A Hora Secreta

Scott Westerfeld

Resenhas - A Hora Secreta

vanessa campelo 25/05/2011

Uma surpresa
Não levava muita fé no livro, até ser praticamente obrigada a ler por uma amiga minha. E novamente, me surpreendi.

Na pacata cidade de Bixby, Oklahoma, o dia tem 25 horas, mas somente para algumas pessoas, esses auto intitulados Midnighters. Jessica Day acaba de se mudar de Chicago para Bixby, descobrindo também fazer parte desse grupo seleto. Mas para ela, viver nesta nova hora não será fácil, já que ela é perseguida por estranhas criaturas das trevas, os Darklings.

Os personagens me encantaram. Rex e sua paranóia, Melissa irritada e distante, Jessica sempre perdida e confusa, Jonathan companheiro e espontâneo e - a melhor personagem na minha opinião - Dess, o gênio da matemática, com um jeito meio descolado e totalmente metódica.

Gostei da história em si, o mistério acerca dos personagens e da Hora Secreta. No início, a história é mais instigante, mas assim que alguns fatos nos são revelados, a curiosidade de concentra em saber o próximo passo dos personagens. A narrativa é leve e rápida, não se concentrando muito em descrições, mas o suficiente para nos deixar a par das localizações e cenas.

Ainda não li os outros dois volumes, as últimas páginas me deixaram ansiosa para continuar. Um bom livro juvenil sobrenatural, indico sim para quem gosta do gênero. Apesar de não haver um enfoque no romance (como está na moda, atualmente), achei melhor que muitos livros de temática sobrenatural com o romance entre os personagens como principal abordagem. Quem procura um livro de mistério sem romance, aí está!

OBS: Não quis escrever na resenha, mas não posso deixar de comentar: a tradução e edição está péssima. Encontrei inúmeros erros de ortografia bem gritantes. Mas não posso culpar o livro, e sim a editora que fez um péssimo trabalho na publicação do volume. Espero que os próximos estejam melhor editados.

Lana 25/05/2011minha estante
Não me lembro de ter te forçado á nada ¬¬ Eu sugeri o livro porque achei que você gostaria de shippar os personagens

Isabella Pina 02/05/2011

Não, não fiquei a noite toda acordada lendo o livro
Esse foi meu primeiro livro do Scott \o/ e o primeiro livro da iD que li. Ou seja: eu não conhecia nenhum dos dois. Esse livro em particular estou querendo desde Novembro, mas, mesmo assim, não tinha criado expectativas enormes ou coisa assim. Simplesmente achava que iria gostar, que seria bom e tal. Devo ter lido, no máximo, umas 2 resenhas antes de ganhá-lo.
Enfim, a história começa quando Jessica Day se muda para Bixby, uma cidadezinha sem graça no meio de Oklahoma (não pude deixar de lembrar de HoN...), onde conhece algumas pessoas bem estranhas, como Rex, Melissa e Dess (minha personagem favorita, mesmo não tendo nada em comum com ela =D), além de Jonathan, que, obviamente, vira seu par romântico (isso nem é spoiler direito, ok, é super óbvio assim que ele aparece na história). Eles são os midnighters: pessoas que nasceram às 00:00 e, que por algum acaso do destino, quando bate a meia-noite em Bixby, o mundo "para" e só eles - e bichos muito malucos - conseguem se mexer. E Jessica é um deles.
Well, eu gostei do livro, foi bem legal, mas... Não gostei (mas não odiei, ficou "morno") da Jessica, achei ela muito... Sem sal, sabe? Não foi uma personagem marcante nem nada. Graças a Deus o livro é em terceira pessoa, então não tinha que ficar ouvindo seus pensamentos idiotas (estou meio mau humorada fazendo essa resenha, sorry). A única personagem que realmente gostei foi Dess, que tem personalidade, é divertida, é viva! Mas, como já devo ter comentado, o livro, pra mim, foi completamente sem meio... Sabe quando você não tem ideia aonde a história vai parar? Just like that. Eu demorei umas 100 páginas pra me acostumar. Não foi totalmente ruim, só me senti meio... cega. Não estou morrendo pela continuação, mas torço para que apareça mais personagens como Dess ou que Jessica seja mais presente.
P.S.: só quero finalizar dizendo que não gostei muito da tradução. Achei vários erros irritantes e algumas falhas medianas.
vanessa campelo 25/05/2011minha estante
Eu também fiquei um pouco perturbada na primeira noite que passei após começar a ler o livro. Nem tentei ver as horas, mas mesmo assim não consegui dormir direito ;)

