Carta ao Rei

Carta ao Rei Tonke Dragt

Resenhas - Carta ao Rei

Paula A. C. 16/04/2021

Sinceramente... achei o livro bem fraquinho. É divertido, mas falta algo. Parece mais um roteiro de livro de fantasia que um romance propriamente dito. Sem falar que os personagens são MUITO caricatos e com pouquíssima representatividade. No entanto, o esqueleto da história é bom, tanto que foi bem adaptado na série da Netflix, que resolveu várias das falhas deixadas pela autora.
dudinhabookstan 16/04/2021minha estante
já leu a continuação?? nunca li os livros, só assisti a série e gostei muuito, mas aquele final...achei meio estranho

Paula A. C. 16/04/2021minha estante
Também achei o final da série meio estranho, mas chorei BALDES com a morte do... Não pode falar, né? Seria spoiler. Mas você sabe. Chorei.

Paula A. C. 16/04/2021minha estante
Ainda não li a continuação. Vou procurar. Obrigada!

dudinhabookstan 17/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKK chorei horrores meo

Carlos Rogério Sartori 17/02/2017

Difícil parar de ler!
Fácil dar 5 estrelas para este livro. Quando o jovem Tiuri começa sua saga para entregar uma carta, não é possível imaginar que ele passaria por tantos percalços e viveria tantas aventuras. Além disso, se passa na época dos cavaleiros dos reis e nos transporta magicamente a um cenário tão diferente e que passa a ser tecido com muitos detalhes diante dos nossos olhos. Em certas partes do livro, dá para sentir o frio da floresta, escutar o barulho dos animais e sentir a pulsação e a respiração ofegante das personagens.
O livro é tão espetacular que o li em três dias, totalmente envolvido pela trama. A linguagem é simples e a maneira como a autora desenvolve os fatos nos leva sempre a tentar imaginar o que vai acontecer, confirmando e várias vezes anulando nossas teses.
THUR.Machado 23/02/2017minha estante
Não li, mas pela sua resenha este livro deve ser ótimo

Kiara_titi_ 25/02/2017minha estante
Sua resenha ficou espetacular. Espero ler esse livro. Mas para mim o livro só é bom se você o entende. O que não é diferente de alguém que não sabe ler.

Azahua 04/06/2017minha estante
undefined

Alex T. 06/12/2012

As aventuras de um cavaleiro andante chamado Tiuri
Eu não gostei muito do livro mas aprendi bastante com ele. Ele mostra que com perseverança e coragem, tudo é possível. Carta ao Rei é um livro holandês prestigiado. O livro é sobre um cavaleiro que recebe uma carta misteriosa e é mandado enviar a carta para o rei de outro reino. Ele é avisado por várias pessoas que a viagem seria difícil mas continua. Ele encontra vários inimigos ao longo do caminho. Será que ele envia a carta?

Gilvan L. 25/09/2016

Encantador
A narração é muito agradável, leva o leitor a imaginar paisagens incrível e a sentir o aconchego de tomar uma sopa quente em uma cabana no alto de uma montanha.
O tema do livro é típico de uma obra de fantasia, mas nesse mundo imaginário não existem dragões ou magos, mesmo assim o livro não deixa de encantar mostrando que nada disso é preciso para se rcria uma boa aventura.
No começo o narrador fala de todos os amigos do protagonista, mas por fim decepciona pois nenhum deles vai participar do desenrolar da história. O final também parece um pouco improviso. Por estes aspectos eu não considero esse livro perfeito.

Nana 12/04/2020

Bem infantil
Vi o seriado e fiquei curiosa mas sinceramente são completamente diferentes e pela primeira vez achei o livro mais chatinho. É uma leitura bem infantil com bastante descrição e repetição por exemplo : "A cidade X era assim e assado e o Tiuri falou - Nossa, como a cidade X é linda! ".. Mas não deixa de ser uma história infantil, de aventura e amizade.

