Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música

Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música Holly George-Warren

Resenhas - Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música

Ana.Roechling 10/04/2024

Janis Joplin
Ufa!!! Finalmente terminei...achei o livro triste, pois na vdd Janis era triste. Um desperdício de talento, numa mente tão confusa e infeliz. Acho uma pena a vida desses astros que, como ela, estão perdidos durante a caminhada....De forma alguma desmerecendo o talento dela...mas...todas as nossas escolhas de vida têm consequências...Uma pena mesmo!

Rafael.Fires 05/02/2024

Uma biografia definitiva!
A história completa de uma das maiores vozes do rock mundial!
De uma simples garota, pura e casta, à uma vida conturbada recheada de álcool, drogas, sexo e muito rock n' Roll ?
Morta ainda muito jovem, deixou sua marca na indústria da música deixando sua marca até a eternidade.

Nency0 10/01/2024

Janis
Eu amei esse livro! Li nas férias e fiquei 3 dias lendo e parando só pra comer e dormir. Me envolvi e identifiquei totalmente com a Janis e seu Kosmic blues. Ela era uma mulher incrível, muito a frente do seu tempo e que pagou um
preço muito grande para ser ela mesma.

Eu sempre fui fascinada pela Janis, e agora eu entendo porque, eu sinto o que ela sentia.

A carta não entregue a ela no final acabou comigo.

Cris 07/08/2023

A biografia de uma cantora extraordinária
“Apesar de tudo, ela seguiu em frente, brilhando. Com sua força de vontade e um talento sem precedentes, ela provou que o rock podia incluir mulheres que não deviam desculpas a ninguém, fossem elas artistas, compositoras, ou fãs.” Pág. 10

No mês do rock eu me dediquei à leitura da biografia de uma das mais famosas e importantes artistas do rock: Janis Joplin. Janis é considerada a mulher mais influente da história do rock, e isso não é pouca coisa.

Eu já sabia que Janis foi uma grande cantora, com uma carreira meteórica e um fim muito abrupto, porém, mergulhar na sua história foi uma viagem muito mais intensa do que eu imaginava.

Janis começou a cantar por influência de sua mãe, que também cantava. E no início de sua carreira, antes do rock, suas principais influências eram cantoras negras de Blues e R&B.
Ela era uma jovem muito inteligente, que rompeu com as expectativas que a família possuía para ela e foi aperfeiçoando seu talento ao longo de suas turnês. Ela era uma alma atormentada, apaixonada e carismática.

O livro traz um retrato da vida de Janis, sua família, sua brilhante carreira e seus muitos amores. A autora reuniu neste livro um acervo enorme de cartas e entrevistas com familiares, ex-parceiros (e parceiras), companheiros de banda e amigos. O livro também nos traz fotos de várias fases de Janis.

Janis tinha uma personalidade muito original, revolucionou um estilo musical e se tornou referência para muitas pessoas mesmo depois de tantos anos, especialmente para cantoras mulheres. É impressionante o legado que ela deixou apesar de tão pouco tempo de carreira e de vida.

Fiquei fascinada pela história da Janis e ler este livro me inspirou a procurar mais sobre ela. Tem um documentário incrível da BBC chamado: “Janis: Little Girl Blue” que eu recomendo muito pra quem quiser saber mais sobre a cantora. Ele traz diversas apresentações dela cantando, que é de deixar qualquer um de queixo caído.

Demorei pra ler, porque o livro é bem denso, cheio de detalhes e com muitos personagens. Mas eu achei esta biografia extraordinária, a autora fez um trabalho admirável. Recomendo a leitura pra você que é fã da cantora e pra quem quer conhecer um pouco de sua história também.

“Parece que eu nunca consigo controlar meus sentimentos. [...] Quando você sente tanta intensidade, os períodos de baixo astral são super-horríveis. [...] Você faz coisas erradas, foge, se apavora, pira. Agora, porém, fiz os sentimentos trabalharem para mim, por meio da música, em vez de me destruírem, é uma tremenda sorte. Cara, se não fosse pela música, eu provavelmente teria me matado.’” Pág. 328