Nathalia 28/03/2011

Rex, Melissa e Dess são um trio sorumbático em Bixby, uma pequena cidade em Oklahoma. Jessica é a garota nova no colégio, e logo Rex saca - isso envolve o episódiosdos óculos e do foco e da maldita página 10 - que Jess é como ele... alguém com habilidades especiais. Só que ela ainda não sabe disso, e acaba descobrindo de um jeito prático. À meia-noite, o tempo congela para todos em Bixby, e aí começa a hora secreta: uma hora que passa despercebida para os humanos, uma hora em que criaturas estranhas surgem, uma hora que só Jess, Melissa, Dess, Rex e mais-alguém-que-não-vou-falar-porque-talvez-seja-spoiler conseguem viver. Eles são os Midnighters.

(Uma pausa para dizer que se eu tivesse uma hora secreta, usaria para invadir as casas de portadores de pochetes, e levaria todas comigo pra serem queimadas ou algo assim.)

Só que supostamente todos eles têm habilidades - tipo, Melissa consegue ler manipular mentes alheias -, mas nenhum deles consegue descobrir qual é a de Jess. Hmm. E supostamente essas criaturas que habitam a hora secreta - os darklings - não deveriam ligar muito para os Midnighters... mas de repente eles começam a ligar. Um bocado. Pra Jess, especificamente. Matar a garota meio que se torna o objetivo desses seres. Hmm. Quem diria que Oklahoma seria tão punk?

Achei o livro meio esquisito no começo, acho que porque não estava acostumada com a combinação Westerfeld + high school. Lentamente a sensação foi se dissipando, mas ainda assim... Algo morno no ritmo, nada que empolgasse loucamente, nada que me faça roer as unhas pelo próximo livro da trilogia (Touching Darkness, seguido por Blue Noon). Jess é uma protagonista legal, sua personalidade não extrema como costumam ser a das mocinhas em YA - ou a reclamona-frágil-bleh ou a chuta-bundas-descolada. Ela é bem... normal. Engraçadinha às vezes.

... e, sim, você percebe que não estou falando muito alegremente. Certo, é que realmente nada nem ninguém me cativou ali. Achei, hm, bom. E pronto. Tão Ontem, Os Primeiros Dias e Os Últimos Dias detonam A Hora Secreta, na minha vaga opinião. Vale a pena ler? Sim, provavelmente, aproveitando algum desconto progressivo na Saraiva ou uma promoção louca no Submarino.

Quanto ao trabalho da iD, hm. Errinhos de digitação aqui e ali, coisa de desatenção mesmo, apesar do número ter diminuído muito da metade em diante, como se o revisor tivesse subitamente acordado. Não li o livro em inglês antes, mas a tradução pareceu ok, nada bizarro.

(Um último comentário: a foto do Scott que escolheram para a orelha do livro. ADOREI, OK, QUEM FOI O GÊNIO QUE ESCOLHEU? É o Scott com a maior cara de "PUH-LEASE, BITCH", não realmente simpático, mas quem liga pra simpatia? Puh-lease, bitch!)

originalmente publicado em: http://track3kid.blogspot.com

Flávia C. 06/02/2011

Eu estava muito animada para ler esse livro e, como quase sempre acontece nesses casos, me decepcionei.
Não é que o livro seja ruim, ele é bom. A história é bastante criativa, bem diferente do que estou acostumada a ler e eu gosto do jeito que Scott escreve, mas mesmo assim senti que algo faltava.
Demorei quase uma semana para ler o livro, que não é muito grande, porque não tinha nenhuma empolgação para ler.
A culpa é, principalmente, dos personagens, que não me conquistaram.
Jessica, a personagem principal, não me acatou, ela é tão... Sem sal. E Jonathan, que é o par romântico dela ou sei lá, é legalzinho, mas nada demais também. Então tem Rex e Melissa, essa última sendo insuportável e, finalmente, Dess, a única personagem que eu gostei.
Senti que faltou informação sobre os 4 personagens secundários, sobre o que aconteceu antes da chegada de Jessica a Bixby. Certamente, isso deve aparecer na sequência, mas me pareceu que nào tinha necessidade de fazer isso um "mistério".
Espero que o próximo livro seja um pouco mais emocionante e aprofunde um pouco a história.

