Crônicas das Guerras de Lodoss #01

Crônicas das Guerras de Lodoss #01 Ryo Mizuno...

Resenhas - Crônicas das Guerras de Lodoss

John 30/03/2024

De volta aos tempos do RPG

Este livro é uma jornada cativante através de um mundo de fantasia ricamente detalhado e repleto de mistérios e perigos. Esta primeira edição da série nos transporta para um reino onde a magia e a espada se entrelaçam em batalhas épicas e intrigas políticas.

O enredo habilmente construído e os personagens bem desenvolvidos me cativaram desde as primeiras páginas (e não é por eu já ter lidos os mangás e assistido aos OVAs, pois isso já foi há muito tempo e eu mal lembrava dos eventos que acontecem no livro). A narrativa evoca uma sensação nostálgica, que faz o leitor que gostava do mundo dos RPGs lembrar das emocionantes partidas de tempos antigos. A história é como uma nova aventura, repleta de mistérios a serem desvendados e desafios a serem superados.

A vilã, que dá título a esse episódio, é uma personagem fascinante, com sua complexidade e determinação não sendo totalmente reveladas, nos deixam sempre intrigado para saber mais sobre os planos que ela está elaborando. Sua jornada pessoal se entrelaça com os destinos de outros personagens, criando uma teia de conflitos que mantêm o leitor ansioso por mais.

A escrita fluida e envolvente de Mizuno aliada à arte habilidosa de Yasuda cria um universo visualmente deslumbrante, onde cada cena ganha vida de forma vibrante.

Em suma, esta obra é uma leitura obrigatória para qualquer fã de fantasia. Com sua trama envolvente e atmosfera nostálgica, este livro promete satisfazer tanto os veteranos de RPG quanto os novos leitores em busca de uma aventura emocionante.

Raphael 29/03/2024

O precursor de um genero literario
Lodoss é uma das primeiras light novels, genero de livros extremamente popular hoje no Japão, e tbm é considerado um dos precursores do genero light fantasy, então sem duvidas tratamos aqui de uma obra muito importante. É curioso o sucesso de Lodoss pois é uma obra que vai na contra mal do velho discurso de "tem que reinventar", "tem que ser inovador" pra ser bom e blá, blá. De certa forma a obra inova até pq é o precursor de um genero mas ela faz isso sendo extremamente simples, a obra não tem nada demais, os personagens não o tipo que faz vc vibrar e a trama não surpreende muito, mas é fazer o basico com maestria que faz a obra ser ótima, mesmo não tendo nada demais é uma leitura viciante e extremamente fluida, uma das mais fluidas que já tive e é curioso que Lodoss começou como uma campanha de RPG de mesa.

A trama se trata de um jovem chamado Parn que é um guerreiro e sonha em se tornar herói, ele e seu amigo clerigo, Etoh partem para enfrentar um grupo de goblins para proteger a vila e nisso vão ser empurrados para uma trama que irá decidir o destino de toda ilha de Lodoss e também irão formar um grupo com um mago, uma elfa, um anão e um ladino, todos representando uma classe de RPG, até pq como eu disse, tudo isso começou em um. Ao decorrer das aventuras os personagens vão se meter no caminho da bruxa cinzenta que tem alguma ligação com Ghim o anão do grupo e o mistério aos poucos será desvendado. Essa trama dificilmente vai surpreender alguem e não tem muitas reviravoltas grandes mas com certeza vai te garantir um ótimo entretenimento até o fim. No final a obra cumpre com simplicidade e ao mesmo tempo maestria o seu papel: entreter! Foi uma leitura surpreendente nesse aspecto, até pq eu já tinha visto o anime e achado super generico, apesar da essência e o plot principal serem o mesmo, as aventuras no livro são diferentes pra caramba e são bem melhores.

Ótima leitura pea quem curte fantasia!

Eduardo 25/02/2024

Honestamente, não curti muito. Estava bem curioso para conhecer essa série, que consegue a façanha de se conhecida em dois meios geeks diferentes: dos otakus e ds RPGistas ( ok talvez hoje em dia nem tanto. Mas nos anos 90 era bem conhecido). Mas acabei por me decepcionar um pouco.

