Minha Bagagem da Copa: Aventuras e Desventuras de um Jornalista Gaúcho na Rússia Tiago Medeiros

Resenhas -

Thereza M. 01/09/2020

Ótimo livro.
Em "Minha bagagem da Copa - aventuras e desventuras de um jornalista gaúcho na Rússia", o autor apresenta a perspectiva de um torcedor brasileiro que esteve, acompanhado de sua esposa brasileira, em uma viagem de 39 dias na Rússia durante a Copa do mundo em 2018. Os capítulos são marcados pelos nomes da cidade em destaque: São petersburgo, Rostov on don, Nizhny Novgorod, Moscou e Kazan.

O livro apresenta informações, além da preocupação com os resultados das partidas, ou estáticas dos jogos, então esse livro também é para você que (como eu) não entende termos técnicos do futebol. A linguagem é adequada ao gênero do livro, de fácil compreensão.

O autor relata as dificuldades encontradas no percurso com bom humor, e descreve momentos marcantes nas arquibancadas e no pós-jogo. Também traz detalhes dos trajetos percorridos e dos pontos turísticos visitados. Foi instigante ler sobre a visita ao Kremlin de Kazan, especificamente ao Complexo de Kazan, onde o "Mausoléu de Lênin" abriga o corpo de Vladimir Lênin deitado em uma cúpula. A culinária local não foi muito abordada, apenas alguns pratos e os restaurantes visitados. Gostaria de encontrar a percepção do autor acerca dos costumes alimentares russos, mas o livro descreve muito bem sobre a mobilidade da cidade, e em como estava organizada para receber os turistas.