julia 05/02/2011

o livro trata sobre uma pequena cidade onde todas as noites surge uma hora extra,fazendo haver 25horas em vez de 24hs num dia.nessa hora denominada hora secreta ou hora azul todo o mundo congela,nada eletronico funciona e somente quem tiver um talento especial pode andar livremente nesta hora azul.são os midnighters.
o livro apresenta melissa que é telepata,rex que tem o dom do conhecimento,dess que tem o dom dos numeros,jonathan que pode voar e por fim a mais nova midnighters:jessica day a protagonista(sua busca no livro é descobrir seu dom ainda mais que as criaturas que habitam na hora azul estão tentando mata-la.são os chamados darkilings).
é uma leitura um pouco confusa no principio,mas boazinha.nada de mais ou de tirar o folego.só não gostei muito dos personagens principalmente de melissa a julgar pelos pensamentos da dess.se ela tiver razão,se melissa sempre soube que ela era uma midnightrs e propositalmente demorou para localiza-la pois queria ser somente ela e rex entao isso foi de um egoismo e tanto.
é provavel que ela tenha razão.

Júlia da Mata 23/01/2011

Quanto mais o livro é divulgado, quanto mais ele ganha criticas boas, quanto mais você vê as pessoas falando dele, mais você se sente que tem que tê-lo em mãos e saber o porque que as pessoas falaram tanto sobre ele. Me senti mais ou menos assim com Midnighters. Primeiro, com o choque da chegada da Editora iD, segundo com as resenhas e criticas sobre o livro e em terceiro pelo autor, Scott Westerfeld, que escreveu Feios, um dos melhores livros que já li.

Comprar A Hora Secreta realmente não estava em meus planos. Eu queria mesmo é completar a minha coleção de Percy Jackson, mas como não tinha O Ladrão de Raios quando eu fui comprar, comprei apenas A Maldição do Titã e aproveitando que lá tinha Midnighters, eu comprei junto. Realmente não acho que eu tenha feito um mal negocio, muito pelo contrario, foi uma ótima idéia eu ter comprado o livro, pois ele é realmente muito bom.

O livro conta uma historia completamente inovadora, um tema que eu nunca havia visto em um outro livro. Em Bixby, Oklahoma o dia não tem 24 para algumas pessoas, e sim 25. Essas pessoas se auto-intitulam Midnighters, pois nasceram na hora exata da Meia-Noite e quando dá essa hora no dia, as outras pessoas paralisam e começa a 25ª hora do dia, onde só os Midnighters e mais alguns seres nada agradáveis conseguem se movimentar. E quando Jéssica Day, uma garota de Chicago, chega a cidade é que as coisas não são mais como antes. Os seres – chamados de rastejantes e darklings – que antes não os incomodavam antes começam a caçar a nova habitante da cidade.

Eu achei Midnighters um livro excepcional, e Scott Westerfeld se mostra mais uma vez um mestre na escrita, não importa qual seja o mundo, o tema e os personagens. Uma coisa que me incomodou foi quando ele “esclarece” algumas coisas a Jess sobre ser um Midnighters e essas coisas. Ele jogou tudo sobre ela de uma maneira muito brusca e ela simplesmente aceitou, tirando que a primeira explicação dele foi muito pouco elaborada. Mas isso não tira a qualidade do livro.

A narração foi um ponto muito bom no livro. Westerfeld o fez em 3ª pessoa, e cada capitulo ele coloca um Midnighter em foco, o que eu achei muito bom. Todos os personagens foram muito bem descritos e formados. Mas acho que ele poderia ter trabalhado mais em alguns, como Constanza uma amiga não-Midnighter de Jess.

Agora, eu espero ansiosamente pelo próximo livro da serie.

lamec 24/01/2011minha estante
Garota nova chega a uma cidade nova onde coisas estranhas acontecem. Nada de especial.

Confesso que li o livro devido a boa resenha sobre ele, mas me desapontei muito.

Os personagens e a historia são fracos, quase tudo fica suspenso no ar até o livro 3, quando então alguns misterios são resolvidos.

A sensação que tive após terminar de ler o livro um foi de tambem ter ficado congelado no tempo, sem que a historia se desenvolve-se, enfim, um profundo tédio.

Isa 04/01/2011

Midnighters: A Hora Secreta
Jessica acaba de chegar à sua nova escola, e conseguiu se enturmar com facilidade. Porém, Rex, um menino não tão popular assim, percebe algo de diferente em Jessica: ela é uma Midnighter.
A hora secreta começa à meia-noite. O tempo para, as pessoas congelam. Só os Midnighters podem andar e falar nessa hora extra do dia. Mas nem tudo são flores. Nessa hora, também são despertadas criaturas que pretendem matar esses midnighters.
O livro é bem diferente. Nunca tinha lido alguma coisa parecida, achei muito criativo. Na verdade, gostei mais dessa série do que de Feios, do mesmo autor. Me cativou mais :)

Joao.Esteves 28/12/2010

-Jessica Day chega de Chicago de mudança com o resto de sua família, mas é só na escola de sua nova cidade que percebem que ela é diferente. Jess é a mais nova Midnighter de Bixby, e ela tem mais uma hora a sua disposição, além das 24 horas normais do dia. Mas, depois da sensação de novidade, Jess percebe que ela não é a única e seres antigos chamados darklings, querem de todas as formas tirar a sua vida.

