Todas as cartas

Todas as cartas Clarice Lispector

Resenhas - TODAS AS CARTAS

Suzana203 16/07/2023

Melhor do ano
Apesar de ainda faltarem alguns meses pro ano terminar posso afirmar com facilidade que foi o melhor livro que eu li.
É um livro faz você ficar confortável o tempo todo, sentindo como se você fosse amigo próximo de quem escrevia e recebia as cartas.
Tem muitos conselhos bons, como se fosse nossa mãe dando sabe? Sobre autocuidado, e a vida em um geral.
Clarice e sua família tiveram muita sorte em ter tanto amor pra dar e receber.
Ganhei o livro de uma amiga muito próxima e querida, e sinto que somos mais amigas ainda depois desse livro, não sei se isso faz sentido.

giovanna436 28/06/2023

Li pouco a pouco ao longo dos meses desde que comprei esse livro, lá em fevereiro, e ?curtir? a leitura, a vida da clarice foi a melhor coisa que fiz. já era apaixonada pela escrita e pelo que essa mulher representava pra mim, mas agora esse respeito, essa admiração, e mais: essa identificação (que já era fortíssima) só aumentou. viva clarice lispector!

Ariany 04/09/2022

Clarice, me senti descobrindo um mundo e ao mesmo tempo invadindo momentos que não são meus. Foi como descobrir um tesouro e querer guardar daqueles que não sabem contemplar sua glória. Clarice Lispector foi e é espetacular

Laércio Becker 30/01/2021

A melhor de Todas
Em comparação com "Todos os contos" (2016) e "Todas as crônicas" (2018), "Todas as cartas" (2020) é, sem dúvida, a melhor da série "Todas".

Sua maior vantagem é a presença das notas de rodapé elaboradas por Teresa Montero, especialista na autora. Elas fazem falta em "Todos os contos" e "Todas as crônicas", sobretudo para informar as publicações originais e republicações de cada texto (o que, talvez, teria evitado alguns dos erros cometidos naquelas edições). "Todas as crônicas" ainda ousou dizer, em posfácio, que não inseriu notas porque, em tempos digitais, elas são supérfluas, a ponto de prever sua extinção, exceto pelas notas escritas pelo próprio autor (p. 679).

Ainda bem que a editora mudou de ideia em "Todas as cartas". As notas permitem contextualizar as cartas. E ajudam a entender muitas das referências que só poderiam ser compreendidas pelo destinatário, pelas pessoas mais próximas ou por quem viveu naquele período. P.ex., em carta de 1946, ela pergunta a Fernando Sabino "se os movimentos simulados estão crescendo". A nota esclarece que ela se refere ao romance "Os movimentos simulados", que só veio a ser publicado em 2004 (p. 255).

Assim como as cartas lançam novas luzes na biografia e na bibliografia da autora (ao revelar uma Clarice na intimidade do quotidiano, despida das preocupações de estilo e de propósito literário), as notas também iluminam as cartas com detalhes de sua vida. P.ex., quando numa correspondência ela cita as "Cartas" de Katherine Mansfield, a nota fala sobre o impacto de outro livro dessa autora nas leituras de Clarice (p. 104-5).

Além disso, como o volume é composto apenas pela correspondência ativa, as notas às vezes são imprescindíveis para entendermos algumas referências de sua resposta. P.ex., em carta a Lúcio Cardoso, ela diz "ainda não li seu livro". Sem a nota que informa ser a novela "Inácio" (p. 146), seria impossível adivinhar; só pesquisando a cronologia bibliográfica de Lúcio Cardoso - ou se o volume também incluísse a correspondência passiva, fugindo ao propósito de publicar as cartas de Clarice, não para Clarice.

Outra grande vantagem de "Todas as cartas" é ter um índice onomástico, em que podemos localizar pessoas, obras, locais e órgãos citados nas correspondências e nas notas. (Teria sido de grande valor em "Todas as crônicas".)

Em resumo, esta é a melhor de "Todas". No aniversário de cem anos de Clarice, os presenteados foram seus leitores.

Talita Teles 05/06/2021

Estou simplesmente apaixonada pelas cartas escritas por Clarice. Esse livro nos mostra quem era o ser humano por trás da renomada autora, tudo o que ela passou, as angústias, as alegrias, o carinho por seus amigos e o amor enorme por suas irmãs. É lindo ler cada trecho, me senti como uma amiga próxima. ??

