Cachorro Velho

Cachorro Velho Teresa Cárdenas

Resenhas -

Gláucia 14/03/2024

A escravidão a partir da vida de um escravo
Escravidão é um tema que sempre traz sentimentos de incredulidade e revolta sobre até onde a maldade humana poderia chegar. A partir de uma linguagem simples e repleta de metáforas, a autora nos aproxima do escravo chamado de Cachorro Velho, com suas lembranças, reflexões, medos e desejos, e nos convida a acompanhá-lo em sua jornada em busca de liberdade e de si mesmo.

Vitoria 18/12/2023

A autora publicou a obra como infanto juvenil, pelo entendimento de que não se deve desviar de temas ditos difíceis na escrita para crianças. Eu li com esse pensamento em mente, pensando na criança Cachorro Velho, que não teve opção de desviar da brutalidade da vida.

É bonito ver a curva de tomada de consciência do personagem central, em um texto que traz tanto desconsolo e coragem.

Louise Mariane 02/11/2023

Livro curto, de fácil leitura e linguagem simples. Particularmente gostei muito pois me peguei em diversos momentos me colocando como um "espírito" espectador durante as passagens de cena. Além do mais, livro com esta temática - escravidão - devem sempre ser lidos e reflexionados durante e ao final da leitura.

Cari S2 23/07/2023

Profundo e emocionante!
Já sabia que seria um livro intenso, mas foi muito mais do que imaginei!

Poucas páginas, mas com uma profunda reflexão, trazendo angústia, tristeza, compaixão e muita emoção!

Li este livro por acaso, praticamente no meio da madrugada e mexeu muito comigo!

Indico demais! Pra todo mundo! Mesmo!

MarciliaCosta 18/06/2023

Escravidão
Um livro de escrita forte e tocante. Um homem que foi escravo sua vida toda. Não conhece nada além da escravidão, da fome, do castigo e do inferno que ele mesmo viveu sua vida toda.
Uma narrativa curta e profunda sobre a escravidão.
Indico a leitura.

Fabio.Nunes 14/04/2023

Curto e brutal
Cachorro velho - Teresa Cárdenas
Editora: Pallas, 2021.

Literatura cubana passando na sua timeline.
Da série "Livros para se ler em um dia", esta obra trata da estória de Cachorro velho, um escravizado idoso que nos mostra as agruras de sua vida, suas tristezas e suas experiências indignas como propriedade de outrem. Uma leitura curta e tocante que nos aproxima das dores que o flagelo da escravidão gerou.
Esse tranquilamente é um livro que se lê em uma hora e se reflete por várias, tantas são as questões levantadas.
Na real, nem parecia literatura cubana, parecia Brasil mesmo.
Recomendo.

vanessa.pivotto 09/04/2023

Dura realidade que já foi nossa
Um livro tocante que conta em 141 páginas muito bem escritas, recortes da vida de um escravo chamado Cachorro Velho.
É comovente olhar o mundo pelos olhos dele. Um homem que foi escravo a vida toda e, aos 70 anos está cansado de sofrer e viver com medo.

"Já na penumbra da sua choça, jogou-se trêmulo no catre, chorando, envergonhado por aquele medo terrível de se sentir livre".

Lurdes 08/04/2023

"O pai do senhor do engenho foi quem o chamou assim: Cachorro Velho, e ninguém mais voltou a lembrar seu verdadeiro nome."

Uma vida inteira trabalhando, escravizado, no mesmo engenho de açúcar.
Fez de tudo um pouco, desde criança. Conforme ia crescendo e ganhando altura e força, as tarefas iam se tornando mais duras e pesadas. Quando começou a envelhecer, foram lhe atribuindo funções que demandavam menos esforço físico e agora, com cerca de sessenta anos, era o porteiro da fazenda.

Quanto aos castigos, não havia idade. Se o patrão ou o feitor quisessem, ainda aplicariam golpes duros em Cachorro Velho.

Muitos foram os seus companheiros mortos pelas mãos dos feitores, seja por desobediência, tentativa de fuga ou, simplesmente, porque o senhor assim o quis.

"O velho não temia o Inferno: tinha vivido nele desde sempre."

Uma narrativa curta, mas tão intensa, que podemos quase visualizar as situações. Eu peguei o livro uma noite, para dar uma folheada e, quando me dei conta, já estava terminando, com lágrimas nos olhos.

Além do protagonista, conhecemos outros personagens fortes e marcantes, como Ulundi, a velha Aroni, a pequena Aísa e, principalmente, Beira, uma mulher determinada que é grande amiga e parceira de Cachorro Velho (mesmo que eles briguem muito e não saibam muito bem demonstrar afeto).

Um livro espetacular que nos prende do início ao fim.

Sobre escravidão? Sim
Mas muito mais sobre amizade, dignidade e liberdade.

Nanda.Santos 25/01/2023

Registros de escravidão
O livro traz o dia a dia de um velho escravo e como o sofrimento e a morte dos seus companheiros afetavam a sua maneira de ver a vida.

Dea Campodonico 25/09/2022

Um livro que retrata as atrocidades da escravidão, um relato histórico de Cuba, mas que podia ser aqui no nosso quintal e segue tão atual. Impossível não se emocionar. Mais um soco no estômago que alimenta a luta contra o racismo e a estrutura escravagista da nossa sociedade.

Felipe 26/08/2022

Livro bastante forte, apesar de curto.

Jamais irei me esquecer do trecho em que ele descobre que vinha amando, sobretudo pq nesse tipo de história costumamos pensar em liberdade no seu sentido mais básico, de poder ir e vir, por exemplo, porém vai muito além disso e o personagem do velho, de forma geral, nos mostra como o sofrimento ocasionado por repressão pode atrofiar a empatia nas pessoas, porém nunca destruí-la por completo.

Maria 22/08/2022

Cachorro Velho
Cachorro Velho sempre foi escravo e, agora, em sua velhice, repassa as lembranças e memórias de toda sua história na fazenda de cana que sempre viveu.
Dividido em pequenos capítulos que acompanham o exercício da memória de Cachorro Velho que com a velhice avançando, passa os dias em meio a lembranças de seu passado, tentando descobrir qual o seu verdadeiro nome; lembrando histórias que os amigos contavam sobre a África, o continente tão distante de onde sabe ter raízes profundas; tentando lembrar como era o rosto de sua mãe, de quem nunca esqueceu o cheiro do peito.
A leitura me emocionou muito, recomendo!
"O velho não temia o Inferno: tinha vivido nele desde sempre."

Lua 25/07/2022

A tristeza da escravidão
Cachorro Velho é um livro curto e rápido de ler. Ao mesmo tempo é uma leitura muito tocante, que impacta. O protagonista é um homem velho, marcado pela história da escravidão e da busca pela libertação. Belo livro!

Alyne.Queiroz 03/05/2022

Sem título
Um bom livro, leitura de uma sentada só, apesar de pequeno consegue passar um pouco do sofrimento, desespero, injustiça e solidão que passaram os escravizados, a história acompanha as ações e os pensamentos de um velho negro que está na função de porteiro da fazenda, no final um acontecimento improvável o enche de esperança em lutar por um destino diferente

Rodrigo.Macedo 29/01/2022

Chocante
Mesmo que seja difícil de ler e doloroso, esse tipo de leitura nos coloca em nosso lugar como ser humano. Nos mostra os erros que cometemos para tentar não repeti-los. Não tem como ler essas histórias e não lembrar da minha vó e dos meus antepassados, do tanto que eles sofreram na mão dos brancos com a escravidão. Quer entrar na cabeça de um escravo idoso que trabalha num engenho desde que nasceu? Então só vai!