Crônicas das Guerras de Lodoss é a romantização de uma campanha de RPG, mestrada por Ryo Mizuno, e publicada em forma de light novel pela kodansha. E este é exatamente o ponto do porque eu ache que a obra não funcionou para mim.

Apesar de bem escrito, e do autor ter filtrado o que seria útil para a história, ela ainda tem um ritmo lento, pelo simples fato de ser uma história de RPG. Metade do livro é básicamente a reunião do grupo e a apresentação de suas motivações; apenas na segunda metade a história realmente foca na trama principal, mas só engrena no ultimo 1/4 dela - o que é uma pena, já que realmente achei esta parte interessante.

Outro fator que tem haver que valem a pena citar: não vá esperando nada muito original, no quesito história e lore. Como já disse essa história é a romantização de uma mesa de RPG, então ela é uma história padrão, estilo "Dungeons & Dragons", com seus elementos mais padrões e genéricos, reinos de cavaleiros, feiticeiros malignos, elfos e anões, ambos com rixa, entre outros detalhes; some a isso o fato de que os personagens são a personificação dos cliches tanto de RPG, quanto dos animes dos anos 80/90. É no máximo interessante para ver como fica essa mistura.

Não esperem muito dessa história. Acho que é no máximo interessante para distração (o que talvez fosse a intenção, visto que é uma light novel). Eu pessoalmente li desta forma, e também para praticar revisão textual - o que diga-se de passagem estava bem precaria.

AventureiroLiterário 15/02/2024

O perfeito exemplo da expressão "menos é mais"
"Crônicas das Guerras de Lodoss - A Bruxa Cinzenta" inaugura uma jornada fascinante de uma série composta por sete volumes que se tornaram um verdadeiro fenômeno nos anos 80. Esta obra é considerada o "pai" dos Light Novels, conquistando legiões de fãs e diversas adaptações em forma de anime, mangá, games etc.
Confesso que peguei essa série sem grandes expectativas. Deixei a curiosidade me levar e o que encontrei foi uma grata surpresa.

É importante salientar que estamos diante da novelização de uma campanha de Dungeons & Dragons, jogada pelo autor com seus amigos. Embora como produto final, esse livro tenha passado por refinamentos para se desvincular da franquia de RPG de mesa e evitar questões de direitos autorais, Crônicas das Guerras de Lodoss ainda mantém sua essência simples e direta.

Aqui encontramos todos os elementos clássicos de uma aventura de RPG. Não espere grandes reviravoltas ou aprofundamentos dos personagens; eles seguem estereótipos de suas raças e classes de forma previsível. No entanto, como prova de que "menos pode ser mais", a história cativa pela sua simplicidade. Não foi necessário um enredo mirabolante para que eu me envolvesse na história. Os personagens, apesar de previsíveis, possuem um carisma genuíno, e o vilão, mesmo com pouco tempo em cena, é intrigante, indo além de ser apenas "o grande mal".

As referências ao RPG de mesa estão totalmente escancaradas aqui, proporcionando uma sensação de familiaridade para aqueles que conhecem o universo dos jogos de mesa. Para os aficionados por esse universo nerd, as cenas adaptadas de rolagens de dados e testes serão muito agradáveis de reconhecer, assim como a sensação familiar de identificar uma referência em uma obra.

Por fim, coloquei esta leitura em minha lista por pura curiosidade, mas agora estou determinado a explorar os outros seis volumes e desbravar toda a saga. Se você busca uma leitura leve e envolvente, imersa na nostalgia dos jogos de RPG e na magia da fantasia clássica, Crônicas das Guerras de Lodoss certamente merece um lugar em sua estante.

The_Sad_Escapist 15/01/2024

15/01/24
"Crônicas das Guerras de Lodoss" é um livro publicado em 88 de fantasia japonês precursor do estilo de romance literário que hoje é conhecido como light novel. A história se passa na ilha de Lodoss, dita como amaldiçoada por causa de uma guerra decorrida 30 anos antes dos eventos narrados no livro.

