Cachorro Velho

Cachorro Velho Teresa Cárdenas

Resenhas -

Ediane.Siqueira 18/03/2021

Um livro forte que narra a história de um escravo chamado cachorro velho, os fatos narrados são pesados, impactantes, revoltantes...

Maria 22/08/2022

Cachorro Velho
Cachorro Velho sempre foi escravo e, agora, em sua velhice, repassa as lembranças e memórias de toda sua história na fazenda de cana que sempre viveu.
Dividido em pequenos capítulos que acompanham o exercício da memória de Cachorro Velho que com a velhice avançando, passa os dias em meio a lembranças de seu passado, tentando descobrir qual o seu verdadeiro nome; lembrando histórias que os amigos contavam sobre a África, o continente tão distante de onde sabe ter raízes profundas; tentando lembrar como era o rosto de sua mãe, de quem nunca esqueceu o cheiro do peito.
A leitura me emocionou muito, recomendo!
"O velho não temia o Inferno: tinha vivido nele desde sempre."

Felipe 26/08/2022

Livro bastante forte, apesar de curto.

Jamais irei me esquecer do trecho em que ele descobre que vinha amando, sobretudo pq nesse tipo de história costumamos pensar em liberdade no seu sentido mais básico, de poder ir e vir, por exemplo, porém vai muito além disso e o personagem do velho, de forma geral, nos mostra como o sofrimento ocasionado por repressão pode atrofiar a empatia nas pessoas, porém nunca destruí-la por completo.

Bullerjhann 17/10/2021

Tristeza
Foi um livro que me fez pensar a tristeza da escravidão de uma vida resumida a trabalho e medo! Medo do castigo!

Juliana JRS 04/10/2021

Leitura curta e extraordinariamente triste que nos transporta para a vida inclemente de um velho escravo em Cuba.

"Quantos anos de vida lhe restavam: três, quatro, vinte? Toda uma eternidade? Difícil saber. Os escravos nasciam com a morte dentro de si e, às vezes, esta se mostrava de maneira caprichosa".

vanessa.pivotto 09/04/2023

Dura realidade que já foi nossa
Um livro tocante que conta em 141 páginas muito bem escritas, recortes da vida de um escravo chamado Cachorro Velho.
É comovente olhar o mundo pelos olhos dele. Um homem que foi escravo a vida toda e, aos 70 anos está cansado de sofrer e viver com medo.

"Já na penumbra da sua choça, jogou-se trêmulo no catre, chorando, envergonhado por aquele medo terrível de se sentir livre".

fabio.orlandini 13/02/2021

Um bom livro
Gostei da história, entretanto, após ter lido clássicos como A cabana do Pai Thomás e 12 anos de escravidão, achei a história um pouco superficial, mas não é ruim.

Bia 11/03/2021

Livro curto e de rápida leitura, o que não nos dá tempo nem profundidade para nós envolver com as personagens. Não tive tempo de criar laços com ninguém. De qualquer forma, é doído ler sobre essa mancha na Humanidade, a escravidão.

Fabio.Nunes 14/04/2023

Curto e brutal
Cachorro velho - Teresa Cárdenas
Editora: Pallas, 2021.

Literatura cubana passando na sua timeline.
Da série "Livros para se ler em um dia", esta obra trata da estória de Cachorro velho, um escravizado idoso que nos mostra as agruras de sua vida, suas tristezas e suas experiências indignas como propriedade de outrem. Uma leitura curta e tocante que nos aproxima das dores que o flagelo da escravidão gerou.
Esse tranquilamente é um livro que se lê em uma hora e se reflete por várias, tantas são as questões levantadas.
Na real, nem parecia literatura cubana, parecia Brasil mesmo.
Recomendo.

Milena 11/04/2021

Cachorro Velho ??
Indicação do mês de Março - @booksterpelomundo - obra de Teresa Cárdenas, trata do impacto duro e desumano da escravidão através do protagonista denominado Cachorro Velho.
? O velho não temia o inferno: tinha vivido nele desde sempre?.
Vale cada página pela reflexão acerca da discriminação e do preconceito racial.

Lua 25/07/2022

A tristeza da escravidão
Cachorro Velho é um livro curto e rápido de ler. Ao mesmo tempo é uma leitura muito tocante, que impacta. O protagonista é um homem velho, marcado pela história da escravidão e da busca pela libertação. Belo livro!

Rosiene5 23/01/2022

As tristes memórias de um escravo idoso.
Cachorro Velho já não conheceu outra vida além do engenho, nasceu e viveu sendo escravo. Ao final da vida, com corpo calejado o idoso faz várias reflexões sobre sua vida.

Pamela.Christine 16/05/2021

Não temia o inferno, já vivia nele...
Com uma leitura rápida e fluída, acompanhamos Cachorro Velho, apelido de um homem escravizado em uma fazenda de cana-de-açúcar em Cuba (mas poderia representar a história de homens e mulheres em qualquer país colonial).

A narrativa ocorre já em sua velhice, onde Cachorro Velho trabalha como porteiro da fazenda. O personagem relembra histórias, pessoas, sentimentos e vontades.. mas em cada passagem, os absurdos e marcas da escravidão dos povos, a separação, a tortura e a resistência estão presentes direta ou indiretamente..

Uma leitura cheia de aromas, texturas, cicatrizes, dor.
Só leiam!

"Cachorro Velho aproximou do rosto a borda da cuia e cheirou. O aroma do café adoçado com mel entrou em cheio, reconfortando-o".

Nanda.Santos 25/01/2023

Registros de escravidão
O livro traz o dia a dia de um velho escravo e como o sofrimento e a morte dos seus companheiros afetavam a sua maneira de ver a vida.

Eduardo.Arruda 01/01/2022

Bonito e triste
O livro conta a história de um ancião, que já nasceu escravizado e é chamado de "Cachorro Velho". A história mostra as atrocidades cometidas nesse período em Cuba, mas é impossível não associar a escravidão no Brasil. Livro muito bonito e duro...