Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Yasmin1609 05/09/2024

Frankenstein
Se você gosta de clássico com certeza esse tem que estar na sua lista! Ele é muito bom mesmo adoro essa história demais
booksfont 05/09/2024minha estante
oi pode curtir minha última publicação?

LaAsa13 04/09/2024

Frankstein
Achei uma leitura bem mais ou menos. Curtinha e monótona. Masssss em compensação é muito bom para melhorar o inglês, já q o vocabulário é bem simples de compreender.

Gabi_books 04/09/2024

Frankenstein e o prometeu moderno
Tinha uma visão totalmente fantasiosa sobre a história do Frankenstein, ler o livro me clareou a mente.
Passei a ver o mostro de uma forma totalmente diferente, e o cientista então, fiquei de cara que ele também é, de alguma forma, um mostro também, na minha visão, mais cruel que o próprio monstro.
Gostei muito a forma que foi escrita, não ficou entediante, mais personagens alem do mostro e do Frankenstein, fica muito bom, foi uma ótima leitura.

Jordean.Gomes 03/09/2024

??Amantes da literatura clássica, fãs de terror e aqueles que se interessam por temas como filosofia, ciência e psicologia encontrarão em Frankenstein uma leitura envolvente e enriquecedora.?

AndrA.Lima 03/09/2024

Um marco Literário atemporal na ficção
Tenho um carinho muito grande pela obra de Mary Shelley pois foi um dos responsáveis a me despertar o interesse não só pela literatura, mas também pelo cada vez mais escasso, hábito de ler.

Sobre a autora diria que Mary assim como seu círculo social era uma pessoa que se destacava dos demais, sua vida na época onde o livro foi escrito, assim como de Byron e cia, desperta interesse facilmente, são muitas personalidades de enorme importância histórica para a literatura, com costumes e modo de viver muito a frente de sua época, viviam a vida livremente, sem se importar com a opinião alheia, em suas obras é possível ver o reflexo dos valores e sentimentos autênticos que possuíam, por vezes censurados inclusive.

Sobre a obra em sim, apesar de sua qualidade dispensar comentários, não posso deixar de elogia-la, a Sra. Shelley juntou discussões acadêmicas, e experimentos com a nata do conhecimento científico de seu tempo e passado, apresentando reflexões e críticas morais abordadas em colossos da literatura como "Prometeu"e "Paradise Lost", com apenas 17 anos, e inicialmente por esporte! É um talento assombroso e maior ainda quando toma-se conhecimento de sua idade ao criar um dos clássicos de ficção mais atemporais da história.

Sobre a edição, eu poderia dizer que a qualidade do Sebo Clepsidra também dispensa comentários, mas não acho que a editora possua o reconhecimento do mercado que merece, e ainda que tivesse, um trabalho bem feito não pode deixar de ser enaltecido. O a obra em si, deve ter em torno de 200 páginas, porém a edição possui 576, onde há resenhas, artigos a nível acadêmico, um belíssimo prefácio, fontes de estudiosos, filmes (100 deles para ser justo), e mais, isso é fruto de um trabalho visivelmente realizado com carinho, desde a constituição em capa dura e papel de qualidade, até seu conteúdo; é uma edição definitiva.

Jahnke0 09/09/2024minha estante
uau!!!!!!

Vitoria293 02/09/2024

O verdadeiro monstro não é a criatura e sim seu criador que, ao abandona-la no mundo sem amor ou conhecimento, impos uma existência miserável a alguém com uma essência pura.

Paula1735 02/09/2024

Um clássico. Que carrega o tempo sem perder substância ou essência. Precisei da maturidade para ler e compreender além da fantasia e excentricidade. Aqui existe bem mais que o monstro. Não fosse nossa facilidade para fantasiar e romantizar fatos e afetos. Nunca imaginei ler esse livro; na infância tinha medo, na adolescência não era minha "vibe", para justo agora -quase uma senhora- permitir a leitura dessa fábula. O que encontrei foi uma narrativa crítica, bem direcionada, sem disfarce ou mácula, que discorre sobre a dificuldade do homem com a inclusão, interação e aceitação no meio[..] sem contar o fato, que o "problema" só acontece por causa do próprio homem.
Amanda Dias 02/09/2024minha estante
Li esse livro há algumas semanas e me espantei com a falta de responsabilidade do Victor Frankenstein ao se aventurar pelo mundo da ciência sem imaginar o que poderia acontecer posteriormente se ele tivesse sucesso na sua empreitada.
Sua criação ficou à deriva da crueldade humana e foi infectada por ela.

Kristal 01/09/2024

#team monstro do Frankenstein
- Esta tambem é minha vítima - ele exclamou - Com o assassinato dele termino meus crimes. A sequência miserável denseu ser está acabando! Ah, Frankenstein! Ser generoso e altruísta! Ousarei pedir que você me perdoe? Eu que irremediavelmente o matei porque matei aqueles que você mais amava. Ai de mim!

Cláudio S. | Resenhas de Livros 01/09/2024

Obrigatório para quem ama terror
Esse clássico me impactou pela profundidade com que explora temas como os limites da ciência e a responsabilidade moral. A história de Victor Frankenstein e sua criação vai muito além do terror. O "monstro" é uma figura trágica e solitária que, apesar de seus atos, desperta nossa compaixão.

