The Ministry for the Future

The Ministry for the Future Kim Stanley Robinson

Resenhas -

Soterradaporlivros 18/12/2023

Ufa
Talvez a leitura mais difícil que fiz esse ano. Um misto de ficção (científica), realidade e possibilidades.

A parte real é real demais e assustadora. Mas o livro tem um tom positivo, é um exercício sobre o que pode ser feito pra salvar o mundo de uma tragédia que já bate à nossa porta.

Entre as histórias dos personagens ele apresenta teorias (políticas, econômicas, ecológicas) que te dão muita perspectiva, mas que às vezes deixam a leitura maçante.

Renata 11/05/2021

TMFTF faz as perguntas que têm que ser feitas e dá as respostas que conhecemos mas reprimidos. Ele enfrenta essa montanha no nosso futuro que nos faz ter certeza, lá no fundo, de que a crise climática é incontornável porque o capitalismo é invencível. Esse livro é um exercício impressionante de olhar direto nos olhos do abismo e dominá-lo. Ele funciona como uma terapia pra essa geração; ou melhor, pode funcionar, conforme for lido e espalhado. E se tem uma coisa que tem que acontecer é esse livro virar um evento de difusão. A gente tem que falar sobre esse elefante na sala que é a catástrofe climática em curso e como enfrentar o poder do capital pra detê-la. Esse livro não diz como, mas ele coloca a pulga atrás dos nossos ouvidos antes em negação.
Renata 22/07/2021minha estante
respostas que conhecemos mas reprimimos*

Anderson 03/01/2021

Antropoceno e capitalismo
Ficção especulativa que aborda questões centrais do Antropoceno. Só achei o foco na questão econômica um tanto excessivo.
Mila Gomes 30/03/2021minha estante
Você achou esse livro em português ou em espanhol?

Anderson 19/04/2021minha estante
Não. Li em inglês mesmo. Em português do Brasil, pelo menos, não saiu tradução ainda.

Leandro.Conde 19/07/2022minha estante
Será que vai sair a versão em português dele ?

David 30/12/2022minha estante
Estou chegando ao fim (pg 485) e com vontade de dele-lo

David 30/12/2022minha estante
Estou chegando ao fim (pg 485) e impressionado com a amplitude da abordagem. A questão central parece ser a ameaça ambiental que se aproxima de se concretizar