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

kaio cosmopolita 10/06/2023

Excelente obra, sobretudo aos amantes de rock and roll
Um excelente livro, sobretudo para aqueles que são fãs de Janis Joplin e interessam-se pela história evolutiva do rock e do blues no cenário musical norte americano.
Para mim, foi um prazer ler essa obra, uma vez que durante a leitura, tive a oportunidade de ir escutando quase tudo que foi citado pela autora como referência musical para a Janis, o que me levou a fazer uma viagem musical extremamente rica e a relembrar muita coisa boa que não ouvia praticamente desde a infância e juventude, como Little Richard e Johnny Winter. Isso sem contar sons novos que conheci.
Apesar de ser uma obra biográfica com quase 400 páginas, poucos foram os momentos em que achei que a leitura ficou chata e maçante, afinal estamos falando de Janis Joplin, uma das maiores interpretes de todos os tempos e de uma mulher, no mínimo avançada para as ideias e os costumes de sua época.
Incompreendida, agressiva, visceral e polêmica, Janis teve uma carreira meteórica interrompida por uma morte inesperada no momento de maior criação e amadurecimento em sua carreira. Forjada sob as influências musicais dos anos 50 e 60, dotada de uma voz única, de uma genialidade iluminada no palco ela simplesmente brilhava e conduzia seus ouvintes para dentro da dor e da melancolia contida em suas canções de uma maneira muito profunda.
Com certeza uma mulher revolucionária e uma artista a ser eternamente lembrada por sua obra que é um legado a todos aqueles que tiveram a oportunidade de ouvir suas interpretações e composições únicas.

boemillys 07/07/2022

Cansativo
Soube pouco a mais sobre a história dela do que se pode ler em qualquer página na internet. Me perdi em tantos nomes, o que certamente foi um erro nesse livro.
O livro aborda pouco e de forma rasa a mente de Janis, deixado um tanto desconexa a sua figura.
Também achei o desenrolar da biografia muito arrastado em certos momentos, em outros, via o ritmo que deveria ter sido o utilizado desde o início.
Sei lá, foi uma leitura bem chatinha.

@zurcenila 01/08/2021

Biografia Janis Joplin
?Quero começar agradecendo à @editoraseoman este incrível presente!
?Este é um livro sobre a grande rainha do rock, a dona de uma das vozes mais marcantes e mais poderosas do mundo.
?O livro aborda desde a história da família de Janis. Será, seu pai, foi sem duvidas o primeiro ídolo da cantora e também a primeira frustração. O homem inteligente e taciturno a quem a filha queria agradar, mas Janis viu suas chances desaparecerem com o nascimento do irmão mais novo Michael, o tão sonhado filho homem.
?Quando Holly nos apresenta esse panorama e a história de como Janis foi preterida na escola e a dificuldade de encontrar ?seu lugar? no mundo, entendemos um pouco sobre o espírito vibrante, contestador, a fúria interior, a depressão e a rebeldia que lhe eram latentes. Janis desde muito nova ela já demonstrava talento para as artes e a mãe foi grande incentivadora numa espécie de complexo pelas próprias frustrações.
?O livro apresenta muitos depoimentos e a obra da jornalista é uma grande viagem pela vida da cantora até a fatídica data onde uma overdose de heroína calou definitivamente a voz inconfundível da primeira mulher superstar do Rock.
?A vida da cantora após o sucesso, o aborto que quase a matou (é que definitivamente a destruiu emocionalmente), a bissexualidade, as tentativas de suicídio, seu amor por David e muitos outros amores, a entrega (e posterior luta contra) as drogas, o Big Brother e The Holding Company, a carreira meteórica e sobre o testamento que deixou três mil dólares para uma grande festa no dia de sua morte são conhecidas para a maioria dos fãs. Mas se você é fã de Jonis Joplin (ou não) precisa ler este livro que nos deixa mais íntimos dessa rainha pelo olhar daqueles que puderam conviver com ela e a transcrição de depoimentos e entrevistas dela própria.
?Conta pra mim se você (assim como eu) é fã de Rock, se conhece a fantástica Janis Joplin, se já leu esse livro ou se ficou com vontade de saber mais sobre essa biografia incrível !

Dread_Girl 13/05/2021

A? RAINHA DO ROCK E DA PORRA TODA!!!
JANIS EU TE AMO TANTO!
Que história,que livro foda e emocionante!
Como eu queria poder ter presenciado algum show seu,como eu queria poder ter vivido woodstock,que época,nesse mundo chato e careta você veio pra quebrar padrões e paradigmas!!
Os bons vão embora cedo demais!
VIVA O ROCK E VIVA A RAINHA DELE!!!!

