Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

cristinaliteraria 14/03/2024

Extraordinário
Fui atraída para o mundo de Mary Shelley e sua escrita melancólica, curiosa e suave. O Frankenstein não é bem um livro de ''terror'' ele é curioso, reflexivo e apaixonante. Cada página virada lhe trás uma sensação de ''quero mais'', nele vc se aprofunda e se questiona até aonde a mente humana vaga ou se ela realmente tem limites?

th.soares 13/03/2024

Mary Shelley arrasou mt!??
Q livro bom? Eu achei o começo um pouco chato, mas conforme a história foi avançando foi ficando mt bom. Eu tomei SUSTO lendo o livro. Como se toma susto lendo um livro? Eu não sei, mas eu tomei.
Até fiquei com pena do frankenstein coitado, eu jurava q ele era um monstro horrível q matava td mundo.?

Geovana540 13/03/2024

Li achando for parecido com os filmes lançados, mas é bem diferente até do que imaginei. Demorei um pouco para me acostumar com a escrita, um pouco complexa para o meu gosto,ler Frankenstein me fez pensar bastante sobre sentimentos e responsabilidades e ver que nem sempre o que fazemos ou o que nós somos não é o suficiente. Não é só uma história de um monstro e sim uma história de preconceito e rejeição causados pelo preconceito da sociedade.

Kau 13/03/2024

A estória contada no livro é diferente da versão que estava enraizada na minha cabeça sobre os personagens. A criatura monstruosa, deformada e sanguinária, mostrou-se com características mais humana do que esperado. É capaz de sentir tristeza, remorso e solidão, sendo os principais motivos para os crimes cometidos.
O livro me fez refletir em diversos momentos sobre o poder dos sentimentos e sobre responsabilidades. Será justo a criatura ser a única culpada pelos infortúnios relatados? Até onde o criador poderia tê-lo ajudado em seu crescimento pelo caminho reto? E a sociedade, não deveria ser mais sensível pra com aquele que é diferente aos seus olhos?
A própria criatura questiona: “Eu fui criado para o amor e para a piedade. E quando, cruelmente desviado pela maldade e pela injúria, atirei-me ao mal, meu coração sentiu, como nem mesmo você é capaz de imaginar, a tortura dessa mudança. (...) É justo isso? Devo ser tido como o único criminoso quando todo o gênero humano também errou contra mim?”.

Julia.Maria 12/03/2024

Previsível, claro!
Frankenstein é um livro bastante floreado, rebuscado e detalhista. A autora se preocupa muito em dar detalhes das paisagens, dos países e principalmente da psique dos personagens, principalmente do Victor e da própria criatura. Apesar de muitas palavras desnecessárias, não é uma escrita difícil mesmo que datada do século 19, mas creio eu que foi adaptada.
Acaba sendo uma leitura cansativa, ainda que interessante. A história parece não progredir apesar das tantas e tantas palavras.
Por outro lado, o final acontece com muitas informações e rápido demais.
Frankenstein poderia ser um conto, talvez assim fosse melhor aproveitado! Mas no geral, achei uma leitura razoável.

K.Castanheda 12/03/2024

Surpreendente como um livro de terror pode apresentar diferentes camadas. Olhar para o monstro de Frankenstein na atualidade nos faz questionar sua monstruosidade e os elementos que constroem o assustador da narrativa.
Mais que a história de um monstro, li uma história sobre preconceitos e os efeitos da rejeição criados pelos preconceitos de uma sociedade.

Lanarb 11/03/2024

Um clássico é um clássico né gente. Uma história de tirar o fôlego que fala sobre arrependimento, sofrimento e a transformação de tudo isso em vingança. Sofri com as dores da criatura e torci para que o Victor mudasse de ideia, mas nunca houve espaço para isso. Me dei conta de que, em algum nivel, torcer pela criatura, conseguir olhar para o que é estranho sem repulsa, é algo que é fruto de ter crescido com a história do Frankenstein sendo inspiração para diversas obras ao longo do século e também na cultura pop. A própria obra teve impacto na minha leitura.

