Os registros estelares de uma notável odisseia espacial

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial Becky Chambers

Resenhas - Registros Estelares...

givmoon 27/03/2024

Nas estrelas, sonhamos.
Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial, escrito por Becky Chambers, é o terceiro livro da série Wayfarers. Embora os eventos deste livro ocorram após os acontecimentos de Uma Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, as histórias em si não estão diretamente conectadas. Neste terceiro volume, somos imersos na vida dos habitantes da Frota do Êxodo, um conjunto de naves espaciais que, no passado, serviram como refúgio para os humanos em uma Terra devastada e agora formam sua própria comunidade autônoma.

A narrativa alterna entre cinco personagens: Tessa, Sawyer, Kip, Isabel e Eyas. Cada um deles oferece uma perspectiva única sobre a vida na Frota. Tessa, mãe de duas crianças, lida com o trauma de sua filha após testemunhar um acidente terrível envolvendo uma das naves. Kip, um adolescente em busca de aventura, anseia por explorar além dos limites da Frota. Isabel, a arquivista responsável por preservar a história da comunidade, enfrenta o desafio de manter viva a memória coletiva. Sawyer, um forasteiro, busca uma nova vida na Frota. Eyas, uma cuidadora, desempenha um papel vital, apesar das dificuldades enfrentadas por sua profissão.

Becky Chambers aborda temas importantes com naturalidade e sensibilidade. Questões como luto, xenofobia, pertencimento, memória, sexualidade e herança são exploradas ao longo da narrativa. A autora também apresenta trechos de um estudo realizado por uma historiadora sobre a Frota do Êxodo, adicionando profundidade à trama.

Embora a história possa ser considerada mais ?parada? em comparação com os volumes anteriores, a leitura permanece envolvente e fluida. A familiaridade com os personagens e sua rotina cria um sentimento de saudade e nostalgia ao final do livro.

Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial é uma obra reflexiva e emocionante, que nos faz refletir sobre nossa própria humanidade e nosso papel na sociedade.

É uma leitura cativante para os amantes de ficção científica por várias razões:

Exploração Espacial e Comunidade Autônoma: A trama se desenrola em uma frota de naves espaciais, a Frota do Êxodo, que abriga humanos que escaparam de uma Terra devastada. A exploração do espaço, a vida a bordo das naves e a formação de uma comunidade autônoma são temas centrais que certamente agradarão aos fãs do gênero.

Personagens Complexos e Diversos: Becky Chambers cria personagens autênticos e multifacetados. Cada um deles enfrenta dilemas pessoais, lida com traumas e busca seu lugar na sociedade. Essa profundidade torna a história envolvente e emocionalmente impactante.

Temas Relevantes: A autora aborda questões como pertencimento, memória coletiva, xenofobia e sexualidade. Esses temas ressoam com os fãs de ficção científica que apreciam histórias que vão além da aventura espacial e exploram a condição humana.

Escrita Sensível e Reflexiva: Becky Chambers tem uma prosa sensível e reflexiva. Ela nos faz refletir sobre nossa própria humanidade, nossas escolhas e nossa conexão com os outros.

Em resumo, Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial é uma obra que combina elementos clássicos da ficção científica com uma abordagem contemporânea e inclusiva. Se você aprecia histórias que vão além das estrelas e mergulham fundo nas emoções e relações humanas, este livro é altamente recomendado! ?

Beatriz 11/03/2024

Gostei, mas poderia ser melhor?
É um livro interessante, mas não me prendeu como eu gostaria.
A quantidade de personagens me deixou um pouco confusa e senti falta de uma pronfundidade na história de cada um. Achei que demorou um pouco pra história engatar como um todo.
Acho que se fosse um livros com menos personagens e uma história que se conecta mais rápido eu teria gostado muito mais.
Valeu a experiência de sair um pouco da minha zona de conforto.

Zé Guilherme 08/03/2024

O pertencer e a raça humana.
Imagina a Becky Chambers usar esse universo incrível que ela criou, para colocar o foco sob ninguém menos do que a raça humana. É claro que viria pancada. E é claro que viria um dos livros mais LINDOS da série Wayfarers.

Dessa vez não passamos por planetas, mas sim acompanhamos a Frota do Êxodo. Os últimos humanos que saíram do planeta Terra e continuam eternamente vagando numa gigantesca instalação estelar. Os capítulos se dividem entre Sawyer, Kip, Isabel, Eyas e Tessa. Cinco humanos com funções diferentes na Frota, mas que vão aprender e reaprender o significado de pertencimento e resiliência.

Lindo, humano, simples e por isso mesmo único. Terminei chorando mais uma vez. Obrigado sempre, dona Chambers.

Professor Eddie 01/03/2024

Que livro lindo
Esse livro fala sobre as frotas exodonianas. Foram essas naves que saíram da Terra para ganhar o espaço. É um livro que traz esperança, respeito entre espécies e uma perspectiva de um bom futuro.