A história segue bastante os moldes das histórias de fantasias japonesas, o que faz total sentido quando se leva em conta que o livro foi um dos responsáveis por criar esses moldes. Então, se você espera uma história completamente revolucionária do gênero, você não vai conseguir encontrar isso aqui. Entretanto, eu não considero isso um problema, pois a escrita do livro é boa (mesmo com a qualidade porca da revisão da NewPOP) e os personagens, mesmo que planos, são carismáticos. Afinal, o livro não criaria moldes se fosse ruim.

Teve alguns pontos na trama que eu achei fraco e que acabaram afetando minha nota, mas de modo geral, ainda indico o livro pros fãs de fantasias japonesas e pros fãs de RPG de mesa, já que o próprio livro surgiu em sessões desse tipo de jogo.

pedrolucasmr 07/01/2024

Um bom entre-leituras
A Bruxa Cinzenta é uma boa leitura, não é nada incrível ou arrebatador, mas é divertido, tem um elenco de personagens divertidos e é uma aventura bem leve. É uma leitura boa para "limpar o paladar" entre dois outros livros ou para fazer uma pausa numa leitura maior(meu caso). Não crie muita expectativa e provavelmente vai ser uma leitura prazerosa.

OBS: A edição em si é bem ruim, tem constantes erros de tradução e de escrita, incluindo repetição de palavras, falta de espaço, erros de ortografia e etc. A qualidade do papel não é das melhores e o livro parece(e é) bem frágil. Ignorei essas questões considerando o preço dessa edição, que está bem abaixo da média. Mas não espere muito nesse sentido.

LigMig 26/10/2023

Uma boa estória arrastada por coincidência e conveniência.
As Crônicas de Lodoss - A Brixa Cinzenta é um bom exemplo de um livro que contém uma história ampla e cativante, enterrada fundo debaixo de muitos problemas.
O maior problema dessa história é o grupo principal de personagens. Parn, Deedlit, Etoh, Ghim, Slayn e Wood-Chuck são todos personagens muito pouco desenvolvidos e sabemos apenas o mais básico de suas personalidades. Suas motivações são superficiais e o motivo de estarem juntos pela jornada pode ser resumido a "foi assim que a estória determinou que aconteceria".
Todos aceitam Parn como líder, apesar de não terem nenhum motivo em particular para isso. Ele decide tudo por todos e convenientemente ninguém se opõe às decisões apressadas e feitas no calor do momento pelo mercenário/cavaleiro cabeça dura. Mesmo Wood-chuck, que claramente não tem nenhuma aspiração como herói, não mostra nenhum interesse em arriscar a própria vida e não se interessa por nada além de ouro se opõe quando Parn decide falar por todos.
Muitos "twists" da estória são muito previsiveis, e quando se revelam, não são nenhuma surpresa.
Alguns pontos da estória se resolvem convenientente fácil demais, e há situações que o grupo deveria ter morrido e só foram poupados porque o Dungeon Master não queria um TPK tão cedo na campanha.
Quanto a detalhes da edição em português, mais uma vez encaramos a falha fatal da editora NewPop com um trabalho extremamente amador de revisão. Esta edição está cheia de erros gramaticais, repetições incessantes de palavras por várias páginas (o capítulo 3 é um exemplo, com a frase "o grupo" sendo repetida incessantemente) além de frases mal construídas ou que simplesmente não fazem sentido (Como o imperador Beld estar "em plena meia idade"). Estas reclamações que tenho sobre a editora não se resumem a Lodoss e estão presentes em todas as suas obras, sejam mangás ou light novels.
Em resumo, As Crónicas de Lodoss é interessante o suficiente e até tem um charme próprio, que poderia ser muito melhor trabalhada e expandida. Recomendo apenas se estiver em promoção.