Helder 17/04/2020

Um menino e sua missão
Carta ao Rei de Tonke Dragt foi lançado na Holanda em 1962 e tornou-se um clássico da literatura infanto-juvenil naquele país, mesmo sendo um livro infantil com muitas paginas. O livro foi eleito como o mais importante livro jovem holandês do século XX.
Tentei pesquisar na internet, pois me parece que Carta ao Rei chegou a ter continuação na Europa (The Secrets of the Wild Wood, em ingles, publicado em 1965), mas no Brasil o único titulo que encontrei publicado pela autora foi este.
Em 2009 foi lançado pela primeira vez no Brasil pela Editora Martins Fontes que agora acaba de lançar uma reedição caprichada devido à estreia da minissérie de mesmo nome na Netflix.
O livro é uma fantasia medieval infanto-juvenil que conta a estória de Tiuri, um adolescente de 16 anos, filho de um cavaleiro, que mora no reino de Dagonaut e está se preparando para ser nomeado, junto com seus amigos, como cavaleiro pelo rei.
A última atividade no treinamento pede que eles passem uma noite de vigília na capela da cidade, aguardando o processo de nomeação a ser realizado no dia seguinte.
Mas as regras são claras: Nesta vigília eles devem se concentrar em suas futuras atividades de cavaleiros, sem conversar e sem ter nenhum contato com o mundo exterior. Para garantir isso, eles são inclusive trancados na capela.
Tudo corria bem até uma pessoa bater a porta da capela pedindo ajuda.
Seria aquilo um teste para os futuros cavaleiros ou uma pessoa precisando de ajuda real?
Na duvida, Tiuri e seu bom coração, resolvem descobrir.
Começa ai uma jornada que vai mudar a vida deste rapaz.
Fora da capela ele encontra um ancião que lhe informa que atrás da capela existe um cavalo a sua espera e que ele precisa ir com urgência até uma estalagem entregar uma carta ao cavaleiro Negro do Escudo Branco, que irá leva-la ao Rei de Unauwen, uma terra vizinha, porém distante, que fica além das Grandes Montanhas.
Sem conseguir dizer não, Tiuri assume a missão, acreditando que conseguirá ir à estalagem e ainda voltar a tempo da nomeação.
Mas se fosse assim não teríamos um livro de 462 páginas, certo?
Ao chegar ao seu destino Tiuri presencia o assassinato deste cavaleiro, que lhe transfere a missão de levar aquela Carta ao Rei e lhe faz prometer que não deixará ninguém, além do rei, lê-la, pois a informação ali é muito secreta e pode mudar a historia do reino.
Tiuri, assustado, aceita a missão, e logo se vê sendo perseguido por diversos cavaleiros de outros exércitos, e parece que a todo lugar aonde ele chega, existe alguém a sua espera com a intenção de impedi-lo de concluir sua missão.
Aos poucos ele percebe que não pode confiar em ninguém, mas acaba encontrando pessoas pelo caminho que vão percebendo que ele precisa de ajuda e assim ele vai seguindo, de ameaça em ameaça, sendo salvo sempre por golpes de sorte.
Diferente de outras fantasias, aqui não temos heróis com poderes, seres místicos, dragões, bruxos ou feiticeiros.
A história é somente de Tiuri, um menino que assume uma missão aparentemente maior do que suas capacidades, mas não desiste de cumprir sua palavra.
No caminho ele conhece ladrões, um louco, um monge, um senhor de um castelo, os Cavaleiros Cinza, um ermitão e Piak, um menino-guia que o ajuda na travessia de uma perigosa montanha e que acaba virando seu melhor amigo.
Juntos, Piak e Tiuri passam por aventuras maiores ainda na segunda metade do livro, atravessando montanhas com neve, bosques floridos, rios caudalosos. Caindo em emboscadas e levando diversos sustos, até conseguirem levar a Carta até o Rei de Unawuen, o que deixa o livro bem legal.
A melhor parte do livro para mim é a parte da Ponte Do Arco Iris, onde as descrições realmente me deixaram nervoso por Tiuri e pelo adorável Piak.
Como livro infanto juvenil, Carta ao Rei cumpre a promessa de nos entreter, mas durante a leitura existe um “cheiro de livro antigo“, pois parece que hoje as fantasias são mais elaboradas, com problemas e perigos muito mais complexos e textos menos ingênuos.
Tiuri jurou não contar a ninguém sobre a carta, e em todo lugar que ele chega, tem que explicar do que foge e para onde vai, e sempre diz que tem um segredo que não pode revelar, e todos aceitam isso de boa, e resolvem ajuda-lo, deixando a solução de alguns problemas de uma maneira bem anti-climática.
Mas por um lado, o livro parece querer mostrar que a honestidade angaria mais ajuda do que a mentira.
Nos dias de hoje, pode parecer algo meio antiquado, mas nunca é tarde para lembrar que não existe nada mais especial no mundo do que uma pessoa de bom caráter.
Se você é adolescente e curte filmes de aventuras, pode embarcar nesta jornada de olhos fechados. Vai se sentir um escudeiro de seu cavaleiro.
Se você, assim como eu, já tem idade para ter filhos adolescentes, pode ser uma boa opção para relaxar um pouco nestes tempos de historias tão pesadas.
Vamos agora ver a série, que pelo trailer já dá para perceber que foi somente baseada no livro, pois parece contar uma estória bem diferente.
Vou lá ver e depois volto para contar.