Eu gostei muito dessa história do Scott, só que não me empolguei muito. Os personagens não me tocaram, não me identifiquei com nenhum deles. Achei que a história fosse sobrenatural, mas quebrei a cara (é isso que dá quando você não lê a sinopse). Nunca li nada parecido com essa história do Scott, isso é o que eu mais gosto dele. A forma como ele escreve é muito boa, a leitura flui de uma forma sem igual...quando você menos espera 100 páginas já foram sem o menor esforço.

Os chamados Midnighters, cada um deles tem um dom. Já os darklings são uma espécie de seres mitólogicos que de alguma forma criaram essa hora secreta para continuar sobrevivendo. Mas a grande questão da história é porque os darklings que antes eram inofencivos para os outros midnighters, são tão hostis com a Jessica. Bom, isso você só vai descobrir depois que você ler.

Não gostei do livro como gostei de Feios, achei apenas bom. O final não me surpreendeu, acabei gostando mais da história criada do que o desenvolvimento tomado.

mais:
-theeaterofbooks.blogspot.com

Celly 27/12/2010

Achei o livro um pouco enrolado. Bom para quem gosta de matematica rsrs.
E como é uma trilogia esse livro é mais uma explicação de como tudo acontece e funciona. Mas melhora um pouco no final, talvez pra gente ficar esperando o próximo. O que sempre funciona comigo rsrs

Carol Rodrigues 24/12/2010

Midnighters
A história se inicia com Dess, Rex e Melissa, que são os únicos Midnighters em Bixby... Ou ao menos era o que eles pensavam. Cada um tem um certo tipo de poder, mas somente na hora azul. Dess tem uma habilidade incrível com a matemática, que eu até me surpreendi. Admito que sou péssima nessa matéria, e que desejaria muito ser como ela e ter tanta facilidade em combinações, diante ao número de letras formando palavras que tenham o mesmo significado. Rex é como o líder da turma, sempre botando ordens e querendo que seus amigos o obedeçam sem questioná-lo. Melissa manipula a mente e, bom... Eu particularmente não gostei muito dessa persoangem, seus atos e falas eram sempre rudes, e contra Jéssica.
Jéssica Day. Uma jovem que acaba de se mudar de Chicago por causa do novo emprego da mãe. Logo no primeiro dia de aula, ela esbarra em Rex, e conhece Dess, que lhe conta coisas anormais sobre sonhos, deixando-a amedrontada.

Confira o resto: http://hangoverat16.blogspot.com/2010/12/midnighters-hora-secreta.html

Camila 02/11/2010

A Hora Secreta
Outra trilogia de Scott Westerfeld, mais conhecido pela série Feios. Nesse primeiro volume, acompanhamos a chegada de Jessica à cidade de Bixby, em Oklahoma. Já no seu primeiro dia de aula, Jess percebe que a vida não será mais a mesma. Entre todas as novidades que ela terá que encarar está o fato de que Jess é uma midnighter - uma pessoa especial para quem o dia tem 25 horas!
Junto com Dess, Rex e Melissa, Jess irá descobrir todos os prazeres e perigos da hora azul.

www.leitoracompulsiva.com.br

Dani Fuller 22/10/2010

Acredita que fiquei preocupada de não gostar do livro? Pois quando começa fazendo apresentação e você precisa ainda acostumar com personagens, história etc eu acabo meio entediada. Felizmente, assim que mistura com o desenrolar de tudo, praticamente esquece desse sentimento inicial. Devora cada página como se fosse a última.. e a outra preocupação já martelando "o que farei quando terminar?", e "será que vão demorar a lançar os demais?".

Tenho a impressão que quem não curtiu Feios, não vá gostar desse. Posso estar enganada, mas é a minha opinião. Midnighters foi meio confuso para mim, para minha cabecinha ler algo totalmente inédito é fazer eu viajar muito na maionese. Imagina passar 1 dia na mente do Sr. Scott Westerfeld? Como consegue inventar essas coisas? Gênio ou louco.. sei lá ahahhahaha. (Adorei que a cor da capa do livro tenha tudo a ver com a história em si ehehehe).
Fiquei meio em choque. Não imaginava que fosse gostar tanto.