Os registros estelares de uma notável odisseia espacial

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial Becky Chambers

Resenhas - Registros Estelares...

lunani 01/05/2023

Que LIVRO, mis amigues
No início desse leitura, tive BASTANTE dificuldade de cara de entender o universo (comecei a saga wayfarers justo por esse volume). o universo é bem complexo e recheado de povos e lugares diferentes (até para imaginá-los foi complicadinho, confesso).

mas quanto mais eu lia, mais eu me prendia a história, aos personagens, ao universo, a ponto de eu me sentir ALI junto a eles. becky chambers criou um universo tão complexo, mas tão minucioso. tão real, mas tão surreal.

ressaltando pontos que me pegaram demais nessa história:
- a história de cada personagem sendo contada gradualmente levando até, em certos momentos, no encontro de narrativas (sen sa cio nal).
- a história em volta >daquele< acontecimento tão forte, e as consequências que esse episódio teve na vida dos outros personagens.... NOSSA.
- escrita instigante !!!!! e personagens tão tridimensionais que eu já tava era pegando na mão deles pelas páginas do livro.
- como mesmo que o livro se passe em outro "universo", alguns problemas continuaram os mesmos com o que temos aqui na terra (como algumas questões sociais e a preocupaçãoem volta de IAs)

seguindo pra minha perspectiva de cada protagonista:
isabel: uma senhorinha tão amorosa e atenciosa. amei ler sobre a rotina dela como arquivista, como moradora da nave e com a esposa dela. me senti ali morando do ladin dela.

tessa: foi interessante ver a visão de uma mãe cuidando de seus filhos, tendo que lidar com um marido distante e um pai teimoso, mas a parte que mais pegou foi a relação do seu emprego e a inteligência artificial (apesar disso, ela foi a personagem com que menos tive conexão).

eyas: uma das minhas favoritas. simplesmente essencial pra história como um todo. a maioral, MESMO.

sawyer: outro favorito. becky acertou muito na história desse personagem que é um imigrante tão jovem e ainda tão inocente e encantado com esse "novo mundo".

kip: no início, não suportei esse kkkk. adolescente chato mermo mas que teve um desenvolvimento massa e até chegou a ser um dos meus pontos de vistas mais aguardados durante a leitura.

pontos mínimos que me incomodaram:
- estranhei como muitas coisas funcionavam tão bem nas naves humanas (até parece que humanos tem essa harmonia toda kkkk).

- senti a falta de um plot, plot mesmo, nesse livro. isso não influenciou muito na minha opinião mas confesso que estranhei.

por fim, preciso dizer que chorei, ri, me indignei lendo esse livro, e que só isso sozinho já torna o livro uma experiência singular e imperdível.

fev 22/04/2023

4,25

O melhor da série que li até o momento. Gosto das discussões e da forma como os temas foram explorados. Uma leitura bem gostosa.

Henrique.Zara 07/04/2023

Becky chambers erra a mão?
Infelizmente em minha opinião este foi o livro mais fraco da série, não quer dizer que seja um livro ruim, apenas não é tão bom quanto os dois primeiros

Caroline 06/04/2023

Ego humano em cheque: quem somos nós nesse Universo?
Eu sou apaixonada pelos 3 livros da série! Acho o "universo" (por falta de uma palavra melhor) criado por Becky Chambers criativo e interessante e cada livro me faz querer saber mais e mais sobre os diferentes planetas, povos e IAs. Contudo, mesmo diante das curiosíssimas comunidades alienígenas que nos são apresentadas durante outros livros, desde o primeiro, o mistério sobre o destino dos humanos/terráqueos foi progressivamente construído (o que aconteceu conosco? Como a nossa sociedade funciona? Que planeta adotamos? Como somos vistos pelos outros povos da CG?). Este livro nos responde estas e outras perguntas, mas mais que isso: discute nossa essência e coloca em jogo nosso ego, nosso modo de viver, a importância da nossa cultura, das nossas relações..
E o que fazer quando, diferentemente do que pensamos por milênios, somos colocados à margem da CG e considerados o povo menos desenvolvido e mais dependente de outros alienígenas? O que sobra da nossa humanidade?
São muitos os temas discutidos aqui, mas o que mais gostei foi sobre a perspectiva vida-morte, trabalhado especialmente pelo ponto de vista da arquivista Isabel e Eyas, a cuidadora funerária. Quase todos os capítulos do livro abordam perspectivas de personagens humanos e como todos eles têm diferentes funções na sociedade retratada, temos a oportunidade de conhecer pontos positivos e negativos da vida exodoniana, seus dilemas, desafios e sonhos.
Também adorei ler os ensaios da harmagiana que vai para a Frota documentar a cultura humana. É divertido e surpreendente encarar características humanas sob o olhar de uma lesma-lula de uma raça alienígena intelectualmente "superior".
Talvez meu favorito da série: me emocionei, ri e refleti durante toda a leitura.

Bia.cp 08/03/2023

Desde o início, vagamos
Esse é meu favorito dos três livros lançados no Brasil, é incrível como a Becky se utiliza de diversas espécies e uma realidade muito diferente da nossa para levantar questões de cultura, coexistência, e também o questionamento do que nos torna humanos.
Muito bom, de verdade!
"A única coisa que torna a vida possível é uma incerteza permanente e intolerável: não saber o que vem a seguir." -Ursula K. Le Guin

Didigo 05/03/2023

Becky Chambers sabe criar personagens cativantes.
Ela faz com que a gente se sinta íntimo dos personagens, e nos faz refletir sobre diversos assuntos.
Dos três livros o que eu mais gostei foi o segundo, mas esse assim como o primeiro me ganhou pelo apego aos personagens, suas incertezas e inseguranças que mesmo estando "longe da nossa realidade" e algo muito presente em nossas vidas.

