cabo de guerra permeado por intrigas políticas, corrupção e vingança.

Karol 15/06/2021

Corrompidos
Maria Clara é uma jovem jornalista, que foi convidada para escrever a biografia de um empresário, Paulo Gonzaga, do qual ela sempre destruiu sua fama em suas matérias.
A principio fica nervosa e perdida com esse pedido, ao decorrer da história acontece o que ela não esperava.
Paulo está doente e a beira da morte, então se abre inteiramente, e conta tudo o que fez em sua jornada, sem medo das consequências isso inclui alguns crimes que cometeu com seu amigo Lúcio. Condenaram e destruíram muitas pessoas, para se beneficiarem com isso, e se expor essa história ao mundo, poderá destruir ambos.
Lúcio por fim decide acabar com tudo, porém ele terá que agir de um modo que não levante suspeitas para o seu lado.
Uma história intrigante, sobre política, corrupção e vingança.

Esse livro me prendeu desde o inicio, por esses dias não estava conseguindo ler nada, e me tirou da ressaca literária, o que foi muito bom. É uma história intrigante, que leva o leitor a ficar curioso sobre o que vai acontecer no decorrer do livro.

Barbara Miho 24/04/2021

Resenha completa no Instagram @livrosdamiho
Neste livro, temos a história contada em primeira pessoa sob a perspectiva de 3 personagens: Paulo, Maria Clara e Lúcio.?
Paulo e Lúcio são sócios de milionários, ambos escondem vários segredos de esquemas e ações que destruíram muitas vidas.?
Maria Clara é jornalista e por muito tempo se dedicou em investigar e atacar Paulo, porém nunca encontrou nada consistente para fazê-lo, mesmo sabendo de algumas das suas artimanhas. Até que um dia Paulo entra em contato com ela para que ela esfrega a sua biografia, já que está prestes a morrer.?
Maria Clara então aceita e Paulo começa contar absolutamente tudo o que fez, deixando várias pessoas apavoradas, inclusive seu sócio Lúcio, pois Paulo não estava somente se comprometendo, mas comprometendo a todos os envolvidos.?
Daí em diante, Maria Clara começa a correr perigo.?
Eu achei este livro encantador, a escrita do autor é bem madura e consistente, ele relata os esquemas minuciosamente, dá pra perceber q ele estudou bem antes de escrever o livro.?
É uma trama muito bem planejada, arquitetada, a história vai evoluindo a cada página virada e você vai cada vez mais ficando curiosa em saber qual era a motivação de Paulo em contar tudo o que escondeu durante anos.?
Leitura recomendadíssima!!?

bookslynne 14/04/2021

Maravilhoso
O livro é incrível, a história te prende o tempo todo.

A escrita do autor é encantadora e super madura. Recomendo a leitura.

@gi_nabii 13/04/2021

Um livro brilhante
Assim que comecei a leitura, soube que estava diante de uma obra muito bem arquitetada. O autor não deixa nenhuma ponta solta e tudo é muito bem explicado. É um livro repleto de reviravoltas e precisamos estar prestando muita atenção para não perder nenhum detalhe. Todos os personagens que você achava que podia confiar e gostar acabam te surpreendendo. O livro aborda uma discussão muito complexa sobre a linha tênue os dois lados do ser humano. Até que ponto podemos ir com nossas atitudes sem que nos tornemos maus. Ficamos muitas vezes em dúvida sobre o que achar dos atos dos personagens. Apesar de as vezes suas vinganças serem em grande parte radicais, não há como negar que não são coisas sem cabimentos, e talvez eles até tenham razão. Esse livro nos faz perceber que bem lá no fundo, todos temos sede de vingança.

Mariana.Santos 31/01/2021

Seu melhor amigo se tornou seu pior inimigo, e agora? ?

"E agora?" Foi exatamente a mesma pergunta que Paulo se fez quando percebeu que seu melhor amigo: Lúcio Fernando, estava contra ele.

Maria Clara é uma jornalista que desde que se conhece por gente tenta acabar com a carreira do maior empresário do Brasil: Paulo.
Mas ela nunca conseguiu, obviamente ele sempre mexeu seus pauzinhos para poder impedi-la.
No mundo da mídia ela é uma das pessoas, se não a única, que Paulo jamais devia confiar. Mas mesmo assim, ele chama a jornalista para escrever sua biografia. Revela a ela segredos chocantes e inojantes, segredos que mudaram sua vida para sempre.
Mas porquê contar para a mulher que quer destrui-lo seus maiores pecados, revelar a ela coisas que podem a por em perigo, ou a ele na cadeia?!
Quem não consegue entender isso, e se questiona o tempo todo o porque disso é Lúcio. Ele não se conforma que o melhor amigo, e sócio está disposto a arriscar tudo só para revelar um único desejo pra jovem Maria Clara.

O livro é narrado por três pontos de vista diferente. Maria Clara, Paulo e Lúcio Fernando. A estória se passa no Rio de Janeiro em 2038.

Ana P. 26/01/2021

Envolvente
?Corrompidos? é uma obra intrigante, faz com que o leitor leia um capítulo atrás do outro para desvendar todos os pontos da história.
A escrita do autor é muito fluida e fez com que a leitura não fosse maçante. Porém, a minha única crítica se designa ao final, mais precisamente o último capítulo, onde esperava que fosse um pouco diferente. No geral, o livro é muito bom e superou as minhas expectativas.