Nikki ð¦ 27/04/2021

Gostei principalmente do enfoque que a autora deu ao período anterior ao estrelato da Janis, com as histórias e pessoas que fizeram parte de sua infância e da tão dolorosa adolescência, cujos traumas ocasionados perseguiram Janis por toda a vida.
Também achei interessante acompanhar toda a construção da persona ?Janis Joplin? , uma figura mística e emblemática, e como aos poucos a própria Janis já não conseguia diferenciar a sua vida pessoal da imagem que construiu para si nos palcos e na mídia, afundando cada vez mais em um comportamento autodestrutivo e desolador. A tão famosa passagem dela pelo Brasil e que gera tantas histórias por aqui até hoje não ganha tanto espaço no livro, servindo apenas para elucidar o início do seu romance com David Niehaus.
De todo modo, Holly George-Warren nos brinda com um excelente trabalho e uma leitura essencial não só para os fãs da Janis como para qualquer adorador de uma boa música.

Rafa 21/04/2021

Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música
Quando o assunto envolve rock e toda sua história através das décadas, em determinado momento acabamos por esbarrar na mulher que deu novos ares para esse estilo musical, Janis Joplin.

Holly George-Warren apresenta uma biografia completa e minuciosa da extraordinária Janis Joplin, do qual abalou toda estrutura da música internacional, deixando um legado nos dias atuais, influenciando inúmeras bandas ao redor do Mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Janis Joplin possui uma voz e personalidade marcante, autora contou tudo e mais um pouco à respeito da artista, seus altos e baixos quando o assunto era o vício constante de drogas, seus amores e paixões por onde ela passava com suas apresentações marcantes.

O leitor vai embarcar na década de 50/60, Janis quebrou barreiras e fez história por ser mulher em uma época de preconceito e machismos revelado em todos os lugares entre os jovens.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A autora possui uma escrita intensa e envolvente, capítulos dinâmicos e muito bem estruturados, fluidez logo nas primeiras páginas.

Sentimos toda essência da artista do início ao fim da leitura, sua musicalidade está presente na obra que vai deixar um legado em forma de livro para futuras gerações
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma leitura obrigatória para leitores que são fãs de uma boa biografia e claro, da talentosa e única, Janis Joplin.

site: https://www.instagram.com/p/CN8RA6njSRx/

Helena 24/01/2021

Faz jus ao modo que se auto-intitula: a biografia definitiva de Janis. Livro muito detalhado e denso, alguns trechos com desenvolvimento mais lentos do que outros. Mas tudo muito bem pesquisado e apresentado, sem sensacionalismo e com imparcialidade sobre os fatos - como uma boa biografia deve ser. Toda a riqueza de notas e referências bibliográficas são absurdas de bem-cuidadas. A autora foi no núcleo, entrevistando amigos íntimos, familiares, etc. Recomendo.

Sobre a vida de Janis em si, o que posso resumir é como cada página deixa claro a alma e a mente tão sensíveis e incompreendidas de Janis. Aquele tipo de pessoa sensível, que sempre sentiu com muita intensidade.
Quebradora de paradigmas e muito rechaçada na época por ser quem era, foi a definição de mulher a frente de seu tempo! Em uma década de 60 sexista, por exemplo, ela foi a primeira artista mulher a se apresentar em um palco sem sutiã e com calças jeans, criar uma sintonia íntima e excitante com seu público, dançar e cantar com a emoção e entrega - e não de forma artificial e contida. Entre outros detalhes que fizeram dela uma artista incrível e única, culminando em ser julgada e depreciada. Devemos muito a ela! Inspirou muitas gerações de cantoras nos anos seguintes! Se hoje diversas artistas -do pop, ao rock- podem se apresentar de forma livre com seus corpos e talentos, foi porque JANIS quebrou tudo o que era esperado para mulheres cantoras naquela época. Em música e comportamento. E como consequência, é muito triste aonde sentimentos de "não-pertencimento" e baixa auto-estima a levaram. Sua biografia dá a entender claros episódios depressivos e bipolares, levando a atos autodestrutivos com as drogas. Muito triste. Como grande fã de Janis, termino a leitura triste.
Bruna Maria 24/01/2021minha estante
Que resenha top

Helena 24/01/2021minha estante
Que bom que gostou! Obrigada pelo presente!

Luciana 02/12/2020

Quem gosta da Janis vai amar, delicioso e angustiante acompanhar a breve passagem dela entre nós...

Marcia 02/11/2020

Resume bem Buried Alive, de Myra Friedman (que trabalhou com Janis) e Love, Janis, de Laura Joplin (irmã de Janis). Havia lido os dois há alguns anos, mas Holly Warren veio me relembrar toda a vida intensa e breve de Janis, que era borderline e deixa isso transparecer a cada página. Warren, inclusive, agradece, ao final do livro, a Laura Joplin, que lhe cedeu materiais e acesso a itens pessoais de Janis. Mesmo sendo esse "resumão" dos livros que citei acima, é excelente e te prende do começo ao fim.