Mau Uchikawa 21/06/2020

Que história emocionante!!! A gente quer saber o que vai acontecer a todo momento. Não tem como não se emocionar com a história. Ver o crescimento do personagem durante o decorrer da trama também é bom legal!!!

Luiz 11/07/2020

Mesmo sendo um livro Infantojuvenil achei ele extremamente ''inocente'',personagem principal é muito ingenuo e parece q durante a historia toda ele so é levado pelos acontecimentos, nunca faz nada por si so e todos os personagens que o cercam são muito melhores que ele. Talvez eu tenha lido esse livro na época errada e por isso acabei não gostando muito.
O final salvou um pouco, então acabei achando uma leitura mediana

Jackson.Luiz 30/08/2020

Excelente livro
Um livro realmente excelente e empolgante, apesar do estilo de escrita um pouco lento. Mas ainda assim é uma leitura enriquecedora.

Andrus ( @andrus05 ) 17/10/2020

MUITO diferente da série.
Esse livro é bom demais. A primeira coisa que deve ser entendida é que a história é uma aventura e não uma fantasia (como é a série). Tiuri não tem nada daqueles poderes mirabolantes da série da Netflix. Tem muitas diferenças. É uma aventura cheia de etapas e níveis e é tão lindo o fim em que a gente para e percebe o quanto o personagem cresceu.

Cris 11/11/2020

Muito superior à série de Tv
"Mas não seria a primeira vez que a falsidade e a traição se escondem atrás de uma aparência inocente."

Esta história se passa em uma época medieval, quando existiam reinos, espadas e cavaleiros a serviço do Rei.

No reino de Dagonaut, nós conhecemos o jovem Tiuri, que está em vigília na capela junto com outros jovens, na véspera de se tornar um Cavaleiro também.
Para que possam ser nomeados cavaleiros, os jovens precisam passar a noite em contemplação e são proibidos de ter contato com o mundo exterior. Porém, no meio da noite, eles recebem um pedido de ajuda. Como saber se é um teste ou se realmente é uma emergência?

Assim, Tiuri assume seu papel de cavaleiro e vai em auxílio a quem precisa. A partir de então, esta decisão muda toda a sua vida, pois ele recebe uma missão muito importante de um nobre cavaleiro à beira da morte: entregar uma misteriosa carta ao rei Unawen, do outro lado das montanhas.

Eu comecei a ler o livro sem saber o que esperar, e me vi rapidamente envolvida pela narrativa rápida, com capítulos curtos e que nos fazem seguir a história sem perceber. O grande mistério da carta me deixou curiosa pra saber qual seria a mensagem.
Este é um livro considerado clássico na Holanda, e foi escrito para crianças e jovens na década de 1960. No Brasil, foi publicado pela primeira vez em 2009 e teve uma nova edição recentemente, devido ao lançamento da série da Netflix.
Eu gostei muito da narrativa, o protagonista tem toda aquela aura de herói: inocente, corajoso e nobre, e no final da jornada é emocionante ver o quanto ele aprendeu ao longo de sua missão.

Eu amo histórias que se passam neste ambiente medieval, me lembrou bastante de "O senhor dos anéis". É uma história incrível de amizade, honestidade e bravura e é tão gostosinha de ler, que não sei porque não tem mais leitores.

O livro tem uma sequência, que não foi publicada no Brasil ainda, e que espero que a editora traga.

Em relação à série de TV, ela só foi inspirada mesmo no livro porque conta uma história totalmente diferente. A série tem muita magia e fantasia, coisa que no livro não existe. E os personagens são bem diferentes, inclusive tem muito personagem que nem existe no livro. A série é curtinha, mas eu particularmente achei péssima. Uma história meio sem pé nem cabeça com atuações fraquíssimas e personagens sem graça. A única coisa que se salva é a fotografia, que está lindíssima.

Ouvi o audiobook disponível no App da Storytel Brasil e achei a narrativa muito boa.

Livro, recomendado pra leitores de todas as idades.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Diogo 13/12/2020

Muito melhor que a série!
Assisti a série da Netflix sobre o livro e, mesmo não achando ela tão boa, resolvi me aventurar no livro por gostar do tema. Tive uma grande surpresa ao ver que era totalmente diferente. O livro conta cada detalhe da viagem de Tiuri e te prende com os personagens principais.

Marcia 31/01/2021

O livro é muito bom, apesar de não prender minha leitura. A forma como o candidato a cavaleiro enfrenta todos os obstáculos e como sempre encontra ajuda faz desse livro uma ode a esperança.