Lathos 05/10/2023

Decepcionante
A história das Crônicas das Guerras de Lodoss neste primeiro volume é interessante, e é nítida a influência que o RPG de mesa teve na obra como um todo, porém está tradução feita pela New Pop ficou horrenda, é difícil ter um capítulo que não tenha nenhum erro de digitação, sem contar as repetições de palavras exageradas e semântica do texto, que da a impressão que a tradução não foi feita por uma pessoa e sim por algum tradutor online.

Felipe.Silva 09/07/2023

Primeira light novel que leio e decidi iniciar logo pela que popularizou o gênero no Japão, e sem dúvidas não me arrependo

Andre 19/06/2023

Uma excelente fantasia clássica
"Crônicas das Guerras de Lodoss: A Bruxa Cinzenta" é uma light novel que marca uma incursão interessante no mundo da fantasia. Como seu primeiro contato com o gênero, você descobre uma obra que consegue entregar uma história cativante e envolvente.

A trama de "Crônicas das Guerras de Lodoss: A Bruxa Cinzenta" é baseada em uma história jogada por um grupo de RPG, que posteriormente foi adaptada para a forma de light novel. Essa abordagem traz uma sensação única aos leitores, permitindo que eles apreciem uma narrativa que nasceu da interação criativa dos jogadores. Essa modalidade de escrita adequada para o formato de novela cativa, oferecendo uma experiência envolvente e cheia de emoção.

Uma das características mais marcantes do livro é a ambientação fantástica de Lodoss. O mundo criado pelo autor é rico em detalhes, apresentando um cenário vívido e repleto de magia. Os leitores são transportados para um universo onde criaturas místicas, reinos em conflito e seres poderosos desempenham papéis fundamentais na trama. Essa imersão na fantasia é o que torna "Crônicas das Guerras de Lodoss: A Bruxa Cinzenta" tão atraente para os fãs do gênero.

Apesar das qualidades da história, é importante mencionar que a edição do livro apresenta alguns erros de português que a editora deixou passar. Embora isso possa ser um obstáculo para alguns leitores, é fundamental reconhecer que, além desses pequenos deslizes, "Crônicas das Guerras de Lodoss: A Bruxa Cinzenta" é uma boa introdução ao gênero de fantasia e à literatura em geral.

Uma característica interessante da obra são as páginas de mangá feitas para complementar a leitura. Essa adição visual proporciona uma experiência diferenciada aos leitores, adicionando elementos visuais à narrativa e enriquecendo ainda mais o mundo de Lodoss. Essa combinação entre light novel e mangá é uma abordagem única que pode atrair tanto os fãs de literatura quanto os entusiastas de quadrinhos.

Em suma, "Crônicas das Guerras de Lodoss: A Bruxa Cinzenta" é uma obra que apresenta uma história fascinante no universo da fantasia. Embora alguns erros de português possam ser encontrados na edição, eles não diminuem o valor do livro como uma opção para introduzir alguém ao gênero. Com sua narrativa envolvente, ambientação rica e a inclusão das páginas de mangá, "Crônicas das Guerras de Lodoss: A Bruxa Cinzenta" cativa os leitores e os convida a explorar um mundo cheio de aventura e magia.

Wagner Coelho 24/04/2023

Legalzinho
Conheci o universo de Lodoss pelo jogo Record of Lodoss War - Deedlit in Wonder Labyrinth, lançado em 2021. Gostei tanto do jogo que decidi partir para os livros. Bom, achei esse primeiro legalzinho.
Os acontecimentos aqui são bem episódios, vem e vão sem muita explicação ou desenvolvimento. Os personagens também são bem rasos, sem muita motivação e seguem a jornada por que sim. O que eu mais estranhei foi o protagonista, e o que menos gostei também. Ele é jovem e sem um objetivo forte, além de fazer a justiça, o que é uma motivação bem qualquer coisa, mas ele dá ordens e os outros personagens que claramente são mais velhos e esperiemtes e eles simplesmente aceitam e seguem ele sem questionamentos. O que mais me irritou é que, além dele ser qualquer coisa e os outros personagens seguirem ele cegamente mesmo sem uma justificativa, ele é daqueles personagens 'gritões'. Grita pra tudo e isso irrita.
No fim, a história é legalzinha, dá pra divertir mas não é nada demais.