A escrita de Shelley é poderosa e poética, tornando a narrativa envolvente e cheia de significado. O que mais me marcou foi a reflexão sobre quem é o verdadeiro "monstro" na história. Para quem gosta de uma leitura que provoca e faz pensar, "Frankenstein" é uma obra que vale a pena conhecer.

RAFAPREIS 01/09/2024

A edição para coleção
Eu conhecia Mary Shelley apenas por ler citações de suas obras em outros livros da mesma época e posteriores, com a ideia de que sua forma de escrever criara o que ficou conhecido como ficção científica. Este livro já estava nas minhas listas, mas eu sempre o deixava para depois porque achava que sabia do que se tratava Frankenstein. No entanto, era puro preconceito devido à influência hollywoodiana à qual fui naturalmente exposto ao longo dos anos.
Ao finalmente tomar a atitude de lê-lo, pude tirar minhas próprias conclusões. Para quem diz que este é apenas mais um livro do gênero horror, engana-se profundamente.
Aqui temos um poço sem fundo tratando de relações interpessoais, suas atitudes, princípios e preconceitos. Esta é a percepção que tenho com base numa análise superficial no alto da minha ignorância e mediocridade literária.
Primeiramente, deixo aqui minha surpresa ao descobrir que Frankenstein não é o nome da criatura. Como assim? Em segundo lugar, eu não tinha até então uma opinião formada sobre as intenções de Victor ao conceber a ?besta?. Victor, que após estudar longe de sua cidade natal, iniciou uma busca incessante por conhecimento e acabou sendo cegado pelo que seria a origem da vida, uma atividade até então exclusiva das divindades.
Quando seus esforços tiveram sucesso e a fera acordou, Victor teve um vislumbre do que acabara de fazer: trouxe ao mundo um ser que, segundo sua visão, seria capaz das maiores atrocidades e que não poderia ser controlado.
Com isso em mente, temos certeza de que o monstro nada mais é do que um ser sem consciência, vagando pelo nosso mundo. E é aqui que vem a grande surpresa para mim. O "Prometeu Moderno", como a autora se refere, possui não só vida, mas também raciocínio, pensamento e sentimentos. Sendo abandonado no ?nascimento? por seu criador apavorado, ele precisou aprender e desenvolver em pouquíssimo tempo o que nós, seres humanos ?normais?, levamos anos para assimilar mesmo com a ajuda e acompanhamento de nossos pais, familiares e amigos.
Nesse ponto, me coloco no lugar da ?fera? e, sem um tutor que pudesse me instruir, tento justificar as atitudes que ocorreram ao longo da história em relação ao desenvolvimento de caráter do monstro. Victor se vê perseguido e observado o tempo todo por sua criação. Em determinado momento, a fera lhe faz uma proposta para que lhe dê uma companheira de porte e proporções semelhantes, que lhe faria companhia. Em contrapartida, o casal maldito se isolaria nos polos longínquos do planeta para nunca mais serem encontrados. A proposta é inicialmente aceita por seu criador, mesmo com muito receio. Victor começa a criação de uma segunda criatura, mas, já abalado psicologicamente, destrói o que havia feito até então, causando a ira da besta que o observava e aguardava ansiosamente.
Esse último acontecimento transforma o livro em algo que considerei praticamente um Game of Thrones, onde cada personagem apresentado e ligado a Victor começa a ser morto, até que reste apenas o protagonista e o vilão para o desdobramento final.
Após ler Frankenstein, tive acesso a alguns contos da autora que vieram juntos na edição da Darkside Books e não pude deixar de notar sua fascinação por temas como imortalidade, sobrenatural, morte e volta à vida. Considerando a época em que foram escritos, isso instigou minha curiosidade.
Temos ação, romance, drama e suspense nesta que é a obra-prima de Mary Shelley, uma autora que, beirando os 20 anos, trouxe à vida uma criatura capaz de dar calafrios em qualquer um, mesmo 200 anos após sua criação.

Lucas 31/08/2024

Aterrorizante, sublime e emocionante
"Sim, ele era um monstro. Mas seu coração ainda bate ao mesmo compasso do nosso" - Ruy Castro

Victor Frankentein um inteligente cientista e extremamente curioso pela origem da vida resolve, em uma grande empreitada, criar um novo ser vivo e no momento em que sua grande obra ganha vida, toma repulsa de sua própria criação. A partir daí sua vida cai em desgraça.

Pela segunda vez leio essa grande história e me surpreende e emociona com os assuntos e diálogos abordados desse livro. Muito mais que um terror e Suspense, Frankenstein também é um livro bonito e reflexivo onde expõem grandes questionamentos e horrores que faz de nós seres humanos.

Luiz111 30/08/2024

Mais que terror, questionamentos sobre a vida
Finalmente li Frankstein. Embora soubesse que se trata de um clássico da literatura, o livro me surpreendeu de forma muito positiva. Na famosa história acompanhamos Vitor Frankestein e a criatura que ele trouxe à vida e as consequências disso. Histórias de terror muitas vezes fazem vermos nossos medos e dúvidas representadas e aqui temos um belo exemplo disso. Frankestein nos leva a fazer reflexões sobre necessidade de afeto, paternidade, ética, responsabilidade, justiça, privilégios, religião, sentido da vida... E outras tantas reflexões possíveis. Um ótimo livro.