Leiam todos os livros, vale muito.

Larissa 27/02/2023

Simplesmente maravilhoso! Ele fala sobre tantas coisas importantes, tem um universo muito bem construído (com algumas coisas as vezes um pouco confusas, mas que não atrapalha na história), personagens interessantes e que dão vontade de acompanhar. Gostei especialmente porque fala muito sobre decisões, o que casa com o momento em que estou agora.

mauricio.sperb 23/02/2023

Mais um livro perfeito, dessa série perfeita!

Que sensação boa que dá toda vez que pego esses livros pra ler. Sempre um aprendizado, uma reflexão, um choro...

Diferente do último livro, que eram vários pequenos contos separados, este são várias personagens com estórias incríveis que vão se interligando ao longo do caminho. Muito bem escrito, difícil não criar um carinho imenso por todos os humanos e todos os alienígenas que acompanhei dessa vez, ansioso pelo próximo!
Fabricio.Santana 08/03/2023minha estante
Ainda não tive oportunidade de ler essa série.

Yasminy 23/02/2023

Tão bom quanto os outros dois. A capa é linda, a narrativa fluida e cativante que faz com que você queira ler mais e mais. Nos outros dois livros foi explorado a vida numa nave com diferentes espécies, no segundo vimos a vida num planeta e agora a vida na frota do Êxodo. Muito interessante o mundo criado pela autora, da vontade de ler muito mais. Espero que ela escreva mais sobre esse universo.

jessica.guabiraba 22/02/2023

Esperei mais
ANTES DE TUDO, QUERO DIZER QUE EU TENTEI GOSTAR DE TRAMA ADOLESCENTE, MAS NÃO DÁ ?]
A trilogia de Becky Chambers com títulos gigantes fez muito sucesso aqui no Brasil, logo me interessei, afinal de contas, é ficção científica e amo sci-fi, no entanto me deparei com uma trama adolescente que vai explorar mais as relações entre seres de diversos planetas. O conjunto da obra não é ruim, é leve, fácil de ler, traz ensinamentos, só que são tantos clichês que e isso é cansativo (pelo menos para mim). A @darksidebooks caprichou na edição e foi o que mais me chamou atenção. Se você tem vontade de ler essas obras, saiba que terão grandes aventuras e corridas intergalácticas, serão humanos que destruíram a terra aprendendo a sobreviver em naves, olhando as estrelas de cima para baixo e entendendo como os relacionamentos com diferenças funcionam. Dos 3 livros, o meu preferido foi o segundo, apesar de ser continuação, ele funciona perfeitamente de forma independente, na verdade isso ocorre com as 3 obras, personagens novos são acrescentados, histórias novas e principalmente, novos dramas adolescentes.

John 21/02/2023

O ciclo das vidas
O que fazemos com tudo o que usamos durante a vida, embalagens de produtos, de brinquedos, roupas, sobras de comida, etc. É tudo descartado, para a maioria das pessoas isso sequer importa...
Contudo, em uma sociedade onde todo recurso, toda molécula, todo átomo é importante para a sustentabilidade "descartar" não é uma opção.

Aqui, a maravilhosa Becky Chambers retrata isso de maneira muito bela e tocante, pois o que fazer com os humanos que já se foram? Não há descarte, mesmo nesse caso.
A cultura de que nós retornamos a fazer parte da sociedade, mas como um recurso. Nosso corpo servirá de base para várias atividades que mantem a sociedade funcionando.

"Somos poeira de estrelas", para quem encontrou a filosofia por trás disso tudo.

Isso tudo amarrado através de personagens carismáticos, cheios de defeitos e qualidades, humanos. E vamos além!
Em um certo momento, depois que você já está ambientado nessa cultura e filosofias de que tudo importa e não há descartes, entramos no âmbito dos sentimentos.
O que fazer com sentimentos que "acabam"? Um orgulho que passa, uma frustração superada, um amor descoberto... basta descartar?
Como é que se transforma um sentimento em outro?

Eu sei, eu sei, muitas perguntas para uma resenha, mas tenho certeza que se este livro entrar para sua lista de leitura, você vai se pegar pensando nessas questões e achará respostas!

Pois é isso que a autora faz com a gente. Nos faz redescobrir nossa humanidade.
Desde o primeiro livro da série.

Anaju 06/02/2023

Único, espetacular, aconchegante
Essa série só melhora com o tempo, você lê o primeiro livro e pensa "ok, isso é bom"; termina o segundo e sabe que tem algo muito especial ali; e então chega no terceiro e descobre que a Becky se superou.

Os mundos, as personagens, as reflexões... Esses três livros (não tem como falar só de um, desculpa) são como fazer amizades, ter conversas fantásticas e descobrir uma infinidade de coisas.

Espero reler e carregar essas histórias ao longo da minha vida, a Becky faz parte da minha construção pessoal, ela é uma parte dos meus registros.

(E É SÁFICA!!!)

Milena 29/01/2023

Fazer resenha positiva da minha autora favorita é chover no molhado, mas esse livro em especial só reforçou pra mim como é importante ler histórias assim, que tratam de GENTE (não especificamente seres humanos, apesar de serem o foco aqui), de seu dia a dia e suas mudanças, sejam elas grandes ou pequenas.

Carol 23/01/2023

Ler Becky Chambers é sempre tão delicioso.
Esse livro traz questionamentos sobre pertencimento, amizade, relações familiares, aceitação e sociedade...
É maravilhoso!

Manu 21/01/2023

Amei
Um livro que, apesar de ser uma ficção científica, fala sobre pessoas, suas relações e sobre a humanidade. Achei muito sensível, tocou em pontos muito profundos que me deixaram muito reflexiva.