Frankenstein ou O Prometeu Moderno

Frankenstein ou O Prometeu Moderno Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Tai 04/05/2024

Frankenstein
Ficçao científica não lá meu gênero favorito, mas meu Deus como eu achei esse livro chato, só terminei por que era audiobook e relativamente curto.

beca 02/05/2024

Depois de muita enrolação, ter esquecido o livro na faculdade e muitas (MUITAS) lágrimas, finalmente terminei frankstein.

a história do victor no começo é bem chatinha, e sinceramente até a criatura confrontá-lo no meio do livro eu tava achando tudo bem desinteressante e monótono. claro, desde o começo existe toda a discussão sobre a vida humana e sua origem, mas a chave de virada pra mim e o que tornou esse livro tão especial, foi ouvir a criatura contando sua parte da história. a narrativa dele é muito mais intrigante e na minha opinião muito fácil de gerar empatia.
cadenthrones 02/05/2024minha estante
Quanto à parte da empatia, eu sinto que essa era a intenção; a famosa inversão de valores "o monstro era o mais humano no fim das contas". E infelizmente a chatice que você descreveu no começo eu adoro (como tudo nessa pérola de livro) e acho muito necessária! Cria um gancho dramático muito forte, calca na nossa realidade ao apresentá-lo como cartas que transcrevem as falas do Victor, e dá muitas motivações interessantíssimas pro Frankenstein criar sua criatura para além da ideia de "cientista maluco" e a evolução da ciência pela evolução somente. Enfim, amo Frankenstein, amo Mary Shelley, amo tudo que criadora e criatura foram, são e serão!

beca 03/05/2024minha estante
concordo com você que toda a introdução do victor foi necessária e até a parte que ele finalmente faz a criatura eu estava muito interessada, principalmente na parte científica e na questão da evolução humana. mas depois a narrativa me perdeu um pouco. e sim, também acho que a questão da empatia com o ?monstro? foi proposital. todas as escolhas nesse livro foram muito bem feitas e bem empregadas na questão moral que ela apresenta. eu gostei muito.

sasareviews 01/05/2024

Primeiro clássico
Um clássico gótico bastante reflexivo, melancólico e crítico, muito reflexivo sobre a vida, a morte, o ser humano e o emocional, a luta contra si mesmo.
Gabriela 01/05/2024minha estante
É maravilhoso mesmo!

davi_bsiqueira 01/05/2024

O Prometeu Moderno
Fazendo resenha atrasada do livros que li esse ano. Frankenstein é um clássico da literatura e eu realmente me diverti durante a leitura desse. Li durante um pico de leitura e acabei em uns dois dias, então posso dizer que o livro me prendeu. Ainda que da primeira vez que tentei ler larguei pela metade de tão entediante que estava achando. Mas nessa segunda tentiva consegui engatar e ter uma leitura fluída.

O livro, apesar de por vezes ter uma linguagem meio dificultosa, é muito bem escrito e eu gostei muito de ver o desenvolvimento do monstro e sua relação com seu criador, Frankenstein. Acho genial a forma como "Frankenstein" de Mary Shelly impacta culturalmente até os dias de hoje o gênero do terror. Esse livro nasceu pra ser um clássico.

Apesar de todos os pontos positivos, eu realmente achei o livro bem entediante no começo, as coisas demorando muito pra se desenrolar e eu comecei a realmente gostar quando o monstro começou a narrar seus primeiros dias e sua vontade de ser aceito pelos humanos. No mais, o livro é bom, mas acho que por ter sido escrito a tanto tempo atrás às vezes nos escapa referências da época. Mas acho que todos deveriam dar uma tentativa para ler esse.

viclarangeira 01/05/2024

?O ontem do homem talvez jamais seja como o seu amanhã: Nada perdura, a não ser a instabilidade.?

Matheus656 01/05/2024

Frankenstein
Muito bom, esse livro narra de uma forma que te deixa completamente imerso na história, parece que é você que sente tudo aquilo que é relatado pelo Victor, Walton e pelo Monstro. É inevitável ter compaixão pelo monstro, no final das contas é compreensível tudo que aconteceu com ele, é o fruto de uma sociedade preconceituosa e talvez da insensibilidade do seu criador. Não foi a intenção do Victor causar tudo isso, mas como ele mesmo diz, a ambição o levou a isso. O Monstro não é tão bonzinho também, foi muito egoísta e não deveria ter dirigido seu ódio pelo Victor aos outros humanos. Eu gostei bastante, virou um dos meus livros favoritos, é sentimental e aterrorizante, recomendo

Karla134 30/04/2024

Me surpreendi positivamente com a leitura desse livro. Foi bem diferente dos estilos dos filmes e também fugiu do estilo horror? Mas eu amei ??

Sarahllc 30/04/2024

Achei muito chato, só li pq precisava pra fazer uma prova. O cientista, Viktor Frankenstein que é o verdadeiro monstro, ele negligenciou muito rápido sua criação. O livro tem muita descrição desnecessária de várias coisas, o que tornou a leitura lenta e cansativa.

Karine 29/04/2024

Agradável surpresa
Como não sou grande fã do gênero terror, nunca me interessei por ler Frankenstein. Claro que a ideia que eu tinha da história é aquela que se formou no inconsciente coletivo de certa forma: um monstro verde de cabeça chata, não muito esperto, criado por um cientista maluco juntando partes de corpos avulsas, numa noite de raios e trovões. Talvez essa tenha sido a história mais mal adaptada para as telas já vista. Ok, não que eu tenha realmente assistido aos filmes baseados no livro, mas acredito que qualquer pessoa hoje em dia tem conhecimento de algumas dessas referências.
Não poderia estar mais longe da verdade. A história é sim sombria e por vezes aterrorizante, mas pra mim não foi esse o foco principal. Acredito que a autora nos faz empatizar com a criatura, que sente o peso da rejeição por sua aparência repugnante e, quando percebe que será impossível estabelecer uma relação com os humanos, busca ajuda no único humano que pode vir a compreendê-la, e faz um apelo desesperado por uma companheira, pois não pode suportar viver sozinha pelo resto dos seus dias.
Acho que o desenrolar trágico é uma crítica à natureza dos seres humanos, à ganância desenfreada, ao preconceito, ao egoísmo. É triste e ao mesmo tempo nos faz refletir.

Laura1512 28/04/2024

Não sou mto de ler notação científica, li esse por causa da escola pensando que não ia gostar, mas gostei.
Achei uma leitura dificinha, porque tem algumas palavras diferentes por ser um livro antigo (acredito), mas dá pra entender

FLEMIMN 28/04/2024

Eu amo "Frankenstein"! No entanto, quem é o verdadeiro monstro nesta história? É uma questão que nos faz refletir profundamente. Victor e sua criatura estão interligados de maneira complexa; um não pode existir sem o outro. Victor, consumido pelo medo, e a criatura, buscando vingança, criam um ciclo de dependência mútua. Victor falhou terrivelmente como criador, abandonando sua criação. Isso partiu meu coração, pois a criatura foi deixada para enfrentar um mundo cruel sem ninguém. O final, onde um não pode viver sem o outro, é verdadeiramente épico.

laioow 28/04/2024

Bom para aprender inglês
A história é legal, mas não é nada demais. É um bom livro pra quem está a um tempo sem ler, pois é curtinho.

Gostaria de destacar como este livro é bom para quem deseja aprender inglês. Tem uma linguagem muito simples, que facilita (e muito) a leitura.

O livro é estruturado em frases curtas e simples, e embora isso pudesse ser maçante caso o livro fosse maior, acaba sendo confortável, por ser curto.

Recomendo.