Mateus.Caixeta 24/02/2024

"Os Registros Estelares..." é tranquilo e deslumbrante
Infelizmente não vai dar pra colocar o título enorme desse livro na resenha (e que baita título hein). Aqui não vai ser uma resenha super aprofundada da história e nem nada do tipo. Já deu pra perceber que eu me comprometo mais pra fazer resenha de livro que eu não gostei ou achei medíocre, do que livros que foram ótimos, isso porque eu não consigo expressar tudo que está dentro da minha cabeça em forma de palavras.

A Becky Chambers é uma baita autora, que consegue entregar um simples bem feito. Tanto em narrativa, personagens, ideias e desenvolvimento. E é nesse simples, que ela consegue entregar o ouro das histórias que ela escreve. São tramas mais cotidianas, que não precisam de grandes plots, só bons personagens já é o suficiente aqui. E foi nesses personagens que ela conseguiu entregar livros tão bons na minha opinião. Sério, me conectei facilmente com a maioria.

Dos 3 livros dessa série, esse foi o que eu estava com as expectativas baixas, um pouco por opiniões externas e também pelos últimos livros em si. Pra se ter uma breve noção, o primeiro livro está entre o meu top 3 de melhores livros da vida, além do segundo também ser um favoritado. Pouquíssimos autores conseguiram esse feito comigo, com isso, eu meio que não estava esperando que esse fosse se sair tão bem quanto os outros. E realmente, ele não foi o meu favorito, mas está ali bem próximo aos outros dois.

O primeiro livro é sobre uma longa jornada, que tem "found family", a autora também entrega muito sobre os outros alienígenas que existem nesse universo, sendo o meu maior ponto positivo a criatividade dela. O segundo vai por outro viés, onde mostra o passado das personagens, e como isso converge ao que elas são na trama atual do livro, o que autora faz esplendorosamente, é o desenvolvimento das personagens.

Já no terceiro livro, ao qual estou fazendo a resenha, acredito que seja sobre várias engrenagens, que fazem uma máquina funcionar. Os personagens não interagem tanto entre si como nos últimos livros, é uma coisa individual, quase como se fosse contos. Tem 6 pontos de vista de personagens que são totalmente diferentes entre si, mas que se complementam de uma forma muito bonita. Não teve nenhum pov que eu não tenha gostado, todos foram essenciais pra história. Só teve um que poderia ter um pouco a mais, porém é compreensivel que a autora tenha feito da forma que fez.

O meu maior ponto positivo do livro são os diálogos, principalmente no final que ficam primorosos, até me emocionei com alguns. Eu amo o cuidado e gentileza que a Becky tem com os seus livros, dá pra ver que ela escreve com prazer. Os diálogos conseguiram amarrar o final de todos os personagens. Adorei o final de todos eles, fez sentido com a história que ela queria contar.

O livro não é nenhum arrebatamento, porém ele é gostoso de ler, de se desprender da vida real e degustar uma ficção científica simples, entretanto bem feita.

Como já disse a lenda, Isabela Buscov "É muito bonito, é muito silencioso, é muito discreto, é muito contido. E eu AMEI!"
juju.salless 24/02/2024minha estante
ameiiiiii

Mateus.Caixeta 24/02/2024minha estante
Obggg

Damy 14/02/2024

No início eu não tava entendendo nada
No início achei confuso porque parecia que existia mais de uma linha temporal, mas quando consegui engatar na leitura foi bem gostoso. eu amo essa série e quero morar nela

Bruna2012 04/02/2024

"Do solo, nos erguemos. De nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas, sonhamos."
Acredito que não tenha explicação melhor do que essa frase.
O livro todo emociona muito, traz reflexões sobre o ser, o pertencer a um lugar, uma família.

Nayra.Teles 29/01/2024

A Frota é ancestralidade
Me emocionai o livro todo. A Frota fala muito sobre pertecimento, família, tradição e ancestralidade. Sobre como um acontecimento pode mudar tudo e impactar diferentes pessoas. Sobre como o mundo muda, mas que essa vontade de não deixar o que veio antes sumir é forte.

Becky conseguiu mostrar como o que nós somos esta ligado a nossa origem mesmo quando ansiamos por algo novo. É lindo!

Kristal 20/01/2024

"Desde o início nós vagamos e vagamos até hoje, mas apesar da longa jornada, não estamos perdidos, voamos com bravura e determinação sem fim".

Se você nunca for embora, sempre vai ficar com essa dúvida. Vai se perguntar como sua vida poderia ter sido se tomou
a decisão certa. Aliás, não. Você sempre vai se perguntar se fez a coisa certa, independente da escolha que fizer, grande ou pequena. Há sempre um caminho não percorrido sobre o qual a gente fica se perguntando. Mas esse ficar se perguntando como teria sido é menos enlouquecedor se você pelo menos souber um pouco como o outro caminho seria. Então, vá. Vá aonde quiser. E talvez você descubra que a vida lá fora é boa, e para você. Talvez encontre essa coisa que está faltando. Talvez não. O que você vai encontrar, sem dúvida, é um pouco de perspectiva. O que esse novo ponto de vista vai trazer, não tenho ideia. Mas vocè vai encontrar. Senão, você vai passar o resto da vida pensando nas pessoas de maneira abstrata. É um veneno, pensar que só existe a sua maneira de viver. A única forma de apreciar o seu modo de vida é compara-lo ao de outras pessoas. Descubra o que você ama, especificamente, em detalhes. Descubra o que você deseja preservar. Descubra o que você quer mudar. Caso contrário, não é amor. É só um apego ao familiar - ao confortável - e isso é uma coisa perigosa para nós que pensamos a curto prazo.