Assis 23/04/2023

A Ilha Amaldiçoada
Conheci essas crônicas nos meus tempos de jogador de RPG e ainda nos meus primeiros contatos com o universo dos mangas.

Foi amor a primeira vista.

Sempre me identifiquei muito com Aventuras nesse estilo, onde magias, dragões e seres míticos habitam.

Voltar ao universo da Ilha de Lodoss anos mais tarde é saborosamente nostálgico.

A light novel nos entrega basicamente tudo que o anime e o manga já nos entregaram. No entanto, saborear isso em palavras ao invés de em imagem é uma experiência diferente. Principalmente porque nossa mente fica tentando fazer correlações. E torna-se muito engraçado a forma como notamos as pequenas diferenças entre as obras. Até mesmo entre o anime e o manga há diferenças. Mas aqui, onde precisamos exercitar um pouco mais o imaginário, isso se torna mais notável.

No entanto, existem poucas coisas que não me agradam nesse formato. O saldo é positivo e seguir essa jornada ao lado da Alta elfa e do Cavaleiro novamente é maravilhoso.

Estou curioso para descobrir como os desdobramentos da batalha arquitetada pela Bruxa Cinzenta se darão na sequência das light novel.

Antonio.Cesar 02/07/2022

Ótimo volume inicial.
Ótimo primeiro volume, nos apresenta muito bem o mundo da obra, os personagens são muito bons e a leitura é muito fluída.

Felipe 23/06/2022

O Começo das Guerras de Lodoss
As Crônicas das Guerras de Lodoss é uma famosa série de fantasia situada na ilha de Lodoss, um local cheio de monstros e locais perigosos "dentre as pessoas do continente, havia aqueles que chamavam Lodoss de ilha amaldiçoada ".
O primeiro livro, "A Bruxa Cinzenta ", nos apresenta um grupo de heróis que meio por acaso acabam se envolvendo em problemas muito maiores do que imaginam e às vezes até maiores do que conseguem resolver.
A escrita de Ryo Mizundo é simples e leve, o que faz a leitura fluir muito bem e é muito gostoso acompanhar as personagens desde a mais simples aventura até tomarem parte de algo muito maior e mais complicado. É possível ver as sementes de possíveis futuras aventuras sendo lançadas.
As personagens são os esteriótipos básicos conhecidos no universo de fantasia, por ser antiga é muito provável que a série tenha ajudado a difundir isso, mas são cativantes e possuem um certo desenvolvimento e crescimento no decorrer da história.
As artes são um prazer à parte. Embora não sejam grandiosas, são bem bonitas e possuem um traço bem característico da série.
Infelizmente existem alguns erros de digitação ou gramática no livro que me incomodaram um pouco, mas nada que faça perder pontos por isso.
Crônicas das Guerras de Lodoss: A Bruxa Cinzenta é um livro gostoso e tranquilo de ler, uma diversão leve para se divertir e relaxar entre livros mais densos (sendo a origem do gênero light fantasy que depois foi expandido para light novel).
Recomendo a todos os fãs de fantasia e a quem busca uma diversão sem precisar se esforçar muito na leitura, aqui a coisa é direta, embora existam alguns pontos de reflexão.

Miguel Leite 11/10/2021

Clichê? Ainda não...
As crônicas da guerras de Lodoss é um clássico conto de fantasia, a história é bem parecida com qualquer jogo de RPG, mas por mais que ele seja repleto de clichês como a jovem garota elfa, ou o jovem heróis com um grande senso de justiça, ou o mago sem nenhuma resistência física, o livro foi lançado em 88, ou seja, muitas coisas que são clichês hoje, na época eram inovadoras.
Não espere desse livro uma leitura densa e cheia de reviravoltas e plots inesperados, não, é o contrário disso, mas de uma forma boa, o estilo de escrita do autor é muito leve e fácil de entender, a leitura se torna gostosa e prazerosa, ótimo para superar uma ressaca literária.