Quadros clínicos disfuncionais e Gestalt-terapia (Gestalt terapia: fundamentos e práticas Livro 5) Karina Okajima Fukumitsu

Resenhas -

AliceFonseca.25 03/05/2024

Quadros Clínicos Disfuncionais e a Gestalt-Terapia 05
O livro traz uma ideia, que só nos é apresentada quase no final do curso de psicologia na qual enfatiza a importância de não apenas tratar os sintomas, mas também de compreender a pessoa por trás do diagnóstico, possibilitando uma saúde mais humanizada.

A abordagem fenomenológica da Gestalt-Terapia, ao focar na experiência individual, traz uma compreensão súbita, que nos possibilita entender e tratar tanto os diagnósticos quanto as pessoas por trás deles.

"Quadros Clínicos Disfuncionais e a Gestalt-Terapia" é uma obra essencial para terapeutas e estudantes interessados na abordagem da Gestalt-terapia. Escrito por diversos autores, um compilado de artigos reunidos, e diversos livros enumerados, ( uma coleção) que oferece uma visão abrangente e prática de como a Gestalt-terapia pode ser aplicada no tratamento de diversos quadros clínicos disfuncionais.

A obra apresenta uma variedade de casos clínicos reais, cada um ilustrando os princípios fundamentais da Gestalt-terapia e como eles podem ser aplicados em situações específicas.

Os autores utilizam uma linguagem acessível e exemplos concretos para tornar o material facilmente compreensível e aplicável na prática clínica.

Além disso, o livro explora a importância do contato terapêutico e da relação entre terapeuta e paciente na abordagem gestáltica.

Ele destaca como o terapeuta pode trabalhar de forma colaborativa com o paciente, encorajando-o a explorar suas emoções, pensamentos e comportamentos de maneira mais profunda e autêntica.

Os autores também trazem a importância da consciência, do contato e da responsabilidade como elementos-chave no processo terapêutico gestáltico.

Ele demonstra como esses conceitos podem ajudar os pacientes a desenvolver uma maior autoconsciência e autonomia, promovendo assim o crescimento pessoal e a resolução de problemas.

Em suma, "Quadros Clínicos Disfuncionais e a Gestalt-Terapia" é uma leitura indispensável para qualquer profissional que deseje aprofundar seus conhecimentos sobre a Gestalt-terapia e sua aplicação prática no tratamento de questões clínicas diversas.

Até o momento, essa coleção é o único material que me aproximou da clínica como se eu tivesse lá como coterapeuta ou assistindo todo o trabalho, ou até mesmo participando de uma simulação.

Mil estrelas ?