Mari 06/01/2024

Acho que essa coleção dos Wayfarers sempre vai ter um espaço muito gostoso e especial no meu coração. Tenho acompanhado a saga desde o primeiro livro lançado no Brasil em 2017. Desde então, tem sido aquele livro especial (por ser um pouco caro, mas muito muito lindo) que peço de presente de amigo secreto e já pego para ler logo em seguida do natal. Com esse terceiro livro não foi diferente. Eu amo esse universo que ela criou, amo imaginar as possibilidades para as gerações futuras de construirem uma vida fora da terra, já que logo vamos nos extinguir. Os livros dela dão esperança, fazem refletir sobre a vida extraterrestre e a possibilidade de coexistência com espécies que, com toda certeza, estão muito mais avançadas que nós.

Esse terceiro livro foca mais nos alienígenas mais familiares que poderíamos conhecer, os humanos que migraram para o espaço e construíram sua vida na Frota. Foi muito interessante ler sobre os seus rituais e modos de organização para sobreviver no espaço de uma forma que não os levasse a destruição, resgatando princípios ancestrais de comunidade pura. Que incrível imaginar a raça humana vivendo no espaço em forma de comuna, pessoas trabalhando de acordo com suas vocações, moradia, comida, ar e água para todos sem exceções e uma vida sem dinheiro, só trocas. A trama toda no livro é muito simples, mas no fim te leva a refletir sobre o sentido de tudo, de comunidade, de onde vamos e porque no fim, sempre carregaremos conosco o lugar de onde viemos. Leitura ótima e já estou muito animada, mas ao mesmo tempo triste, para ler o último livro dessa coleção.

Duda 01/01/2024

É bom livro legalzinho mas dos da Becky eu prefiro algo mais sci-fi doq algo de viés antropológico, como foi essa obra

Demorei a pegar quem era quem pela quantidade de personagens e pela pouca diferença clara entre eles( confundi Tessa e Isabel em uns 80% da obra)

Tiveram algumas frases geniais como quando a visitante diz se humanos merecem ou não estar na CG. Foi um ensinamento maravilhoso. Eu releria só para ver essa frase de novo

Hiária 13/12/2023

A odisseia humana sempre será motivada pela sobrevivência e a evolução a acompanha.

Este livro conta a história da frota êxodo, através de Tessa, Eyas, Isabel, Kip e Sawyer. Em alguns momentos, as histórias deles se cruzam e apesar de ser uma história de uma notável odisseia espacial, todos são humanos demasiado humanos. E embora seja uma história de ficção é uma lição de moral feito um soco no estômago.

brupossatto 29/11/2023

Nas estrelas, sonhamos!
Que delicia ler um livro tão reconfortante. No início pode parecer que não acontece nada demais, mas Becky nos apresenta personagens únicos, personagens que ganham nossa atenção e que nos importamos com eles. É um livro sobre convivência, diferenças e mudanças, ir em busca da felicidade, é um livro conforto.

Roberto.Cassano 29/11/2023

Cotidiano no êxodo
O primeiro grande destaque é para o acabamento. Capa maravilhosa, diagramação idem. A história, em si, tem outra dinâmica. Quem achou “A longa viagem…” lento, vai sentir que “Os Registros…” não sai do lugar. E não sai mesmo. A narrativa se passa praticamente toda dentro das gigantescas naves da Frota do Êxodo, que abrigam os descendentes dos humanos que abandonaram a Terra moribunda.

Acompanhamos a visita e os registros de uma antropóloga de outra espécie, e a rotina de personagens diversos, num mergulho sobre o modo de vida de um povo que abandonou a segurança da terra firme, e vive há gerações na fragilidade da existência flutuando no vácuo.

É mais utópico e inspirador que Star Trek. Temos ali uma sociedade gigante, autossuficiente e sustentável, que não apenas sobrevive, mas floresce. Há, claro, a ajuda e as influências de outros povos mais sofisticados da galáxia, e isso é retratado na narrativa.

Mas pouca coisa acontece, feijoada. Chega-se à metade da história esperando o fio que vai amarrar aquelas pessoas e algum fato que bote a bola de hamster em ação e… nada. A narrativa segue nessa toada intimista – um interessante contraponto entre a enormidade das estruturas e os dilemas pessoais e familiares de cada núcleo narrativo.

O livro não é tão impactante e agradável quanto o livro que deu origem à série, mas ainda assim válido. Só não recomendo começar por ele.

site: https://cassano.com.br/2023/11/29/leituras-recentes-mergulhos-no-futuro-no-passado-e-em-copa/