Os registros estelares de uma notável odisseia espacial

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial Becky Chambers

Resenhas - Registros Estelares...

Beatriz2010 04/09/2023

A beleza desse livro tá no cotidiano
É muitooo bem escrito, e apesar de não ter grandes tramas de mistério vai te prendendo e te amarrando aos personagens. Faz pensa em uma infinidade de coisas. Principalmente sobre a vida e a morte. Muito bom, me deu umas 4 crises existências.

@solfe 15/07/2021

Tão gratificante quanto sempre
Página 327.
"E ele lhe disse, quando Isabel quis saber por que ele estava de volta, que ver tantas coisas singulares o fez perceber que também vinha de um lugar singular, e embora fosse meio atrasado e cagado ? suas palavras ? era deles, e não havia nada igual."

Como sempre, Becky não desaponta de maneira nenhuma, mesmo que eu tenha achado um pouco entediante no início.

A maneira que ela retrata diferentes espécies, sem se esquecer de colocar o toque mágico da humanidade (mesmo que não seja mais humanidade, agora), continua estupenda.

De diversas formas me identifiquei com Kip, mas com Tessa também (mesmo ela sendo completamente diferente de tudo o que eu sou). Posso achar mais pessoas para se identificar com Eyas, assim como Isabel e Sawyer, mesmo que não sejam tão próximas de mim ou que eu não goste tanto se não for um personagem fictício.

Talvez esse seja o lado bom, ou talvez o lado ruim. De qualquer maneira, assim como todos os livros desse universo, está na minha lista de favoritos.

Fernanda 27/08/2021

Tradição, vontade, querer, necessidades
Há tanto que eu poderia dizer sobre o que é esse livro, o que me fez sentir e todas as lágrimas que derramei. Ia levar muito tempo.
Eu não esperava tanto desse livro quanto dos outros pois toda resenha me avisava que os anteriores eram melhores.
Ledo engano. Esse é o meu livro favorito até agora. Ele se tornou, foi construindo seu espaço no meu coração. Talvez minha formação acadêmica em História tenha certa influência aqui, pois o livro fala muito sobre a função da tradição, dos motivos para serem o que são. Eh sobre a humanidade que vive uma utopia. Como seria pra vc imaginar um lugar onde vc trabalha somente no que é bom pq vc gosta e não vai receber moeda por isso. Uma sociedade de escambo... Uma sociedade "autossuficiente" até onde pode ser. Seria um paraíso... Para nossos padrões atuais.
Eu acredito que nosso futuro reside nas estrelas, então meu coração fica quentinho cada vez que leio a Becky.
Vida longa a essa série fantástica!

Sophi 16/12/2021

????
Como os os outros livros o foco fica no desenvolvimento das personagens e o sci-fi fica de pano de fundo. É uma história sobre pertencimento, origem, propósito, sem falar que trada de assuntos como xenofobia, autoconhecimento, maternidade.
Assim como os outros livros da Becky eu amei. Becky Chambers com certeza é uma das minhas autoras favoritas.

Liaa_ð 05/01/2022

Perfeito, perfeito.... Perfeito.
"Do solo, nos erguemos. De nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas, sonhamos." Provérbio Exodoniano.

Meu Deus, não tenho palavras suficiente pra descrever como eu amei essa trilogia, a escrita da Becky Chambers se tornou uma das minhas favoritas, Os registros estelares de uma notável odisseia espacial é um livro impressionante, assim como os dois primeiros, eu tô apaixonada por todos os personagens, todas as histórias que estão nos três livros. Tudo nesse universo da Becky me prendeu e me deixou maravilhada, minha nova trilogia favorita? Com certeza, sentirei falta de cada personagem e de cada momento que tive lendo os três livros.

Hugo 27/01/2022

Esperava uma odisseia espacial
O livro é bem escrito com capítulos curtos porém, esperava uma continuação dos personagens do primeiro livro mas n foi, foi extremamente focado nos humanos e assim, os personagens não foram cativantes e a história foi bem choca. A única parte q me chamou mais atenção q foi o enredo do Sawyer e q foi muito breve. A parte da odisseia espacial foi falar q os humanos saíram da terra e agora está vagando o espaço e explorando novos planetas ?????. Diferentes das duas obras anteriores da Becky q dei 5 estrelas, essa aqui n me conquistou.

chocolatedoce 23/03/2022

arquivos estelares de uma notável odisseia espacial
Em muitos momentos da leitura eu esperei me decepcionar, mas, isso não aconteceu.
Eu me apaixonei pelos personagens, por kip, por sunny, por eyas, por Isabel e Sawyer, cada um deles. A história deles é maior que o resto, esse livro trás cada pessoa como uma história a ser lida, e eu apreciei cada uma delas.

Tecio Ricardo 18/05/2022

Infelizmente dessa trilogia só gostei do primeiro volume, os dois últimos não me agradaram.

Ficção científica pra mim se não tiver ação, não serve, nesses dois últimos livros o que mais teve foram conversas, sou um pouco preconceituoso nessa questão.

Não recomendo, mas se você não é tão chato como eu rsrs, compra se tiver numa boa promoção.

Italo Amorim 20/05/2022

Becky Chambers e a alta personificação
Quando resenhei "É assim que se perde a guerra do tempo", comentei naquela oportunidade sobre um "fenômeno literário" que ocorrem em algumas das minhas ficções-científicas favoritas e que eu acho particularmente muito genial: a despersonificação do protagonista.

