Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas

Resenhas -

Melissa 21/03/2024

Pesado, triste e emocionante
é uma história bem pesada. de abuso, racismo, violência. é muito triste ver pelo que uma criança de 10 anos passou, sendo só uma criança

Wadlia 13/02/2024

Um livro que poderia ter 1000 páginas mas a autora primou pela síntese da criança e osso foi genial. Lerei mais esta autora!

uvacommel 29/12/2023

Lindo e triste.
Fascinante, intenso, melancólico e reflexivo.

confesso que fiquei surpresa com o livro, apesar do conteúdo sofrido, a escrita é bem cativante. não só a escrita, como a protagonista também.

empática, corajosa, sensível e forte.
tão nova e tão sábia, tão nova e tão sofrida.

fico feliz que as coisas foram se acertando no final. ?

Stephanny0 18/11/2023

Cartas para a minha mãe
Eu tô simplesmente sem palavras para esse livro, é muito perfeito e recomendo super, principalmente se vc gosta de livros curtinhos.
Ele mostra muito bem como e ser uma pessoa preta em meio a muitas pessoas preconceituosas, mas mesmo assim a garotinha encontrou alguém, branco, q a fez ver q não tem nada de errado consigo mesma. Esse livro virou oficialmente meu favorito, e com certeza leria outras e outras vez.

Nicole 14/11/2023

Cartas para minha mãe
O livro mostra as cartas de uma menina dos seus 10 aos 15 anos, ela perdeu a mãe que se suic1d0u. Nas cartas conseguimos ver se ela sobre muito racismo e que a vida dela morando com a vó, a prima e a tia não é nem um pouco fácil. Acontece muitas agressões cm a menina e até mesmo uma carta que conta o 3stupr0 de uma das meninas. É um livro pesado, mas muito bom, adorei a forma como o livro foi escrito

_MM_ 02/11/2023

Gatilho
É um livro muito pesado que fala sobre: o racismo, a pedofilia, o estrupro, a violência e a desigualdade social.

Me deu um baita susto lendo, porque eu não imaginava tudo isso. Pensei que seria apenas cartas escritas por uma criança para sua mãe falecida, mas não todo esse relato.

Dificilmente irei ler um livro tão pesado como este ainda esse ano. Uma pena o livro ter sido tão pequeno, mas deu uma emoção tão grande.

maryycarvl 06/05/2023

É extremamente triste ver a vida da personagem e a forma como ela é tratada pela própria família. E é ainda pior sabendo que essas situações realmente acontecem.

A escrita do livro é por meio de cartas da menina para sua falecida mãe. Nelas, ela conta a forma em que está sendo tratada e o racismo que sofre. O livro, além de abordar esse tema, tb cita outros que contém muito gatilho, porém de forma menos aprofundada. Eu teria diversas coisas para citar e falar sobre, mas acho q a experiência de leitura é melhor se vc for sem saber mta coisa, pelo menos para mim foi. Recomendo mt!

Ray 23/10/2022

Muy triste y hermoso!
Alerta: muitos gatilhos.

É uma livro muito intenso, que trata de temáticas muito sensíveis, sobretudo sobre o racis**. Uma jovem relata sua sofrida infância por meio de cartas que escreve a falecida mãe. Mas além do racis**, há problemáticas como a violên*** infantil e doméstica, o estup**, a pedof***, o suicí***... No entanto, a não ser pelo tema principal, esses outros tópicos são tratado de forma mais superficial. É muito triste e doloroso ler tudo o que esse garotinha passa, mas ainda sim ela não perde a esperança, a forma como ela se comunica com a mãe... é o mais lindo da história.

milenesx 14/10/2022

Esse é mais um dos livros que peguei na minha escola; mesmo tendo poucas folhas ele consegue ser muito emocionante. A opressão que a menina passa todos os dias e as cartas em si que ela escreve para a mãe já falecida só mostra o quão forte ela conseguiu ser suportando tudo.

Garcia 29/08/2022

Resenha
Outro livro que a escola pediu para ler, outro livro que amei.
Como uma pessoa branca, nunca passei por racismo (obviamente). Então não entendia como era a sensação de uma pessoa negra ao passar por isso, esse livro me ajudou a entender o lado delas.
Foi o primeiro livro que li que é totalmente escrito por cartas, mostra que para um livro ser bom, não precisamos ser bombardeados de informações. Esse livro tem suas intenções bem explícitas, e deixa coisas que não são tão importantes de lado, por exemplo, o nome da protagonista, que não é mencionado em nenhum momento.
Podemos acompanhar facilmente a evolução da personagem em questões racias e da morte de sua mãe, é claro o amadurecimento dela conforme as cartas vão sendo escritas.
Muito bom, nota 10.

Amanda 18/05/2022

Apenas uma menina
O livro é feito a partir de cartas que são escritas pela narradora personagem, destinada à sua mãe já falecida. Após o acontecido, a personagem vai morar com a tia e as primas, que a detestam, além da avó que a maltrata demais. Ao longo da narrativa vamos descobrindo o motivo de tantos maus-tratos à menina, além das situações de racismo. E a história termina quando a menina faz 15 anos e se despede da mãe. A primeira página, para mim, foi a mais impactante, chorei muito, e também pensei muito na minha mãe que perdeu sua mãe tão cedo e foi parar num núcleo familiar um pouco parecido. Enfim, vale a leitura.
Laurena 02/06/2022minha estante
Vou ler...

Carla1218 25/04/2021

Ai ai ai?
Per-fei-to!
Sabe aquela leitura que te tira de uma ressaca literária pesada? Prooooonto! ?
Além disso, trata de temas pesados com tanta leveza, inocência, esperança, otimismo...
Só elogios e suspiros! ?

Gracias, Teresa Cárdenas.?