Gabi Rosemberg 11/03/2024

Gostei da história, mas muito cansativo
Um conto extraordinário se pensar na época em que foi escrito, porém li no início do livro alguns comentários da própria Mary Shelley que a princípio o livro seria um conto. Eu concordo com ela de que deveria ser um conto, pois a história é muito interessante mas achei o livro muito enrolado, se estende muito, bastante repetitivo! Achei cansativo

Abya.Yala 10/03/2024

Gostei maisdo que esperava
Quando comecei esse livro pensei que teria muita troca de cartas (algo que eu não curto muito, principalmente se tratando de um clássico), mas assim que terminaram as primeiras cartas, a história começou a fluir muito bem. Adorei essa tradução, nem parece um livro clássicão, sabe? Meus cumprimentos à tradutora. Sem falar que a edição em todo seu conjunto é uma delícia, um luxo.

Mari Vannucci 10/03/2024

O anjo decaído torna-se demônio.
UAU!!!! Muito bom!
Achei muito interessante explorar resultado tanto da opressão de um ser quanto da ambição do homem.
Me compadeci da dor da criatura, que teve que tomar consciência de si como monstro e um ser solitário. Entender suas emoções sem auxílio. Querendo, até o fim, apenas pertencer.

Um dos meus favoritos!! Uma leitura muito gostosinha, levinha e cativante. Por mais que seja bastante descritiva, é no ponto certo, não se torna uma escrita maçante.

Mutante X 10/03/2024

Perturbador e dramático
Acostumados que estamos a ver Frankenstein no cinema e na TV, jamais se imaginaria que o personagem original pouco tinha de terror. Em vez de medo de dormir no escuro, a criatura mais desperta compaixão por sua amargurada história. Hoje sabemos, pelo cinema e pela TV, que o Dr. Victor Frankenstein construiu sua criatura com partes de cadáveres, que costurou uma a uma, tornando-a um mix de vários mortos e reanimando-a com a eletricidade de uma tempestade, mas o livro não dá esses detalhes, deixando a narrativa bem superficial nesse quesito - talvez para não chocar os leitores na época em que foi escrito (1818). Apesar disso, a história é bem angustiante e dramática, tanto ao mostrar o sofrimento de Victor por ter criado um monstro, como pelo próprio sofrimento da criatura, buscando ser aceita e só encontrando hostilidade por conta de sua aparência. E, por mais absurda que possa parecer uma criatura ignorante se tornar letrada por si mesma, aprendendo só de observar os outros e em um curto espaço de tempo, para a época em que foi escrito e dentro da proposta literária, a trama é bem criativa, permitindo até mesmo um paralelo com os mitos de deidades de diversas religiões. Mas confesso que, particularmente, prefiro mesmo a versão do cinema de terror, que é muito mais rica e interessante como personagem.

site: http://mutantexis.wordpress.com

Ana.Ansani 09/03/2024

"Pedi eu, oh criador, que do barro me fizeste homem?"
Certamente, quem inicia a obra de Mary Shelley sem conhecer um pouco da história, acaba se deparando mais com um drama do que terror em si. Pelo menos, assim foi comigo!
Achei que leria um conto de horror, mas me deparei com um drama entre criador e criatura. Uma criatura que só queria amar e se amada e um criador horrorizado pela sua criação.
Gostaria de ter lido mais detalhes sobre a criação, e terminei o livro com tantas perguntas!
Mas achei válido a leitura e toda a reflexão que ela nos traz.
A edição da Darkside é incrível! As ilustrações, os contos de Mary Shelley e um pouco da sua história...

Elbert2 08/03/2024

Com uma trama que particularmente me chama bastante a atenção, Frankenstein não é perfeito mas é uma boa história, há coisas que podiam ser bem melhores e que particularmente gostaria que fossem mais aprofundadas e desenvolvidas, como alguns personagens, mas seus dois personagens principais o homem e a criatura são ótimos, entendemos suas intenções, medos, alegrias, tudo isso numa leitura que te mantém vidrado e querendo saber seu desfecho. Num geral é um bom livro do qual gostei de ter lido

Yuuk 08/03/2024

Esse foi o livro que fez eu entrar na literatura, bem eu gostei bastante, mas esperava mais um terror e horror e achei ele mais melancólico do que um próprio terror, isso não me desagradou. 4,5/5

Recomendo a leitura ??

Hozania.Lima 07/03/2024

Não queria que tivesse sido assim...
Quando li Frankenstein na minha adolescência, um sentimento profundo e doloroso me acometeu para com a "criatura". A solidão, o medo ... decidi reler para ter está mesma experiência, infelizmente não senti.
Foi muito arrastado... Teria te até. Talvez seja esta tradução, mas não me pegou como antes, infelizmente.