Douglas.Milani 23/05/2022

Excelente edição: o conteúdo dispensa apresentações

A Rocco teve uma excelente atitude ao reunir as cartas da Clarice em um único volume. Tinha lido originalmente em três livros esparsos, o que tornou a experiência demasiadamente fragmentada.

Foi incrível acompanhar os sentimentos e anseios da Clarice, em todos os aspectos da sua vida, de modo linear. É para se ler e reler, sempre com o mesmo espanto de novidade.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/08/2022

Todas as cartas reúne correspondência escrita por Clarice Lispector ao longo da vida e revela cartas inéditas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555320091

Vi 04/03/2024

Esse daqui me acompanhou por pouco mais de um ano e eu simplesmente não consegui processar ainda. uma parte de mim considera até absurdo poder ter acesso a tanta vulnerabilidade alheia assim.

Agueraa 04/01/2024

Clarice
Terminei?. Finalmente kkkkkkkk cada pagina significava mais sentimentos, sou amante da escrita de Clarice e aprecio cada vírgula.
Simplesmente perfeito o livro, além das cartas o livro apresenta um breve resumo ou relato (sobre quem, porque, onde) e quando clarice escreveu a carta oq as vezes acaba se tornando muito cansativo pq as explicações são muito longas.
Mas compensa ler e apreciar.
Te amo Clarice

TacianeCS 25/01/2024

Devorei
Adoro livros cuja a narrativa é por cartas parece muito pessoal como se eu fosse o remetente rs enfim ótimo livro li rápido demais durante a leitura senti como se pudesse conhecer a Clarice de certa forma e gratificante ver as nuances de sua personalidade e como ela falava (escrevia) principalmente com aqueles que ela gostava e os quais a opinião ela respeitava

Fro 09/05/2023

Bom, eu gostei
Eu gostei bastante!! confesso que fiquei meio perdida como a Clarice resolveu contar a história da personagem principal, mas os desabafos sobre a angústia do cotidiano me fez gostar mais ainda da Clarice.

clara 10/01/2023

te direi os instantes
clarice lispector eh brilhante.
"todas as cartas" é tão bonito e pessoal, me fez sentir de verdade ela e, por muitas vezes, eu me vi nela
gostoso demais ter essa proximidade

sinara.barrosdelima 17/11/2023

Histórias tocantes, algumas bem difíceis de compreender, mas muito profundas. Não é uma obra fácil e rápido de ler.

Pedro3906 10/09/2023

[A leitores do Skoob e Clarice Lispector]
Impulsivo que sou decidi desafiar-me a ler esta coisa toda aqui, submergir em Clarice e a intimidade sucinta de tuas cartas. Ainda cedo e primário na literatura da autora, vivi e vivo dualidade intensa das pequenas leituras de seus textos e embora considere-me um tolo metido a besta, suas palavras são certeiras cortando a massa cinzenta que me assusto, me imagino um pouco seu igualmente.

Clarice não se entrega aos modismos, não se transfigura por vergonha de si: aguenta-se com dignidade. Acompanhar as correspondências é de imenso prazer, notar o carinho pelas irmãs, a sensação de solidão, os constantes risos que caí devido excentricidade dos termos que usava, do aconchego aos olhos e ouvidos. Impressionei-me das questões psíquicas abordadas, hoje entende-se a grande perda provocada por não nos cuidarmos mentalmente desde primórdios, o abandono de si, e aqui, tanto em Maury como em Tânia e Pedro mesmo, nota-se cuidado de caso, tentativas (ainda que pessoas as quais essa possibilidade se concretizasse materialmente).

Peço perdão para ela. Cometi o desagrado de literalizar as pequenas coisas, firulas corriqueiras suas, e amolar dando-os causa de vida. É que para os inertes qualquer sopro assombra. Terminando senti vazio secular tal qual silenciasse também eu, fim dos relatos, fim de vida, fim de uma companhia extensa.

Querida, lerei teus textos outros. Desculpe-me andar depressa e descuidado, essa resenha não presta, afinal. Nem carta é porque não é assim que se escreve. Receba um abraço do seu

Pedro

Clarissa126 28/07/2023

Por dia
Estou tentando ler uma carta por dia, mas a escrita dela é tão boa que quando me dou conta ja li umas 15, Clarice é genial, passaria horas lendo ou ouvindo essa mulher.