Ao invés de focar em um indivíduo ou em um grupo de indivíduo, algumas ficções-científicas - sejam essas quase seculares ou atuais - focam no ambiente. Uma sociedade, um elemento (como é o caso do tempo no livro supracitado), um evento... Algo materializado. Não é como se os personagens não fossem relevantes, em alguns casos (primeiro livro da trilogia "Fundação", na própria obra "É assim que se perde a guerra do tempo" e etc) eles são inclusive o grande destaque da obra, principalmente no que cabe o contato inicial do enredo com o leitor.

No entanto, quando olhamos para o macro, entendemos que as questões abordadas no livro trabalham muito mais para condicionar/sendo condicionadas por algo não personificado do que por um personagem. Seja uma Fundação, seja uma espaço-nave, seja o tempo... Tudo. Tudo acaba sendo pessoalmente minimizado graças à um elemento hierarquicamente maior.

Na trilogia escrita pela Becky é curiosamente ao contrário. Ao invés de despersonificar o seu protagonista, ela traz uma relação altamente personificada da ficção-científica do seu enredo com o elemento principal da sua obra: as relações humanas. Ainda não é o enfoque em um personagem ou um grupo de personagens, mas sim na relação desses. Isso é absurdamente genial.

No meu tempo como leitor de sci-fi, isso de 2015 para cá, não me recordo de ter visto algo assim sendo feito de maneira tão bem escrita. Em "Flores para Algernon", outro exemplo que pode ser empregado aqui, você tem muito dessa importância da relação humana presente, porém, não tira do personagem-principal o seu merecido protagonismo.

Desenvolver bem enredos e personagens já é uma missão bastante difícil, fazer isso engrandecendo um elemento pouquíssimo aproveitado em ficções é louvável. Becky Chambers sempre tem algo de bom para oferecer.

Kristal 20/01/2024

"Desde o início nós vagamos e vagamos até hoje, mas apesar da longa jornada, não estamos perdidos, voamos com bravura e determinação sem fim".

Se você nunca for embora, sempre vai ficar com essa dúvida. Vai se perguntar como sua vida poderia ter sido se tomou
a decisão certa. Aliás, não. Você sempre vai se perguntar se fez a coisa certa, independente da escolha que fizer, grande ou pequena. Há sempre um caminho não percorrido sobre o qual a gente fica se perguntando. Mas esse ficar se perguntando como teria sido é menos enlouquecedor se você pelo menos souber um pouco como o outro caminho seria. Então, vá. Vá aonde quiser. E talvez você descubra que a vida lá fora é boa, e para você. Talvez encontre essa coisa que está faltando. Talvez não. O que você vai encontrar, sem dúvida, é um pouco de perspectiva. O que esse novo ponto de vista vai trazer, não tenho ideia. Mas vocè vai encontrar. Senão, você vai passar o resto da vida pensando nas pessoas de maneira abstrata. É um veneno, pensar que só existe a sua maneira de viver. A única forma de apreciar o seu modo de vida é compara-lo ao de outras pessoas. Descubra o que você ama, especificamente, em detalhes. Descubra o que você deseja preservar. Descubra o que você quer mudar. Caso contrário, não é amor. É só um apego ao familiar - ao confortável - e isso é uma coisa perigosa para nós que pensamos a curto prazo.

Thay'OSF 19/06/2022

Adorei essa saga
O mais legal desses livros foi que não são continuações em si. Cada um se desenvolve ao redor de personagens distintos. E a descrição da saida da Frota do Exodo da terra, das naves onde vivem, da forma que vivem, das espécies de outros sapientes. É tudo tão detalhado que parece que tudo isso realmente existe.
Luciana 22/07/2022minha estante
Da para ler o terceiro sem ter lido o primeiro e o segundo?

Thay'OSF 22/07/2022minha estante
Dá sim.
Eles não fazem muitas associações... e as que fazem, são explicadas de forma que não se perde o sentido.

Obrigada!

Luciana 22/07/2022minha estante
Achou qual dos três melhor?

Thay'OSF 22/07/2022minha estante
Com certeza esse. Porque descreve tão bem a cultura da Frota do Êxodo, descrevendo como foi o contato e a convivência com os demais sapientes da Galáxia. Nos fazem oensar que tudo realmente aconteceu por causa da riqueza de detalhes e descrições

Synthia 29/06/2022

Espero que o quarto seja melhor...
Achei ainda mais arrastado que o segundo. Nenhum dos dois chegou aos pés do primeiro, mas admito que cada um tem sua originalidade. Bom... pobre Sawyer e espero que o quarto (tomara que traduzam logo) seja melhor.

Giordano.Bortolli 07/09/2022

Muito legal conhecer mais sobre o universo criado por Becky Chambers, o primeiro livro da trilogia continua sendo o meu preferido

Professor Eddie 01/03/2024

Que livro lindo
Esse livro fala sobre as frotas exodonianas. Foram essas naves que saíram da Terra para ganhar o espaço. É um livro que traz esperança, respeito entre espécies e uma perspectiva de um bom futuro.

Carol 23/01/2023

Ler Becky Chambers é sempre tão delicioso.
Esse livro traz questionamentos sobre pertencimento, amizade, relações familiares, aceitação e sociedade...
É maravilhoso!